Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->Hiper-Inconfessável -- 21/05/2002 - 22:27 (Jactâncio Futrica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HIPER-REVOLTADO _ É o cara que ateia fogo ao próprio corpo, em praça pública, em protesto contra o aumento de preço da farinha de rosca.


HIPER-COERENTE _ É o filósofo que se joga do alto do despenhadeiro, por não ter conseguido achar o sentido da vida.


HIPER-ESPECIAL _ Cada ser humano é um ser tão especial e visado, que periga ser fulminado caso pronuncie a palavra RAIO, no meio de uma tempestade.


HIPER-INCONFESSÁVEL _ É o deleite que todos sentem com o cheiro do próprio peido.

O varredor de rua, o capitão-de-indústria, o confiabilíssimo âncora do telejornal, o surfista, o senador da república, o ladrão, o jurisconsulto cheio de merda, o homem esforçado e preocupado, o cabra-safado, as velhinhas bondosas, os fundadores das sublimes doutrinas, a sumidade do direito tributário, o gênio da astrofísica, as madames requintadas _ todos curtem de montão a catinguinha maneira de seus gases (e quanto mais podre melhor!).

“Peido é que nem filho; cada um gosta do seu.”, reza o antigo provérbio.

Tanto o pobre como o rico saem igualmente ilesos do crime de fazer seu semelhante engolir merda em forma de gás. Mas a despeito desta democracia (ou anarquia) anal, e a despeito de nos considerarmos pessoas igualitárias e sem preconceitos, a verdade é que acharemos automaticamente mais fedorentos os peidos das pessoas velhas, das pobres, das feias, das gordas e das doentes mentais. Isto é regra universal.

Eu mesmo, que me julgava um sujeito cosmopolita e humanista, com o passar dos anos fui me dando conta de que me sentia mais indignado com peidos de chineses, coreanos, turcos etc. do que com os peidos domésticos, genuinamente brasileiros. Fui obrigado a admitir que, em algum grau, eu era, sim, discriminador e racista, pois abrigava o absurdo preconceito de considerar o peido nacional mais palatável que os oriundos dos cus desta ou daquela etnia. (Se bem que tem uma japonezinha na minha rua que, cá pra nós, até o peido dela eu trago!).

Mas, voltando ao aspecto mais incômodo da questão, o orgulho narcisista do peidorreiro é um fenômeno universal que depõe seriamente contra a grandeza do gênio humano. Imagine uma cena que com certeza se repetiu não poucas vezes: Rui Barbosa, o Águia de Haia, de pijamas, desfrutando uma indecente promiscuidade consigo próprio, sob o cobertor, sorvendo cada nuance do ar empestiado com o escrúpulo de um connaisseur. Ou aquela dama sensível que saca um lenço pra cobrir as ventas tão logo vê um indigente se aproximando, a trinta metros... ao passo que, na intimidade, se esbalda com a própria podridão.

Te agradeço muito por ter lido até o fim. Peço a fineza de não extrapolar em comentários e ilações maldosas, tá ok?! Essas pequenas e enigmáticas alegrias nossas, sei lá... melhor é deixar quieto.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui