Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Século XX - Resumos para Vestibular -- 23/05/2005 - 08:12 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA SÉCULO XX – Resumos para Vestibular . Prof. Edson Pereira Bueno Leal agosto de 2004





crises imperialistas e primeira guerra mundial

Inglaterra maior potência industrial do mundo , controlava vastos territórios e marinha dominava os oceanos , com bases estratégicas , impondo a Pax Britannica e queria eliminar a influência econômica da Alemanha.

Alemanha , consolidou-se como potência após a unificação e com império menor buscava expansão , buscando tomar colônias britânicas e francesas . 1898 plano de construção naval irá rivalizar com o domínio naval inglês . expansão a leste – estrada de ferro Berlim Bagdá .

Áustria e Hungria – Controle balcãs , em aliança com Alemanha . França – revanchismo com Alemanha e conflito pelo Marrocos .

Rússia deseja aumentar sua influência na Europa Oriental e o controle dos estreitos de Bósforo e Dardanelos , buscando saída para o Mediterrâneo .

Sistema de alianças idealizado por Bismarck – tríplice aliança – Alemanha , Itália e Áustria e tríplice entente – França, Rússia e Inglaterra .

sistema de áreas de influência consolidado com a partilha afro-asiática será colocado em cheque com a rivalidade anglo-germânica .

sistema europeu de alianças

Alemanha – buscando isolar a França em 1873 Bismarck criou a liga dos três imperadores aliança entre Alemanha , Áustria e Rússia , rivalidades entre Áustria e Rússia pelos balcãs , levaram Alemanha a optar pela Áustria , abandonando a Rússia , formando a Tríplice Aliança em 1882 - Alemanha , Áustria e Itália, esta devido a rivalidades com a França devido à anexação francesa da Tunísia .

França buscava revanche contra Alemanha desde a derrota na guerra franco prussiana em 1871 , quando perdeu a Alsácia Lorena , além do conflito pelo domínio do Marrocos , aliou-se com a Inglaterra em 1904 na Entente Cordiale e com a adesão da Rússia , interessada em apoios contra o Império Austro-Húngaro , em 1907 formou-se a Tríplice entente

Porém sistema não era perfeito . Itália tinha disputas com Áustria devida à províncias irredentistas - Tirol , Trento e Ístria , o que a levou a assinar acordos secretos com França e Rússia prometendo neutralidade em uma guerra geral européia .

PAZ ARMADA - formação de blocos coesos e fortes , criava uma situação tensa forçando os países a investirem pesadamente em armamentos e aumentando seus exércitos.

as crises anteriores á guerra

a questão marroquina - em 1904 Inglaterra dominou Egito em troca do apoio à França pelo Marrocos . Alemanha não concordou e em 1905 kaiser Guilherme II visitou Tânger, prometendo apoio militar ao Marrocos . Após Conferência de Algeciras em 1906 e outros acordos até 1911 , Marrocos ficou com a França e Congo Francês com Alemanha, mas tensão persistiu

a questão balcânica - desagregação do império turco levou ao surgimento de novos países - Sérvia, Grécia , Romênia e Bulgária .

Sérvia pretendia tornar-se uma potência regional com a formação da Grande Sérvia , contando com o apoio da Rússia que defendia o pan-eslavismo , ou seja a unificação dos estados balcânicos , na verdade parte de seu plano de exercer hegemonia sobre a região do Mar Negro ao Mar Egeu ., passando pelos Balcãs

Áustria-Hungria , protetora do Império Turco ia contra estas pretensões e em 1908 anexa as regiões eslavas da Bósnia-Herzegovina provocando violenta reação por parte da Sérvia .

Alemanha também tinha pretensões de hegemonia , ao lado do Império Austro-Húngaro , tencionando construir uma ferrovia Berlim-Bagdá , aproximando-se dos turcos e aumentando tensão.

Guerras balcânicas :

Em 1912 , Sérvia , Bulgária , Montenegro e Grécia iniciam conflito com decadente Império Turco-Otomano , visando á unificação balcânica . Acabam se desentendendo após a vitória na questão de divisão dos territórios, a Bulgária não recebe áreas em Montenegro .

Em 1913 , Bulgária apoiada pela Áustria , ataca a Sérvia, mas foi derrotada pela coligação da Sérvia com Montenegro, Romênia e Grécia . Áustria interveio nas negociações de paz , conseguindo a formação do Estado independente da Albânia impedindo uma saída sérvia para mar Adriático , aumentando hostilidade contra Áustria , porém a Sérvia dobrara seu território , a Grécia recebera Salônica e parte da Macedônia e a Romênia uma pequena parte da Bulgária . A Bulgária em represália irá se alinhar com a Áustria-Hungria .

Causas gerais da 1 guerra – rivalidade industrial Alemanha x Inglaterra ;

Pan Eslavismo russo que considera os eslavos nos Balcãs como seus protegidos , gerando conflito com Áustria-Hungria e Alemanha .

Conflitos coloniais p. ex. Alemanha e França pelo Marrocos ; plano da grande Sérvia ;

Revanchismo francês contra Alemanha pela perda da Alsácia Lorena em 1870;

Causa imediata da guerra : Sérvia com apoio russo apoiava nacionalistas eslavos contra império austríaco . Em 1914 herdeiro trono austríaco arquiduque Francisco Ferdinando viaja para Saravejo na Bósnia onde iria anunciar monarquia tríplice - império austro-hungaro-eslavo , contrária aos interesses sérvios , sendo assassinado por estudante sérvio Gravilo Princip em 28.06.1914 membro de um organização secreta nacionalista a Mão Negra . Áustria declarou guerra à Sérvia, com apoio da Alemanha

Início da 1a guerra 28.07.1914 – Áustria , Hungria , Alemanha e Turquia contra França, Inglaterra , Rússia , Japão, Itália.

Guerra de movimento Plano Schieffen pronto desde 1905 previa a Alemanha vencer França pela Bélgica em 6 semanas e depois lutar na frente oriental. Porém ofensiva russa na frente oriental , obrigou o general alemão Moltke a dividir suas forças , permitindo contra ofensiva francesa . Fracasso na batalha de Marne 11.09.1914 contido avanço alemão.

Início da guerra de trincheiras - Guerra se generaliza . Ao lado da entente entram o Japão (1914) , Itália ( 1915) , Romênia ( 1916) e Grécia ( 1917) . Ao lado dos Impérios Centrais , Turquia ( 1914) e Bulgária ( 1915) .

1916 - . vitórias alemãs na frente oriental . A batalha naval de Jutlândia , que terminou sem vencedor . Grandes batalhas de Verdun vencida pelo general francês Petáin e a batalha do Somme vencida pelos alemães .

Novas tecnologias como gases asfixiantes , aviões , bombas aéreas , canhões de longo alcance , submarinos e metralhadoras , guerra torna-se muito desgastante e número de mortos aumenta muito .

Retomada da guerra de movimento

1917 - dois fatos políticos fundamentais - Entrada EUA na guerra devido ataques submarinos alemães e interesses econômicos com Inglaterra e França e saída Rússia da guerra devido à Revolução Russa , Tratado de Brest Litovoski russos assinaram paz em separado com alemães .

3/11/1918 Áustria sai da guerra . 11/11 alemães assinam armistício .

O alto comando alemão não aceitou a derrota alemã , pois a guerra havia terminado com os exércitos alemães ainda em território francês . Não havia nenhum exército inimigo em território alemão . O ônus da derrota ficaria para a República.

Plano de paz de Wilson (14 pontos) previa equilíbrio europeu paz sem vencedores , retorno fronteiras anteriores a 1914, desarmamento , e criação de Liga das Nações. Autodeterminação dos povos , paz sem anexações territoriais ou indenizações e "diplomacia nova" com fim dos acordos secretos.

Conferência de paz em 1919 sem a Alemanha plano de 14 pontos abandonado com exigências maiores sobre a Alemanha .

Apenas 3 pontos foram implementados : devolução da Alsácia Lorena para a França , restauração da independência da Bélgica e criação da Liga das Nações.

Foi imposta à Alemanha a cláusula de culpabilidade da guerra , isto é , o governo alemão foi responsabilizado moralmente pela guerra . E houve a exigência de reparação dos danos da guerra .

Na Alemanha situação política deteriorou-se com a criação da república , rejeitada pela extrema direita e pela irrupção do levante espartaquista , liderado pelo partido comunista alemão com Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht que levaram a guerra civil .

Americanos desgostosos por não verem suas pretensões aceitas , retiraram-se de Versalhes e assinaram paz em separado com a Alemanha . Adoram política isolacionista e o Senado veta o ingresso do país na Liga das Nações.

Tratado de Versalhes – Alemanha considerada culpada pela guerra e teve território desmembrado perdendo territórios para França (Alsácia Lorena e Sarre, colocado sob administração da Liga das Nações por 15 anos ) , Dinamarca, Polônia ( Posnânia e Alta Silésia) , Bélgica e teve seu território separado em duas partes pelo corredor polonês até Dantzig . Limitação exército a máximo de 100.000 homens , desmilitarização das fronteiras e entrega da marinha para os aliados , perda de colônias e indenização de US$ 30 bilhões que nunca foi paga .

Tratado de Saint Germain – império austro-húngaro desmembrado e reduzido. Surgimento da Polônia, Tchecoslováquia , Hungria e Iugoslávia . Objetivo formar um grupo de novos estados que isolasse a Rússia socialista da Europa .

Tratados de Sevres e Lausanne – império otomano liquidado , Armênia torna-se independente ,territórios para a Grécia , concessões à França ( Síria , Líbano) e à Inglaterra ( Palestina, Iraque e Líbia) . Turquia garante parte do território com o Tratado de Lausanne , devido à revolução nacionalista de Mustafá Kemal .

Surgem a Letônia e a Estônia e a Finlândia depois da Revolução Russa .

Tratado de Neully - concessões da Bulgária à Grécia

Tratado de Trianon - Hungria reconhece culpa na guerra

Criação Liga Nações sem Alemanha , Rússia e depois EUA . Perdeu importância por isso . Criação de novos estados e repartição nacionalidades e insatisfação deram motivo para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.

Para muitos autores as retaliações conduziram a Alemanha ao nazismo .

Encerrava-se o período de hegemonia européia e iniciava-se o da hegemonia americana . Fim dos impérios alemão , austro-húngaro e turco-otomano . Rússia desenvolve sua política bolchevista . Crise do capitalismo liberal e das democracias liberais com ascensão de regimes totalitários .



A REVOLUÇÃO RUSSA:



País agrícola . terras controladas pelos boiardos , grandes proprietários e camponeses viviam em regime de servidão feudal . Poder político absolutista concentrado pelo imperador (czar) , da dinastia Romanov no poder desde 1613 . Monarquia autoritária e centralizadora era sustentada pela aristocracia agrária e excluía povo e burguesia .Rússia no final do século XIX tinha ainda todos os elementos do chamado Antigo Regime ainda presentes .

Czar Alexandre II ( 1855-1881) aboliu a servidão em 1861 , eliminando a dívida dos mujiks ( camponeses) , mesmo assim foi assassinado, por revolucionários radicais ( niilistas ) . Camponeses migraram em massa para as cidades , engrossando o número de desempregados e diminuindo o salário dos trabalhadores .

A contradição entre esta massa proletária que vivia em condições muito precárias e a burguesia monopolista foi a maior razão do conflito social e causa das revoluções de 1905 e 1917 .

Czar Alexandre III ( 1881-1894) , estimulou a industrialização sem alteração da base oligárquica . Severa repressão contra anarquistas e marxistas , através da Okrana ( polícia política) .

Czar Nicolau II ( 1894-1917) continuou a industrialização altamente concentrada ( monopolista e dependente de capitais estrangeiros ( alemães , ingleses e franceses ) . A Industrialização , forma base operária urbana no final séc. XIX, bem como uma burguesia ainda fraca , alijada do poder político . No campo, a propriedade privada levou ao surgimento de camponeses ricos os kulaks que passaram a explorar a maioria

1905 derrota em guerra com Japão e perda da Manchúria enfraquece o czarismo e põe fim a seu projeto expansionista-imperialista .

Revolução de 1905

Causada pelo agravamento da crise econômica russa devido à derrota na guerra russo-japonesa ( 1904-1905) .

Domingo Sangrento - Em 22 de janeiro de 1905 populares fizeram manifestação pacífica frente ao Palácio de Inverno de S. Petersburgo , mas foram atacados por tropas imperiais e centenas morreram . O episódio desacreditou a monarquia a aumentou os protestos . Ocorreram greves operárias e a revolta de marinheiros de um navio de guerra , o encouraçado Potemkim . A situação foi controlada , mas os operários se organizaram em sovietes ( conselhos de opera´rios) , que seriam decisivos na Revolução de 1917 .

Monarquia tenta se constitucionalizar com a criação da Duma , um parlamento eleito pelo voto , mas o czar tudo faz para que ela não tivesse poder efetivo.

Na corte um monge charlatão , chamado Rasputin passa a intervir nos assuntos políticos e predomina a desmoralização e a corrupção. Rasputin foi assassinado em 1916 pelo príncipe Yusupov.

Principais forças políticas

Democratas constitucionais ou cadetes - defendiam um regime democrático liberal e parlamentar nos moldes da Europa Ocidental . Representavam a burguesia ;

Populistas ( ou narodniks) - Defendiam a tomada violenta do poder através de uma revolução socialista , com a instauração de um socialismo agrário , co base nas comunidades rurais . A Rússia passaria direto do feudalismo para o socialismo .

Social democratas ( ou marxistas ) , baseando-se em Maex e Engels entendiam que era necessário passar pelo Capitalismo para atingir o Socialismo . Revolução só iria ocorrer com a formação da classe operária urbana organizada politicamente . Os social democratas dividiam-se em dois grupos :

mencheviques ( em russo minoria) – transformação do czarismo em democracia burguesa, com a Duma e somente depois de amadurecido o capitalismo ocorreria a passagem para o socialismo – Martov e Plekhanov .

bolcheviques ( em russo maioria ) – defendiam a revolução socialista e a instalação da ditadura do proletariado , com a aliança entre operários e camponeses , governo dos soviets – Lênin .

Rússia e a Primeira Guerra Mundial - participou ao lado da Tríplice Entente com França e Inglaterra . Rússia esperava rápida vitória e domínio nos Balcãs , mas seu exército mal equipado sofreu seguidas derrotas que levaram à piora da situação econômica do país .A produção agrícola caiu e estimulou o êxodo do campo , aumentando o desemprego nas cidades .

Derrotas sofridas pela Rússia na Primeira Guerra Mundial agravaram as contradições internas do Império Russo e abalaram o regime czarista , contribuindo para a eclosão e o sucesso da Revolução Russa de 1917 .

Revolução menchevique fevereiro de 1917 –

Em fevereiro de 1917 greves e revoltas se multiplicaram, principalmente em Petrogrado . As tropas enviadas para reprimir as revoltas acabaram aderindo ás mesmas Os partidos de esquerda se organizaram nos sovietes , conselhos de trabalhadores. Com as revoltas nas ruas e o exército amotinado o Czar Nicolau II renunciou em 27 de fevereiro de 1917 .

Duma organizou um governo provisório , presidido pelo príncipe Lvov . Bolcheviques como Lênin e Trotsky retornam ao país pregando o fortalecimento dos sovietes .

Mencheviques assumem o poder em maio , com Alexander Kerensky . Mantém a Rússia na Guerra e iniciam governo liberal .

revolução bolchevique – outubro de 1917 –

Bolcheviques oposição ao governo com as Teses de Abril - Paz ( queriam a saída da Rússia da guerra ) , Terra ( reforma agrária) e Pão ( regularizar o abastecimento interno ) ; nacionalização dos bancos , controle operário das fábricas e para isso era necessário dar " todo o poder aos sovietes". Trotsky recruta uma milícia revolucionária , a "Guarda Vermelha " .

Em 24 de outubro de 1917 a guarda vermelha toma Petrogrado e o movimento se espalha pelo país . Governo Kerensky cai e assume Lênin ( presidente ) , Trotsky ( negócios estrangeiros ) e Stálin ( negócios internos) .

O órgão supremo passa a ser o Conselho dos Comissários do Povo . As indústrias e os bancos são nacionalizados . As terras no campo redistribuídas e a Rússia sai da 1ª Guerra com um armistício feito em Brest-Litovsky , cedendo alguns territórios da Letônia, Lituânia , Estônia , Finlândia, Ucrânia e Polônia.

GUERRA CIVIL 1918-1921 . Oposição procura derrubar o novo governo formando o exército branco ( czaristas e cossacos apoiados por franceses , ingleses , americanos e japoneses ) , contra exército vermelho . Vitória dos comunistas .

NEP nova política econômica 1921 – Situação econômica era grave devido a crises de abastecimento e revoltas dos camponeses , pelos confiscos da produção agrícola . Lênin adota a NEP - liberdade de comércio , indústrias privadas com menos 20 trabalhadores , venda livre da produção agrícola “ um passo atrás para dar dois passos à frente” . medidas capitalistas para reerguer a economia e preparar o socialismo .

1923 - URSS - forma-se a URSS . 1924 morre Lênin . Inicia-se disputa de poder entre Trotsky( idéia de revolução internacionalizada ou permanente ) e Stálin ( socialismo num só país, consolidação do sistema na Rússia em primeiro lugar ) .



GOVERNO DE STALIN

Stálin vence em 1927 e implanta totalitarismo , socialização total e modernização da economia via Planos quinquenais feitos pela Gosplan , agência de planificação estatal , prioridade para indústria pesada; coletivização forçada do campo, desaparecimento da pequena propriedade e substituição pelas fazendas coletivas ou cooperativas (kolkhozes) e estatais ( sovkhozes) , Partido comunista , partido único . Perseguição aos adversários , inclusive Trotski , assassinado no México em 1940 . Grande terror a partir de 1934. Gulag , "processos de moscou" entre 1936 e 1938 prisão e julgamento dos inimigos políticos de Stalin . Intenso desenvolvimento do culto à personalidade .



CRISE DE 1929



EUA pós primeira guerra maior potência mundial . Maior mercado de consumo. Economia liberal . De devedores de US$ 3 bilhões , passaram a credores de US$11 bilhões . Prosperidade econômica generalizada convivendo com uma renda ainda muito concentrada .

Entrando em 1918 na guerra tiveram poucos mortos e feridos e sua indústria não sofreu ataques , ao contrário a produção foi estimulada para o fornecimento de armamentos . No pós guerra pagamentos de armas estimularam a economia . No campo a modernização levou à superprodução que baixou os preços dos produtos e provocou desemprego.

Automatização da produção impedia maior aumento de salários e limitava crescimento dos empregos . Recuperação na Europa diminuía as exportações e aumentava concorrência no mercado internacional .

Expansão do crédito e empréstimos estrangeiros levou à superprodução frente a uma capacidade limitada de consumo , gerando aumento explosivo de estoques e especulação na bolsa de valores com preços irreais das ações . Milhares de pessoas investiram suas economias em ações que não tinham valor . Quando começaram a perceber isto , todos começaram a vender suas ações e a bolsa quebrou .

CRASH DA BOLSA DE NOVA YORK EM 24.10.1929

Índice 100 em 1926, 220 em 1929 e 39 em 1932. Cerca de 85000 empresas faliram e 4000 bancos quebraram . Os desempregados chegaram a 12 milhões . A Bolsa de Valores estava quebrada e o capitalismo em cheque .

Crise abalou liberalismo e estimulou intervenção na economia . Crise internacionalizou-se com repatriamento de capitais para os EUA e redução das importações americanas , causando quebradeira na Europa , depressão geral, desemprego , crise social , e corrida armamentista . Na Europa crise estimulou crescimento de governos fortes de direita ( nazi-fascista) que predominaram sobre os comunistas . A crise pouco atingiu a Rússia que estava fechada à economia mundial .

No Brasil gerou superprodução de café e aumento da substituição de importações. A mesma situação ocorreu em outros países exportadores de produtos primários como Argentina, Nova Zelândia , México ) . Na América Latina estimulou populismo .

NEW DEAL

Política de recuperação econômica – presidente F.D. Roosevelt . O liberalismo clássico de Adam Smith , cedeu lugar a uma maior intervenção na economia , a economia keynesiana ou neocapitalismo . Inspirada em John Maynard Keynes , visava recuperar a economia mediante emissão controlada de moeda, e estímulo ao consumo . Distribuição de dinheiro aos desempregados , leis de atendimento social .

Na área agrícola renegociação de dívidas dos agricultores e até pagamentos para não plantar , reduzindo a oferta e elevando os preços . Eliminação de culturas antieconômicas e maior crédito agrícola .

Na área industrial , limitaram-se os monopólios através de códigos de justa concorrência e do combate á superprodução .

Na área social , para combater o desemprego obras públicas foram iniciadas , estimulou-se o desenvolvimento de novas atividades , a liberdade sindical e o direito de greve .

Plano foi bem sucedido e em 1939 os EUA já tinham recuperado plenamente a sua economia .

A crise de 1929 levou ao fim do Capitalismo Liberal . O Estado passou a intervir na economia com estratégias de planejamento e controle , política de subvenções , aumento da participação do Estado na economia , controle monetário . Surgiram novos métodos de organização da produção e do comércio em escala internacional .

NAZISMO E FASCISMO

Quebra da Bolsa de Nova York e a Grande Depressão que se seguiu , geraram crise mundial , para muitos o colapso do Capitalismo . O New Deal de Roosevelt representou o aumento da intervenção do Estado na economia e o declínio do liberalismo.

Alemanha e Itália por sua formação tardia como nações praticamente ficaram de fora da corrida colonialista do século XIX o que acirrou a rivalidade com a Inglaterra e França . A Alemanha que já tinha se lançado na I Guerra Mundial justamente devido a estas rivalidades teve sua situação agravada com a derrota e as reparações que guerra que foram a ela impostas .

Situação de crise na Europa fomentou o surgimento de regimes políticos nacionalistas e amplamente intervencionistas e totalitários de direita , o fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha . Na Espanha ( franquismo ) e em Portugal ( salazarismo ) ocorreram formas atenuadas de totalitarismo .

Pontos comuns entre fascismo e nazismo :–

Totalitarismo –subordinação do indivíduo ao Estado. " Nada deve existir acima do Estado , fora do Estado e contra o Estado " .

Expansionismo - "espaço vital" , assegurado através da conquista de territórios .( Áustria , Sudetos, Corredor Polonês , etc ) .

Anticomunismo - comunistas culpados pelos problemas nacionais ;

Militarismo - guerra como forma de fortalecer e regenerar a nação e universalização da disciplina e hierarquia ;

Nacionalismo - supremacia do interesse nacional , acima de qualquer interesse individual ,

Identidade entre partido e nação . Partido único representava o Estado

Autoritarismo . Dentro do partido predominava um ditador , líder com autoridade indiscutível , o Duce ou o Fuhrer .

Idealismo , transformações sociais dependiam dos instintos e anseios ;

Romantismo – crença na fé, auto-sacrifício e heroísmo e na força para solucionar os problemas nacionais . Luta por uma causa . Razão em segundo plano .

Propaganda como instrumento de persuasão .

Corporativismo só o italiano . Racismo ( anti-semitismo e teoria da raça pura ariana ) e teoria do espaço vital , só o alemão.

FASCISMO ITALIANO

Itália no pós guerra vencida no campo dos vencedores, insatisfeita com partilha . Cerca de 700.000 mortos e nenhum ganho expressivo territorial Com a crise econômica cresce o comunismo e para combatê-lo formam-se grupos armados de direita . Crise parlamentar . Os grupos armados acabam se tranformando em um partido de massa , o fascista , apoiado pelos grandes capitalistas .É o Partido Nacional Fascista , fundado em 1919

Em agosto de 1922 a CGT - Central Geral dos Trabalhadores organizou uma greve geral contra a crise e a violência fascista contra os sindicatos .

Em resposta Mussolini realizou a Marcha sobre Roma em 28.10.1922 – 50.000 camisas negras ocupam Roma . Governo renuncia e Mussolini torna-se primeiro ministro controlando Estado .

Eleições fraudulentas em 1924 deram ao Partido Fascista maioria parlamentar . Oposição denunciou fraudes , liderada pelo deputado socialista Mateotti que acabou assassinado .

Em 1925, com as leis Fascistíssimas , Mussolini tornou-se Duce e implantou o Estado Totalitário Fascista , com partido único , fechamento dos sindicatos , jornais , criação da polícia política .Oposição eliminada . Partido Comunista na clandestinidade e seu líder Antonio Gramsci , morreu na prisão . Em 1927 carta de trabalho e em 1929 acordo de Latrão com igreja resolvendo Questão Romana . Criado o Estado do Vaticano e catolicismo transformado em religião oficial .

Corporativismo negava a existência da luta de classes e delegava ao Estado uma função corporativa de harmonização dos interesses conflitantes entre trabalhadores e empresários , através de corporações .

Economia com proibição de greves e repressão voltou a crescer até 1929 . Aumenta o estatismo , busca-se o crescimento da indústria nacional e a diminuição do desemprego com um programa de obras públicas . Com a crise de 29 , Mussolini intensificou a produção de armamentos , invadiu a Abissínia ( Etiópia) e aliou-se a Hitler .

NAZISMO

1918 a 1933 República de Weimar, substituindo o regime dos kaisers . Democrática e progressista . Porém derrota na guerra, humilhação do Tratado de Versalhes e exigências nas reparações de guerra impediram recuperação econômica. .

Miséria generalizada e marasmo econômico. Oposições ao governo cresceram á esquerda e à direita . Partido comunista organizava operários e fazia greves generalizando o medo da instalação do bolchevismo entre os conservadores e a classe média .

A República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna , o que facilitou a ação das facções radicais .

Em 1919 surge Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães - NSDAP , nazista , inspirado no fascismo italiano , reunindo ex-militares ( Hitler , Hess, Goering e Rohm) e "intelectuais ( Gobbels , Rosenberg) .

Os nazistas irão se colocar contra a República de Weimar , reivindicando principalmente a anulação da “paz imposta “ e o anti-semitismo .

Em 1923 a França invadiu o vale do rio Ruhr , pois a Alemanha não estava pagando as indenizações de guerra . Os trabalhadores desta região recusaram-se a trabalhar para os franceses , obrigando o governo a emitir moeda para apoiar os trabalhadores levando à hiperinflação onde 1 dólar era trocado por 8 bilhões de marco .

Com o agravamento da situação econômica os nazistas tentam um golpe , o Putsch de Munique que fracassou , mas que deu grande publicidade ao partido.

Na cadeia por alguns meses , Hitler escreve Mein Kampf, onde define os princípios do nazismo e já apresenta os conceitos de "superioridade" da raça alemã , a teoria do Lebesraum ( " o espaço vital" ) que vai justificar o expansionismo alemão e a idéia do anti-semitismo , que resultará no Holocausto , massacre de 6 milhões de judeus durante a II Guerra .

De 1923 a 1929 economia se recupera , principalmente em virtude de empréstimos americanos e ingleses . Mas a crise de 1929 atinge em cheio a economia alemã levando a 6 milhões de desempregados .

Partido Nazista cresce e forma organizações paramilitares , as SA ( Rohm) e as SS ( Himmler) , financiadas pela burguesia e pela Itália .

Nas eleições de 1932 com a vitória dos nazistas o Presidente Von Hindenburg nomeia Hitler primeiro ministro , pois era líder do maior partido alemão . No poder Hitler manobra para mandar sozinho . Os nazistas montam uma farsa o incêndio do Reichstag (parlamento) , culpando os comunistas , acusados de articularem um golpe . Deputados e líderes de esquerda presos e levados para campos de concentração ..

Os pilares do nazismo são construídos , a SS polícia política , a Gestapo , polícia secreta e a propaganda conduzida por Joseph Goebbels , que controla imprensa, rádio , cinema, literatura e artes e até o lazer com a organização " Força pela Alegria"

Com a vitória nas eleições de 1933 é proclamado o III Reich e em 1934 com a morte do presidente Hindenburg , Hitler adota o título de Fuhrer .

1934 Noite dos Longos Punhais oposição no partido com as SA dominada , com o assassinato de 70 líderes e 5 mil outros nazistas .

1935 Estado Nazista mantém as instituições da República de Weimar porém adotando rígida centralização unitária . Estado e Partido se confundem . Forças políticas de oposição são confinadas em campos de concentração . Inicia-se a perseguição aos judeus .

Juventude Hitlerista reúne os jovens que recebem educação física , cívica e paramilitar nos moldes do nazismo .

Ministério da Propaganda a cargo de Goebbels inicia extenso programa de doutrinação . Imprensa, rádio, cinema , literatura e artes são controladas . Até o lazer é controlado pelo Estado com a organização "Força pela Alegria" .

Economia submetida a forte dirigismo estatal com programa de obras públicas ( 1933/37) e programa de rearmamento ( 1937/41) . Greves são proibidas .

1936 Adotado o serviço militar obrigatório e ocupação militar do Sarre .

1936 ocupação Renânia região desmilitarizada violando Tratado Versalhes.

Na Olimpíada de Berlim, em 1936, um atleta negro norte-americano chamado Jesse Owens conseguiu quatro medalhas de ouro, tornou-se o grande vitorioso dos Jogos e atrapalhou a imagem que a Alemanha e seu governante, Adolf Hitler, pretendiam que o evento tivesse. Isso se deu porque as concepções raciais do nazismo pregavam a superioridade ariana e não admitiam a vitória de um negro sobre brancos.

Inconformado , Hitler abandonou o estádio ao serem anunciadas as vitórias do universitário negro, Jesse Owens, que recebeu quatro medalhas.

1938 Anchluss ocupação Áustria . setembro conferência de Munique ocupação dos Sudetos da Tchecoslováquia autorizada pela França e Inglaterra . “lebensraum “espaço vital , doutrina da superioridade ariana, colocada em prática .





Período entre guerras 1917-1939



1931- Japão controla Manchúria , região chinesa . Objetivo era de obter riquezas para a expansão da sua indústria . Depois irá assinar um pacto anti-comunista com Alemanha e Itália , abrindo caminho para a formação do Eixo .

.1935 Itália invade Etiópia e a Liga das Nações nada faz . Em 1937 Japão intensifica o conflito com a China e em 1939 Itália invade a Albânia .

Período marcado por crise do capitalismo , crise do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo .



Guerra Civil Espanhola

Espanha no século XIX perdeu suas colônias . No final do século XIX setores liberais e populares passam a exigir a liberalização do regime . Em 1921 tropas espanholas são derrotadas no Marrocos . Em 1923 , um golpe militar liderado pelo General Primo de Rivera , instaura uma ditadura de tendência fascista que dura até 1930 .

Revolução cruenta fundou república em 1931 – Frente Popular de esquerda – republicanos, comunistas e socialistas contra direita formada pela Falange exército, igreja católica e alta burguesia.

Em fevereiro de 1936 eleições dão a vitória para a Frente Popular . Militares monarquistas formam a União Militar Espanhola dando início á conspiração contra o governo .

Início guerra em julho de 1936 , Gal Francisco Franco luta a partir de Marrocos , com apoio da Alemanha e Itália , contra os republicanos com apoio reduzido da Rússia e Brigadas internacionais

Guernica obra prima de Picasso retrata terror guerra . Bombardeio aéreo a uma população urbana .

1939 março - Fim conflito , 1 milhão de mortos e início da ditadura de Franco , que embora de direita não colaborou com os nazistas .

Hitler e Mussolini , associados a Franco puderam testar os novos armamentos .

Portugal

Monarquia portuguesa derrubada em 1910 por setores burgueses liberais apoiados pelas forças armadas . Instaurou-se um Governo Provisório , que separou a Igreja do Estado e tomou algumas medidas moralizadoras .

Em 1917 os conservadores deram um golpe de Estado , mas a instabilidade política continuou . Em 1926 os militares instauram uma ditadura nacionalista . Em 1928 o General Carmona estabelece um novo governo militar e em 1933 seu ministro da Fazenda Antonio de Oliveira Salazar dá um golpe de Estado e implanta uma ditadura de direita que segue o modelo fascista italiano .

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



causas – descontentamento pós 1a guerra : Alemanha ,Itália e Japão . Tratado de Versalhes causou ressentimentos e fonte de novos conflitos ; fracasso da Liga das Nações ; Crise 29 ; Surgimento Nazismo e Fascismo contra o comunismo ; política de apaziguamento França e Inglaterra mais preocupados com expansionismo soviético.

causas imediatas : Expansionismo alemão. Hitler em 1935 reincorporou o Sarre à Alemanha , restabeleceu o serviço militar obrigatório e reocupou militarmente a Renânia ( zona desmilitarizada com a França) .

Hitler e Mussolini selam uma aliança , ( Eixo Roma - Berlim)

No Oriente o Japão invade a região da Manchúria na China em busca de riquezas necessárias para a sua indústria e aproxima-se do Eixo . A passividade geral , animou Hitler a novas investidas .

Em 1938 Hitler invade a Áustria anexando o território ,o Anchluss .

Conferência de Munique set.1938 – entrega Sudetos (Tchecoslováquia) a Hitler por França e Inglaterra ( Chamberlain e Daladier) . Pretexto era de que nos Sudetos a maioria da população era alemã .

Pacto Germano soviético, firmado entre Hitler e Stálin de Não Agressão e Neutralidade por 5 anos . Hitler ambicionava retomar o corredor polonês ( faixa que separava a Alemanha da Prússia Oriental , por decisão do Tratado de Versalhes) e o porto de Dantzig , que dava à Polônia saída para o mar . A Alemanha permitiria a ocupação russa dos Estados Bálticos .

Inglaterra e França deixaram claro que a invasão da Polônia seria uma declaração de guerra . O Pacto Nazi Soviético garantiu a Hitler a neutralidade da Rússia na invasão da Polônia.

1939 - INÍCIO DA GUERRA

Início guerra : 1.9.1939 – invasão Polônia . Britzkrieg, vitória em 3 semanas . Período inicial sem grandes batalhas , pois todos estavam ainda se preparando .

1940 Hitler inicia invasão fulminante com ataques em massa com os blindados ( Panzer ) e a aviação .

9 abril alemães invadem Dinamarca e Noruega 10 maio invasão Holanda e Bélgica , onde houve a retirada de Dunquerque dos aliados em 28.05.

Invasão França – linha Maginot facilmente rompida . 14 julho Paris tomada . 17 julho França capitulou – divisão 2 partes – zona ocupação nazista e zona livre controlada pelo governo colaboracionista de Vichy – Mal. Petáin . Resistência continua com Gal Charles de Gaulle em Londres . Italianos entram na guerra em 10.06.

Batalha da Inglaterra : 8.8. a 27.9.1940 Luftwaffe contra Raf. uso do radar. Cerca de 40.000 civis foram mortos nos bombardeios , mas a RAF venceu . Disse Churchill , "nunca tantos , deveram tanto , a tão poucos" .

Em setembro de 1940 é formado o Eixo , pacto entre Alemanha , Itália e Japão . Em dezembro de 1940 Itália invade o Egito , mas não consegue vencer os ingleses .

1941 – Alemães tomam Bulgária , Iugoslávia e Grécia, preparando-se para a invasão da Rússia , mas Rommel fracassa no Egito, impossibilitando controle Mediterrâneo.

Invasão da Rússia - Operação Barbarossa - 22.6.1941 Hitler invade Rússia buscando minérios , petróleo e eliminar frente oriental. Invasão feita sem declaração de guerra e traindo o pacto de Não Agressão . Espalha tropas em 3 frentes por 2900 km . Leningrado norte , Moscou centro e Cáucaso sul . Avanço fulminante chega até Moscou .

No oriente o Japão ataca a China e as colônias francesas ( Indochina) e inglesas ( Birmânia) , ameaçando a Índia .

Pearl Harbour - Set 1940 ataque japonês a Pearl Harbour , entrada na guerra dos EUA , que abandonam seu isolacionismo . Guerra torna-se mundial.

14.08.1941 . Carta Atlântico – Churchill e Roosevelt definindo pós guerra .

1942 – Início da Contra Ofensiva Aliada - Japoneses conquistam Filipinas, mas perdem em Guadalcanal, Mar do Coral e Midway . No final do ano aliados iniciam avanço na África .

1943 – fev – derrota alemã em Stalingrado reverte guerra para os russos. Alemães ( Rommell) e italianos são derrotados no norte africano , cuja batalha mais importante foi El Alamein . Argélia e Marrocos conquistados em maio .

Em julho aliados invadem Itália e em setembro Itália rende-se . No começo de 1944 , com alemães em seu território. Mussolini é capturado e morto.

Conferência de Teerã – nov/dez 1943- Roosevel, Churchill , Stálin - definem no pós guerra a Alemanha dividida e supremacia russa Europa do leste ( anexação da Letônia, Estônia e Lituània e leste da Polônia ) . Acertam também o desembarque na França e o ataque russo pelo leste .

1944 – Rússia liberada e ingleses tomam Grécia.

Dia D - 6.6.1944 dia D – desembarque Normandia . Alemães agora enfrentam 3 frentes . Em agosto Paris libertada . setembro – Reno alcançado. alemães usam bombas v-2 .

Na frente oriental , Romênia , Hungria e Bulgária se retiram da guerra . A Iugoslávia é libertada pelos guerrilheiros de Joseph Broz Tito em outubro de 1944 , com auxílio de tropas soviéticas e búlgaras .

1945 fev – Conferência de Yalta – fev . Roosevelt , Churchill e Stálin – Rússia fica com Europa Oriental e influência sobre parte da Coréia .

Na Itália alemães se rendem em abril. Em janeiro russos libertam a Polônia e avançam sobre a Alemanha . Hitler suicida-se em 30.04.45.. Em 2 maio russos tomam Berlim . Em 7/05 alemães rendem-se .

Guerra no Oriente continua . Japoneses resistem de todas as formas inclusive com pilotos suicidas , os kamikazes . Em 6/08 bomba atômica em Hiroshima e 9/08 em Nagasaki . 14/08 rendição japonesa.

Conferência de S. Francisco – criação ONU – Reunindo 50 nações . Conselho segurança órgão mais importante com 5 membros permanentes - EUA, URSS , Inglaterra , China e França com direito a veto e 10 membros rotativos eleitos pela Assembléia Geral por 2 anos , Assembléia Geral ( todos os países) , Fao, Unesco, Oit, Unicef, Cepal, Fmi, OMS, GATT depois OMC, Corte Internacional Justiça, Conselho Tutela, BIRD (Banco Mundial).

Conferência Potsdan – 17.7.45 – Stalin, Churchill depois Atlee e Truman . Alemanha perde territórios para Rússia e Polônia ( Dantzig) . País dividido em 4 zonas de ocupação., na prática em Alemanha Ocidental e Oriental , mesmo procedimento adotado em Berlim . Criação do Tribunal de Nuremberg, para julgamento dos nazistas .



Consequências da guerra : milhões de mortos :URSS ( 50 milhões) , China ( 6 milhões ), Alemanha ( 4 milhões ) Japão ( 1,2 milhão ) EUA ( 300.000 ).

Europa perde a hegemonia sobre o mundo sendo substituída pelos EUA e URSS , sendo o mundo dividido em dois blocos socialista e comunista , em confronto para aumentar suas respectivas esferas de influência , dando início à Guerra Fria . Consolida-se o socialismo na Europa do leste .

GUERRA FRIA :



conceito – confronto indireto entre EUA e URSS. corrida armamentista e tensão crescente com risco de conflito nuclear . Fim 2ª guerra marca declínio da Europa e consolidação duas superpotências rivais .

ANOS QUENTES 1947-1953

Doutrina Truman EUA interviriam em qualquer parte do mundo ameaçada pela expansão comunista . Evitar a teoria do dominó . Cordão sanitário – rede bases para cercar países comunistas . Dominação russa na Europa chamada de "Cortina de Ferro" por Churchill .

Grécia guerra civil iniciada por partsans comunistas , intervenção americana em 1949 .

Bloqueio Berlim - reação russa contra unificação territórios aliados . Soviéticos fecharam os acessos rodoviário e ferroviário à cidade que ficava no interior da zona soviética de ocupação . Ponte aérea foi criada pelos aliados para abastecer a cidade o que gerou situação de grande tensão . 1949 – criadas Alemanha ocidental (RFA) e oriental(RDA) . 13.08.61 início muro Berlim, derrubado em 1989.

Plano Marshall – plano de investimento e recuperação econômica. parte da estratégia de conter a expansão soviética . Investimentos dos EUA na Europa. Início integração européia . Benelux 1948 – União alfandegária entre Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo .

Russos respondem com o Comecon - Conselho de Assistência Econômica Mútua em 1949 , bem mais modesto que o Plano Marshall .

EUA criam em 1949 em conjunto com os países europeus em abril de 1949 a OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte , pacto militar entre os países da Europa Ocidental e da América do Norte . ( EUA, França, Bélgica, Canadá , Países Baixos , Dinamarca , Reino Unido , Luxemburgo, Noruega, Finlândia, Itália e Portugal e depois Alemanha , Grécia e Turquia ) .

Os países filiados à Otan se comprometem a ajudar mutuamente o aliado que sofrer ataque ou ameaça .

Os russos respondem em 1955 com a criação do Pacto de Varsóvia aliança militar reunindo os países do leste . ( URSS, Polônia, Tchecoslováquia , Hungria, Albânia , Bulgária , Romênia e depois Alemanha Oriental . ) O Pacto de Varsóvia será desfeito no início dos anos 90 .

Porém a integração econômica européia continua com a criação da Ceca em 1951 – Comunidade Européia do Carvão e Aço – França, Alemanha, Itália e Belgica , Holanda e Luxemburgo . Depois foi criada a Euratom em 1955 integrando os esforços de pesquisa em energia atômica , culminando com o . Mercado Comum Europeu em 1957 .

Revolução Chinesa - 1949 . Após a Segunda Guerra Mundial China voltou a ser dirigida por Chiang Kai Shek , chefe da facção de direita conhecida como nacionalista . Porém crescia o ofensiva político militar dos comunistas liderados por mao Tse Tung que em 1° de outubro de 1949 proclamaram a República Popular da China , que passou a ser organizada em moldes comunistas , com apoio soviético . Chiang Kai Shek refugiou-se na ilha de Formosa ( Taiwan) e ali instalou a República da China .

Guerra Coréia – Coréia pós 45 dividida em norte e sul. 25/6/1950 norte ataca com apoio Rússia e China . Americanos enviam 142.000 soldados. Em julho de 1953 armistício após 3 milhões mortos.

Macarthismo – perseguição aos comunistas nos EUA , liderado por Joseph Macarthy auge caso Rosemberg – físicos judeus acusados de espionagem .

PERÍODO DE COEXISTÊNCIA PACÍFICA 1953-1959

1953 morte Stálin e fim guerra coréia diminuem tensão. Inicia-se período de coexistência pacífica até 1959 . Líder soviético Nikita Kruschev e os presidentes americanos Eisenhower e Kennedy amenizam relacionamento , mas continua a escalada nuclear .

Russos intervém Hungria em 1956 e Tchecoslováquia em 1968 . Americanos na Guatemala e Rep. Dominicana .

Crise mísseis Cuba - Revolução Cubana em 1959 com domínio de Fidel . Americanos fracassam na retomada com a invasão da baía dos porcos em 1961. Fidel autoriza instalação de mísseis nucleares em Cuba , causando o maior risco de uma guerra nuclear na história. Com ameaças de Kennedy os russos recuam .

Conquista espaço russos saem na frente 1957 Sputinik I e 1961 Gagarin . americanos vencem com vôos lunares em 1969 .

Guerra Vietnã – continuação da Guerra Indochina 1946 a 1954. Franceses derrotados. Conferência genebra definiu eleições gerais em 1956 , mas acordos não cumpridos foi a principal causa da guerra . 1961 início envio tropas americanas com auge em 1968 , 500.000 americanos. 1970 conflito generaliza-se pelo Laos e Cambodja . 1973 americanos saem e 1975 vitória norte-vietnamita . 1976 país reunificado.

Guerra Afeganistão – 1978 militares esquerdistas tomam o poder e muçulmanos reagem . 1979 intervenção soviética até 1989 . 1992 rebeldes vencem guerra e posteriormente irão implantar no país um regime totalitário baseado no domínio do Taliban .

Distensão ( Detente) – 1972 – Nixon visita China e assina Salt 1 com Brejnev e 1979 Carter assina Salt 2 . Acordos bilaterais de desarmamento .

Guerra nas estrelas – governo Reagan em 1980 retoma escalada armamentista , mas Guerra Fria acaba em 1991 com o fim da URSS.

Olimpíadas

As Olimpíadas de Moscou e de Los Angeles sofreram boicotes por parte de alguns países. Os Estados Unidos recusaram-se a ir a Moscou, em 1980 em atitude crítica à invasão do Afeganistão e os soviéticos e representantes de alguns outros países decidiram não participar dos Jogos de Los Angeles, em 1984 em retaliação ao boicote anterior .

A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois Estados.



O fim da URSS transformou os EUA na única superpotência mundial . No contexto das relações internacionais houve a consolidação dos blocos econômicos. O principal deles é a União Européia que representa a integração social e econômica com a maioria dos países da Europa , inclusive da Europa Oriental após o fim do Pacto de Varsóvia .

Nas Américas , EUA , Canadá e México formaram o NAFTA - Tratado de Livre Comércio da América do Norte , estando em processo de constituição um mercado comum de todas as américas que seria a ALCA , porém com muitas dificuldades dado o grande poderio econômico representado pelos EUA . No Oriente consolidou-se o bloco do pacífico sob a liderança do Japão. A China vem abrindo progressivamente sua economia ao mundo capitalista , tornando-se grande plataforma de exportação , porém em termos de política continua sob férreo controle do partido comunista .

A situação internacional sofreu substancial alteração após o dia 11 de setembro de 2001 com os atentados ocorridos ao World Trade Center em Nova York e ao Pentágono em Washington . Os atentados que surpreenderam os EUA e o mundo revelaram uma agressiva e inesperada estratégia terrorista do grupo Al Qaeda e de Osama Bin Laden .

A partir dos atentados os EUA , sob a liderança do presidente Bush desenvolveram nova estratégia de atuação internacional , passando a agir em todo o mundo no ataque a grupos terroristas e a governos que os apoiam . Esta estratégia resultou na Guerra do Afeganistão , para retirar do poder a milícia Talibam e em março de 2002 o ataque ao Iraque , para derrubar o governo de Saddam Hussein em uma ação feita á revelia do Conselho de Segurança da ONU , com o oposição de China , Rússia , Alemanha e França e contra forte pressão da opinião mundial .

Diferentemente do Afeganistão onde a população de modo geral aprovou a ação internacional , no Iraque , terminado o período de conflito instalou-se fase de grande instabilidade , com continuidade de ataques armados contra as tropas americanas , provocando baixas mais elevadas que na própria guerra e marcada pela grande hostilidade da população contra a ocupação.



DESCOLONIZAÇÃO AFRO-ASIÁTICA



Causas: despertar nacionalismo; desenvolvimento local; declínio poderio europeu pós 2a guerra; fundação ONU ; ajuda na guerra; interesses EUA e URSS por diferentes razões . A libertação ocorreu por guerra ou concessão de autonomia.

CONFERÊNCIA DE BANDUNG 1955 – Tito , Nasser e Nehru . 29 nações afro-asiáticas – anti-colonialismo, anti-imperialismo e não alinhamento.

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA

ÍNDIA- Colônia inglesa. Mahtma Ghandi – precursor independência defendeu a desobediência civil e a não violência, resistência passiva . Independência gerou 3 países: Índia, Paquistão Oriental (Bangladesh, depois Bengali) e Paquistão Ocidental.

A grande questão contemporânea entre Índia e Paquistão refere-se à região da Caxemira , uma região dividida e com território sob controle de três países , Paquistão , Índia e China e disputada pelos dois países e que já provocou três guerras desde 1947 . A Caxemira indiana é de maioria islâmica , tal qual o Paquistão .

O grande problema é que o conflito envolve dois países detentores de armas atômicas .

INDONÉSIA- Guerra contra Holanda, fim em 1949 com Sukarno . Em 1966 golpe militar início da ditadura Suharto até 1988 . Indonésia anexou Timor Leste em 1975 após independência de Portugal. Em 1999 após queda Suharto por acusações corrupção e nepotismo, Timor decidiu pela independência e foi destruída por milícias. Tropas ONU garantem organização de novo país. 2 prêmios Nobel paz em 1966 – bispo D.Carlos Felipe Gimenez e José Ramos Horta.

DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA – nos anos 50 a 70 maior parte dos países buscaram socialismo africano com aproximação da URSS. O fim da URSS em 1989 obrigou países a recorrer ao FMI e Banco Mundial. Geração nacionalistas – Patrice Lumumba (Congo Belga), Antonio Agostinho Neto(Angola), Samora Machel (Moçambique) , Leopoldo Senghor (Senegal), Julius Nyerere(Tanganica),Jomo Kenyatta(Quênia).

ARGÉLIA – Guerra de libertação contra França de 1954 a 1962. Conflito violento , com mais de 1 milhão de mortos. Terminou com acordo Evian, no Governo Gal Charles de Gaulle. Em 1989 frente islâmica de salvação, ganha eleições mas golpe militar impede posse.

CONGO– Independência da Bélgica em 1960. Patrice Lumumba. Rebelião províncias do sul em Katanga. Em 1965 Joseph Mobuto, apoiado pelos EUA , dá golpe de estado implantando ditadura corrupta que sobreviveu até maio 1997 quando foi derrubado por Laurent Kabila.

RUANDA E BURUNDI– conflito entre Hutus e Tutsis . Massacre hutu em 1994 , matou 900.000 tutsis . PIB país reduziu-se à metade .

ANGOLA Início guerra contra Portugal em 1956. Movimento Popular de Libertação de Angola – Agostinho Neto, apoiada por Cuba e URSS. Frente Nacional de Libertação de Angola – Holden Roberto apoiada pela CIA e UNITA- União Nacional pela Independência Total de Angola – Jonas Savimbi apoiada pela China e África do Sul. Acordo de Alvor, após Revolução dos Cravos em Portugal, definiu independência em 1975. MPLA assumiu , mas continuou guerra com UNITA. Em abril de 2002 assinado armistício e UNITA concordou em depor as armas , após 27 anos de guerra civil .

ÁFRICA DO SUL - Criada em maio 1961, rompendo com Inglaterra . Regime racista de Apartheid . Nelson Mandela principal líder negro preso em 1963 e libertado em 1990 por Frederick de Clerk , iniciou processo de transição pacífica que acabou com apartheid e tornou-se presidente em 1994. Ambos ganharam prêmio Nobel da paz em 1994.

África contemporânea

Todos os estados africanos foram montados na Europa no século XIX segundo os interesses europeus . São portanto fronteiras coloniais , que cortam grandes culturas , não existindo nações no sentido europeu. E esta divisão é a principal causa dos conflitos. Foi a África que sofreu de forma mais intensa a ação devastadora do imperialismo , dividindo sem levar em consideração línguas e culturas .

O continente já é problemático pela natureza um terço do continente é desértico e outro terço é coberto de florestas . Hábitos culturais também são muito fortes

Rivalidades tribais e heranças do colonialismo associados às riquezas minerais do continente compõem um quadro de caos , miséria, fome e guerras.

A África é uma região extremamente rica . Mais de 60% dos diamantes e do ouro do mundo , 30% do alumínio e 35% do zinco do Ocidente . Reservas de minério de ferro , urânio e carvão . Na Zâmbia e no Zaire as maiores reservas de cobre do mundo . No Marrocos , perto de 50% dos depósitos de fosfato . Estas riquezas são o combustível da miséria no continente .

Empresas mineradoras e de diamantes financiam guerrilhas e governos. Segundo relatório ONU somente Gana, Moçambique e Uganda superaram pobreza extrema desde 1960 .

Cerca de 1,2 bilhão pessoas tem menos de US $ 1 por dia . Economia regrediu . Os 48 países da África subsaariana somados equivalem ao PIB da Bélgica.

Ajuda internacional estimulou corrupção e desperdício. Aids tornou-se epidêmica na região 24,5 milhões de infectados, 70% dos casos mundiais . Expectativa de vida em alguns países está diminuindo. Democracia no continente é rara. Eleições apenas na Namíbia, Mali,Moçambique e África do Sul.

Outro grande problema é o dos refugiados. Serra Leoa 410.000, Angola 1,5 milhão , Sudão 350.000, Etiópia 300.000 Eritréia 350.000, Somália 400.000 Ruanda e Burundi 350.000.

UNIÃO AFRICANA

A Organização da Unidade Africana OUA foi criada em 1963 , e teve algum papel no fim das guerras civis e do apartheid na Namíbia e na África do Sul . Após 1994 , perdeu importância.

Decidida em 2001 foi criada em 9 de julho de 2002 a União Africana . Inspirada no modelo da União Européia , a União Africana , substitui a Organização da Unidade Africana OUA e propõe uma ambiciosa integração continental . A UA pretende instituir um parlamento comum , um tribunal pan-africano , um banco central , fazer a união monetária do continente e manter uma força de manutenção de paz . Trata-se de tarefa ambiciosa e de difícil consecução , pois a África tem 53 países e imensas diferenças .

América Latina contemporânea

Após a I Guerra Mundial os países da América Latina passaram da influência européia para a americana .A industrialização ocorreu em alguns países , gerando uma burguesia industrial , uma classe operária forte e acelerando o processo de urbanização . A industrialização todavia , feita com capitais e tecnologia estrangeiras ocorreu de forma dependente .

Populismo e caudilhismo predominaram nas décadas de 40 a 60. Getúlio Vargas (Brasil) Perón (Argentina) ,Paz Estensoro (Bolívia) e Cardenas (México).

Populismo surgiu da crise do estado oligárquico e atendeu expectativas das camadas médias e populares. Aliou conservadorismo a mudanças sociais, mas pouco mudou.

Política de Boa Vizinhança

Após a Segunda Guerra Mundial , a política de boa vizinhança , criada pelo presidente F. Roosevelt buscava aproximação com as nações latino-americanas, enfraquecidas por um modelo econômico subdesenvolvido, numa espécie de solidariedade, com o objetivo de impor o predomínio político dos EUA e os interesses norte-americanos. Tanto que durante o século XX a América presenciará intervenções dos EUA em diversas nações, como Haiti, Nicarágua e Panamá.

Décadas 60 a 80 surgiram regimes militares devido crise econômica e social e ameaças de esquerdização . Argentina (1976-1983), Peru(1968 a 1979) Equador(1971 a 1978) , Brasil(1964 a 1985), Bolívia (diversos períodos), Uruguai (1970-1985), Chile(1973-1990).

Características comuns – anticomunismo, extinção ou controle de partidos políticos, intervenção sindicatos e suspensão eleições diretas. década 90 representou retorno à democracia . Crise econômica exige auditoria do FMI e adoção do chamado Consenso de Washington – Modelo neo-liberal. alguns buscam modelo alternativo nos moldes da “terceira via” do inglês Tony Blair. Em outros continuam governos autoritários . Na venezuela Hugo Chavez que dividiu o país no meio e conseguiu paralisá-lo e no Peru Alberto Fujimori que acabou renunciando no 3. mandato por corrupção.

Aliança para o Progresso – programa lançado em 1961 pelo governo Kennedy destinando recursos governo americano para desenvolvimento da região.

Mercosul criado em 1991 por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Área de livre comércio que hoje tem Chile e Bolívia como associados, porém pouco avançou desde sua criação , não passando de uma área de livre comércio com inúmeras restrições, principalmente por parte da Argentina.

Contrapõe-se a ele o Nafta, formado por EUA, México e Canadá. Porém os americanos querem formam um mercado comum americano , o Alca até 2005 gerando intensas discussões sobre sua conveniência , principalmente para o Brasil .

Argentina – populismo (justicialismo) com Perón entre 1946 e 1955 e 1973/74. Ditadura violenta entre 1976 a 1983 que se enfraqueceu com derrota na Guerra Malvinas com Inglaterra. Redemocratização em 1983 com Alfonsín e depois Carlos Ménem (1989 a 1999). Profunda crise econômica levou o país a uma situação de virtual falência após 1999 . O atual presidente Nestor Kirchner decretou a moratória na dívida externa , granjeou razoável apoio popular e vem tentando estabilizar a economia , mas o empobrecimento da população é uma realidade .

Chile – regime marxista em 1970 com Salvador Allende. Nacionalização minas, empresas e bancos e reforma agrária . Golpe de Estado dado por Pinochet em 1973 com ditadura e violenta repressão, mas que modernizou o país , sendo primeiro governo neo-liberal da América Latina . Pinochet acabou entregando o poder e hoje sofre processos pelos abusos cometidos em seu governo , mas a economia chilena estabilizou-se tornando-se fortemente exportadora de produtos nas quais tem vantagens comparativas como frutos , pescados , etc .

Colômbia –grave problema devido produção cocaína e por ter 40% território dominado por guerrilheiros FARC – forças armadas revolucionárias da Colômbia e exército de libertação nacional – 1 milhão de refugiados no país.

Cuba – revolução socialista derrubou ditadura de Fulgêncio Batista em 1959 e iniciou ditadura de Fidel Castro com grandes avanços educação e saúde , mas estagnação econômica . Grande oposição dos EUA , com embargo econômico . Fim da URSS obrigou o país a liberalizar economia. Porém Cuba continua com grandes dificuldades econômicas , parecendo um país que parou nos anos 1950 . Recentemente vem sofrendo racionamento de energia e houve um recrudescimento da perseguição aos opositores políticos .

Ásia contemporânea

Japão – fim 2a guerra , país derrotado e destruído Ocupação americana com Gal. Douglas Macarthur desmilitarizou o país e implantou monarquia parlamentar e reforma agrária. Expansão da China, Urss e Guerra Coréia tornaram Japão grande aliado dos EUA no oriente .País buscou tecnologia externa e desenvolveu-se rapidamente , tornando-se o 2.o PIB mundial .

China – República kuomitang em 1911 . Fim regime imperial. em 1925 luta entre kuomitang de chiang kai chek e partido comunista de Mao que foge para o interior entre 1934/35 –(longa marcha) . no pós guerra em 1949 Mao toma poder fundando República Popular da China. Kai shek foge para ilha de formosa onde funda China Nacionalista.

Grande salto para a frente 1958 – plano de industrializar a China em 15 anos . fracasso e fome . Ruptura com URSS.

Revolução cultural 1966 – rejeição valores econômicos e culturais ocidentais, culto personalidade, perseguição adversários . 1976 morre Mao e assume Deng Xiao Ping – desmaoização, abertura econômica com plataformas de exportação , mas permanece centralização política do PC. 1989 massacre paz celestial – repressão contra estudantes e trabalhadores.

China hoje :

A China constitui um mercado consumidor potencial de grande porte, tendo em vista sua enorme população; além disso, é uma das economias de maior crescimento sendo hoje o país que mais está aquecendo a demanda mundial de uma série de produtos como o aço e o petróleo .

As Zonas Econômicas Especiais são as principais áreas de expansão industrial, pois recebem maciços investimentos estrangeiros.

Apesar da expansão da mecanização no campo, grande parte da produção agrícola é controlada pela agricultura familiar. Aproximadamente 60% da população chinesa desenvolve atividades rurais.

Hong Kong, sob controle chinês desde 1997, Taiwan, Malásia, Indonésia e Cingapura são economias emergentes que estão próximas à República Popular da China na região do Sudeste Asiático.

Rússia – Guerra fria e ditadura de Stálin até 1953 . Ênfase produção de bens de capital e armamentos . 1953 morre Stalin . Desestalinização com Kruschev que reconhece crimes anteriores.

URSS apresenta dificuldades de acompanhar a evolução tecnológica dos países ocidentais particularmente no setor de bens de consumo . Produtividade das fábricas é muito baixa e qualidade dos produtos deixa a desejar . A corrida armamentista obriga os soviéticos a pesados gastos para preservar a correlação de forças , prejudicando investimentos em bens de consumo . Avanço dos meios de comunicação e globalização permitiram à população cada vez mais comparar seu padrão de vida com os ocidentais .

Burocracia e centralismo nas decisões revelavam acentuada rigidez resultando em elevada ineficiência na atividade econômica.

Em 1985 Mikhail Gorbatchev inicia Glasnost – programa de abertura política e transparência – Perestroika – plano de reestruturação econômica. fim planejamento central , permissão negócios privados , venda estatais

Mudanças políticas levaram ao fim do monopólio do PCUS . Os burocratas sentiram-se ameaçados em suas funções e tudo fizeram para sabotar o êxito das reformas , gerando confusão econômica e desgastando Gorbatchev .

No plano externo Gorbatchev obteve sucesso nos acordos de desarmamento com os EUA , recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 1990 . Em 1991 foi extinto o Pacto de Varsóvia .

No plano interno a situação complicava-se cada vez mais , com a independência em 1991 das repúblicas bálticas da Estônia , Letônia e Lituânia . Em agosto de 1991 os conservadores deram um golpe de Estado que durou apenas alguns dias e que foi desmantelado graças à condenação internacional e à resistência interna comandada por Boris Yeltsin , presidente da Rússia .

Gorbatchev foi obrigado a dissolver o Partido Comunista , acusado de ligação com os golpistas . Em dezembro de 1991 Bóris Yeltsin proclamou o fim da URSS e a formação da CEI - Comunidade dos Estados Independentes .

Causas fim URSS – corrida armamentista, avanço tecnologia e comunicações, insatisfações população.

A CEI , sob o comando da Rússia nasceu com grandes dificuldades econômicas , com a queda e desorganização da produção , a multiplicação dos conflitos étnicos e o descontrole administrativo .

Após Yeltsin , assumiu o poder Vladimir Putchin .

O Cáucaso, situado no sudoeste da Rússia, na fronteira da Europa com o Oriente Médio (Ásia), localizado entre os mares Negro e Cáspio, é uma de muitos conflitos devido á existência de diversos grupos étnicos e religiosos , havendo disputas territoriais e luta por independência política .

É grande a população islâmica das antigas Repúblicas soviéticas do Cáucaso ( Geórgia, Armênia , e Azerbaijão) e da Ásia Central ( Quirguistão, Tadjiquistão , Turcomenistão , Uzbesquistão e Casaquistão ) . Os países da bacia do Cáspio , Azerbaijão , Cazaquistão e Turcomenistão contém mais petróleo e gás que os países do Golfo . Diversos oleodutos cruzam o Cáucaso em direção à Europa .

É nesta região , onde ocorre o conflito étnico mais grave em curso na Rússia , na Chechênia , que proclamou sua independência.

O problema para Moscou não é só a luta pela independência, mas também, inserida em um contexto maior, a luta de populações muçulmanas oprimidas que buscam reparar injustiças históricas produzidas pela civilização cristã. Nesse contexto, o governo russo teme que a conotação religiosa resulte em apoio de muçulmanos de outras repúblicas à luta separatista, a exemplo da vizinha república da Ingushétia. Portanto a independência da Chechênia seria um mau exemplo para as outras vinte repúblicas e 68 regiões autônomas que compõem a Rússia . Porém dificilmente a independência da Chechênia provocaria um efeito dominó na região .

Além disso ela é importante centro de refinação de petróleo e por ela passam os oleodutos que levam o produto até a Ásia Central .

A recusa de Moscou em aceitar a separação deu início a uma guerra entre os separatistas e o exército russo , cujos desdobramentos permanecem até hoje . Os russos mantém milhares de soldados na região e atentados terroristas são executados pelos tchechenos em vários locais , inclusive em Moscou , sendo o de Beslan , na Ossétia , em 2004 o mais grave por ter ocorrido em uma escola .





EUA SÉCULO XX



1920 EUA país urbano, maior economia do mundo , grande mercado consumidor. Crise de 1929 e depressão superada pelo New Deal e 2 guerra . Pós 2a guerra país líder da economia mundial e superpotência junto com URSS. Com fim da URSS em 1991 tornou-se a única superpotência . Assumiu a posição de guardião da civilização ocidental intervindo em grandes conflitos como Guerra no golfo e guerra de Kosovo. Após atentado terrorista em 11 de setembro de 2001 modificou substancialmente sua doutrina geopolítica passando a adotar estratégia de ação preventiva que resultou na Guerra do Afeganistão e em 2003 na Segunda Guerra do Golfo em ataque isolado ao Iraque , sem autorização do Conselho de Segurança da ONU .



Extremo Oriente Contemporâneo

Cambodja- monarquia constitucional no pós guerra. 1969/70 tornou-se parte guerra Vietnã. 1975 guerrilha comunista do Khmer Vermelho domina o país e em 1976 determina ruralização forçada da população que matou 2 milhões de pessoas , 25% da população. Em 1979 vietnamitas invadiram o país instalando governo pró-soviético até 1990. Em 1991 acordo de paz em Paris marca eleições para 1993 , restabelecendo a monarquia constitucional .

Oriente Médio :

Israel –criado estado em 1948 com resolução da ONU. Início de permanente conflito com árabes que resultou em 4 guerras entre 1948 e 1973 , com Israel ocupando Gaza, Sinai, Colinas Golan, Cisjordânia e Palestina .

Na Olimpíada de Munique, em 1972, um grupo terrorista palestino invadiu a Vila Olímpica e assassinou atletas de Israel. A ousadia, a surpresa e a extrema violência do ato surpreenderam a todos.

Acordos de Camp David em 1979 firmados entre Menahen Begin e Awar Sadat sob auspícios do governo Carter , israel devolveu Sinai ao Egito e aceitou discutir autonomia palestina. Em 1982 invasão do Líbano para combater terrorismo palestino, perdurou até 2.000 . Principal organização palestina , a OLP – Organização de Libertação da Palestina liderada por Yasser Arafat estimulou Intifada, revolta palestina e conseguiu acordos em 1993 em Oslo entre Arafat e Yitzhak Rabin de devolução parcial dos territórios aos palestinos ( Faixa de Gaza e Cisjordânia ) com o objetivo de criação de um estado palestino até o final de 2000.

Porém em setembro de 2000 após visita do Gal. Ariel Sharon a área palestina em Jerusalém teve início uma Segunda Intifada que continua até os dias de hoje aparentemente sem solução .

Os judeus resolveram construir um grande muro , de 8 metros de altura , protegido por valas eletrificadas , trincheiras e guaritas , com 685 km de extensão , procurando isolar as regiões palestinas para dificultar a entrada de terroristas em território de Israel . A Corte Internacional de Justiça da ONU declarou, em julho de 2004, que o muro viola as leis internacionais.



IRÃ – regime imperial do Xá Reza Pahlevi até 1978 quando ocorre revolução muçulmana liderada pelo Aiatolá Khomeini que implantou regime fundamentalista xiita que perdura até hoje. Guerra irã iraque de 1980 a 1988 – Iraque tentou aproveitar-se da fraqueza iraniana para apropriar-se de territórios fronteiriços , mas fracassou .

Guerra do Golfo – 1990 – Sadam Hussein tentou dominar o Kuwait devido a petróleo , mas enfrentou coalizão internacional liderada pelos EUA e perdeu, mantendo-se no poder, mas tendo o país bloqueado por todo o período até ser deposto pelos mesmos americanos .

Europa Ocidental

Para enfrentar o domínio norte-americano , os países europeus começam a estabelecer alianças entre si . Inicialmente surge o Benelux , acordo entre Bélgica, Holanda e Luxemburgo . Em 1957 surge o Mercado Comum Europeu . Em 1992 transforma-se em União Européia dando início à consolidação de um processo de integração continental que com o fim do socialismo na Europa Oriental irá atingir toda a Europa .

Os anos 70 são marcados pelo fins das ditaduras da Espanha , Portugal e da Grécia e o início dos anos 90 pelo fim dos regimes ditatoriais socialistas , portanto a Europa ingressa no século XXI unida e plenamente democrática .

Alemanha – Pela Conferência de Potsdam foi dividida em quatro zonas de ocupação que depois se transformaram em dois países : República Democrática Alemã ( influência soviética ) e República Federal Alemã . Por estar localizada no meio da zona soviética , Berlim é dividida por um muro em 1961 para evitar a fuga da população para a parte Ocidental. A reunificação ocorre em outubro de 1990 . Gastos de mais de US$ 1 trilhão para integrar economia do leste ao oeste .

Espanha - ditadura franquista até 1975, depois monarquia constitucional levando o país a acelerado processo de modernização com Adolfo Suarez e Felipe Gonzales. Enfrenta graves problemas de separatismo na região basca com o ETA .

França – revolta estudantil e social em maio de 1968 tornou-se símbolo da contestação aos valores capitalistas como o individualismo e o endeusamento do dinheiro .

Inglaterra – 1979 a 1990 governo de Margareth Tratcher, conservadora , reduziu a crise econômica diminuindo o welfare state e desestatizando a economia, tornando-se modelo do neo-liberalismo.

Irlanda do norte – Irlanda do Sul católica conseguiu sua independência, mas a parte norte , manteve-se ligada à Inglaterra com a maioria protestante controlando o Parlamento do Ulster . Surgiram por parte da minoria católica movimentos armados , destacando-se o IRA – exército republicano irlandês. Em 1972 , o Reino Unido interveio na Província e retirou sua autonomia e fechou o Parlametno . Em 1994 negociações levaram a acordo em 1998 que definiu governo de coalizão e fim da luta armada , em implementação.

Portugal – Monarquia portuguesa acabou em 1910 quando foi derrubada pela burguesia liberal , apoiada por setores do Exército . Instaurou-se um governo provisório liberal até 1917 quando houve um golpe de Estado dos conservadores , mas a instabilidade política continuou . Em 1926 militares instauram uma ditadura nacionalista . Em 1928 o ministro da Fazenda Antônio de Oliveira Salazar , concentra poderes e transforma-se em primeiro ministro. Em abril de 1933 outorga uma nova Constituição , criando uma ditadura que segue o modelo fascista italiano e permanece até 1968 e depois Marcelo Caetano até 1974 . O país passou a ser governado por um partido único .

Em 1974 devido à manutenção das guerras coloniais e o desgaste que provocavam no país . ocorre a Revolução dos Cravos , com jovens militares que democratizou o país , acabou com a dominação colonial e iniciou a modernização de Portugal, acelerada após a integração à União Européia .

Europa oriental

A ação das tropas soviéticas foi fundamental para a libertação do domínio nazista exceto na Albânia e Iugoslávia com Tito independente . Daí surgiram regimes políticos fechados com economia estatizada, sob a influência soviética , sob domínio único do Partido Comunista . Tentativas de liberação do domínio soviético foram abafadas com intervenção militar em 1956 na Hungria e em 1968 na Tchecoslováquia . A Iugoslávia permaneceu independente e a Albânia também , depois alinhando-se com a China .

Em 1989 com o fim do comunismo todos os países flexibilizaram seus regimes e estão tentando integrar-se à comunidade européia .

Polônia - década de 80 surge o Sindicato Solidariedade, formado por trabalhadores em Gdansk , com forte oposição ao governo , liderado por Lech Walesa . em junho de 1989 sindicato assume o poder .

Alemanha oriental – em 9.11.1989 fim do Muro de Berlim e 3.10.1990 reunificação com Alemanha Ocidental.

Tchecoslováquia. – governo reformador de Alexander Dubcek em 1968 levou á intervenção soviética , a Primavera de Praga. Em dezembro de 1989 fim do comunismo , com a liderança de Dubcek e Vaclav Havel e em 1993 separação pacífica entre República Tcheca e Eslováquia.

Hungria - socialismo é imposto por intermédio de invasão soviética em 1956 . A partir de 1989 o tradicional Partido Comunista mudou de orientação política , iniciando reformas constitucionais que culminaram em eleições livres e pluripartidárias .

Romênia – Ditadura sanguinária com Nicolau Ceacescu , que em 1989 mandou fuzilar a população que lutava por reformas . Acabou preso e fuzilado.

Bulgária - O chefe comunista Todor Jikov foi substituído no final de 1989 por reformistas .

Albânia – Alinhou-se com China em 1961 , tornando-se o país mais fechado da Europa, com Enver Hoxha . Foi o último país a iniciar as reformas liberalizantes . Em 1991 fim da ditadura e em 1991 crise econômica levou centenas de milhares a fugirem para a Itália.

Iugoslávia – Complexa confederação de nacionalidades mantida unida graças ao carisma de Josep Broz Tito – Sérvia, Eslovênia , Croácia, Bósnia-herzehovina, Montenegro e Macedônia. Morto Tito em 1980 a federação fragilizou-se, desagregando-se com o fim da URSS em 1991. Antigos conflitos históricos e étnicos afloraram , levando à fragmentação do país .

Separados Eslovênia e Croácia . em 1992 Bósnia-herzegovina e Macedônia .

Guerra entre muçulmanos e croatas de 1992 a 1995

Guerra contra os muçulmanos de Kosovo em 1999. Origem remonta a 1389 na batalha de Kosovo , quando sérvios foram derrotados pelo Império Turco Otomano . Albaneses migraram para a região e se converteram ao islamismo Slobodan Milosevic exerceu o poder até ser derrubado e Kosovo passou a ser controlada pela ONU.

Capitalismo e Socialismo no século XX

O capitalismo do século XX apesar de seu grande desenvolvimento, de caráter monopolista , gerou a criação de grandes conglomerados econômicos , de blocos econômicos de uma sofisticada economia de mercado além da grande evolução tecnológica , mas não foi capaz de dar respostas adequadas à pobreza e às carências de parte significativa da população mundial que permanece alijada de seus benefícios .

Por sua vez, o comunismo , generalizado a partir da Revolução Russa também fracassou . Não conseguiu acompanhar a dinâmica da economia capitalista , gerou um Estado altamente burocrático e centralizador e suprimiu de modo significativo as liberdades democráticas .

Taylorismo – controle sobre gestos e comportamentos do trabalhador para evitar desperdícios de tempo.

Fordismo linha de montagem , ganhos de escala, diminuição do custo, aumento de produtividade, maio mercado de consumo. surgimento de multinacionais empresas com unidades espalhadas pelo mundo , controlam produção, desenvolvem pesquisa própria, imenso poderio econômico.

Toyotismo - Nas últimas décadas do século XX, em termos de produção industrial, ocorreu uma expansão do toyotismo - modelo de processo produtivo caracterizado por maior capacidade de flexibilização, com o uso de mãode-obra mais qualificada, novas relações industriais, com maior rigor do controle de qualidade, sistema cooperativo de práticas de trabalho, tempo exato e qualidade necessária, o que ficou conhecido como Just-in-Time , incluindo um maior uso de robotização.

Subdesenvolvimento – fenômeno moderno . países desenvolveram industrialização dependente , sem tecnologia própria , restrições mercado interno, escassez de capital , setor agrícola concentrado , predomínio exportações de produtos agrícolas e importações de manufaturados . Cepal apontou “deterioração das relações de troca “ descompasso na evolução dos preços dos produtos primários em relação aos produtos industrializados , que a partir da década de 70 passou a ter o petróleo como exceção.

Estado do Bem Estar Social - Welfare State , países desenvolvidos criaram rede de programas sociais com recursos públicos , garantindo o padrão de vida dos mais pobres: saúde, educação, previdência , pilares básicos .criação a partir do New Deal nos EUA. Atualmente está em crise devido desemprego estrutural que aumenta usuários e diminui contribuintes e aumento número de idosos.

O Welfare State foi muito contestado pelos economistas neoliberais .

Neoliberalismo - Teoria econômica desenvolvida a partir das idéias de Friedrich Hayek , Miltom Friedman e Robert Lucas . Crítica das práticas intervencionistas que prevaleceram nas ações governamentais entre 1930 e 1970 , a partir das idéias de Keynes .Defende a economia de mercado , a ampliação dos espaços econômicos de atuação empresarial , as privatizações e a diminuição da ação do governo sobre a produção , comércio e finanças , ou seja , o "Estado Mínimo " .

Consenso de Washington - frase cunhada pelo inglês John Willamson , designa a aplicação de políticas econômicas de caráter neoliberal recomendadas pelo FMI, Banco Mundial e governo americano.

Terceira via – frase cunhada pelo sociólogo inglês Anthony Giddens significa a busca dentro do capitalismo de um modelo de justiça social e distribuição de renda.

FORUNS DE DAVOS E SOCIAL MUNDIAL

Nas últimas décadas, em Davos, na Suíça, vem ocorrendo anualmente um dos mais importantes eventos sobre a economia mundial. Participam dele especialistas, empresários e governantes que se dedicam a discussão e proposição de metas econômico-financeiras para o planeta. O fórum é considerado como uma instituição de aprimoramento do Capitalismo , a partir da visão predominante dos países desenvolvidos.

No final da década de 1990, diversas entidades não-governamentais de vários países associaram-se para se contrapor às resoluções de Davos, criando um outro tipo de evento global, que também vem sendo realizado anualmente desde 2001. é o Fórum Social Mundial , e que apresenta uma postura crítica em relação ao Capitalismo , coloca-se contra os malefícios da globalização e é simpático às causas sociais . .

O evento busca discutir diversas questões relativas às desigualdades sociais geradas pelo atual modelo de desenvolvimento econômico , a crítica à globalização e ao neoliberalismo , a busca de um modelo alternativo de desenvolvimento , o fortalecimento da sociedade civil , a preservação do meio ambiente , predominando um discurso de esquerda . O último encontro foi realizado em Porto Alegre em janeiro de 2003 , reunindo milhares de pessoas de dezenas de países . Em janeiro de 2005 novo encontro foi realizado no mesmo local .

Globalização

Fenômeno começou com a Revolução Comercial . Hoje intensificou-se devido à integração do mercado financeiro e das comunicações. empresas multinacionais passaram a raciocinar em termos globais e não nacionais. Buscam matéria prima e mão de obra onde estiver mais barato . Repartem etapas de produção, pesquisam produtos. Diminui o poder do estado nacional de interferir na economia e o poder de barganha dos trabalhadores . Organismos internacionais FMI e Banco Mundial determinam políticas econômicas homogêneas . Avanço das comunicações criou mercado global on line , permitindo integração dos mercados financeiros que funcionam 24 horas por dia.

Consolida-se a formação de grandes blocos econômicos como a União Européia e o Nafta . Ganha destaque a Organização Mundial do Comércio , resolvendo os conflitos internacionais nas relações comerciais .

Grande volume de capital disponível no mercado estimula dependência países carentes de capital como o Brasil. Generalização internet facilita comunicação entre as pessoas . Fortalecimento das organizações não governamentais faz crescer a globalização pois estas instituições raciocinam em termos globais.

Globalização fenômeno contraditório – “modernização” significa inserção na sociedade global, mas espetacular aumento da produtividade, aumenta o desemprego e gera ”atraso” pela exclusão de parcela significativa da população de seus benefícios. Globalização não supera a questão do sub-desenvolvimento.

CULTURA

FILOSOFIA

Existencialismo - Corrente antinacionalista defendida pelo alemão Martim Heidegger ( que iria aderir ao nazismo ) , e pelo francês Jean paul Sartre ( que aderiu ao marxismo ) .

MODERNISMO - ARTES PLÁSTICAS

Dadaísmo: mostrar que o acaso também é arte, utilizando objetos tridimensionais ("ready made") e também enfatizando o ridículo, como meio de quebrar o convencional. . Anti arte , crítica radical da estética . Marcel Duchamp , Francis Picabia e Tristan Tzara .

Surrealismo -

Valoriza o subconsciente e a irrupção dos instintos reprimidos

Os artistas surrealistas utilizavam os sonhos e o automatismo psíquico puro que, segundo a definição de André Breton, é a "ausência do controle exercido pela razão, com exclusão de toda a preocupação estética e moral". Com base nesses fundamentos, algumas obras surrealistas apresentam imagens com duplos significados, tais como a mão que também é um garfo ou os botões que também são seios. Salvador Dali, artista surrealista, considerava esse método como a capacidade de perceber duas ou mais imagens numa só configuração.

O surrealismo pertence a um grupo conhecido como "vanguardas históricas", que modificou as concepções artísticas e culturais desde o início até, pelo menos, a década de 60 do século XX.

Expoentes : Escritor francês André Breton , o cineasta espanhol Luís Buñuel e o pintor espanhol Salvador Dali .

Cubismo: a construção de uma nova linguagem, decompondo as formas através do uso de figuras geométricas, utilizando vários pontos de vista. Grande figura foi o espanhol Pablo Picasso .

ARQUITETURA

Predominou no período entre guerras a orientação da Bauhaus ( escola fundada na Alemanha em 1919 ) e de Le Corbusier , que influenciou o brasileiro Oscar Niemeyer .









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui