Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62269 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A bandeira da ética -- 23/06/2005 - 00:34 (Tânia Cristina Barros de Aguiar) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nos anos duros da ditadura, o pior dos males, para a sociedade, além das atrocidades contra os direitos humanos, foi um acerbamento do individualismo, onde se difundiu aquilo que ficou conhecido como a Lei de Gerson - o importante é VOCÊ SE DAR BEM.

Os movimentos populares, vindos dos estudantes, intelectuais, idealistas da esquerda inspirada no socialismo, tomaram corpo na resistência armada e tiveram seu ápice no movimento sindical liderado por Lula, no heróico ABC paulista.

Essa resistência da sociedade teve um curso - culminou no movimento pelas Diretas Já.

Era a luta pelo direito coletivo, que incluia exatamente o ideal de um mundo melhor. Esse pressuposto está permeado por uma ÉTICA que tomou concretitude no Partido dos Trabalhadores.

Exemplos emocionantes de fraternidade, de crença na construção de uma nação menos desigual, permearam as campanhas, ao longo desses anos.

Tratava-se da luta por uma ÉTICA DA VIDA. Que foi tomando os corações e acabou por eleger Lula Presidente da República.

Foi um caminho duro para os militantes desse mundo novo. Um mundo ideal, onde a ÉTICA permeava tudo.

Esses militantes abriam mão de suas vidas pessoais, sua convivência com a família, sua carreira, para construir esse mundo novo.

Foram vinte e cinco anos de luta.

Foram pessoas como Zé Dirceu, Genoíno, mas também foram muitas Marias, muitos Zés, muitos seres humanos invisíveis para a grande mídia, que militaram no movimento católico, estudantil, sindical, da moradia, dos sem terra, das mulheres, dos negros, dos homossexuais, que se agarraram ao sonho, contra a Lei de Gerson, para construir um mundo novo, de pessoas iguais.

Arrastaram consigo pessoas que também sonhavam. Com uma vida melhor para si, para sua família, para aqueles que lhe são caros. E para a sociedade como um todo.

São pessoas que carregaram o sonho. E a ÉTICA permeava tudo.

Portanto, a bandeira da ÉTICA, ela é do Partido dos Trabalhadores. É uma bandeira que não pode ser tomada, manchada, posta em dúvida.

E se tornou uma bandeira de uma sociedade que acreditou no sonho. De um mundo sem FOME. Um mundo com FOME ZERO. De preconceito zero.

Não se trata, portanto, de um projeto de Poder. Trata-se de um projeto de Nação. E um projeto de Mundo.

Um mundo mais fraterno, onde seres humanos sejam mais iguais. Mais felizes.

Eis o que todos queremos ser - felizes.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui