Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62264 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ENEAGRAMA - As nove faces da alma -- 09/04/2005 - 22:41 (Vera Bassoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Atualmente, o mundo ocidental descobriu uma técnica milenar e que tem sido considerada a mais eficaz ferramenta para se chegar ao autoconhecimento: O ENEAGRAMA.



O Eneagrama é uma estrela de nove pontas. As origens do próprio diagrama são um tanto envoltas em mistério. Alguns atribuem seu início a uma seita de místicos islâmicos medievais, que existem ainda hoje e são conhecidos como “sufis”. Outros fazem suas origens remontar até os trabalhos de antigos filósofos gregos ou a um passado ainda mais remoto: uma escola de sabedoria da Mesopotâmia, no final do terceiro milênio antes de Cristo, chamada Fraternidade Sarmoun.

Acredita-se que George I. Gurdjieff (1877-1949), filósofo nascido na Armênia, foi quem introduziu o Eneagrama no Ocidente. Sua busca por significado espiritual levou-o por todo o Oriente Médio até a Índia.



A partir dos anos 70, o mundo começou a despertar para este extraordinário sistema que permite mapear, com segurança, os tipos psicológicos básicos do ser humano. A eficácia do Eneagrama e seu valor prático na psicoterapia, psicologia e psicanálise transpessoal, já foram devidamente comprovados. Nos dias atuais, as grandes empresas estão contratando especialistas em Eneagrama para atuar junto aos responsáveis pelo setor de RH e, muitas vezes, até sendo usados como reforço de outros testes psicológicos internacionalmente conhecidos como o MBTI, o IMPI e a Escala de Auto-avaliação de Milton-Illinois.



Quem faz o curso percebe a complexidade e a dificuldade que existe para que a pessoa se auto-avalie adequadamente, tendo em conta que não existe pessoa alguma cuja personalidade se enquadre, cem por cento, em um único tipo. É preciso ter a orientação de um profissional que o ajude a abrir o leque dos subtipos de comportamento, a descobrir o ponto de estresse e o ponto de segurança, bem como ajudá-lo a entrar em contato com o princípio fundamental que se perdeu de vista ao criar as máscaras sociais. Em outras palavras, a pessoa perceberá quais os processos de defesa por ela utilizados, inconscientemente, que propiciaram a mudança da consciência superior para a inferior, o distanciamento do reino da Essência para o da Personalidade.



Com apenas 16 horas, divididas em 2 módulos de 8 horas, em dois sábados consecutivos, este curso permitirá o Autoconhecimento, de uma forma rápida e incrivelmente certeira. A partir de um teste, que será aplicado logo no início do curso, será possível definir, a priori, o tipo predominante e os dois subtipos principais que atuam na personalidade como um todo. Aos poucos, com as sucessivas apresentações de características dos 9 tipos do eneagrama, inclusive com dramatização dos traços de personalidade relevantes em todos eles, a identificação com o verdadeiro tipo vai se consolidando.

A partir daí, para aquele que realmente procura o caminho da Autotransformação, abre-se, de forma deslumbrante, a porta secreta das respostas que tanto procuramos:- “quais as lições que eu trouxe para aprender?”- “quais os desafios que estariam presentes na minha vida?” – “quais as armadilhas colocadas no meu caminho?” - “qual a verdadeira missão da minha alma?”



E então, para alcançar o objetivo último do progresso pessoal (que só depende do próprio indivíduo), O Eneagrama aponta para as qualidades, para os pontos fortes de cada tipo de personalidade, traz à consciência os dons do espírito, a fim de que a pessoa descubra o que ela mesma pode fazer para incentivar o seu progresso e, assim, atender ao chamado da sua alma. Este é o caminho da conversão do vício para a virtude – o caminho da Redenção.



É oportuno lembrar a advertência dos sábios: o Eneagrama não pode ser aprendido apenas intelectualmente, é necessária uma vivência real de cada um dos seus aspectos. Apesar disso, a maioria das pessoas parece contentar-se em aprendê-lo somente através dos textos, o que poderá, facilmente, levá-las a mais uma proteção do ego, pois, não é nada fácil se reconhecer nos aspectos sombrios. É preciso deixar claro que não existe um tipo melhor nem pior que outro, que não existe um tipo mais certo ou mais errado. Todos os tipos, sem exceção, têm o seu lado sombrio, mas também têm o seu lado luminoso.

Ao se trabalhar com o Eneagrama, sem orientação, a pessoa incorre num grande erro – ela pensa que, para evoluir, é preciso deixar de ser daquele tipo para passar a ser de outro. Com a devida orientação profissional, a pessoa se descobre e se aperfeiçoa, sem deixar de ser o que é. E isso é a grande maravilha ou o “milagre” que se opera no interior de cada um.



Artigo escrito por Vera Bassoi

Psicanalista Transpessoal, pós-graduada em Psicossomática e especialista em Constelações Familiares. Há 10 anos dá cursos de Autoconhecimento.

Oferece Curso de Eneagrama para grupos que desejam o Autoconhecimento como, também, para o setor de Recursos Humanos (RH) de empresas e para grupos de psicólogos, psicoterapeutas, psicanalistas e psiquiatras. Se houver um grupo interessado, ela e sua equipe composta de mais duas psicanalistas transpessoais, irão até lá (se não for em Sorocaba), dependendo da distância e das condições.

Obs: Em outras localidades o curso será dado em dois dias consecutivos, no mesmo final de semana. (sexta e sábado ou sábado e domingo – a combinar).

Tel. para contato - (15)3202-9268 ou (15)9774-2890
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui