Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50670)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O BRASIL ESTÁ VIRANDO UM PAÍS DE CORRUPTOS? -- 19/06/2005 - 23:17 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O BRASIL ESTÁ VIRANDO UM PAÍS DE CORRUPTOS?



Mário Ribeiro Martins*



Parece que sim. E o pior é que quase não há exceção. Pode-se até rejeitar a idéia generalizada da corrupção, mas a liberalidade excessiva é desconcertante. Essa modernidade tolerante está presente em todos os setores da vida brasileira. E isto é perigoso.



Quando o programa FANTÁSTICO, do domingo à noite, dia 19.06.2005, perguntou quantas pessoas eram contrárias à presença de câmaras, nas salas de aula, para vigiar os alunos, não é que mais de sessenta por cento(60 %) das pessoas disseram que eram contrárias.



Lamentavelmente, isto é uma inversão de valores. Não é possível que 60% das pessoas prefiram a insegurança de seus filhos nas salas de aula. Com a presença da câmara filmando é possível detectar a existência de armas de fogo dentro da sala, bem como armas brancas e ainda brincadeiras indesejadas que resultam muitas vezes em agressões.



É claro que os 60% podem não representar a opinião dos pais. O horário da pesquisa(domingo de noite) é propício para adolescentes que estejam em casa. Os jovens, como se observa, são sempre contrários a esse tipo de fiscalização.



A verdade é que a fiscalização através das câmaras é salutar. O aluno tem o tempo todo, fora da sala de aula, para sentir, pensar e agir como bem entender. Na sala de aula, ele tem de se impor e respeitar os colegas. Portanto, a câmara filmando enseja essa possibilidade.



Dizer que o aluno se torna subserviente porque passou a ser fiscalizado é uma falácia. Dizer que o aluno perde a sua identidade social, cultural e física porque está sendo observado é um argumento desprovido de força. Dizer que o aluno aprende a fazer só o que lhe mandam porque está sendo filmado, é menosprezar a inteligência dos adolescentes.



Por outro lado, a câmara filma não apenas um aluno, mas todos os alunos, inclusive o próprio ambiente da sala de aula e ainda os respectivos professores. E isso é maravilhoso. Assim, por essas pequenas coisas, desaprovação de câmaras nas salas de aula, etc, é possível chegar à conclusão de que estamos caminhando para piores dias.









*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Fone: (063)99779311 (063) 3215 44 96

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

www.mariomartins.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui