Usina de Letras
Usina de Letras
11 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cabeça de Porco (livro) -- 28/04/2005 - 00:14 (Rodrigo Contrera) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Se a distinção entre literatura, jornalismo e teoria não faz mais sentido nesta época em que a ciência busca sentido na política, a política na filosofia, a filosofia na arte e a arte na descrença, então pode-se afirmar, sim, que Luiz Eduardo Soares, Mv Bill e Celso Athayde fazem, sim, literatura no recém-lançado "Cabeça de Porco", relato tripartite em meio a andanças entre a pobreza juvenil brasileira loteada pelo crime.

Mas "Cabeça de Porco" não é simples literatura. Assim como não é fazer simples filosofia dispor-se a romper os clubes de especialistas hegelianos, kantianos ou nietzscheanos em nome de algo mais próximo a poesia, arte ou descrença. "Cabeça de Porco" é tanto literatura quanto Ana Cristina César é sociologia, Carpinejar música e Chico Buarque filosofia. Mais que fruto do movimento rap com motivação social e política, "Cabeça de Porco" representa - por enquanto - a mais promissora iniciativa surgida na sociedade brasileira nos últimos anos de se tentar fazer com que a palavra – falada e escrita – não tenha mais vergonha de si mesma. Pois, em todos os outros setores, a palavra capenga: no ensino, com professores descrentes de si e de seus ideais; na política, com representantes em fuga do que não mais representam; na poesia, com formas sem conteúdo e palavras sem sujeito; e na literatura, em tramas sem rumo pois afastadas do sangue que escorre nas ruas.

Por menor mérito literário que possua, “Cabeça de Porco” não se limita a relatar o efeito do crime da droga na sociedade invisível que, para espanto dos grupos pensantes, teima em viver. “Cabeça de Porco” escancara a que ponto pode chegar o fim da palavra, e usa a palavra para fazê-lo.



Rodrigo Contrera, 2005.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui