Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Hístória Medieval - Resumos para Vestibular -- 23/05/2005 - 08:07 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




HISTÓRIA MEDIEVAL RESUMOS PARA VESTIBULAR PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL - MAIO DE 2004 .







ALTA IDADE MÉDIA

Dá-se o nome de Alta Idade Media ao período que vai do século V ao XI , e Baixa Idade Média do século XI ao XV .



CIVILIZAÇÃO BIZANTINA –





Império Romano Oriental . Capital Bizâncio ou Constantinopla . Localização privilegiada . Comércio intenso. Império centralizado e despótico . Preponderância da cultura oriental e língua grega e caráter multiracial .



JUSTINIANO – maior imperador ( chamado basileu) . Apogeu do império . Período de 527 a 565 d.C. Ampliou fronteiras . Principal obra – Corpo de Direito Civil ou Código Justiniano - Código ( leis romanas ) ; Digesto ( jurisprudência) ; Institutas ( princípios fundamentais ) e Novelas ( leis do período de Justiniano) .

Buscou restaurar antigas fronteiras do Império Romano . Estabeleceu " paz perpétua" com os persas . Iniciou guerras ofensivas reconquistando a África do norte sob domínio dos vândalos , atacou os ostrogodos na Itália e os visigodos na Espanha Meridional. Dominou a Ásia Menor , Síria , Palestina e o norte da Mesopotâmia .

Despotismo total do imperador e no campo camponeses submetidos à escravidão trabalhavam para a nobreza em latifúndios.

Burocracia centralizada, altos impostos e gastos militares , levaram a insatisfações violentas como a Revolta Nika . Justiniano construiu a Igreja de Santa Sofia . Era chefe da Igreja e do Estado - cesaropapismo .

Após Justiniano império se enfraqueceu .

IGREJA BIZANTINA - afastou-se da católica . Surgiram heresias . MONOFISISMO – Cristo teria apenas a natureza divina e negava-se o dogma da Santíssima Trindade . MOVIMENTO ICONOCLASTA – Imperador Leão III em 725 proibiu o uso de imagens de Cristo ou dos santos. Objetivo era diminuir o poder do clero , dono de vastas terras , diminuindo seus rendimentos com a venda de imagens .Prenúncio da separação .

CISMA DO ORIENTE – Em 1054 , Igreja ortodoxa separa-se da Igreja Católica .Divergências entre o papa e o patriarca tornaram-se inconciliáveis .

IMPÉRIO LATINO – Após o século XI , com o crescimento da Europa , Bizâncio virou alvo da ambição das cidades italianas , sendo invadida pelos venezianos na quarta Cruzada .

FIM DO IMPÉRIO – Com a expansão dos turcos otomanos , Constantinopla foi conquistada em 1453 .

Bizantinos influenciaram a arquitetura ( Catedral de S. Marcos) , filosofia ( divulgaram obras da Grécia Antiga) , ciências , direito ( Corpus Juris Civilis ) . Os eslavos, inclusive os russos receberam dos bizantinos seu alfabeto, concepção de Estado e religião .







CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA







Árabes viviam na Península Arábica . Área desértica , sem unidade política . Os beduínos no interior eram pastores nômades e viviam em guerras constantes .Acreditavam em espíritos , representados por árvores e pedras e em uma infinidade de divindades subordinada a um ser superior. No litoral Meca e Yatreb tornaram-se centros de comércio e Meca também centro de peregrinação anual dos beduínos que visitavam a Caaba , santuário onde estava guardada a Pedra Negra e os ídolos das diversas tribos .

Meca era administrada pelos coraixitas , grandes comerciantes , interessados em preservar o comércio .

Maomé nasceu em 570 em Meca. Filho de família pobre ( Hashemita) da tribo dos coraixitas . Órfão , educado pelo tio, desde pequeno participou de caravanas , tomando contato com o judaísmo e o cristianismo .Adulto , casou-se com uma viúva rica Khadija , o que lhe permitiu dedicar-se intensamente à meditação religiosa .

HÉGIRA - Passou a ter visões e criou uma nova religião monoteísta , o islamismo em 610 . Converteu seus familiares e ao pregar aos coraixitas , defendendo os pobres e oprimidos foi obrigado a fugir de Meca para Yatreb , depois Medina em 622 , a Hégira , início do calendário muçulmano.

Depois conquistou Meca em 630 , e consolidou sua religião com 5 obrigações : peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida ; dar esmolas, jejuar no mês de Ramadã , orar todos os dias e lutar na guerra santa . ( obrigação ocasional) . O Corão contém os ensinamentos de Maomé e o Suna ou tradição , as narrativas em torno da vida do profeta .

EXPANSÃO MUÇULMANA – Com a sua morte , o poder passou a ser exercido pelos califas que unificaram a Península Arábica , possibilitando a posterior expansão.

A dinastia Omíada ( 661-750) tornou o Mediterrâneo um lago muçulmano . Conquistou a África do Norte , Península Ibérica até o sul da Gália , ilhas de Córsega , Sardenha e Sicília . Muçulmanos só foram barrados em 732 com a derrota na batalha de Poitiers , nos Pirineus , para Carlos Martel .

Bloqueio da navegação cristão pelo Mediterrâneo isolou o Ocidente Europeu e contribuiu para o desenvolvimento de uma economia auto-suficiente e rural a sociedade feudal .

A dinastia Abássida em 750 transferiu a capital para Bagdá . Conquistas voltaram-se para o Oriente, rumo á Índia e China . Surgiram califados independentes e iniciou-se a decadência do império .

Unidade quebrada com o surgimento de dois grandes grupos divergentes , sunitas e xiitas . Xiitas , defendem um chefe religioso e político , descendente de Maomé e seguidor do Corão e os sunitas , chefe político , seguidor do Suna e que não precisaria ser descendente do profeta .

Em 1258 Mongóis capturaram Bagdá. No século XV turcos otomanos , convertidos ao islamismo dominaram a parte oriental do império . A Península Ibérica foi totalmente libertada com a conquista de Granada pelos espanhóis em 1492 .

CULTURA MUÇULMANA - árabes respeitavam as crenças e costumes e assimilaram muitos aspectos dos povos dominados. Arquitetura – influência bizantina e persa nas cúpulas , minaretes , arcos em ferradura e colunas torcidas .

Literatura – Livro dos reis de Al-firdausi ; Rubayat de Omar Khayan e As Mil e Uma Noites , coletânea de contos.

Ciência – sistema arábico, geometria, álgebra , contabilidade , alquimia como busca da pedra filosofal , destilação, filtração e sublimação . Desenvolvimento da medicina com Avicena , autor de Canon . Astronomia .

Filosofia preservaram Aristóteles e Platão, com Avicena e Averróis.

Comércio – Mossul ( tecidos de algodão ), Bagdá ( vidros , jóias , cerâmicas e seda ) ; Damasco ( aço) ; Marrocos ( couro) ; Toledo ( espadas) .

Árabes introduziram na Europa ainda as invenções chinesas – bússola, papel e pólvora .

Alimentos como algodão , cana de açúcar , laranja e arroz . Pela permanência na Península Ibérica , muitas palavras do português tem origem árabe , como as iniciadas por al - alvaiade , alfaiate .







REINO FRANCO





Parte ocidental do império romano foi invadida por vários povos bárbaros . Bárbaros era o termo que os romanos usavam para designar povos estrangeiros com modo de vida , organização social e econômica e línguas diferentes da sua .

Ostrogodos, Visigodos, Vândalos, Francos , Lombardos , Anglos , Saxões , vieram da Europa Oriental e ocuparam a parte ocidental do Império.

Os germanos reuniam-se em famílias , aldeias , cantões e tribos . Independentes as tribos só se reuniam para a guerra ou para outra finalidade definida , não havendo Estado organizado. Isso foi possível pela aliança entre os chefes bárbaros e a Igreja Cristã .

REINO DOS FRANCOS 481-987

Os francos foram o povo bárbaro que formou o mais importante reino após o final do Império Romano.

Até o século V os francos estavam divididos em várias tribos que foram unificadas por Clóvis ( 480-511) , dando início à dinastia merovíngea . Venceu os romanos na Gália , os burgúndios , os visigodos , conquistando vasto território .Após a vitória contra os alamanos na batalha de Tolbiac ( 496) , Clóvis converteu-se ao cristianismo , portanto o reino franco vai crescer integrado à Igreja Católica , os bispados serviram de base para a administração dos territórios .

Reis Indolentes - Com a morte de Clóvis reis se enfraqueceram e poder passou a ser exercido pelos majourdomus ( prefeitos do palácio)

Em 732 o majourdomus Carlos Martel , venceu a Batalha de Poitiers , barrando o avanço muçulmano na Península Ibérica. Sem esta vitória talvez não tivesse existido a civilização ocidental .

Pepino o Breve , filho de Carlos Martel, afastou o último rei merovíngeo e foi coroado rei dos francos em 751 , iniciando a dinastia carolíngea .

Patrimônio de São Pedro . Pepino a pedido da Igreja ataca e vence os lombardos , decidindo doar à Igreja territórios no centro da Itália , que ficaram conhecidos como o Patrimônio de São Pedro

Com a morte de Pepino poder fica para seus dois filhos, mas um deles Carlos assumiu o controle total, coroado imperador no ano 800 .

Dominou os lombardos na Itália , os saxões , anexando parte do território da Alemanha e atacou os muçulmanos na Espanha , conquistando algumas regiões na fronteira .

Organizou um império fortemente centralizado . Unidades administrativas os condados eram governadas por nobres de sua confiança e nas fronteiras (marcas) , havia os marqueses . Os missi dominici eram fiscais reais que viajavam pelo Império .

Carlos Magno criou legislação para todo o Império , as capitulares . Distribuiu benefícios entre seus nobres , o que seria a origem dos futuros feudos. A base econômica do império era agrária , criando condições para a formação de um poder local .

Criou uma escola em seu palácio, a escola palatina . Cercou-se de artistas , caracterizando o período o chamado renascimento carolíngeo .

Intervia na Igreja, nomeava bispos , sendo claro exemplo de cesaropapismo .

O império não sobreviveu á sua morte . Morreu inesperadamente , assumiu seu único filho vivo Luís , o Piedoso , que governou mal e deixou três filhos que lutaram pelo poder , que após longa luta, assinaram em 843 , o Tratado de Verdun que dividiu o Império entre eles , Germânia, Itália e França .

O império fracassou devido às contradições entre os ideais de universalismo cristão e do particularismo tribal germânico.

O império nunca voltou a centralizar-se novamente , ao contrário fracionando-se sucessivamente , e cresceu o poder dos nobres , consolidando o sistema feudal . Dinastia Carolíngea irá terminar em 987 com Hugo Capeto , Conde de Paris , dando início à Monarquia Nacional Francesa.





FEUDALISMO – INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS BÁSICAS –



FEUDALISMO ORIGENS – Romanas ( colonato - fixação do homem livre à terra, originou a servidão ; clientela e precarium – benefício pela terra; Villas - organização das propriedades rurais que deram origem aos feudos )

Germânicas ( comitatus – fidelidade mútua entre chefes militares e seus guerreiros , base da suserania e vassalagem , inexistência de Estado, poder político descentralizado e direito consuetudinário - baseado nos costumes ) .

A Igreja contribuiu para o fim do escravismo e civilizou os bárbaros .

FATORES CONJUNTURAIS – Invasões barbaras a partir do século III , invasões muçulmanas e domínio do Mediterrâneo levaram a sensação de insegurança no sul da Europa no século VIII . Invasões no século IX ao norte , normandos , vikings e varegues e ao leste os magiares ou húngaros , gerando onda de insegurança e medo , surgindo os castelos fortificados como proteção e tornando a população dependente dos grandes proprietários . Enfraquecimento do Império Carolíngeo, que fortaleceu os senhores feudais .

Nenhum homem nascido no período chamado de Idade Média se autodenominaria medievo, muito menos diria viver na era medieval. A expressão Idade Média foi uma rotulação feita a posteriori e carrega consigo outro adjetivo pejorativo, um clássico dentro da história, o de Idade das Trevas. Essa visão negativa, que se tornou um verdadeiro mito historiográfico, nasceu no século XVI, quando os renascentistas viam a Idade Média, media aetas, como sendo uma interrupção no progresso humano inaugurado pelos gregos e romanos.

CARACTERÍSTICAS GERAIS

Econômico – atrofiamento , economia agrícola de subsistência e comércio local à base de troca , inexistência de indústria . Baixa produtividade.

Ruralização , marcada pelo Foi marcada pelo declínio mercantil, pelo definhamento das cidades e pelo êxodo urbano.

Político – poder descentralizado nas mãos dos senhores , relações de suserania e vassalagem entre a nobreza ( atenção servos não são vassalos) . Posse da terra elemento fundamental de poder .

Sociedade estamental ( baixa mobilidade social) , formada por senhores e servos. Condição social determinada pela hereditariedade .

FEUDO – unidade básica, tendia para a auto-suficiência . Espécie de latifúndio . Dividido em 3 partes – domínios do senhor , faixas dos servos e áreas comuns .

SERVO – maioria da população. Não podia sair do feudo . Tinha que trabalhar dois a três dias para o senhor , a Corvéia . Pagava as banalidades , taxas pelo uso do moinho, forno, etc . Pagava ainda a Talha , porcentagem da produção do manso servil para o senhor e dízimo para a Igreja e Mão Morta , paga pelos descendentes para ficar no feudo . Atividade agrícola com rotação em faixas .

SENHOR – relações de suserania e vassalagem , relações de tipo contratual com obrigações recíprocas - Fidelidade – vassalo devia abster-se de ato hostil ao suserano . Auxílio – obrigações militares ao suserano . Consilium – auxílio na distribuição da justiça na corte ; Homenagem – juramento prestado ao suserano .

Por sua vez o suserano devia proporcionar proteção militar ao vassalo , conceder-lhe um benefício ( feudo) , ministrar justiça no tribunal dos iguais

IGREJA - justificava a estrutura social . Cada um deveria viver na posição em que estava por designo divino , uns deviam rezar, outros trabalhar e outros guerrear . Toda a atividade cotidiana era controlada pela religião .







CRUZADAS –



CONCEITO – Expedições militares contra os muçulmanos , inimigos da cristandade , estimuladas pela Igreja Católica.

CAUSAS – Igreja - caráter religioso, libertação dos lugares santos , contra a Jihad muçulmana e reunificação da Igreja , separada desde o Cisma de 1054 . Comerciantes das cidades italianas - reabrir o comércio pelo Mediterrâneo e conquistar entrepostos na Ásia Ocidental , daí as financiaram . Império Bizantino - aliviar pressão exercida pelos turcos seldjúcidas em suas fronteiras . Senhores tinham interesse pelo alívio da pressão populacional nos feudos e busca de terras para os filhos não primogênitos.

CONVOCAÇÃO – pelo para urbano no Concílio de Clermont.

Cruzada dos Mendigos – Liderada pelo monge Pedro o Eremita , participantes dominados pelos turcos.

1ª Cruzada 1096-1099– nobres tomaram Jerusalém em 1099

2ª Cruzada 1147-1149– sem resultados . Jerusalém perdida em 1187 para Saladino ;

3ª Cruzada dos Reis 1189-1992 – Ricardo Coração de Leão ( Inglaterra ), Felipe Augusto ( França) e Frederico Barbaruiva ( Sacro Império ) . Frederico morreu , Ricardo conquistou o litoral de Tiro a Jafa

4 Cruzada -1202-1204 Venezianos tomaram Constantinopla , fundando o Império Latino , de 1204 a 1261 . Declínio mercantil de Constantinopla e ascensão das cidades italianas que vão monopolizar o comércio no Mediterrâneo .

Cruzada das Crianças , realizada em 1212 – escravizadas

5ª Cruzada – 1217-1221 sem sucesso

6ª Cruzada – 1228-1229 diplomática . Frederico II obtém título de rei de Jerusalém

7ª Cruzada 1248-1254– Jerusalém retomada pelos turcos em 1244 . Luís IX preso pelos turcos é libertado mediante resgate .

8ª Cruzada 1270 - Luís IX morre em Túnis .

Em 1291 fortaleza de São João D Acre é tomada pelos turcos .

CAUSAS DO FRACASSO – ordens religiosas em conflito, divergência entre os cruzados , ocupação superficial , anarquia feudal , ausência de comando único .

CONSEQUÊNCIAS – fortalecimento do poder real . Crescimento do comércio pelo contato com apurada civilização muçulmana e bizantina . Servos valorizados pelo menor número ou luta nas Cruzadas . Intensificação do comércio pelo Mediterrâneo , devido à IV Cruzada.

CRUZADAS NO OCIDENTE – 1086 tomada Toledo e em 1492 Granada . Colaboração dos borguinhóes , do sudeste da França, cujo Afonso Henriques , proclamou-se rei de Portugal em 1139 .

CRUZADA DOS ALBIGENSES luta da Igreja contra a heresia dos Cátaros . Interesse de Filipe II de integrar o Languedoc e da nobreza do norte querendo dominar o sul da França .

ORDENS MILITARES – Templários – fundada em 1139 por Hugo de Payens . Na França sobreviveu até 1307 , extinta por Filipe o Belo. Sobreviveu em Portugal como Ordem de Cristo , participando nos descobrimentos.

Hospitalários – 1137 Raymundo Puy . Em 1308 ficam na ilha de Rodes e em 1508 na ilha de Malta .

Cavaleiros Teutônicos. – 1198 depois Livônia e Letônia.





COMÉRCIO E FEIRAS



INÍCIO – OBSTÁCULOS AO COMÉRCIO – poucas estradas , portos , salteadores , pedágios , inexistência de moedas , variação de pesos e medidas .

CRESCIMENTO COMÉRCIO A PARTIR SÉCULO XI – com estabilidade militar população cresce . Tem início migração rural urbana . População urbana passará a exercer atividades não vinculadas à terra , como o artesanato e o comércio , estimulando o crescimento das cidades .

As Cruzadas terão importante contribuição pelo contato dos europeus com os costumes e produtos consumidos pelos árabes .

Surge uma nova classe antes desprestigiada , a burguesia . Surgem os bancos, uso de letras de câmbio , contabilidade . Surgem sociedades comerciais – societas maris em, Gênova e Colleganza em Veneza , soma de capitais ou sociedade em comandita , associação de capital e trabalho .

O comércio de especiarias e produtos orientais era feito normalmente . As mercadorias eram compradas com moedas nos portos do Mediterrâneo Oriental ( sobretudo Constantinopla ) , ou trocadas por tecidos de lã, provenientes de Flandres e das cidades do norte da Itália .

Um dos temas que se foi tornando cada vez mais popular em finais do século XII numa literatura criada para as reuniões cavaleirescas é a do vilão esperto, o homem de origem rústica que subiu alguns degraus da escala social e tomou o lugar de homens de bem, nascidos no exercício da autoridade senhorial, mediante dinheiro e, ao imitar as suas maneiras, conseguia apenas tornar-se ridículo e odiado por todos. O que era chocante no novo-rico era o fato de ele não ser generoso, nem altruísta, nem estar cheio de dívidas, como o nobre. (Georges Duby, Guerreiros e camponeses.) O contexto histórico que explica os valores presentes na literatura da época aponta para o fato de que na medida em que a economia monetária se expandia, por se sentirem ameaçados, os nobres condenavam mais asperamente a motivação do lucro e a ânsia de riqueza pessoal.

Crescem casas bancárias – Bardi , Peruzzi , Frescobaldi, Médici .

Liga Hanseática em 1358 , associação comercial de cidades do Norte da Alemanha abrangendo comerciantes de até 72 cidades em 1400. Domina o comércio no norte da Europa , nos mares do Norte e Báltico . É a Hansa ou Liga mais conhecida , mas existiram inúmeras outras .

ROTAS COMERCIAIS

Marítima – Mediterrâneo , Mar do Norte e Báltico ( Flandres , através da Rússia até Constantinopla) . No século XIV surge rota do Mediterrâneo a Flandres por Gibraltar .

Terrestre – Champagne – norte da Itália a Flandres .

QUESTÃO DA USURA – riqueza era vista pela Igreja católica como dissipação e dominação . Tempo é de Deus e idéia de preço justo de Aristóteles . Lucro pelo lucro idéia capitalista . Judeus não respeitaram proibição.

FEIRAS

Início da sociedade feudal , comércio à base de troca em mercados locais semanais .

Com o crescimento do comércio surgem as Feiras – venda por atacado , dimensão mais ampla , até internacional , realização periódica em certos locais , com polícia , tribunais próprios . Casas de câmbio , vendiam as letras de feira para evitar circulação de grandes valores .

No final do século XIII entram em decadência por uma série de fatores – falência das companhias que as operavam , desenvolvimento da indústria de tecidos na Itália , Guerra dos Cem Anos , Crise do Século XIV e expansão marítima.





RENASCIMENTO URBANO E CORPORAÇÕES –





RENASCIMENTO URBANO - Na Idade Antiga as cidades eram postos avançados do governo central. No início da Idade Média há poucas cidades , centros militares e judiciais . População em sua maioria no campo .

A população européia cresceu continuamente do século XI ao século XIV. Na Europa Ocidental viviam 18 milhões de pessoas por volta de 800 , passando para 26 milhões por volta de 1.100 e mais de 50 nos anos 1300 . Não ocorreram grandes epidemias no período , as guerras não eram tão destruidoras e a produção agrícola cresceu .

Com o crescimento do comércio começam a surgir novas cidades em locais favoráveis à aglomeração ( cruzamentos, paradas , portos, etc) . Início da fuga de servos para a cidade , pois “ o ar da cidade era livre “ ( permanência de mais de um ano resultava em liberdade ) .

Crescimento desordenado . Luta pela autonomia do domínio do senhor feudal . Cessão progressiva de direitos, pelas Cartas de Franquia – direito de cobrar impostos, autonomia administrativa , criar milícia .

Resultado – sociedade ainda feudal com 2 centros de poder cidade e campo. Repúblicas na Itália , Cidades Livres na Alemanha , Conselhos na Espanha e Comunas na França.



OFICINA ARTESANAL – unidade industrial típica da Idade Média . Localizada na casa do artesão , trabalho manual, venda por encomenda . Trabalham o mestre , oficiais ou companheiros , jornaleiros e aprendizes . Inicialmente qualquer um podia ser aprendiz, depois há restrições. Inexiste divisão de trabalho e produtividade . Não há escolas , aprende-se o trabalho nas oficinas .



CORPORAÇÕES OU GUILDAS – criadas para defesa dos interesses dos comerciantes ou artesãos , contra os senhores feudais . Ajuda mútua , monopólio do comércio e produção , controle do aprendizado , controle de preços e salários , controle rígido da atividade . Não são sindicatos.

LIGA HANSEÁTICA - cidades também passaram a formar grupos para se organizar . Apareceram as hansas ( sociedadades mercantis) das quais a mais conhecida é a Liga Hanseática , formada por mais de 80 cidades .





FORMAÇÃO DO ESTADO NACIONAL –





EUROPA SÉCULO XI – Língua universal , religião universal , indústria local e artesanal .

EUROPA SÉCULO XV - nação se impõe ao particularismo dos senhores feudais e das cidades . Monarquia único regime conhecido . Burguesia necessita de ordem e segurança . Senhores feudais enfraquecidos pelas cidades e Guerra dos Cem Anos . Rei era o único que tinha condições de uniformizar pesos , medidas , moedas , leis , alfândegas, acabando com o particularismo feudal .

MECANISMOS GERAIS DE CENTRALIZAÇÃO – força ( exército nacional e permanente ) ; Tributação ( impostos nacionais ) ; Justiça ( leis nacionais e tribunais reais ) e Diplomacia ( soberania ( independência ) e autonomia ( leis próprias ) .

Resultado – Absolutismo

Estado Nacional se consolida com revoluções burguesas ( Inglesa , Francesa e Americana) e com a descolonização pós 2ª Guerra .

Aristocratas mantiveram poder econômico e muitos nobres ocuparam cargos e funções importantes no Estado , mantendo sua proeminência ..

Principais obstáculos : senhores feudais e poder supranacional da Igreja.

MONARQUIA FRANCESA

987 Fim da dinastia dos Carolíngeos e início dos Capetíngeos

Capetos de 987 a 1328 superaram o poder dos senhores feudais e consolidaram o poder real .

Filipe Augusto 1180 1223 processo de centralização entre em fase decisiva . Lançou impostos nacionais e criou um exército real , vendeu cartas de alforria das cidades, acabou com o chefe local – preboste e nomeou funcionários seus - bailio (norte) e senescal ( sul) . Participou da 3ª Cruzada e organizou a Cruzada dos Albigenses .

Luís IX – 1226 1270 – emancipou servos , fortaleceu o tribunal real com direito de apelo , qualquer cidadão poderia apelar . Criou moeda nacional e participou da 7ª e 8ª Cruzadas . Aboliu guerras privadas e combates singulares . Muito religioso foi canonizado .

Filipe IV , o Belo 1285 – 1314 . processo de centralização atinge o apogeu . Cercou-se de legistas . Conflito com a Igreja – cativeiro de Avignon . Subjugou os Templários . Criou e convocou os Estados Gerais em 1302, ativo até 1614 .

GUERRA DOS CEM ANOS 1337 – 1453

Causas – pretensão de Eduardo ( rei inglês e neto de Filipe o Belo ), ao trono francês . Ingleses com domínios na França ( Bordeaux ) . Disputa pela região de Flandres , compradora de lã inglesa , tecidos e centro comercial .

Nobres franceses escolheram rei Filipe de Valois , sobrinho de Filipe o Belo , apoiando-se na Lei Sálica ( linhagem só lado masculino)

Guerra só em território francês . Primeira fase , vitórias inglesas de 1337 a 1429 , batalhas de Crécy , Poitier . Segunda fase , vitórias francesas a partir de Joana D’Arc em 1429 .

Final , vitória francesa em 1453 com a tomada de Bordeaux .

Consequências – morte de muitos nobres e enfraquecimento da nobreza . Fortalecimento da monarquia francesa , idéia de fidelidade ao rei e não de pátria . Ato patriótico somente com a Revolução Francesa .



FORMAÇÃO DA MONARQUIA INGLESA

1066 – Rei anglo saxônico Haroldo II , derrotado na Batalha de Hastings, por Guilherme o conquistador que era filho natural do duque da Normandia . Institui feudalismo centralizado , com feudos distribuídos pelo rei .

Henrique II 1154-1189 – Dinastia Plantageneta . Só falava francês . rei mais poderoso da época . Enfrentou Igreja ( Constituição de Claredon), mas perdeu .

Ricardo Coração de Leão . 1189 a 1199 . Em 10 anos ficou só 6 meses na Inglaterra . Participou da 3ª Cruzada e de lutas na França .

João Sem terra 1189 a 1216 – enfraquecimento monárquico . Derrotado por Filipe II em Bouvines em 1214 .

MAGNA CARTA – fundamento das liberdades inglesas e do parlamento. Era uma carta feudal para proteger os direitos dos barões. Instituído o Habeas Corpus . e criado o Parlamento em 1264 .

Eduardo III 1327 – 1377 . Parlamento consolidado com câmara dos Lords ou Alta e Câmara dos Comuns ou Baixa ( burguesia e cavaleiros) .

Início do cercamento de terras – enclosure .Terras cultiváveis transformadas em pastagem de ovinos .

GUERRA DOS CEM ANOS - enfraquecimento da nobreza .

GUERRA DAS DUAS ROSAS . Causada pelo fracasso dos Lancaster na Guerra dos Cem Anos. Conflito com os York . Tem como resultado o enfraquecimento da nobreza e a consolidação do absolutismo de uma nova dinastia, os Tudors , com Henrique VIII .



SACRO IMPÉRIO ROMANO GERMÂNICO

911 – Fim da dinastia Carolíngea . O rei da Saxônia Henrique I , anexou parte da Itália .

962 criado o sacro Império que durou até 1806 , extinto por Napoleão.

Principal episódio – Querela das Investiduras , conflito entre o rei Henrique IV e o papa Gregório VII sobre a nomeação de bispos germânicos . Questão só solucionada em 1122 pela Concordata de Worms , vitória da Igreja , onde ficou decidido que haveria a investidura religiosa feita pela Igreja e a investidura temporal feita pelo imperador.



ITÁLIA

Fragmentação política . Influência da Igreja e do Sacro Império . Guelfos partidários do papa e Gibelinos, partidários do imperador.

No século XII , derrota de Frederico Barbaruiva , do Sacro Império , para cidades italianos, levou á formação de repúblicas independentes nas cidades do Norte da Itália.

PENÍNSULA IBÉRICA

Dominação árabe desde o século VII , interrompida nos Pirineus por Carlos Martel , na batalha de Poiters .

Reinos cristãos de origem visigótica ( bárbara) , reiniciaram a reconquista a partir do século XI .

Cavaleiros franceses colaboraram . Surgem os reinos independentes de Aragão, Castela , Navarra e Leão.

Afonso Henriques , proclama-se rei de Portugal , início da dinastia de Borgonha .

Em 1383 , ocorre a revolução de Avis, tendo início a expansão comercial de Portugal , pois a burguesia se alia ao mestre João de Avis .

Em 1469 Fernando de Aragão e Isabel de Castela e Leão, dão origem à Espanha .

Em 1492 os mouros são expulsos de Granada pondo fim à ocupação muçulmana na Península Ibérica.

Portugal e Espanha serão os pioneiros na centralização monárquica em virtude das guerras de libertação dos muçulmanos , fato que não ocorreu nos demais países da Europa .



CAMPO , CRISES XIV E XV –



TRANSFORMAÇÕES NO CAMPO

Grande aumento da população européia . Em 1050 eram 46 milhões e em 1300 , cerca de 61 milhões.

Com o crescimento do comércio e das cidades ocorre estímulo à produção no campo. Senhores passam a ter novas necessidades , principalmente com artigos de luxo e necessitam para isso aumentar suas rendas , aumentando a pressão sobre os servos ou alterando as relações de produção no campo.

Aumento da produção ocorre de duas formas : Extensão na área de plantio , grandes áreas inexploradas foram ocupadas . Aumento da produtividade e progresso tecnológico – uso do moinho hidráulico , charrua ( arado) , atrelamento pelo peito e não pelo pescoço , uso da ferradura .

No século IX os solos rendiam duas vezes o trigo semeado , no século XIII rendiam quatro vezes . Portanto , o progresso foi constante , tanto que , em seguida , a produtividade permaneceu estagnada nesses níveis até o início do século XIX

Na Europa Ocidental ocorre certa abertura nas relações servis , pois maior pressão ocasionou aumento das fugas para as cidades . Na Europa oriental ocorre o aumento das relações servis .

Na Inglaterra tem início a Enclosure – demarcação de terras comuns , que se tornam propriedade privada , expulsando a população para as cidades .



CRISE DO SÉCULO XIV

Vários episódios negativos ocorreram nesta época , levando a retração na atividade econômica . Peste negra . Surto de peste bubônica , de 1348 a 1349 , matou cerca de 25 milhões , aproximadamente 1/3 da população .

Comunidades judaicas foram responsabilizadas pela epidemia e perseguidas pelos cristãos, que acionavam o sentimento antijudaico existente na Idade Média.

Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra ( 1346-1420) . Área rural da França é devastada Ocorrem levantes camponeses pela piora nas condições de vida . Principal é a Jacquerie na França em 1358 .

A crise do século XIV acelerou o processo de transição do feudalismo para o capitalismo na Europa Ocidental.

CRISE DO SÉCULO XV

Crise de crescimento provocada pelos limites inerentes à estrutura da sociedade feudal . Os servos não tem renda , nem poder de compra . O comércio internacional tem grandes dificuldades devido à barreiras locais dos feudos . Escassez monetária provocada pelo déficit comercial com Oriente e esgotamento de minas .

Decadência da cavalaria e obsoletismo do castelo como fortaleza . Expansão do capitalismo , consolidação da propriedade privada , atividade de compra e venda , conceitos de trabalho, mercadoria e lucro. .







IGREJA MEDIEVAL –



Deuses na antiguidade eram figuras máximas de autoridade . Deuses gregos eram mesquinhos , vingativos, adúlteros e assassinos . No Egito divindades podiam dizimar colheitas apenas por oferendas feitas com o animal errado. No Antigo Testamento Deus determinou que o patriarca Abraão , como prova de lealdade , matasse o próprio filho Isaac, embora tenha impedido o gesto por intermédio de um anjo. Cristo inverteu esta lógica milenar e afirmou que amar a Deus é amar ao próximo. Apresentou um Deus de misericórdia , compaixão e perdão que revolucionou a concepção do sagrado daí por diante .

Edito de Milão – Constantino 313 . Igreja passa a ser legal

Edito de Tessalônica 391 Teodósio – Igreja religião oficial do Império

Gelásio I 492-496 poder espiritual e temporal com supremacia do espiritual .

Santo Agostinho .- teoria da predestinação.

Gregório Magno - papa passa a exercer poder temporal . Expansão do cristianismo .

Clóvis – conversão dos Francos . Depois Pepino o breve , doa terras , o Patrimônio de S. Pedro , embasado no suposto Donatio Constantini .

Carlos Magno – conversão em massa e cesaropapismo

Início da supremacia da Igreja – terras , isenção de impostos , tribunais próprios , vida secular permeada pela religião e assistência aos pobres .

Igreja irá durante a Idade Média exercer monopólio cultural e dominar a mentalidade do homem medieval, transformando a vida na Terra em uma preparação para a vida após a morte .

Terá papel fundamental no sentido de justificar ideologicamente a estratificação da sociedade efeudal e proporcionar-lhe os parâmetros de comportamento.

Nos mosteiros todavia , os monges copistas contribuíram para a preservação dos livros dedicando sua vida a reproduzi-los .

Paz de Deus – não fazer justiça com as próprias mãos

Trégua de Deus – limitação de guerras a épocas do ano .

Ordálios – tortura condenada pela Igreja .

Hierarquia divide-se em alto clero - membros da nobreza que exerciam cargos de direção como bispos , abades , etc. e baixo clero composto por pessoas das camadas mais pobres da população . Comando nas mãos do bispo de Roma , chamado papa a partir de 455.

Igreja começa a ter problemas com o seu gigantismo , desviando-se da pureza religiosa – Simonia – comércio de bens ou compra de cargos da Igreja . Nicolaísmo – desregramento do clero.

Reação interna contra desvios – Mosteiro de Cluny , Cister e ordens mendicantes ( Franciscanos e Dominicanos ) e Místicas .

Cisma do Oriente 1054 – Separação Igreja Católica Ortodoxa da Igreja Católica Romana .

Colégio de Cardeais 1059 . Adotado pelo papa Nicolau II . Tentativa de diminuir o cesaropapismo. Conclave fechado a partir de 1242 .

Querela das Investiduras . Conflito entre Henrique IV e papa Gregório VII em 1074 . Papa proíbe investidura de cargo eclesiástico feita pela realeza. Problema somente resolvido em 1122 com a Concordara de Worms entre Henrique V e o papa Calixto II . Investidura religiosa passa a ser exclusividade da Igreja . Vitória da Igreja que passa a exercer virtual domínio sobre o Sacro império Romano Germânico que continuará como ficção política até 1806 .

Inocêncio III 1198 – 1216 – papa mais poderoso . Chefe religioso e político .

Heresias : Nestorianismo – enfatiza humanidade de Cristo . Monofisismo – Cristo natureza divina . reação nacionalista contra o Império Bizantino e origem da Igreja Copta . Valdenses – sacerdotes dispensáveis, indulgências inúteis . Santidade necessária para validar sacramentos. Cátaros/Albigenses – teoria dualista do bem e do mal. Ascese severa . Cruzada dos Albigenses .

Tribunal da Inquisição – criado em 1198 por Inocêncio III . Objetivo zelar pela ortodoxia cristã . Implantado em 1233 por Gregório IX . A partir de 1252 uso da tortura . Judeus de Portugal , perseguidos pela Inquisição serão convertidos por decreto e tornaram-se os “ cristãos-novos”. No Brasil não houve inquisição, mas “ visitações ‘ .

CATIVEIRO DE AVIGNON – Conflito entre rei francês Filipe o Belo e o papa Bonifácio VIII sobre envio de dinheiro para Roma .Parado transferido para Avignon de 1305 a 1378 .

GRANDE CISMA – Em 1409 . Igreja possui 3 papas ao mesmo tempo . Alexandre V ( Piza) , Gregório XII ( Roma) e Bento XIII ( Avignon ) . Fim pelo Concílio de Constança , que reafirmou a teoria conciliar , mas problemas continuaram .





CULTURA –





Idade Média não é época das trevas.

Mística , religiosa e rude em seu início , transformou-se a partir do renascimento comercial e urbano . Importante contato com a civilização árabe , pela Península Ibérica e através dela com o mundo antigo .

EDUCAÇÃO

Universidade – primeira em 1088 em Bolonha . No século XII , Paris e Oxford . Associação corporativa entre mestres e estudantes . Autonomia do pensamento leigo, embora a Igreja tenha criado as suas . Estudo teórico básico – Trivium ( Gramática, retórica e Lógica ) e Quadrivium ( Aritmética, Geometria , Astronomia e Música ) .. Uma universidade compreendia quatro faculdades : Artes ( onde se faziam os estudos de caráter geral) , Direito , medicina e Teologia .

FILOSOFIA

Santo Agostinho – cristianiza Platão . Deus é onipotente . dependência total da vontade divina . predestinação. Nascemos já impregnados de certos conhecimentos que nos são incutidos por Deus .

Santo Tomás de Aquino - cristianiza Aristóteles e o integra com a filosofia agostiniana . Escolástica – busca harmonizar a razão com a fé . Integrar os ideais pagãos com os ideais cristãos. Homem como ser racional tem livre arbítrio , embora deva sofrer as consequências de uma má escolha . Mesmo na religião deve-se compreender as coisas racionalmente , apenas alguns dogmas não prováveis pela lógica devem se aceitos pela fé . Principal obra – Suma Teológica.

CIÊNCIA

Pequena evolução . Destaque Rogério Bacon – defendia a idéia de que somente métodos experimentais possibilitariam a certeza ( escola empírica) ..

LITERATURA MEDIEVAL

Predomínio da forma oral. Canções de gesta ( cavalaria ) : Canção de Rolando , Ariosto com 3998 versos ( França) . Poemas do Cid ( Espanha) . Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda ( Inglaterra) . Canção dos Nibelungos ( Alemanha )

Amor Cortês ( vida na corte ) , cantadas pelos trovadores e menestréis - como o Romance da Rosa de João de Meung .

Grandes obras como a Divina Comédia de Dante Alighieri . . Decameron de Giovanni Boccacio . A África , de Petrarca . Marcam uma retomada da Antiguidade Clássica e a criação de línguas vernáculas , daí serem consideradas pré-renascentistas .

CAVALARIA MEDIEVAL

Instituição obrigatória para a nobreza . Até os sete anos criança ficava em casa com a família. Dos 7 aos 12 anos com o pai e a partir dos 12 anos tornava-se pagem ou escudeiro de um senhor.

Poemas do Cid – exaltação da cavalaria . Don Quixote – decadência da cavalaria .

DIREITO MEDIEVAL

Baseado nos costumes e ordálios.

ARQUITETURA

Predominância dos obras religiosas . Arte Românica – Alta Idade Média , estilo romano . Horizontalidade , arcos redondos , paredes maciças , interiores escuros , estilo pesado

Arte Gótica – Baixa Idade Média . Luminosidade , sensação de espaço , arco ogival e vitrais , abóboda nervurada.

“Os esforços exigidos são tais que só sociedades em plena expansão econômica e politicamente estabilizadas puderam erguer, a partir de meados do século XII, a floresta de catedrais góticas, com a consciência nova de que a humanidade do Ocidente tinha entrado numa época de progresso irreversível...” KURMANN, P., “Catedrais”. In DUBY, G. (coord.), História artística da Europa. A Idade Média, Trad., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1998, p. 223.

A Igreja Católica , exercendo predomínio total sobre a religiosidade da população européia , expressava através da arte gótica a majestade divina diante da inferioridade humana .A preocupação era com o mundo espiritual , sendo expressada a sua grandiosidade pelo espaço , arcos ogivais , vitrais e arquitetura rebuscada .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui