Usina de Letras
Usina de Letras
246 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62273 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O SOL E A PLANTA -- 20/11/2001 - 01:03 (LINDAMAR C. CARDOSO DE MELLO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O SOL E A PLANTA


Estava a frágil e singela plantinha, se refazendo da torrencial chuva, que havia caído no dia anterior, que quase a deixara tombada, quando sentiu e se deparou com os fortes raios do Sol, de um dia de verão.
- Oh Sol!... Bom dia!... - disse a meiga plantinha. - Você hoje está muito forte, seus raios solares, logo cedo estão queimando minhas delicadas flores e folhinhas.
- Bom dia, para você também, doce e meiga planta!... Estou forte e muito nervoso hoje!... Ontem fui encoberto por aquela terrível e violenta nuvem, sem que fosse avisado. Ela veio tão rápida e com tanta violência que deixou-me pra trás, num piscar de olhos. Você quase não percebeu, porque estava atrás desses enormes arbustos, que ficam ao seu lado o dia todo.
- Nem diga isso, meu amigo Sol. Eu estava atrás deles sim, pois é ali que me escondo de você, quando está muito quente. Porém percebi quando a nuvem negra lhe cobriu, pois uns minutos antes, houve uma ventania muito forte que me jogava de um lado para o outro. Quase que fui arrancada e levada para longe. Veja como hoje eu estou com menos flores e folhas. Foi ela que fez com que minhas flores e folhas, se soltassem e voassem para bem longe daqui. Logo depois veio uma chuva tão forte, que se não fossem esses arbustos que me protegem, eu não teria resistido para hoje ver o seu amanhecer.
- Logo vi, minha amiguinha, que a chuva havia lhe ferido muito. Assim que comecei a banhar a terra com meus raios solares, percebi que muitas plantinhas estavam caídas e muito molhadas. Foi por isso que resolvi ficar mais quente, para que todas logo ficassem enxutas e voltassem a exalar seus aromas deliciosos pelos ares.
- Tudo bem Sol, mas não é preciso exagerar!... Se não daqui a pouco, estaremos pedindo água de tanto calor!...
- Pois é !!!... É muito difícil contentar todo mundo!... Se não saio, muitos reclamam que estão com frio, estão molhados, estão tristes porque o dia está feio e escuro. Se saio, reclamam que estou muito quente, que o Sol está queimando tudo e até queimando os miolos de alguns que nem os tem!!!... Será que nunca agrado ninguém?...
- Oh meu amigo, vejo que lhe deixei magoado!... Me desculpe, não foi essa a minha intenção. Por favor, não precisa ficar tão bravo assim. Todos os seres vivos lhe amam de paixão. Você sabe o quanto temos necessidade de sua presença, quase que diariamente. É você com seus raios solares que nos dão vida e iluminam toda a natureza. Você é quem faz germinar cada sementinha que cai sobre a terra. É você, Sol querido, que com seu calor, faz as nuvens se formarem, para depois nos dar uma chuvinha gostosa, com a qual vamos nos refrescar e encher os rios, as cachoeiras. Molhar também a terra que você aqueceu, fazendo assim brotar aquela sementinha que irá virar uma nova planta, quem sabe uma grande árvore que irá abrigar muitos ninhos e alimentar muitos pássaros. Veja só, meu grande amigo, quanto beneficio você nos traz. A natureza reclama do seu calor, reclama quando você demora para vir, reclama quando você fica vários dias escondido. Porém, você não deve se aborrecer, nós todos lhe amamos muito, temos muita necessidade de você e lhe agradecemos todos os dias pelos grandes benefícios que você nos dá. Veja, você, a alegria que traz à garotada, quando amanhece e eles notam que você está no Céu iluminando e aquecendo tudo. Quando você nos presenteia logo cedo com seus raios solares, o dia fica mais alegre e a natureza toda feliz.
- Está bem, você me convenceu, só que, às vezes, eu não sei com proceder... Vejo todos reclamando: "Hoje o Sol está quente demais!"... "Hoje o Sol, está tão fraco que mal dá para nos aquecer!"... "Hoje o Sol parece estar com preguiça de sair!"... "Hoje o Sol está querendo nos matar a todos de tão forte!"... Dá para entender, não sei como fazer para agradar a todos??? É por isso, que às vezes me aborreço, tenho vontade de ficar dormindo um pouco mais do que o habitual, demorando assim para sair.
- Sabe Sol, por que isso acontece? Porque você é muito importante para toda a natureza. Hoje até eu estou reclamando, não é mesmo?... Queria que você viesse logo para me aquecer e me dar forças. E assim que lhe senti, achei que estava muito quente. A verdade é que eu precisava com urgência de seu calor, pois estava muito molhada e toda torta de tanta água que recebi ontem. Veja como já estou sequinha e minhas pequenas flores estão começando a se abrirem. Logo você irá aquecer o outro lado e eu ficarei escondida atrás dos arbustos, mesmo assim ficarei sentindo seus raios solares, mesmo que fraquinhos, através das folhas dos arbustos. Você é o nosso grande amigo e aliado, não deve de forma alguma, ficar bravo com nossas reclamações.
- Está bem, eu sou muito bravo mesmo, logo me queimo e fico fervendo. Não gosto quando ficam reclamando, fico aborrecido, pois não posso agradar a todos ao mesmo tempo. Você tem razão, todos precisam muito de mim e essa é a minha finalidade, ser útil à natureza. Agora vamos trabalhar, eu tenho que aquecer e secar muitas coisas, pois as chuvas de ontem fizeram muitos estragos. Tenha um bom dia, minha amiguinha e deixe seu perfume gostoso aromatizar todo o ar, trazendo assim mais alegria.
- Meu amigo Sol, obrigada por todo bem que você faz pela natureza. Bom dia!...



Lindomar C. Cardoso de Mello.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui