Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Século XX . Questões vestibulares - julho 2005 -- 06/08/2005 - 12:03 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX . QUESTÕES DE VESTIBULARES 2 SEMESTRE DE 2005 COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL .





1. FGV 2 SEMESTRE 2005 REVOLUÇÃO RUSSA



“Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores, tenho o prazer de congratulá-los pela vitória da revolução russa, saudá-los como a vanguarda do exército proletário internacional (...) A guerra do banditismo imperialista é o começo da guerra civil na Europa. (...). Na Alemanha, tudo já está fermentando!

Não hoje, mas amanhã, qualquer dia, pode ocorrer o colapso geral do capitalismo

europeu. A revolução russa que vocês realizaram deu o golpe inicial e inaugurou uma

nova era. (...). Viva a Revolução Social Internacional!” (Discurso de Lenin em 16 de abril de 1917, citado em Wilson, E., Rumo à estação Finlândia. São Paulo: Cia. Das Letras, 1986. pg. 441)

Assinale a alternativa que melhor apresenta a temática central do discurso de Lenin:

a) O apelo à manutenção da ordem interna em meio ao processo revolucionário bolchevique.

b) A defesa da união de russos e alemães contra os imperialistas, na Primeira Guerra

Mundial.

c) A defesa da permanência russa na Primeira Guerra Mundial como fator necessário à desestabilização do capitalismo internacional.

d) O triunfo da revolução menchevique na Rússia como o primeiro passo para a revolução socialista mundial.

e) A comemoração por conta da derrocada do sistema capitalista internacional, com o fim da Primeira Guerra Mundial.









2. FGV 2 SEMESTRE 2005 PORTUGAL SALAZARISMO



A respeito do salazarismo, estabelecido em Portugal entre 1933 e 1974, é correto afirmar:

a) Foi inspirado no modelo soviético e apresentava-se como um regime socialista, nacionalista e autoritário.

b) Preservou a monarquia portuguesa, mas estabeleceu um governo autoritário sob o comando de Antônio de Oliveira Salazar.

c) Tratava-se de um regime parlamentarista estabelecido por Antônio de Oliveira Salazar após a Revolução dos Cravos.

d) Tratava-se de um regime autoritário que impedia a livre organização partidária e era orientado por uma doutrina nacionalista.

e) Instaurou a República, manteve o catolicismo como religião oficial e adotou uma política de aproximação com os setores oposicionistas.





3. MACKENZIE JULHO 2005 PLABO PICASSO

Famosa obra do Pintor cubista Pablo Picasso (1881 – 1973) representa as atrocidades cometidas durante a

a) Revolução Russa.

b) II Guerra Mundial.

c) I Guerra Mundial.

d) Guerra Civil Espanhola.

e) Revolução Cubana.





4. PUC SP JULHO 2005 NAZISMO

O filme “A queda - Os últimos dias de Hitler”, recentemente exibido nos cinemas, causou polêmica pois, segundo alguns críticos, “humaniza a figura de Hitler”. A principal preocupação desses críticos era que o público do filme, ao ver Hitler em cenas do quotidiano doméstico, simpatizasse com sua figura e passasse a ver o nazismo de forma mais tolerante. Em resposta às críticas, o diretor do filme afirmou que sua intenção era a oposta: aumentar a discussão sobre o período nazista, para evitar que as idéias propagadas por Hitler pudessem reaparecer na política atual. Dessa forma, em meio à polêmica, os dois lados manifestaram intenção semelhante:

a) alertar para os riscos do totalitarismo e das idéias racistas, como as defendidas pelo nazismo e aplicadas na Alemanha nas décadas de 1930 e 1940.

b) proibir a liberdade de expressão, para que tanto o nazismo quanto outras ideologias autoritárias, como o socialismo soviético, sejam eliminados.

c) restabelecer a liberdade de organização político-partidária no ocidente, oferecendo alternativas institucionais para a difusão dos ideais nazistas.

d) impor os princípios enunciados no Tratado de Versalhes que impediu, em 1919, a Alemanha de produzir armas e que foi ignorado pelos nazistas.

e) reconhecer que, independentemente de suas idéias, os líderes políticos são seres humanos e que, portanto, têm direitos e merecem respeito.



5 UNESP JULHO 2005 NAZI FACISMO

A União Européia desistiu ontem dos planos de banir a insígnia nazista e outros símbolos que possam incitar ao ódio, mas concordou em reiniciar discussões sobre como harmonizar as leis anti-racismo na Europa. ( Folha de S.Paulo,25.02.2005.)

Itália multa atleta e clube por gesto nazista: Paolo di Canio e a Lazio pagarão aproximadamente R$ 37 mil cada um à Liga Italiana de Futebol. O jogador comemorou um de seus dois gols na vitória sobre a Roma (3 a 1), em janeiro, com o braço estendido, típica saudação utilizada pelos nazistas. ( Folha de S.Paulo, 11.03.2005.)

Os dois textos revelam que o ideário nazifascista, apesar da derrota sofrida em 1945, continua presente na sociedade européia. São características desse ideário:

a) parlamentarismo; anticomunismo; racionalismo.

b) nacionalismo; militarismo; autoritarismo.

c) imperialismo; elitismo; internacionalismo.

d) expansionismo; antibolchevismo; pluripartidarismo.

e) neocolonialismo; centralismo; igualitarismo.





6. FGV 2 SEMESTRE 2005 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

“Hoje sabemos que Stalin foi a principal vítima dessa falta de realismo, recusando-se obstinada e sistematicamente a aceitar a acumulação de provas detalhadas e absolutamente confiáveis do plano de Hitler de atacar a União Soviética, mesmo depois que os alemães já haviam cruzado suas fronteiras.”

(Hobsbawm, Eric. Tempos Interessantes. São Paulo: Cia das Letras, 2002. p. 186)

A “falta de realismo” de Stalin, a que se refere Hobsbawm, estava ancorada:

a) Na crença de que os governos dos EUA e da Inglaterra não haviam atacado a URSS porque esta se colocara ao lado dos nazistas no conflito.

b) Na crença que Stalin tinha na identificação entre as ideologias socialista e nacional-socialista.

c) Na certeza de que Hitler não arriscaria uma invasão à URSS devido à superioridade bélica evidente do Exército Vermelho.

d) Na suposição de que o objetivo de Hitler era destruir as potências capitalistas para

depois, com a URSS, construir uma Europa socialista.

e) Na existência de um pacto de não-agressão entre a Alemanha e a URSS, assinado em 1939.







7. MACKENZIE JULHO DE 2005 SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

No portão de entrada de Auschwitz-Birkenau está escrito “Arbeit Macht Frei” – O trabalho o tornará livre. Esse local está associado

a) à Prisão de Guantánamo.

b) ao Muro de Berlim.

c) aos Gulags.

d) ao Holocausto.

e) à Guerra da Bósnia.







8. FATEC JULHO 2005 GUERRA FRIA

Segundo Maurice Crouzet:

“Desde o fim das operações militares na Europa e na Ásia, as desconfianças se agravam, os mal-entendidos, as suspeitas, as acusações se acumulam de parte a parte, as oposições entre os aliados se aprofundaram e culminaram, em alguns anos, em um conflito que, em todos os domínios – salvo o das armas – assumiu caráter de uma verdadeira guerra, é a Guerra Fria, acompanhada de uma espetacular dissolução de alianças que caracteriza o segundo pós-guerra.”

Sobre a Guerra Fria, é correto afirmar:

a) ocorreu entre 1947 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; de outro, os Estados Unidos.

b) ocorreu entre 1945 e 1968 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os países do Primeiro Mundo; de outro, os países em desenvolvimento.

c) ocorreu após a derrota dos EUA no Vietnã, dividindo a Ásia em dois blocos: um apoiando os EUA e o outro apoiando a República Popular da China.

d) ocorreu entre 1945 e 1991 e foi caracterizada pela divisão do mundo em dois blocos políticos ideológicos antagônicos. De um lado, os EUA e seus aliados; de outro, as forças do terrorismo internacional que lutam contra os norte-americanos.

e) existe desde o fim da Segunda Guerra Mundial e opõe a Doutrina Truman ao Plano Marshall.





9. MACKENZIE JULHO 2005 GUERRA DO VIETNÃ

Em 1972, os americanos lançaram uma bomba de napalm em meu povoado, no sul do Vietnã. Um fotógrafo, Nick Ut, tirou uma foto minha fugindo do fogo, a foto que hoje é tão famosa. Eu me lembro que tinha 9 anos, era apenas uma menina.

A respeito desse conflito, é INCORRETO afirmar que

a) Hanói, capital do Vietnã do Norte, era apoiada pela então União Soviética e pela China comunista; Saigon, capital do Vietnã do Sul, tinha o apoio dos Estados Unidos.

b) os EUA, durante anos, despejaram seus soldados no Vietnã, acreditando que um poder de fogo superior e tecnologia iriam aniquilar os soldados comunistas do Norte e as guerrilhas do Vietcong.

c) o Vietnã fazia parte da Indochina, que, desde o final do século XIX, era uma colônia dos EUA. No decorrer da II Guerra Mundial, o Japão avançou sobre o Sudeste Asiático e anexou a região.

d) John Lennon e Yoko Ono estavam entre as celebridades que se juntaram ao movimento pacifista que reivindicou a retirada de todas as forças norte-americanas

do Vietnã.

e) o envolvimento norte-americano no Vietnã durou 12 anos, custou cerca de US$ 150 bilhões, e terminou em um pesadelo de culpa e recriminação, cujas cicatrizes permanecem abertas ainda hoje.





10. PUC SP JULHO 2005 AFRICA CONTEMPORÂNEA

“A economia dos países africanos caracteriza-se por alto endividamento externo, elevadas taxas de inflação, constante desvalorização da moeda e grande grau de concentração de renda, mantidos pela ausência ou fraqueza dos mecanismos de redistribuição da riqueza e

pelo aprofundamento da dependência da ajuda financeira internacional, em uma escala que alguns países não tiveram nem durante o colonialismo.” Leila Leite Hernandez. A África na sala de aula. São Paulo: Selo Negro Edições, 2005, p. 615.

O fragmento caracteriza a atual situação geral dos países africanos que obtiveram sua independência na segunda metade do século XX. Sobre tal caracterização pode-se afirmar que:

a) deriva sobretudo da falta de unidade política entre os Estados nacionais africanos, que impede o desenvolvimento de uma luta conjunta contra o controle do comércio internacional pelos grandes blocos econômicos.

b) é resultado da precariedade de recursos naturais no continente africano e da falta de experiência política dos novos governantes, que facilitam o agravamento da corrupção e dificultam a contenção dos gastos públicos.

c) deriva sobretudo das dificuldades de formação dos Estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos das antigas metrópoles.

d) é resultado exclusivo da globalização econômica, que submeteu as economias dos países pobres às dos países ricos, visando à exploração econômica direta e estabelecendo a hegemonia norte-americana sobre todo o planeta.

e) deriva sobretudo do desperdício provocado pelas guerras internas no continente africano, que tiveram sua origem no período anterior à colonização européia e se reacenderam em meio às lutas de independência e ao processo de formação nacional.



11. UNESP JULHO 2005 AMÉRICA LATINA

Em cerimônias de posse presidenciais, como em casamentos, a lista de convidados diz tudo. Ontem, em Montevidéu, Tabaré Vázquez tomou posse como o primeiro presidente de esquerda em 180 anos de história do Uruguai. É um fato notável. Mas mais impressionante é a lista de dignitários estrangeiros presentes. Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente centro-esquerdista do Brasil, compareceu. E o mesmo se aplica a Hugo

Chávez, o loquaz demagogo que lidera a Venezuela, e a Néstor Kirchner, da Argentina. Nenhuma cerimônia

poderia simbolizar melhor a lenta deriva da América Latina para longe da órbita dos EUA. ( Folha de S.Paulo,02.03.2005.)

Nem sempre essa foi a realidade da América do Sul. Há trinta anos era outra a sintonia entre os líderes sul-americanos. Sobre essa outra situação, pode-se afirmar que, na década de 1970,

a) os governos sul-americanos aproximaram-se dos EUA, rompendo histórica dependência da Europa

Ocidental.

b) os governos sul-americanos compunham um bloco de ditaduras militares com o apoio da URSS.

c) os governos sul-americanos, com seus projetos populistas, buscavam a política do não-alinhamento.

d) a influência da revolução cubana fez a América do Sul pender para o bloco socialista.

e) os países sul-americanos eram governados, em sua maioria, por ditaduras militares com o apoio dos EUA.









12. PUC SP JULHO 2005 UNIÃO EUROPÉIA

“Segundo resultados parciais do Ministério do Interior, tendo como referência 85,79% dos eleitores, o não ao referendo sobre a Constituição européia obteve 55,96% de votos contra 44,04% para o sim. A abstenção chega a um pouco mais de 30 %. Reagindo com uma rara celeridade, o presidente Jacques Chirac assegurou que a França continuará a "manter seu peso e posto" na Europa [...]” (LE MONDE. “A França rejeita livremente o tratado constitucional”. 29/05/2005) Em vista desse resultado pode-se dizer que

a) a França deixará a União Européia, recuperando sua soberania nacional que ali estava diluída, obtendo novas forças nas relações com o restante da Europa.

b) os franceses estão seguindo o mesmo caminho dos britânicos que não assumiram o euro como moeda e se retiraram da União, como meio de manter sua soberania.

c) os franceses estão saindo da União Européia, porque a nova Constituição propõe restrições importantes na ação dos países-membros no campo militar.

d) o não dos franceses à Constituição indica um enfraquecimento dos blocos econômicos. Esse é o caso do Nafta, na América do Norte, que está em crise.

e) esse fato revela a delicada relação na UE entre a necessária relativização da soberania nacional tradicional e os novos compromissos com a União.







13. PUC SP JULHO 2005 BRASIL E ARGENTINA RELACIONAMENTO

Na primeira metade de 2005, dois episódios bastante distintos opuseram publicamente brasileiros e argentinos. No mês de abril, um jogador de futebol argentino foi preso em São Paulo, acusado de atitude racista durante uma partida. Em maio, durante conferência entre países sul-americanos e árabes realizada em Brasília, o presidente argentino Néstor Kirschner retirou-se dos debates antes do previsto. Nos dois casos, além das questões específicas que envolviam, a imprensa brasileira lembrou a “tradicional rivalidade entre brasileiros e argentinos”. Sobre essa suposta rivalidade, pode-se afirmar que

a) sempre foi profunda, devido aos interesses geopolíticos conflitantes de ambos os países e de suas disputas territoriais na região do Cone Sul, nascidas na luta pela independência política nos dois países e notáveis na recusa brasileira de apoiar a reivindicação argentina das Malvinas.

b) teve altos e baixos, passando por guerras entre os países, como as ocorridas durante o Segundo Império brasileiro, e períodos de aproximação diplomática e política, como a havida durante as recentes ditaduras militares.

c) nunca existiu verdadeiramente, apesar de a imprensa, interessada em criar polêmicas, instigar o ódio recíproco entre brasileiros e argentinos para ampliar a venda dos jornais que divulgam os casos de tensão internacional que opõem os dois países.

d) é exclusivamente de origem cultural, pelo fato de os países terem tido metrópoles diferentes durante a fase colonial e falarem idiomas distintos, o que impede a circulação cultural e dificulta bastante o relacionamento entre seus habitantes.

e) foi instigada pelos países europeus e pelos Estados Unidos, numa tentativa de impedir a união das duas mais fortes economias sul-americanas e a decorrente autonomia política e comercial que esses países obteriam com o crescimento do Mercosul.



14. FGV 2 SEMESTRE 2005 IGREJA CATÓLICA



O papa Bento XVI , recentemente eleito resolveu, no primeiro

momento:

a) Substituir os principais assessores, para dar a sua própria feição à nova gestão.

b) Substituir os assessores de nível mais alto, mantendo os de nível mais baixo.

c) Substituir os assessores de nível mais baixo, mantendo os de nível mais alto.

d) Substituir todos os assessores principais, de todos os níveis.

e) Manter os principais assessores que trabalhavam com o papa anterior.





15. FGV 2 SEMESTRE 2005 ECONOMIA MUNDIAL 2005

As autoridades monetárias de vários países, mais particularmente as dos Estados Unidos, têm sugerido ultimamente que certo país faça flutuar o valor de sua moeda. O país e a moeda são, respectivamente:

a) China e iuane.

c) Inglaterra e libra.

e) Nigéria e naira.

b) Japão e iene.

d) Brasil e real.





16. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005 TECNOLOGIA

A tabela abaixo mostra o ranking dos países em relação ao desenvolvimento de tecnologia

da informação e comunicação (ICT, sigla em inglês), publicada pela Folha de S. Paulo em

10/03/2005. Entre os 104 países abrangidos pelo ranking, o Brasil caiu da 39ª para a 46ª

posição, entre 2004 e 2005. A esse respeito, assinale a alternativa que apresente o enunciado

mais correto:

O ranking dos países em desenvolvimento de tecnologia da informação e comunicação - ICT

País Posição 2004 2005

Cingapura 1 2 Chile 35 32

Islândia 2 10 Índia 39 45

Finlândia 3 3 China 41 51

Dinamarca 4 5 Brasil 46 39

Estados Unidos 5 1 México 60 44

Suécia 6 4 Argentina 76 50

Hong Kong 7 18 Chade 104 102

Japão 8 12

Suiça 9 7

Canadá 10 6

Fonte: Fórum Econômico Mundial

a) A queda de sete posições é reflexo da queda do crescimento econômico do Brasil no período

em questão.

b) Um maior investimento em ICT poderia significar aumento da competitividade do

País nos mercados mundiais.

c) Um maior investimento em tecnologia seria necessário para modernizar a economia

brasileira, ainda predominantemente agrária, além de gerar mais empregos no setor

agrícola.

d) O baixo investimento em ICT é a causa direta da desigualdade social que caracteriza o

País e, conseqüentemente, da violência.

e) A queda no ranking é resultado do déficit da balança comercial acumulado no período

em questão e da desvalorização do real frente ao dólar norte-americano.







17. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005 PROTOCOLO DE KYOTO

O Protocolo de Kyoto entrou em vigor recentemente, ainda que sem a assinatura dos

Estados Unidos. A questão central desse Protocolo refere-se ao efeito estufa ou aquecimento

climático global, fenômeno decorrente especialmente de:

a) Emissão de gases, como o CFC, que destroem a camada de ozônio.

b) Aumento da quantidade de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera.

c) Aquecimento dos oceanos tropicais durante o fenômeno El Niño.

d) Derretimento contínuo das calotas de gelo polares.

e) Diminuição sensível das chuvas em áreas desmatadas da Terra.







18. UNESP JULHO DE 2005 GLOBALIZAÇÃO

O fim da Guerra Fria e a desagregação da URSS puseram fim ao mundo bipolar e à antiga classificação dos países em Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo. O Segundo Mundo reunia os antigos países socialistas. Hoje, a nova ordem mundial, divide as nações em pobres e ricas, ou subdesenvolvidas e desenvolvidas. (José William Vesentini, 1992. Adaptado.) Assinale a alternativa que melhor descreve a nova

ordem mundial.

a) Os países emergentes, também chamados de subdesenvolvidos industrializados ou em industrialização, atraem os investimentos das empresas transnacionais porque apresentam as vantagens de um mercado consumidor em expansão, dos inúmeros

incentivos fiscais que oferecem e da estabilidade político-econômica.

b) Os antigos países socialistas, agora ditos países de economia “em transição”, atraem grandes investimentos e estão adaptando-se à economia de mercado, inclusive Coréia do Norte e Vietnã.

c) A multipolaridade modificou a distribuição da riqueza. Isso porque, hoje, os pólos econômicos possuem modernas estratégias para alcançar novos mercados. Dessa maneira, embora os países ricos permaneçam ricos, os que pertenciam ao Terceiro Mundo vêem a pobreza diminuir.

d) O conflito Norte-Sul antagoniza, de um lado, tecnologia, alto nível de vida e riqueza, e de outro lado, exclusão dos novos meios técnico-científicos, baixo nível de vida e pobreza.

e) A maioria dos países latino-americanos, asiáticos e africanos subdesenvolvidos do Sul desperta o interesse econômico dos desenvolvidos do Norte, pois representam novos mercados consumidores e de investimento de capital especulativo, inclusive os da África Subsaariana, que passam por turbulências tribais, seca, fome e aids.







19. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005 GLOBALIZAÇÃO

Algumas das características do que se tem denominado de processo de globalização são:

o avanço das tecnologias de informação, a convergência dos momentos (a compressão do

tempo), a unificação dos mercados e o questionamento do poder do Estado. Algumas das

conseqüências desse processo são:

a) A inserção igualitária de todos os Estados na economia globalizada e a formação de blocos

econômicos regionais como forma de garantir a competitividade econômica.

b) O expressivo aumento do emprego urbano, a ampliação da pobreza e o surgimento das

cidades regionais.

c) A maior previsibilidade da situação econômica mundial, a redução das drogas e doenças

contagiosas e a neoliberalização dos mercados.

d) A ampliação de capitais diretamente produtivos , o acesso universal às técnicas de informação

e o surgimento das cidades globais.

e) O expressivo aumento das atividades imateriais urbanas, a redução da aplicação dos

capitais diretamente produtivos, a especulação financeira e a crescente massa de excluídos

dos benefícios desse processo.







20. FGV VESTIBULARES 2 SEMESTRE 2005 BIO MASSA

A produção de combustíveis a partir de biomassa, a exemplo do álcool de cana-de-açúcar

e, mais recentemente, do biodiesel a partir de óleos vegetais, é destaque no contexto

brasileiro e desperta a atenção de outros países.

Leia os enunciados a seguir e responda:

I – São alternativas restritas a países que, além de tecnologia, devem dispor de grandes

extensões de áreas cultiváveis, portanto pouco viáveis em muitos países desenvolvidos.

II – São soluções que, além de contribuírem para o setor energético, diminuem o impacto

ambiental, já que mantêm a fertilidade natural dos solos, melhorando gradativamente

sua produtividade.

III – A forma como a cana-de-açúcar é produzida no Brasil atenua as diferenças regionais

e as desigualdades sociais.

a) Estão corretas as afirmações I e III.

b) Está correta apenas a afirmação I.

c) Estão corretas as afirmações I e II.

d) Estão corretas as afirmações II e III.

e) Está correta apenas a afirmação III.



21. . FATEC JULHO 2005 LOCALIZAÇÃO DE CONTINENTES



É a região do globo que se mantém com o ritmo de crescimento demográfico mais acelerado. No entanto, além da pobreza e dos conflitos (religiosos, políticos e interétnicos), na última década a expansão da AIDS tem atuado como um perverso redutor populacional.

Trata-se das características da dinâmica demográfica

a) dos países que compunham a extinta União Soviética, como a Ucrânia.

b) dos países mais pobres da América Latina e Caribe, como Cuba e Haiti.

c) do continente africano, principalmente em países como Angola e Zimbábue.

d) do Sudeste Asiático, com destaque para a Indonésia e Filipinas.

e) dos novos países que surgiram na Europa, como a Croácia e a Eslovênia.





22. MACKENZIE 2 SEM 2005 PROTOCOLO DE KYOTO

O mundo começa a mudar hoje, ainda que muito discretamente. Após mais de seis anos de negociações,

às vezes frustrantes, entra em vigor o Protocolo de Kyoto. Folha de São Paulo- 16/02/2005

A respeito do Protocolo de Kyoto, considere as afirmações abaixo.

I. O objetivo do acordo é reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

II. Trata-se de um instrumento internacional que visa, por meios de cotas de emissão de elementos

poluentes, conter o aquecimento global.

III. A entrada em vigor do Protocolo de Kyoto representa um enorme avanço do esforço global para reduzir

a emissão de poluentes, já que ele conta com a participação dos maiores poluidores do planeta.

Entre as afirmações,

a) apenas I está correta.

b) apenas I e II estão corretas.

c) todas estão corretas.

d) apenas II e III estão corretas.

e) apenas I e III estão corretas.





23. MACKENZIE 2 SEM 2005 ONU

O Grupo dos 4 (G-4), formado por Brasil, Alemanha, Japão e Índia, busca, junto à ONU:

a) a participação efetiva e permanente da África e da América Latina no Conselho de Direitos Humanos.

b) uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU para cada um dos membros do G-4.

c) uma maior participação de países subdesenvolvidos nas decisões de caráter econômico.

d) a transferência da sede da ONU, de Washington para outra cidade.

e) um maior controle, por parte do Conselho de Segurança, em relação à produção de armamentos

atômicos.



24. MACKENZIE 2 SEM 2005 DESMATAMENTO

Considere as afirmações abaixo, relativas ao desmatamento.

I. Diminuição da biodiversidade do planeta, com a destruição da população endêmica de animais e plantas.

II. Desproteção do solo, tornando-o exposto ao intemperismo químico e físico.

III. Alteração no índice pluviométrico, ao impedir que a umidade retorne para a atmosfera por meio da transpiração das árvores.

Assinale:

a) se somente I estiver correta.

b) se somente I e II estiverem corretas.

c) se somente II e III estiverem corretas.

d) se somente I e III estiverem corretas.

e) se todas estiverem corretas.





25. MACKENZIE 2 SEM 2005 AGRICULTURA E PIB EM PAÍSES DESENVOLVIDOS

Em face da diminuição da participação da agricultura no PIB de alguns dos países desenvolvidos, é correto afirmar que

a) isso se deve à priorização de investimentos nas atividades dos setores secundário e terciário, uma vez

que o produto final desses setores é mais valorizado no mercado mundial.

b) a diminuição vem ocorrendo ano a ano, pois a produção agrícola não é importante no consumo local de

cada um desses países.

c) essa redução se deve à inexistência de interesse pela produção de gêneros agrícolas, pois o preço

desses produtos no mercado mundial é baixo.

d) a queda se deve à ausência de trabalhadores no meio rural, em virtude da elevada mecanização no

campo, que compromete a produtividade agrícola desses países.

e) a redução se deve à obrigatoriedade de os países citados importarem gêneros agrícolas dos países

subdesenvolvidos.



26. MACKENZIE 2 SEM 2005 TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Considere as características abaixo, relativas à terceira fase da Revolução Industrial.

I. Integração efetiva entre ciência, tecnologia e produção.

II. Os segmentos que mais se desenvolvem são, exclusivamente, o petroquímico e o dos novos ramos de

transportes, como o aéreo e o automobilístico.

III. Surgem os segmentos industriais de tecnologia de ponta, como o metalúrgico.

IV. As descobertas científicas passam a ter aplicação imediata no processo produtivo.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I e IV. c) apenas II e III. d) apenas III e IV. e) I, II, III e IV.





27. MACKENZIE 2 SEM 2005 MEIO AMBIENTE POLUIÇÃO

Nas atividades primárias da economia, a utilização desenfreada de produtos químicos, como fertilizantes,

adubos e defensivos agrícolas, tem degradado os ambientes de cultivo de várias áreas do planeta. A respeito

dessa degradação, considere as afirmativas abaixo.

I. É observada, no descaso de certos profissionais da área, que visam ao imediatismo do mercado.

II. Está presente na formação do chorume, responsável pela contaminação do solo e dos lençóis freáticos.

III. Provoca contaminação de animais, como os peixes, em virtude do escoamento superficial e sub-superficial

de águas formadoras de rios e lagos.

IV. Causa a formação de solos estéreis, pela infiltração desses produtos, que contaminam a biota do solo,

eliminando os micro-seres desses meios.

Estão corretas

a) apenas I e II. b) apenas I, II e III.

c) apenas I, III e IV. d) apenas II, III e IV.

e) I, II, III e IV.





28. MACKENZIE 2 SEM 2005 DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO

Entre as transformações mundiais impulsionadas pela atual Divisão Internacional do Trabalho, inclui-se a

a) modernização do setor terciário.

b) retração tecnológica dos parques industriais.

c) diminuição das áreas monocultoras de exportações.

d) diminuição da população urbana.

e) aumento das estatizações em setores estratégicos.





29. DEMOGRAFIA NA ÁSIA MACKENZIE JULHO DE 2005

“Um menino estúpido vale mais que uma menina astuta.” Esse ditado chinês exprime o desprezo que vastas camadas das populações da Ásia votam aos filhos do sexo feminino. Só na Índia, essa mentalidade provocou, nos últimos dez anos, cerca de 40 milhões

de abortos de fetos femininos. Adaptado da Revista Planeta– 04/2005

Considere as afirmações abaixo, a respeito dessa preferência por meninos.

I. Algumas sociedades asiáticas são patrilineares; as propriedades e os direitos são herdados de pai para filho.

II. Os filhos do sexo masculino asseguram a sobrevivência do nome familiar e se encarregam de cuidar dos pais quando estes envelhecem.

III. Além do dote, as mulheres, após o casamento, passam a integrar a família do marido.

Assinale

a) se somente I e II estiverem corretas.

b) se somente I e III estiverem corretas.

c) se I, II e III estiverem corretas.

d) se somente III estiver correta.

e) se todas estiverem incorretas.





30. MACKENZIE JULHO DE 2005 DEMOGRAFIA NA ÁSIA

Ó Manoel , que besteira homem . Tu não sabes que de cada cinco crianças que nascem no mundo uma é chinesa ?” . Sinfrônio

A frase acima faz referência

a) ao grande número de crianças na China, devido ao elevado índice de fecundidade, que chega a ser de mais de cinco filhos por casal.

b) ao fato de que a China, devido a seu grande crescimento populacional, propicia elevado fluxo migratório para outras partes do mundo.

c) à economia chinesa, de crescimento em torno 9% ao ano, que torna o país uma grande potência econômica.

d) à população absoluta da China, que chega a aproximadamente 1 bilhão e 300 milhões de pessoas, isto é, quase um quinto da população mundial.

e) à densidade demográfica chinesa, a maior do mundo.





31. PUC SP JULHO 2005 RACISMO NOS EUA

“Derek morava em Park View [na cidade Washington, EUA] já então uma região sobretudo de negros com alguns brancos de classe operária [...] dali iria para o Colégio Roosevelt. Billy [por sua vez] passaria para o Coolidge, onde havia poucos negros [...] muitos alunos

do Coolidge iriam para a faculdade; do Roosevelt seriam bem menos [...] Derek e Billy moravam a poucos quilômetros um do outro, mas eram espantosas as diferenças em suas vidas e perspectivas futuras”. (George PELECANOS. Revolução Difícil. São Paulo: Cia das

Letras, 2005. p. 16) . O trecho refere-se a um romance cuja trama ocorre nos anos de 1960. Tendo em conta a questão da segregação racial em áreas urbanas, pode-se dizer que

a) ela tem uma expressão espacial: as etnias estão separadas geograficamente a partir de distâncias criadas num espaço concentrado.

b) há uma tendência de mistura das diferentes etnias nas cidades, inspirada no fim do regime de apartheid na África do Sul, como a cidade de Joanesburgo mostra.

c) há uma tendência à superação dessa situação nos EUA com o processo de eliminação dos guetos como, por exemplo, o Harlem em Nova York.

d) os anos 1960 foram particularmente tensos nas cidades americanas, mas depois disso, a inexistência de conflitos aponta para uma solução do problema.

e) as cidades americanas são segregadas racialmente nos seus centros, mas em direção às regiões suburbanas, é comum encontrarem-se conjuntos multirraciais.





32. PUC SP JULHO 2005 POLUIÇÃO MARINHA

“Os oceanos recebem todo o impacto dos desperdícios humanos, seja por descarga deliberada, ou por arraste natural. Ao menos 83% de toda a poluição marinha deriva de atividades realizadas em terra firme”. (Norman MYERS. Gaia: el atlas de la gestion del planeta. Londres: Gaia Books Limited, 1993. p. 78) Sobre esse fenômeno, pode-se afirmar que

a) os gravíssimos derramamentos de petróleo nos oceanos recebem muita atenção da mídia e das pessoas, pois são eles a principal causa da poluição oceânica.

b) uma usina nuclear é uma fonte geradora de energia adequada para as regiões litorâneas, porque sua produção não apresenta risco de contaminação oceânica.

c) boa parte da complexa mescla que compõe os resíduos industriais acaba nos oceanos, porque a consciência sobre isso ainda é precária.

d) uma fonte de poluição oceânica foi atenuada com altos investimentos em insumos agrícolas biodegradáveis, que antes eram contaminantes persistentes.

e) o oceano resiste bem à poluição terrestre, em razão de sua capacidade regeneradora. Sua dimensão é enorme se comparada à escala da ação humana.







33. MACKENZIE JULHO DE 2005 CULTURA CONTEMPORÂNEA



KGB - Titãs

São todos ex-agentes da KGB Que não tem mais o que fazer Em tempos de paz

São ex-agentes do SNI Que não tem mais aonde ir Em tempos de amor

São todos ex-agentes do DOPS Que não tem mais, que agora estão sós

Em tempos de paz

São todos ex-agentes da CIA Que não tem mais onde trabalhar Em tempos de amor

E mesmo em tempos de paz e amor Ainda querem salvar o mundo

Ainda estão enterrados debaixo da cama Desaparecidos, generais de pijama

Estão bem guardados no fundo do armário Seqüestradores e seqüestrados

Ainda vão todos voltar e vão voltar todos juntos

Ainda vão todos voltar para assombrar o mundo

Simpatizantes do Terceiro Reich Que agora juram que não são mais

Em tempos de paz

Ex-integrantes da Ku-Klux-Klan Que agora sim estão no divã

Em tempos de amor

E mesmo em tempos de paz e amor Ainda querem salvar o mundo

Ainda estão vagando desocupados Ex-torturadores, aposentados

Estão enterrados junto aos indigentes

Ex-guerrilheiros e ex-presidentes

Ainda vão todos voltar e vão voltar todos juntos

Ainda vão todos voltar para assombrar o mundo



Considere as afirmações abaixo, relativas à letra da música KGB.

I. Não há referência ao Brasil, embora nosso país estivesse alinhado ao bloco controlado pelos Estados Unidos.

II. Há alusão à repressão na América Latina, que foi submetida à divisão do mundo em dois blocos antagônicos: um capitalista e outro socialista.

III. Faz-se referência aos nazistas e a simpatizantes de grupos racistas norte-americanos.

IV. Refere-se, basicamente, ao período pós Segunda Guerra Mundial, quando passa a vigorar a Guerra Fria.

Assinale:

a) se I, II e III estiverem corretas.

b) se II, III e IV estiverem corretas.

c) se I, II e IV estiverem corretas.

d) se todas estiverem corretas.

e) se todas estiverem incorretas.





34. MACKENZIE JULHO DE 2005 DEMOGRAFIA NA ITÁLIA

Itália, um país feito de avós

Desde 1933, na Itália morrem mais pessoas do que nascem, como atestam os últimos dados do Istituto Nazionale di Statistica (Istat) de 2003. O saldo continua positivo graças à chegada de estrangeiros. A Itália é a primeira nação do mundo onde a população acima de 60 anos ultrapassou a jovem (isso aconteceu em 1995). Revista Planeta- abril/2005

A respeito do crescimento demográfico italiano, é correto afirmar que

a) a redução da população jovem é vantajosa para a economia, visto que os gastos com educação e formação superam, em muito, o custo com saúde e previdência dos idosos.

b) o crescimento vegetativo ou natural da Itália ainda é alto, pois existem os imigrantes que buscam o país, que é um dos mais ricos da Europa.

c) a porcentagem da população acima de 60 anos gera uma redução drástica no número de crianças no país, causada pela infertilidade feminina nessa faixa etária.

d) o número maior de mortes, em relação ao de nascimentos, indica que o país não apresenta as condições básicas, necessárias para manter sua população idosa.

e) apesar de rica, a Itália possui um índice de mortalidade alto, devido às doenças que afetam principalmente a população idosa, tais como a gripe asiática, a AIDS e problemas respiratórios.





35. MACKENZIE JULHO DE 2005

URBANIZAÇÃO E INDUSTRIALIZAÇÃO

– Estrangulamento do sistema viário, com conseqüentes congestionamentos.

– Especulação imobiliária, com o encarecimento dos imóveis.

– Aumento de carga tributária, restringindo investimentos.

– Altos índices de poluição atmosférica e hídrica.

– Avanços tecnológicos, tornando as distâncias menos significativas.

A conjugação dos fatores acima dá origem à

a) ampliação dos agronegócios.

b) internacionalização das economias nacionais.

c) formação dos blocos geoeconômicos.

d) descentralização industrial.

e) racionalização universal do uso do espaço geográfico.





36. MACKENZIE JULHO DE 2005 REVOLUÇÃO VERDE

Assinale a alternativa correta, relativa aos efeitos da implantação da Revolução Verde, a partir da década de 50, que acentuou profundas alterações no espaço agrário mundial, sob o pretexto de eliminar a fome no mundo.

a) Eliminação das práticas de plantations, nos países subdesenvolvidos, que vinham sendo utilizadas desde a época das colonizações, nos séculos XVI e XVII.

b) Ampliação das práticas da agricultura com base familiar, levando, aos países subdesenvolvidos, sustentação tecnológica.

c) Definição, nos países subdesenvolvidos, de uma estrutura fundiária injusta, com a reafirmação da concentração de terras.

d) Utilização, nos países onde se implantou, de terras devolutas, visando à criação de cooperativas.

e) Implantação de áreas para a produção de hortifrutigranjeiros, denominadas cinturões verdes, para atender à demanda de consumo urbano.





37. UNESP JULHO DE 2005

ENERGIA FONTES NÃO RENOVÁVEIS

Dentre as fontes naturais de energia, existem as que são renováveis e as que não o são. Fazem parte da categoria não renovável as seguintes fontes:

a) urânio, gás natural, petróleo e carvão mineral.

b) petróleo, água, urânio e lixo orgânico.

c) gás natural, carvão mineral, gêiser e maré.

d) lixo industrial, petróleo, urânio e vulcão.

e) gêiser, maré, vulcão e madeira.







38. UNESP JULHO DE 2005 PROCESSO DE INDUSTRAILIZAÇÃO HISTÓRICO

O processo de transformação da matéria-prima em produto industrializado apresentou, em linhas gerais, as seguintes etapas evolutivas: artesanato / manufatura / indústria /revolução técnico-científica. As principais características dessas etapas são, respectivamente:

a) não utilização de máquinas e ausência de produção em série / trabalho manual e uso de máquinas sofisticadas / uso de máquinas informatizadas e produção em série / utilização da informática e busca de novas fontes energéticas.

b) uso de máquinas simples e inexistência da divisão do trabalho / utilização da informática e da internet / trabalho manual e uso de máquinas sofisticadas / uso de máquinas informatizadas e produção em série.

c) divisão do trabalho e não utilização de máquinas / trabalho artesanal e emprego de máquinas sofisticadas / uso de maquinário simples, produção em série e divisão do trabalho / utilização da informática e da internet.

d) utilização de máquinas e inexistência da divisão do trabalho / trabalho artesanal e emprego de máquinas sofisticadas / uso de maquinário simples, produção em série e divisão do trabalho / utilização da internet e busca de novas fontes energéticas.

e) não utilização de máquinas e ausência de produção em série / trabalho manual e uso de maquinário simples / uso de máquinas, divisão do trabalho e produção em série / emprego da informática e busca de novas fontes energéticas.







39. UNESP JULHO DE 2005 POPULAÇÃO ECONÔMICAMENTE ATIVA PAÍSES

Os estudos demográficos analisam, em cada país do globo terrestre, tanto a população economicamente ativa (PEA) quanto a economicamente inativa (PEI). Observe a tabela e assinale a alternativa correta.



Distribuição da População Por Setor Econômico em %

País Setor Primário Setor Secundário Setor Terciário

Canadá 3,5 21,5 75,0

Espanha 6,5 27,5 66,0

França 1,5 24,0 74,5

Japão 5,0 30,0 65

Gana 62,5 10,0 27,5

Afeganistão 74,0 10,5 15,5

Senegal 77,5 7,0 15,5

Uganda 81,0 3,5 15,5

(Banco Mundial, 2003.)

a) Nos países subdesenvolvidos, o processo de urbanização provocou a concentração da PEA no setor industrial.

b) Nos países desenvolvidos, as atividades ligadas à informática, ao comércio em geral, aos serviços e à mídia foram as que mais atraíram a PEA.

c) As atividades comerciais, industriais, agrícolas e de serviço atraem igualmente a PEA e a PEI, seja nos países subdesenvolvidos ou nos desenvolvidos, não obstante o desemprego conjuntural, devido a crises econômicas, ser maior nesses últimos.

d) Nos países subdesenvolvidos, o processo de urbanização provocou a concentração da PEI no setor industrial.

e) Nos países desenvolvidos, as atividades ligadas à informática, ao comércio em geral, aos serviços e à mídia foram as que mais atraíram a PEI.





40. UNESP JULHO 2005

ENERGIA FONTES

A energia é imprescindível ao homem e às suas atividades econômicas. Existem dois tipos de fontes energéticas primárias.

a) Quais são esses dois tipos? Exemplifique-os.

b) Por que a busca de fontes alternativas de energia está sendo estimulada? Cite dois exemplos.



41. UNESP JULHO 2005 INDUSTRIALIZAÇÃO MODELOS

Os países subdesenvolvidos passam por um processo de industrialização sustentado pela tecnologia e pelo capital dos países desenvolvidos. Esse processo, que teve início após a Segunda Guerra Mundial, embora tardio e dependente, não ocorre de modo homogêneo ao

redor do globo. Os dois modelos econômicos adotados perduram até os dias de hoje.

a) Quais são esses dois modelos? Quais são os principais países que os representam?

b) Descreva as principais características de um desses dois modelos.







42. UNESP JULHO 2005 DEMOGRAFIA

Tem sido rápido e intenso o crescimento populacional mundial, fato que preocupa os especialistas que estudam as relações entre recursos naturais, desenvolvimento econômico, crescimento vegetativo e expectativa de vida.

a) O que é crescimento vegetativo? O que é expectativa de vida?

b) Por que em alguns países subdesenvolvidos (México, Chile, Brasil e Argentina, por exemplo) as taxas de crescimento demográfico baixaram a partir da segunda metade do século passado?





43. UNESP JULHO 2005 DEMOGRAFIA

A distribuição geográfica da população mundial não ocorre de maneira uniforme. Muitas vezes, sobre um mesmo continente, são encontrados verdadeiros “formigueiros humanos” (áreas muito populosas e povoadas) e, também, áreas anecúmenas (quase sem população). A esse propósito, responda.

a) Quais são os três países mais populosos do nosso planeta? Qual é o país mais povoado da Terra?

b) O que é população absoluta? O que é população relativa?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui