Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Consumo de drogas no Ensino Superior -- 16/05/2005 - 10:53 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CONSUMO DE DROGAS NO ENSINO SUPERIOR Prof. Edson Pereira Bueno Leal. Maio de 2005 .











O jornal Folha de São Paulo noticiou em 13.05.2005 a apreensão , pela polícia civil de São Paulo de uma nova droga sintética alucinógena , com o mesmo princípio ativo do ecstasy e com efeitos similares aos do LSD e que podem durar até 30 horas, vendida em cápsulas transparentes com pequenos cristais , conhecida como “cápsula do medo” , ou “ cápsula do vento”.

O que surpreende mais é que a droga foi encontrada em um centro acadêmico da Unip ( Universidade Paulista ) , na Vila Mariana , zona sul de São Paulo . Registre-se que a universidade não tem nenhuma responsabilidade sobre o mesmo , que fica fora do campus , porém trata-se de local de freqüência rotineira de universitários .

O traficante preso, era um universitário de 28 anos que cursa Odontologia . Que imensa contradição , pois justamente o aluno de um curso da área de ciências médicas que deveria estar voltado para a saúde das pessoas , está contribuindo para destruir a vida de seus colegas .

A apreensão não é insignificante daí merecer registro . No centro acadêmico foram encontradas 31 cápsulas do medo ( vendidas por até R$ 500,00 cada !!!!!!!) , 34 comprimidos de ecstasy , 74 cápsulas de ice , 77 micropontos de LSD e mais 1 kg de haxixe que estavam chegando ao local nas mãos de um comerciante de 30 anos que também foi preso .

O que nos deve preocupar imensamente é o fato de que se toda esta droga estava no local é porque havia consumidores para ela . Então podemos indagar qual o nível de penetração do consumo de drogas no meio universitário e entre a juventude em geral ? Que profissionais serão estes que ao invés de estudar , estão consumindo drogas ?

Na notícia consta ainda que , segundo o Denarc , em 2005 , apenas até o início de maio , cerca de 153 universitários já foram presos em flagrante por tráfico de drogas . É um número espantoso . Se são 153 traficantes , quantos serão os usuários ?

As repúblicas de estudantes sempre foram conhecidas por suas festas e pela alegria , porém tempos as festas eram raras e era mais comum os estudantes “vararem” a noite preparando-se para provas difíceis . Hoje todavia , verifica-se que as festas tornaram-se muito freqüentes , ás vezes durante toda a semana e “varar” a noite agora significa ficar bebendo e ouvindo sons que alguns chamam de música . E todos sabemos que é justamente nestas festas que além do álcool , proliferam as drogas .

Este episódio de São Paulo deve servir de alerta para todos nós , pais, educadores e jovens . A disseminação do consumo de drogas, mais do que a de cigarro e álcool somente irá produzir efeitos danosos em nossa sociedade . Estas novas drogas sintéticas são muito mais poderosas e não se conhece os danos irreversíveis que podem produzir em nosso organismo, mesmo em um uso ocasional , e que podem gerar efeitos negativos ao longo de toda a vida .

Segundo o Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal , a cápsula do medo foi sintetizada em 1967 e produz euforia , aceleração dos batimentos cardíacos e ganho de energia , maior sensibilidade corporal à luminosidade e à percepção da cores , extroversão , expansão da noção de espaço , perda da noção de tempo , possível confusão mental e perda de contato com a realidade em doses elevadas .

O INC efetuou análise desta nova droga , constatando que é um derivado da anfetamina , acrescentada de um átomo de bromo . O acréscimo do bromo que é dificilmente metabolizado pelo organismo , potencializa o efeito da droga por até 30 horas .

É impressionante que jovens arrisquem-se tão facilmente a experimentar uma droga como esta , sem o menor conhecimento de seus efeitos a médio e longo prazo no organismo . Não é necessário ter muito conhecimento de medicina , e usando-se apenas a lógica é possível concluir que um produto que tem a capacidade de produzir alucinações por 30 horas seguidas , dificilmente não deixará de causar alguma alteração na química cerebral que pode ter efeitos permanentes .

O uso destes tipos de produtos pelos jovens , aparentemente nada produz além de alguns desconfortos pós uso , como dor de cabeça , náuseas , cansaço , porém trata-se de uma ilusão , pois muitos sintomas podem ficar sem manifestação , atenuados pelo vigor da juventude , mas inevitavelmente irão aparecer mais tarde , quando o peso dos anos da vida naturalmente diminuem a resistência orgânica.

É de se lamentar que , justamente na idade mais produtiva da vida , quando o indivíduo tem possibilidade de vivenciar as experiências cotidianas com pleno vigor , muitos acabem usando deste tipo de muleta para aumentar sentimentos de prazer .

Milhares de anos de história , que resultaram na produção de música , literatura , de alto nível , a tecnologia que nos coloca à disposição equipamentos nunca antes existentes , a possibilidade de viajar facilmente para qualquer lugar podendo manter contato com as inumeráveis belezas naturais existentes , a liberdade sexual , o avanço da medicina que possibilita uma vida saudável , afastando problemas antes mortais , toda esta evolução parece impotente face à ilusão de poder ser alcançada uma suposta felicidade apenas com a ingestão de uma pequena cápsula .

O Brasil é um país ainda em desenvolvimento . Muito terá que ser trilhado até chegarmos a uma situação equivalente à dos países europeus e dos EUA . Porém para que esta caminho possa ser percorrido é essencial uma população escolarizada , de nível superior , que após a realização de um curso de qualidade , tenha condições de exercer sua profissão com competência e que também tenha capacidade de realizar pesquisas para permitir que alcancemos a independência tecnológica .

Portanto , que os jovens secundaristas estejam alertas contra ofertas aparentemente sedutoras que lhes sejam feitas , seja no segundo grau , seja no ensino superior . É ilusão acreditar que experimentando apenas uma vez para conhecer supostos efeitos , seja possível escapar de tornar-se usuário . Muitas vezes é um caminho sem volta .

O ensino superior deve ser instrumento de qualificação , visando a formação de profissionais para o mercado de trabalho e não porta de entrada para o mundo do vício , que apenas leva à desgraça pessoal e familiar muitas vezes permanente .

Que o episódio de São Paulo sirva de alerta e nos deixe atentos , vigilantes , para que na hora em que a sedutora oferta for feita por um suposto colega da mesma idade e que compartilha a mesma sala de estudo , estejamos preparados para dizer um sonoro não .





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui