Usina de Letras
Usina de Letras
29 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62036 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10286)

Erótico (13562)

Frases (50444)

Humor (20013)

Infantil (5404)

Infanto Juvenil (4738)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140746)

Redação (3294)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6154)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História Século XIX - Resumos para o Vestibular -- 23/05/2005 - 08:11 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XIX - RESUMOS PARA VESTIBULAR

PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL MAIO DE 2004









REVOLUÇÃO FRANCESA





ANTECEDENTES – déficit público despesas com luxo na corte e guerras , rei não prestava contas, pois permanecia o despotismo , burocracia , país agrário com agricultura improdutiva , semi-feudal , barreiras feudais, indústria incipiente .Parlamento Estados Gerais – Primeiro Estado clero bispos pertenciam à nobreza, baixo clero pobre . Segundo Estado – 350.000 nobres com tribunais próprios e isenções. nobreza palaciana, de toga e de província . Terceiro Estado – 25 milhões, 18 milhões no campo com 4 milhões de servos. Primeiro e Segundo estados com privilégios e isenções . Impostos só sobre o Terceiro Estado .

CAUSAS – absolutismo, déficits, guerras (Sucessão Austríaca , 7 anos, Independência EUA) ; fortalecimento burguesia, permanência mercantilismo, privilégios, impostos cobrados por particulares, corvéia real, base ideológica representada pelo iluminismo .

REFORMAS – Turgot – fim das corporações e corvéia real. Necker – prestação de contas ao rei . Calone – Tratado com Inglaterra – Methuen francês . Assembléia Notáveis 1787 que recusam-se ao fim dos privilégios. Briene . Necker – Convocação Estados Gerais em maio de 1789 ( não convocados desde 1614) . rei não quer mudanças e cada Estado tinha direito a apenas um voto , porém número de deputados era desigual . 1° Estado ( 291 ) , Segundo (270 ) e Terceiro ( 578) . Terceiro Estado exige o voto individual mas é recusado o pedido .

PRIMEIRA FASE : Terceiro Estado reúne-se em separado em Assembléia Geral – juramento do Jogo de Pela . Forma-se assembléia constituinte com adesão dos outros 2 estados . Comuna Paris , Tomada da Bastilha símbolo absolutismo, participação do povo , os sans-culottes . . Grande Medo dos nobres que emigram para a Áustria articulando a contra-revolução .

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão ( burguesa e não democrática) . Igualdade perante a lei, direito à propriedade e resistência á opressão . Jornadas de Outubro ( mulheres)

Medidas da Assembléia Nacional - abolição dos privilégios feudais ( fim da servidão e da isenção de impostos ) . Confisco de bens da igreja. Constituição civil do clero, subordinando o clero ao Estado e surgindo os juramentados e não juramentados.

Constituição 1791 – monarquia constitucional. Regime Censitário Jacobinos ou Montanha ( esquerda ) , radicais revolucionários . Girondinos ( direita ), representavam a alta burguesia e queriam limitar o radicalismo revolucionário e garantir liberdade econômica e propriedade privada. Planície ou Pântano - alta e média burguesia , oscilavam entre os dois extremos . Obstáculos – oposição rei , igreja, ameaça externa , porém o exército de imigrados foi contido na batalha de Valmy . .

SEGUNDA FASE – jacobina 1792-1794 . fase radical

Domínio da convenção. Luís XVI tenta fugir para Áustria , mas é preso e depois acusado de traição e executado . Coligação contra a França ( Inglaterra, Holanda, Áustria, Prússia , Rússia e Espanha) . Revolta de Vendéia ( inicialmente camponesa contra o alistamento obrigatório , depois foi aproveitada pelo clero e monarquistas para insuflar a Contra-Revolução ) . Poder concentrado no comitê de salvação pública liderado por Robespierre. Lei açambarcamento ( sonegadores de mercadorias ) . Leí máximo (tabelamento preços) . Terror ( set. 1793 a julho de 1794) elimina inimigos e depois amigos – indulgentes ( Danton) , hebertistas (Hebert) . Abolição escravidão nas colônias. Novo Calendário. Nova Religião deísmo . vitória militar .

TERCEIRA FASE – golpe Nove Termidor. Governo do Diretório 1795-1799 . leis terror abolidas. nova constituição . retorno do voto censitário . Oposição - Conjuração dos Iguais com Graco Babeuf, que defendia o fim da propriedade privada e Revolta monarquista , ascensão de Napoleão com vitórias na Itália e Áustria ( subjugou os austríacos e firmou a Paz de Campo Fórmio com vantagens territoriais para a França) , pois continuava a oposição externa . Napoleão comandou ainda a Campanha do Egito para cortar a rota comercial da Inglaterra com a Índia, mas acabou derrotado . Fase final decadência e corrupção.

IMPORTÂNCIA DA REVOLUÇÃO

golpe definitivo no absolutismo , tomada do poder político pela burguesia , influência em toda a Europa, divulgando ideais universais , e conceitos de liberalismo e nacionalismo e governos escolhidos pelos cidadãos , direitos humanos , divórcio entre igreja e estado , participação do povo, ideais de igualdade civil , liberdade e fraternidade.







PERÍODO NAPOLEÔNICO



Consolidação do Estado burguês , difusão dos ideais liberais pela Europa

Burguesia assume o poder , mas não consegue consolidá-lo . Sente-se ameaçada à esquerda pelos jacobinos , representantes populares e à direita pelos monarquistas , lutando pela Restauração com apoio da Inglaterra . A crise política somada à crise econômica resultará na instauração de um Estado Autoritário , com forte apoio de setores da burguesia e sob o comando de Napoleão.

Golpe 18 brumário – Fim período Revolução Francesa. constituição ano VIII(1800) . Poder Executivo 3 consules, mas poder efetivo com Napoleão. Primeiro Cônsul em 1799, Cônsul Vitalício em 1802 e Imperador em 1804. Poder Executivo forte e centralizado , controlando a administração local e provincial .Grandes realizações , Criação banco França, reformas administrativa e judiciária . Paz de Amiens com Inglaterra (1802) , Concordata com igreja ( 1801) , reconhece o catolicismo como religião majoritária , mas garante liberdade de culto , legitima imperador que pode escolher arcebispos e bispos . Restabelecimento escravidão nas colônias .

consulado – 1802-1804 – código civil ou código Napoleônico. Garantia a liberdade individual , a propriedade privada , a igualdade perante a lei , proibição da organização de sindicatos operários e posterior repressão .

O Código Civil surgiu posteriormente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão , mas ambos eram documentos substancialmente diferentes . A declaração era de inspiração iluminista e portanto tratava dos direitos em caráter geral, enquanto o Código Civil tratava especificamente das relações do homem e cidadão no Estado Francês.

império – 1804-1815 – grandes obras , censura imprensa, controle educação e igreja. catecismo imperial . Retorno luta externa . vitórias Ulm e Austerlitz ( sua mais brilhante vitória) . derrota naval em Trafalgar impede invasão da Inglaterra.

Cobrança de indenizações dos países vencidos , e contribuições daqueles sob tutela francesa , amenizam a carga de impostos e favorecem a acumulação de capital .

Bloqueio continental

Napoleão decide pelo estrangulamento econômico através do bloqueio continental em 1806, proibindo que os países europeus comerciassem com a Inglaterra . Porém a França não tinha produção industrial para substituir a inglesa , nem economia que pudesse absorver as compras feitas pelos ingleses , portanto o bloqueio estava fadado ao fracasso. Invade e domina a Espanha, depondo o rei Fernando VII e colocando seu irmão José Bonaparte , causando reação dos espanhóis com guerra que desgastou suas tropas . Com isso ainda detonou o processo de independência na América Latina das colônias espanholas . Invade Portugal causando a fuga da família real para o Brasil . 1810 auge domínio . aliados a Rússia, Áustria, Prússia e Dinamarca.

invasão da Rússia

invade Rússia em 1812 por manter compras da Inglaterra . 600.000 soldados vários países. morreram 300.000 . Chega a Moscou , que foi incendiada a abandonada pela população , mas demora no retorno leva à derrota devido ao inverno e aos ataques russos . 13 dezembro chega derrotado á Alemanha com 30.000 soldados. Derrota em Leipzig em outubro 1813. 30.03.1814 derrota final na França . Tratado de Fontainebleau – Napoleão desterrado na ilha de Elba no Mediterrâneo. Razões de seu declínio – bloqueio continental , parentes no governo , militarismo excessivo, ambições desmesuradas .

Restauração da Monarquia dos Bourbons – volta dos emigrados , perseguições aos camponeses .

CEM DIAS

cem dias – retorno Napoleão – março 1815 . derrota final em Waterloo junho 1815 . deportação para ilha de Santa Helena no Atlântico e morte em 1821.



CONGRESSO DE VIENA

Participantes - Rússia, Prússia, Áustria, Inglaterra . França apesar de derrotada participa. principais figuras Metternich – chanceler da Áustria e Talleyrand – ministro francês.

princípios – restauração ( absolutismo) , legitimidade ( retorno dinastias de antes de 1789) equilíbrio europeu ( restabelecer fronteiras nacionais como eram antes das guerras napoleônicas ) .

Criação da Santa Aliança ( Áustria/Rússia/Prússia ) e depois da quádrupla aliança. objetivo de conter as reações liberais e nacionalistas . desconhecimento dos interesses de grupos nacionais – Alemanha e Itália permanecem divididas, Polônia dominada, belgas submetidos á Holanda, cristãos nos balcâs aos turcos.

Fracasso aliança – ingleses recusam-se a combater independência da América Latina . Gregos emancipam-se dos turcos. belgas dos holandeses e devido á doutrina Monroe nos EUA ( América para os americanos ) .





REVOLUÇÕES DE 1830

ideologias – Liberalismo – Radicalismo – Conservadorismo – Nacionalismo

França – restauração monárquica conservadora – Luís XVIII (1814-1824) apoiou-se na burguesia e Carlos X (1824-1830) - tentou o retorno absolutismo e dos privilégios dos nobres e clero e aumento de impostos . Lutas políticas dos ultra-realistas contra os bonapartistas e os jacobinos que queriam a manutenção da República . Contra estes , instala-se perseguição desenfreada , o Terror Branco



ORDENAÇÕES DE JULHO 1830 Carlos X determinou a dissolução da Câmara , modificação das leis eleitorais e censura à imprensa , houve revolta popular e acabou derrubado – Luís Felipe novo rei casa Orleans – predomínio da burguesia, que teve privilégios . Voto censitário beneficiava apenas 240 mil pessoas . Governo liberal , busca do colonialismo como saída para a crise. Situação dos trabalhadores continua difícil , mas suas ações são reprimidas .

Revolta liberal refletiu em outros países , marcando o fim do reacionarismo do Congresso de Viena .

Bélgica – obteve independência da Holanda em 1830

fracasso nos demais países – Itália, Alemanha, Polônia.





REVOLUÇÕES DE 1848



Surge o socialismo como nova força política .

França - insatisfação popular por más colheitas e crise na indústria Partido socialista defende reformas em reuniões proibidas , simuladas como banquetes .

Em 22.02.1848 inicia-se revolta com operariado , pequena burguesia e estudantes e depois apoio da Guarda Nacional . Em 24.02 Luís Felipe renuncia .

É proclamada a república com governo provisório - voto universal , oficinas nacionais ( proposta socialista).

Segunda República 1848-1852

Eleições feitas ocorre a vitória dos moderados com apoio dos proprietários rurais . revoltas populares controladas . oficinas nacionais extintas .Eleito presidente Luís Bonaparte , sobrinho de Napoleão . Nesta fase as duas principais forças em confronto são os liberais burgueses e os socialistas , com vitória dos primeiros.

Segundo Império 1852 a 1870 –Golpe 18 brumário de Luís Bonaparte , intitulado Napoleão III- concentração de poderes e expansão econômica e colonial , estabelecendo protetorado na Indochina . Apoiou italianos pela unificação contra a Áustria .

Guerra Criméia contra russos, ao lado da Inglaterra e Turquia . 1854-1856 – impedir avanço destes nos balcãs .

Intervenção no México entre 1862 e 1867 , tentou fundar um império naquele país , mas fracassou .

Guerra contra Prússia 1870 impedir unificação Alemanha . Prússia venceu império termina e inicia-se III república .França pelo Tratado de Frankfurt cede a Alsácia e a Lorena , regiões ricas em minério . Dali originou-se o revanchismo francês contra a Alemanha , uma das causas da 1ª Guerra Mundial .

Comuna Paris 1871 – Primeira tentativa de formação de um governo popular .

Grupo de socialistas em Paris não aceita a República. Deficiências na organização e dissidências internas facilitaram seu desmantelamento . Em maio de 1871 a revolta é dominada com 20 mil mortos e 15 mil prisioneiros.

Caso Dreyfus destaque fim século demonstrando a hostilidade aos judeus.

ITÁLIA - Início da luta pela unificação com sociedades secretas como os carbonários e o grupo Jovem Itália ( Mazzini) . Os camisas vermelhas , Garibaldi , o Risorgimento e Conde Cavour . Na Sicília e Nápoles , o rei Fernando II , Bourboun é obrigado a outorgar nova Constituição . Na Veneza e Lombardia , tentativas de libertação do domínio austríaco fracassam . Os Estados do Papa se autoproclamam repúblicas romanas .

ÁUSTRIA – Movimentos nacionalistas de libertação na Hungria e Iugoslávia são controlados .

ALEMANHA - criado o Zollverein liga aduaneira e revolta em maio de 1848 controlada pelos austríacos.



INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA





Fatores que contribuíram – Independência EUA em 1776 , Revolução Industrial Inglaterra, Iluminismo , Revolução Francesa, expansão napoleônica e insatisfação dos criollos com chapetones e Espanha . Desejo de romper monopólio colonial e acesso a cargos administrativos .

Fator decisivo : desarticulação da monarquia espanhola com a ocupação francesa e a imposição de José Bonaparte como rei de Espanha levou as colônias a criar Juntas Provisórias , precursoras de sua independência . No Brasil, a invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão , levou à transmigração da Família Real Portuguesa , o que mudou o status do Brasil de colônia para Reino Unido e acelerou a independência .

Porém os processos de independência , embora ocorridos na mesma época , foram substancialmente diferentes . Na América Espanhola já havia uma subdivisão anterior de vice reinos e capitanias gerais , e apesar da tentativa de Simon Bolívar de criar uma unidade continental, prevaleceram os interesses das elites criolas locais que conduziram a luta de independência . No Brasil o processo representou um acerto entre a família Bragança, tendo o trono ficado com o filho de D. João VI , o que contribuiu para manter a unidade territorial .



1. fase movimentos precursores – Tupac Amaru 1780 no Peru- revolta armada com morte de 80.000 e escravos no haiti em 1793

2. a fase rebeliões fracassadas – 1810-1816 desarticulação monarquia espanhola com invasão napoleônica . organização das juntas locais com criollos , maçonaria e universidades .

3. 3. fase rebeliões vitoriosas – 1817-1824. liderada por Simon Bolívar, José de San Martin e Bernardo O’higgins . Estimulada pelos EUA doutrina monroe e Inglaterra por interesses econõmicos. Revolta liberal ocorrida na Espanha em 1825 ajudou os rebeldes ao dificultar o envio de tropas recolonizadoras para a América. 1824 última batalha em Ayacucho no Peru com vitória gal Sucre, comandado de Bolívar . em 1825 somente Cuba, S.domingos e Porto Rico continuavam como colônias. Simon Bolívar ideal de uma américa unificada e modelo repúblicano . San Martin defendia monarquia constitucional . em 1826 Congresso do Panamá convocado por bolívar fracassou na unificação motivos principais – oposição de EUA e Inglaterra pois não desejavam o surgimento de países fortes na região e interesses dos grupos oligárquicos locais fortalecidos pela participação na guerra .

Predominou no final fragmentação, oligarquia, marginalização. processo no final manteve predomínio das elites e a subordinação econômica às potências internacionais. Ante a ausência de leis e autoridades , emergiram os caudilhos, chefes políticos locais , que por meio de exércitos particulares , impunham sua autoridade pessoal em uma determinada região

PARAGUAI – independência proclamada em 1813 sem oposição devido isolamento região . líder criollo José Gaspar Francia, primeiro presidente . conflito com latifundiários descentralizadores levou ao confisco de terras transformados em haciendas do estado . Sucessores Carlos Antonio Lopes e seu filho Francisco Solano Lopes levaram o país a desenvolver-se despertando hostilidade de Brasil e Argentina que formaram com Uruguai a tríplice aliança contra o Paraguai em guerra ( 1865-1870) que devastou o pais .

MÉXICO- revolta de camponeses. Somente no México houve uma proposta de transformação social que traduzia as aspirações de índios e mestiços – 1821 independência com Hidalgo, Morelos , Guerrero e Gal iturbide ( enviado pela Espanha, mas que acabou fazendo acordo pela independência , o Plano Iguala – independência, igualdade entre criollos e espanhóis, coroa oferecida a Fernando VII da Espanha , mas assumida por iturbide . monarquia pouco durou 1824 república federativa . 1846 – 1848 perda de territórios para EUA . 1861 intervenção francesa .1876 a 1910 Porfiriato – governo de Porfírio Diaz – estabilidade com concentração de renda. modernização da infra estrutura e concentração fundiária que levou à revolta camponesa.

Revolução Mexicana - movimento inicia-se em 1911 com liberais liderados por Francisco Madero e depois radicaliza-se com Emiliano Zapata e Pancho Villa. No final , domínio do Partido Revolucionário Institucional , liberais com reforma agrária – PRI até 2.000 com vitória de Vincent Fox. Desde 1994 revolta dos zapatistas .



HAITI –primeira e única revolta de escravos a vencer a luta contra seus opressores na história da humanidade. 1793 luta de Toissant Louverture por influência revolução francesa e fim escravidão. 1802 – Napoleão restabelece escravidão, mas luta continua em 1804 com Dessalines. Segundo país a oficializar sua independência Prevalece elite mulata , mas conflitos internos inviabilizaram país que regrediu quase para economia de subsistência .

"Neste território não poderá haver escravos . A servidão foi abolida para sempre . Todos os homens nascem , vivem e morrem livres .." "Todo homem , qualquer que seja a sua cor , poderá ser admitido em qualquer emprego " . Artigos 3 e 4 da Constituição do Hairi , assinada por Toussaint Louverture ) .



CUBA - 1898 – Guerra de independência – Emenda platt – direito dos EUA de intervir e criação da base de Guantãnamo.



Processo de Independência foi apenas no plano político . Acabou com o pacto colonial, mas autonomia política não eliminou a dependência econômica que continuou de modo acentuado. No plano social a situação nada mudou

Os EUA foram o único exemplo nas Américas de país que conseguiu a independência política e a emancipação econômica .









ERA VITORIANA -



Reinado da rainha Vitória na Inglaterra de 1837 a 1901 , caracteriza pela dominação britânica da economia mundial . a Pax britannica .

Cartismo - movimento reivindicatório da classe operária - carta do povo - sufrágio universal masculino , voto secreto , fim dos censos eleitorais baseados na propriedade , sociedade fabiana (1883 em diante) - construção do socialismo por meio de eleições que deu origem ao partido trabalhista em 1893 .

A superioridade da indústria inglesa , em 1840 , não era desafiada por qualquer futuro imaginável . E esta superioridade só teria a ganhar , se as matérias primas e os gêneros alimentícios fossem baratos . Isto não era ilusão : a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão de 80"

Esta certeza levou a Inglaterra a adotar decididamente a partir de 1840 o livre comércio no relacionamento entre as nações

SOCIALISMO UTÓPICO -



Sociedade ideal reformando o capitalismo , minimizando a miséria , a injustiça social e a opressão . Mudança pelo convencimento, apelando para a compreensão e humanitarismo da classe dominante e produto da ação dos homens bons e de um acordo entre as classes . Transformação pacífica e progressiva , sem revolução .

Robert Owen – Cooperativa Nova Harmonia em Indiana , nos EUA mas fracassou. Retornou à Inglaterra onde estimulou as trade unions – pioneiro cooperativismo . Saint Simon – Religião industrial - governo dos competentes .Produtores assumiriam o controle do Estado , governando sobre os ociosos . " a cada um segundo sua capacidade , a cada capacidade segundo suas obras ".

Charles Fourier – Melhor distribuição da riqueza através da organização de associações corporativas de produção, os falanstérios , fazendas coletivas agro-industriais . Todos trabalhariam no que mais os agradasse , resultando em relações fraternais e em um consumo mais equilibrado . Propriedade coletiva e distribuição de riqueza

Louis Blanc – oficinas nacionais - França 1848 .







SOCIALISMO CIENTÍFICO



Marx e Engels – Manifesto Partido Comunista 1848

principais teses : determinismo econômico , materialismo histórico - história determinada pelos aspectos materiais . infra estrutura econômica determina a superestrutura jurídico política

Luta classes como força motriz . Mudanças fundamentais na sociedade decorreram do conflito entre classes antagônicas . No capitalismo a luta é entre burguesia e proletariado. A propriedade privada como geradora de conflitos

Mais valia como elemento fundamental da exploração capitalista . É a diferença entre o salário do trabalhador e o valor produzido pelo mesmo e que é apropriado pelos capitalistas .

Desemprego leva à formação do " exército industrial de reserva" , que provoca o achatamento dos salários e a miséria do proletariado

No capitalismo o proletariado é agente de transformação

Tensões sociais levariam á revolução socialista , com a destruição do capitalismo e a implantação do socialismo sociedade onde seria eliminada a propriedade privada , o estado controlaria os meios de produção através de uma ditadura do proletariado e em uma etapa posterior o próprio Estado desapareceria surgindo a sociedade comunista , etapa final e mais elevada do desenvolvimento humano onde haveria uma sociedade igualitária e sem classes .

Anarquismo –

Eliminação do Estado imediata , sem ditadura do proletariado . Sociedade deveria ser organizada em comunidades voltadas para o auto-abastecimento e a troca sem fins lucrativos .

Criticavam a democracia burguesa , o sufrágio universal , rejeitavam a partipação política e boicotaram as urnas . Profetizaram o fracasso do comunismo de Estado e denunciaram o autoritarismo presente em Marx.

Proudhon - "propriedade é um roubo"; "Deus é o Mal" . Propõe comunas populares como base de toda a associação humana , portanto refuta tanto o nacionalismo como o internacionalismo .

. Kropotkin – alcançar anarquismo por meios pacíficos . Bakunin – idem por meios violentos. uso do terrorismo .

" A pátria , velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas ; a religião , secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos ; a propriedade , instituição baseada na violência e na astúcia e que se faz passar por originalmente divindade eterna , enquanto não passa de um mero fruto de roubo " . ( Luigi Molinari)

primeira internacional 1864 – idéia do internacionalismo operário. rivalidade entre socialistas que defendiam revolução para estado forte e anarquistas que rejeitavam a idéia de estado.



segunda internacional 1889 - ligada à expansão do partido social democrata alemão , que defendia a transição pacífica para o socialismo , por meio do voto e não da revolução



III internacional 1919 Moscou fortalecida pela revolução russa e Lênin . deu origem aos partidos comunistas em todo o mundo , a internacional comunista que se separou da social democracia que deu origem à internacional socialista .







DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA

socialismo cristão – resposta igreja ao marxismo – para Leão XIII Encíclica Rerum Novarum 1891. Patrões deveriam pagar salários justos e trabalhadores evitar confrontos . igreja seria a mediadora . Condenados a luta de classes e o marxismo .

atualização pelas encíclicas - quadragesimo anno (pio xi) , mater et magistra e pacem in terris (joão xxiii) e populorum progressio e humanae vitae ( paulo vi) . e concílio vaticano II entre 1962 e 1965 .

Na América Latina , posteriormente surgiu a teologia da libertação que aproximou-se do marxismo.







GUERRA DE SECESSÃO



guerras napoleônicas prejudicaram EUA devido à interrupção relações econômicas com os franceses . Conflitos com ingleses que dificultaram o comércio americano com a França e a Europa , levaram á Segunda Guerra de Independência (1812-1814) que definiu as fronteiras entre os EUA e o Canadá inglês. -Paz eterna de Gand





ocupação território – Corrida para oeste e expansão para o Pacífico – tomada dos índios ou compra ( 1803- Lousiana - França ; 1819 - Flórida - Espanha; 1846-48 Guerra com México, americanos incorporam 2 milhões de km 2 - Texas, Novo México , Califórnia , Nevada, Utah e Arizona ; 1867 -,Alasca - Rússia ) . Milhões de imigrantes entram no país . população 1790 – 3,9 milhões 1860 – 31,3 milhões

Conquista do Oeste - principais fatores - O crescimento demográfico com a chegada de imigrantes europeus, a necessidade de aumentar a produção de alimentos pela incorporação de novas terras e a procura de metais preciosos.



DESTINO MANIFESTO – O’sullivan 1845 – Justificou a expansão territorial - americanos predestinados a dominar todo o continente

DOUTRINA MONROE – ‘América para os americanos’



ANTECEDENTES DA GUERRA – escravidão e tarifas de comércio exterior – divergências entre norte e sul. Norte a favor do protecionismo alfandegário para proteger seus produtos e o e Sul era contra pois praticava monocultura de exportação .

Conquista de novas terras no Oeste despertou a cobiça de sulistas e nortistas . Nortistas não queriam trabalho escravo nas novas colônias .



CAUSA IMEDIATA DA GUERRA– eleição de Abraham Lincoln – plataforma de fim da escravidão. Estados do sul declararam-se separados . início guerra 1861 fim 1865 . escravidão acabou em 1865, mas permaneceu racismo – Ku Klux Klan a principal organização. Norte venceu a guerra e o capitalismo triunfou. Porém Lincoln foi assassinado por um fanático sulista .

Vitória do Norte garantiu supremacia industrial que acelerou o desenvolvimento econômico , tornando os EUA já no final do século uma potência industrial .Ferrovias de dimensão continental integram o país . Surgem grandes grupos financeiros . Crescem as cidades face ao grande fluxo migratório .

COROLÁRIO ROOSEVEL E BIG STICK (1901-1909) – política de intervenção americana na América .

Cuba – Estimulam a independência de Cuba, colônia espanhola em 1898 e tornam o país área de influência com direito de intervenção inserido na Constituição cubana – Emenda Platt .

Panamá – controle do canal

Nicaragua – invasão , morte de Sandino e República Dominicana.









NEOCOLONIALISMO SÉCULO XIX





Convicção dos europeus de que eram raça superior e que possuíam a ciência e a técnica sinônimo de civilização , que vai ser imposta pela " diplomacia do canhão " . teorias pseudocientíficas como a do inglês H. Spencer , a partir de Darwin , também assimiladas depois por Hitler. As expressões " luta pela existência " , e " sobrevivência do mais capaz" ainda hoje usadas para justificar o individualismo econômico surgiram nesta época .

Caberia ao homem branco europeu cumprir sua “missão civilizadora” e levar aos povos primitivos os benefícios provenientes das sociedades industrializadas e detentoras de modernas tecnologias.

Capitalismo atinge fase monopolista , com a formação de trustes e cartéis .Livre concorrência é substituída por grandes monopólios e produção em grande escala . Necessidade de matérias primas e de conquista de mercados para colocação do excedente de produção .

COLONIALISMO SÉC XVI- capital comercial , busca de especiarias , metais preciosos , voltado para o continente americano e estado impulsionador e beneficiário.

COLONIALISMO SÉC XIX - fruto do capitalismo financeiro ou monopolista

novos objetivos - busca de matérias primas , aplicação de capitais excedentes e busca de novos mercados , fonte de migração de excedentes demográficos europeus . agentes são as empresas e não os estados. grandes empresas o que caracteriza o capitalismo financeiro ou monopolista

Apesar do Capitalismo passar a ter uma dimensão mundial , a apropriação deste espaço econômico foi feita de modo individualizado pelas grandes nações competindo ferozmente entre si . Fortalecido pela Revolução Industrial , “ , o nacionalismo tornou-se o principal meio pelo qual o governo podia garantir a unidade da população. Conforme encorajado pelos Estados Europeus, o nacionalismo implicava convencer a população de que ela devia sentir-se agressivamente orgulhosa do país em que vivia. Da metade do século XIX em diante, a febre nacionalista infiltrou-se em todas as formas culturais européias, afetando a educação, as artes e a literatura.

Partilha da África e da Ásia, controle através da administração direta ou acordo com as elites locais . rompimento do equilíbrio europeu que levou à primeira guerra mundial

CONFERÊNCIA DE BERLIM 1884 -1885 - 14 potências . definiu regras para partilha colonial a partir dos interesses europeus . ocupação efetiva do território garantia posse

PARTILHA DA ÁFRICA - Início em 1830 com a invasão da Argélia pelos franceses . Marrocos - conflito franco alemão , uma das causas da primeira guerra mundial .

Mesmo países pequenos como a Bélgica entram na corrida colonial . O Congo Belga - propriedade do rei belga , reduziu população de 40 para 8,5 milhões .

Somente a Libéria na África Ocidental, povoada por negros americanos emigrados e o velho império etíope na África oriental , mantiveram sua independência .

Inglaterra pretende dominar toda a África oriental : África do Sul, Uganda , Rodésia e Quênia .

Alemanha insatisfeita por ter chegado tarde devido ao processo de unificação .

PARTILHA DA ÁSIA - Índia - ingleses a haviam tomado da França na guerra dos sete anos (1756-1763) , mantida sob protetorado , aumenta presença após 1848 com construção de ferrovias , envio de missões . Entrada de manufaturados liquidou a indústria têxtil local . Índia torna-se possessão inglesa com apoio da elite dominante local .

China fechada ao exterior até 1820 . Guerra do Ópio 1839-1842 , venda de ópio aos chineses pela Companhia das Índias Orientais , gerou reação do governo chinês e guerra com Inglaterra. Derrota deu início à abertura da China ao comércio exterior , obrigando-a a concessões comerciais no tratado de Nanquim (1842) , onde abriu 5 portos para livre comércio e cedeu Hong-Kong para a Inglaterra . 1900 China invadida pela Inglaterra, França, Alemanha, EUA , Japão e Rússia para conter a revolução dos boxers , mas a rivalidade entre os diversos países manteve a integridade da China que verá o fim da monarquia em 1911 , com a proclamação da República.

Indochina é totalmente dominada pela França , que implanta seringais para abastecer suas indústrias o mesmo sendo feito pela Inglaterra na Birmânia .



Resistência ao imperialismo



revolta dos Cipaios 1857 - movimento nacionalista indiano sufocado pelos ingleses em 1859 . Índia em 1877 passa a fazer parte do Império Britânico .

guerra dos bôeres - 1899 a 1902 - ingleses dominaram Transvaal e Orange vencendo os bôeres ou africânderes , calvinistas holandeses . Em 1910 as duas foram ligadas às colônias de Cabo e Natal , fundando a União Sul Africana .

guerra dos boxers 1900 - sociedade dos "punhos fechados" nacionalistas chineses descontentes com a intervenção estrangeira . força expedicionária inglesa, . alemã francesa , americana, russa e japonesa dominou a revolta

o imperialismo oriental

Rússia e Japão imperialistas voltaram-se para o oriente

Rússia ,país agrícola , mas com focos industriais voltou-se para - península balcânica na Europa , para proteger "povos eslavos irmãos" , garantir presença no Mediterrâneo e fazer frente a Áustria e Turquia . buscando ainda acesso ao oceano Índico , confrontando-se com os ingleses e a China

Japão fechado até 1854 . Esquadra norte americana , comandada pelo Comodoro perry forçou a abertura dos portos japoneses ao comércio mundial o que acabou provocando uma revolução interna , a era Meiji ( Era das Luzes) , que acabou com o feudalismo e levou o país a rápida modernizaçao e industrialização , baseada na assimilação da tecnologia ocidental .

Guerra sino-japonesa 1894-1895 - Japão venceu e controlou Coréia e Formosa . 1904 guerra russo-japonesa , disputa por territórios chineses , vencida pelo Japão que anexou a Manchúria .

o imperialismo norte-americano - EUA crescimento após Guerra de Secessão . doutrina Monroe complementada pelo corolário Roosevelt e a política do grande porrete "big stick".

“De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte--americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt” Barral-Montferrat, 1909.

EUA adotaram política de neutralidade em relação às questões européias e de ativa intervenção na América Latina.

1898 guerra hispano-americana levou à independência de cuba , colônia espanhola , com forte influência americana - emenda platt . EUA anexam ilha de Porto Rico em 1898 . intervenções na Nicarágua e México. No Pacífico além de territórios na China , EUA tomaram da Espanha arquipélago das Filipinas e em 1898 o arquipélago havaiano , onde construíram Pearl Harbour .



SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



Novas matérias primas básicas : aço , energia elétrica e petróleo.

A indústria deixa de ser dependente das “ invenções “ de homens práticos e passa a ser resultado de um processo de evolução da ciência e da pesquisa tecnológica . Foi também , em comparação á Primeira Revolução Industrial , mais rápida em seu impacto, mais prodigiosa em seus resultados , mais revolucionária em seus efeitos sobre a vida e as perspectivas das pessoas . O mundo do final do século XX basicamente é produto da Segunda Revolução industrial .

Expansão da indústria para outros países - EUA após a Guerra de Secessão com o fim da escravidão. JAPÃO – Com a Revolução Meiji que acabou com o feudalismo no Japão . FRANÇA – surto após 1860 . RÚSSIA – 1870 em diante . Czar Alexandre II adota medidas de modernização . Em 1861 abole a servidão e incentiva a industrialização buscando capital estrangeiro .

Tem início a grande indústria com produção em série , que aumenta ainda mais a capacidade de produção e baixa custos , mas leva o trabalhador a perder a noção do produto como um todo , e a exercer trabalhos repetitivos , na magistral crítica de Chaplin .



UNIFICAÇÃO ITALIANA

Itália no século XIX estava dividida em sete Estados . A Áustria dominava algumas regiões e a Igreja outras .

Os principais movimentos que lutavam pela unificação eram o Mazzinismo , liderado por Mazzini , que defendia um governo nacionalista e republicano , destacando-se ainda Giuseppe Garibaldi e o Risorgimento – corrente monarquista – , liderada pelo Conde de Cavour , primeiro ministro de Emanuel II , que reinvindicava a união nacional sob a liderança de Piemonte Sardenha .

Norte da Itália já tinha considerável grau de desenvolvimento , com estruturas de produção capitalistas , incipiente processo de industrialização , regime político constitucional e parlamentar , estimulando uma consciência nacionalista .

Em 1859 com ajuda da França e da Inglaterra , devido à participação italiana na Guerra da Criméia , a Áustria cede a Lombardia que é anexada a Piemonte , o que levou em 1860 a revoluções liberais na Itália Central , nas regiões de Módena, Parma , Toscana e Romanha , formando repúblicas que com a atuação de Garibaldi , solicitam sua anexação ao Piemonte .

Em 1861 Garibaldi conquista o reino das Duas Sicílias , no sul da Itália . Veneza , último reduto austríaco é anexada em 1866, graças à derrota da Áustria diante da Prússia , com a Itália do lado da Prússia .

Em 1870 Roma é conquistada pela saída das tropas francesas que apoiavam o papa , devido á guerra da França contra a Prússia . São incorporados também os Estados Pontifícios com vitória da corrente monarquista

questão romana – papa recusou-se a aceitar a anexação de Roma e considerou-se prisioneiro no Vaticano. Questão solucionada em 1929 pelo tratado de Latrão entre Pio XI e Mussolini que criou estado Vaticano.

Províncias irredentas ( Tirol, Trentino e Ístria ) continuarão sob domínio austríaco e com população italiana serão motivo de conflitos posteriores.

Itália enfrentará ainda um difícil processo de união do norte com o sul, mesmo assim , Itália torna-se potência capitalista , participando da corrida colonialista .



UNIFICAÇÃO ALEMÃ



Processo de unificação teve a liderança da Prússia e do chanceller Otto Von Bismarck .

Napoleão tinha criado a Confederação do Reno e o Congresso de Viena a extinguiu e criou a Confederação Germânica – 39 estados presididos pela Áustria. Eram 39 estados de regimes autoritários que rivalizavam economicamente entre si , além dos antagonismos entre Áustria e Prússia .



ZOLLVEREIN – Porém a Prússia se desenvolveu e passou a rivalizar com a Áustria e criou a liga alfandegária em 1834 sem a Áustria. Rede ferroviária , regime político autoritário e Exército moderado mas eficiente .

Humilhação de olmutz – Áustria ameaça guerra e Prússia recua .

1862 Bismarck é nomeado chanceler unindo alta burguesia e junkers ( grandes proprietários )

Guerra ducados 1864 tomou Scheswig e Holstein da Dinamarca .

Guerra austro prussiana 1866 – Guerra de sete semanas vitória Prússia em Sadowa . A França manteve-se neutra com a promessa de recompensas territoriais e a Itália ofereceu apoio .

Guerra franco prussiana 1870 – vitória em Sedan. Napoleão III aprisionado . Fim império francês . Início do II Reich alemão e do revanchismo francês pela derrota , pois perdeu a Alsácia e a Lorena ricas regiões de minério e foi obrigada a pagar indenização de 5 bilhões de francos . Alemanha pelo Tratado de Frankfurt torna-se a maior potência continental européia ocorrendo o rompimento do equilíbrio de forças europeu uma das causas da 1a guerra mundial.









PAZ ARMADA 1870 – 1914

Alemanha – expansão a leste – Estrada de ferro Berlim Bagdá . Áustria Hungria – controle balcãs , em aliança com Alemanha . França – revanchismo com Alemanha e conflito pelo Marrocos . Rússia influência na Europa Oriental e controle dos estreitos de Bósforo e Dardanelos . Sistema de alianças idealizado por Bismarck – Tríplice aliança – Alemanha , Itália e Áustria-Hungria e Tríplice entente – França, Rússia e Inglaterra .

No Oriente ocorre guerra entre Japão e Rússia entre 1904 e 1905 , com derrota da Rússia e que contribuiu para o desencadeamento da Revolução Russa .



ROMANTISMO



Do ponto de vista cultural, a primeira metade do século XIX assistiu ao predomínio do movimento romântico ou Romantismo, uma reação ao academicismo classicista e ao racionalismo da Ilustração. O Romantismo, buscou uma volta ao passado medieval, mas seu propósito declarado era a volta à natureza .

O Romantismo foi um movimento artístico, literário e musical que reflete o momento histórico do século XIX, em que a burguesia se afirma como classe dominante. O Romantismo também se identifica com o nacionalismo presente nos processos revolucionários de 1848 e nas unificações italiana e alemã.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui