Usina de Letras
Usina de Letras
274 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Toninho Innocente prepara livro sobre nomes de ruas -- 21/07/2008 - 21:46 (LUIZ ROBERTO TURATTI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Pesquisador prepara livro sobre nomes de ruas


O professor e jornalista aposentado Antonio Wilson Innocente, 77, vem dedicando nos últimos anos parte do seu tempo para pesquisar sobre os nomes de ruas de Araras e pretende em breve lançar um livro sobre o assunto.

Toninho Innocente, como é simpaticamente conhecido, é natural de Araras e sempre morou no centro da cidade, primeiramente na rua Tiradentes, depois na Barão de Arary e hoje na rua Chico Pinto, próximo da Delegacia do Município.

Ele é casado com Sonia Moretti Innocente e tem duas filhas: a professora Maria Fernanda e a dentista Maria Luciana, além dos netos Luiz Felipe, de 10 anos, que fala que vai ser jornalista como o avô, e João Pedro, de 4 anos.

Por muitos anos, Toninho Innocente foi professor em várias escolas de Araras e também trabalhou no Jornal de Araras e no Opinião Jornal. “Eu estive fora da cidade apenas um ano quando trabalhei como professor na cidade de Suzano, no início da minha carreira”, comentou.

Toninho Innocente afirma que decidiu fazer o levantamento sobre nomes de ruas porque percebeu que muitas pessoas tinham curiosidade em saber quem eram as pessoas que denominavam as ruas onde elas moravam. “Com certeza as pessoas sabem o nome da rua onde moram, mas geralmente tem total desconhecimento de quem era aquela pessoa e o que representou para a sociedade. Foi a partir daí que eu tive a idéia de pesquisar sobre esses nomes”, comentou.

Toninho Innocente: do Cartório ao Velório, ele não mediu esforços para pesquisar sobre os nomes das ruas de Araras

O professor relata que já pesquisou sobre nomes de 1.439 ruas, desde 1873 até 2008. Para fazer todas essas pesquisas, Toninho Innocente lembra que investigou em vários lugares, como Biblioteca, Câmara, Cartório de Registro Civil, arquivos de jornais e até no Velório. “Eu passei 20 dias, da 1h às 5h da tarde, em uma sala no Velório Municipal, buscando informações sobre as pessoas que denominavam as ruas de Araras”, confirmou.

A recompensa é que, nessas pesquisas, Toninho Innocente encontrou também várias curiosidades, como por exemplo de uma praça denominada “Mais Amor e Compreensão”, que fica entre a rua Argentina e avenida Dona Renata, próximo à Apae, e que a rotatória da avenida Washington Luiz com avenida Ângelo Franzini (antiga avenida Limeira) tem o nome do primeiro bispo da Diocese de Limeira, Dom Tarcísio Ariovaldo Amaral, que permaneceu naquela cidade de 1976 a 1984. “Com certeza poucas pessoas sabiam disso e é prazeroso descobrir essas histórias”, declarou Toninho.

Por outro lado, Toninho Innocente faz suspense sobre alguns nomes de ruas. “Por exemplo, nós temos ruas chamadas Dona Zita e outra chamada Andrade Neves, mas as pessoas só vão saber quem são essas pessoas e o que elas representaram para cidade lendo o meu livro”, finalizou.

Fonte: Tribuna do Povo/Tribuna no Bairro, Araras (SP), Quinta-feira, 03/07/2008, Página 7D.


________________________________________


LEIA TAMBÉM:

Araras (SP): suas Ruas e seus Patronos

Livro traz estudo biográfico das ruas de Araras (SP)


________________________________________


“Fora da VERDADE não há CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”

LUIZ ROBERTO TURATTI.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui