Usina de Letras
Usina de Letras
251 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62173 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Injeção de ânimo (I) -- 05/02/2002 - 20:20 (Pedro Wilson Carrano Albuquerque) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Há uma nossa tendência à maximização das más notícias, deixando-se de lado as positivas.
Tal procedimento tem aumentado o pesimismo dos brasileiros e incrementado, conseqüentemente, as crises de depressão no País.
Em face disso, resolvi salientar as boas novas divulgadas na imprensa.
Para começar, registro aqui trinta notícias positivas sobre o Brasil extraídas da edição da revista Veja de 23.1.2002:
1. Todos os indicadores sociais melhoraram na última década.
2. Há mais crianças freqüentando aulas atualmente do que em qualquer período de nossa história.
3. As taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo são as menores desde que passaram a ser registradas nacionalmente.
4. Estamos entre as dez nações de economia mais fortes do mundo.
5. Temos tido maior sucesso no campo diplomático, atraindo a simpatia do Terceiro Mundo pela oposição às injustiças nas´políticas de comércio dos países ricos.
6. O Brasil vem tendo uma incontestável liderança política na América Latina.
7. Já existem cerca de 570 escolas de ensino superior esparramadas pelo interior do País, com, aproximadamente, 300.000 estudantes.
8. A popularidade do Presidente cresceu 5 pontos no último mês, segundo pesquisa da MCI, sugerindo mais confiança do brasileiro no destino do País.
9. Foi aumentada a contribuição social sobre o lucro líquido das pessoas jurídicas, atingindo indivíduos bem remunerados que recebiam como tal com o único objetivo de pagarem menos impostos.
10. A taxa média anual de crescimento do PIB brasileiro vem crescendo em relação à evolução do PIB mundial, como segue:
1981 a 1990 - 40,5% do crescimento do PIB mundial
1991 a 2000 - 73% do crescimento do PIB mundial
2000 - 95,7% do crescimento do PIB mundial
2001 - 100% do crescimento do PIB mundial.
11. Acelino Popó conquistou o título de campeão mundial da Associação Mundial de Boxe.
12. As mulheres estão aumentando sua participação nos cargos de chefia das empresas brasileiras e têm a chance de aumentar sua participação nos Governos Estaduais e Municipais e, até mesmo, chegar à Presidência do País.
13. Há 500 atletas profissionais de rali no Brasil, o dobro do que se contava dois anos atrás.
14. Com 500 empresas e cerca de 1.200 aviões, o Brasil já está entre os 5 países com maior número de táxis aéreos.
15. O brasileiro Edson Bindilatti ganhou 3 medalhas de bronze em bobsled, devendo participar, na Olimpíada de Salt Lake, dessa modalidade de esporte, que compreende uma corrida com trenós supervelozes.
16. De 1977 para cá: a) o Produto Interno Bruto aumentou 85%; b) o número de domicílios com televisão subiu 150%; c) o total de residências com telefone triplicou: d) a frota de veículos mais do que triplicou.
17. A taxa de miseráveis há 25 anos era de cerca de 17% da população, enquanto hoje está em 14,5%.
18. Nos últimos 25 anos houve amadurecimento social, econômico e político no País.
19. A taxa de mobilidade social no País é uma das mais altas do mundo, sendo que 80% dos brasileiros que se encontram hoje no topo da pirâmide social tiveram origem mais humilde.
20. Aplicar no Brasil é um atrativo para os estrangeiros, que chegaram a investir no País, só em 2000, cerca de US$ 30 bilhões.
21. Quase metade dos usuários de internet da América Latina concentra-se no Brasil.
22. Depois dos Esados Unidos, somos a nação que mais compra aviões executivos.
23. São Paulo tem a segunda maior frota de helicópteros do planeta.
24. No campo da Medicina, há hospitais e centros de pesquisa nacionais que servem de referência mundial em áreas como a cardiologia.
25. Nas pesquisas que listam os povos mais empreendedores do planeta, os brasileiros aparecem nos primeiros lugares.
26. A safra de grãos no Brasil mais que dobrou nos últimos anos, o que impediu maior aumento dos preços dos produtos.
27. Nunca se gastou tanto dinheiro na área social como agora, aí investindo o poder público R$ 6,00 para cada R$ 10,00 arrecadados.
28. Há, no País, 20 milhões de voluntários atuando na assistência social.
29. O número de miseráveis no Brasil chegou a 25% da população no auge da recessão de 1983, tendo caído, com o Real, a índice próximo a 15%.
30. Uma das maiores realizações do Presidente Fernando Henrique Cardoso foi acabar com a chamada inflação inercial.

Apesar de entender que não se deve acomodar com o que está errado no País, atuando sempre no sentido de uma vida melhor, julgo que as coisas boas que aí estão não devem ser relegadas ao esquecimento.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui