Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Banalizar a violência -- 04/03/2009 - 19:27 (Rosemari Boccardo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há algum tempo não escrevo, pois pensei que havia perdido a capacidade de sentir...ainda bem que não!
Ontem, assisti “de camarote” a uma cena de violência, a qual não estou acostumada, ou melhor, parei de ver telejornais por esse motivo, uma história triste, outra escabrosa , o povo a sofrer as humilhações e desmandos de sempre, cansei!!
Estávamos em horário de almoço, andando pela calçada para irmos tomar um café...paramos no farol para esperar....de repente ouvimos espocar vários tiros, no começo não nos demos conta, como se o tempo houvesse parado um milésimo de segundo, e os carros começaram a dar marcha à ré, as pessoas correndo e abaixando-se....disse: são tiros!!!! Não havia para onde correr...e no meio da avenida vinha em nossa direção um rapaz de camisa amarela, bermudas e boné....caminhando determinado....não entendi (sou meio lenta..), então, puxei minhas amigas e fomos em direção à uma loja, onde pensei que pudéssemos ter abrigo....chegando ali na porta, percebi que nada fazia sentido....era como se houvessem feito um dano ao tempo, ele estivesse passando de forma diferente.
Esperamos alguns minutos e atravessamos a avenida em busca de um porto seguro, um local conhecido, onde parecia que ninguém poderia nos fazer mal.
Todas falávamos ao mesmo tempo, e eu ali, sem uma reação a não ser uma aversão absurda à violência que presenciamos e quase fizemos parte....
A pessoa que foi assaltada morreu, o bandido atirou tanto que não havia condições de ser salva.
Pedimos nosso café, e foi como se ali, naquele lugar, não houvesse acontecido nada, tiros, sangue, morte...nada, apenas nosso café de todo dia, após o almoço.
Ouvimos as sirenes: o regaste, a polícia, a ambulância....mas não queria sair dali...do meu local seguro....não queria ver a realidade nua e crua, aquela que me recuso a fazer parte....
Enquanto conversávamos, minhas amigas contaram suas experiências com a violência....uma morou em Guainazes disse que um sábado pela manhã, quando ia para escola, contou cinco mortos ao longo do caminho que percorria....não consegui entender direito....
A outra, disse que onde morava, há alguns anos atrás houve uma morte de um comerciante...contrataram então, assassinos pagos e fizeram uma lista de quem deveria morrer, a situação se prolongou até que mataram uma pessoa, pois se parecia com um bandido.... foi então que a polícia resolveu assumir e deu um basta nas mortes encomendadas....não entendi!
Ou melhor entendi sim, mas não consegui apreender, a violência fez parte da vida delas, como ir à escola, trabalhar....então o que tínhamos acabado de presenciar, era somente mais um crime......apenas mais um ato de violência que faz parte da vida de todos nós...
Digo não!!!! Este tipo de violência ou qualquer outra não pode fazer parte de nossa vida, não podemos assistir a isso e dizer que nada podemos fazer, alguma coisa tem que ser feita....
Não podemos pagar por anos e anos de desmandos governamentais, que nunca investiram em educação e saneamento básico, para que todos pudessem realmente poder escolher o que fariam de suas vidas e como poderiam seguir em frente. Enquanto houver bolsas e vagas cativas, para aqueles que não conseguiram nada melhor....então teremos um governo paternalista e conivente...
É um problema de base, de estrutura que não poderemos consertar em várias gerações, porém se começarmos agora..haverá um futuro para nossos descendentes...
Não podemos achar que nada pode ser feito, que é assim mesmo...não sou “Alice”, nem acredito em Papai Noel, mas ainda acredito que nossa responsabilidade é sermos melhores a cada dia, e fazermos o que pudermos para melhorar todas as pessoas que convivem conosco.
Exigirmos de nosso governantes, todos, sem ser deste ou daquele Partido, que façam o melhor que puderem, com assessores honestos, com aplicação de verba onde deve ser aplicada, para que haja o verdadeiro progresso da sociedade.
Não acredito em vitória sem esforço, sem dedicação e com solidariedade....
Espero apenas, que os jovens possam ver mais longe do que o horizonte que tem hoje em dia...faz parte...o que podemos fazer?
Podemos não nos acostumar, podemos nos indignar , podemos não banalizar a violência, qualquer que seja ela. Podemos escrever, falar, exigir que as coisas sejam modificadas, para que, num futuro não muito distante, as opções sejam visíveis e possam ser seguidas, se não por todos, pela grande maioria da população que trabalha e é honrada e deseja um futuro melhor para todos.
Se cada um de nós conseguir, modificar alguma coisa, nem que seja em si mesmo, então, estaremos caminhando para um futuro melhor.

Rosemari
03/04/09
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui