Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->NA FESTA DA SARDINHA -- 20/03/2005 - 16:51 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
N«A FESTA DA SARDINHA»



Francisco Miguel de Moura*





«É muito tênue a fronteira entre realidade e ilusão, e só as crianças conhecem este caminho que leva ao sonho e à fantasia», diz a escritora Rejane Machado, na abertura de seu livro «A Festa da Sardinha e Outras Histórias», destinado ao público infantil. Ela esqueceu que também os poetas têm esse poder de romper as barreiras entre a realidade nua e crua e o sonho ou a fantasia. Graças aos poetas, o mundo ainda vale a pena ser vivido e sonhado. Graças aos escritores como ela, Rejane Machado, que também é poeta no sentido geral do termo, quando escreve ficção como a que acaba de enviar a minha filha de menos de 5 anos, conforme consta na dedicatória: «Para Mecinha, com beijinhos da tia Rejane.»

Como Mecinha ainda não sabe ler, tão logo recebeu o presente, pediu a seu pai que o lesse. Li, da primeira sentada, duas historinhas: «Lobalo e a Festa da Sardinha» e «A Formiguinha Infeliz». Em seguida, passeio-a à mãe. Dona Mécia, para não cansar a criança, no dia seguinte lê mais duas histórias: «A Tartaruga que Queria Comer Cachorro Quente» e «O Tubarão Malvado». Num outro dia de tarde, sentados à mesa da copa-cozinha, que é onde se reúne a família para as comelanças e então se aproveita para as conversas e até uma boa história, foi quando eu me decidi a ler para Mecinha a última história do livro de Rejane Machado: «O Porquinho Guloso».

Depois da leitura e dos comentários, naturalmente Mecinha procurando mais ação - «e daí pra onde foi o porquinho guloso?» - e eu matutando no humor da historinha - «que noivinho tolo, mas finalmente aprendeu!» - d. Mécia me conta a coisa mais engraçada:

- Ontem, depois que terminei de ler «O Tubarão Malvado», Mecinha ficou olhando o envelope que trouxera o livro como se estivesse pensando algo além da história. foi então que perguntou:

- Mamãe, onde mora a mulher que escreveu tanta história de bicho?

- No Rio de Janeiro.

- É perto daqui?

- Não, minha filha, é bem longe.

Imediatamente, com toda a sinceridade de uma criança, ele exclamou:

- Que pena!

Acho que este foi o maior elogio às histórias de Rejane Machado, partindo de uma ouvinte, futura leitora.

Rejane escreve com simplicidade e humor, o que dá uma abertura enorme para seus «causos» de bichos. Não preciso dizer mais nem mostrar, mesmo porque o espaço de jornal é muito pequeno.

É preciso dizer também que, depois da leitura da história da formiguinha, fomos assistir a um filme também sobre «formiguinhas» e foi um barato. Começa que a gente nem ia assistir a filme de formiguinha nenhuma. Entramos foi meio baratinados no «Teresina Shopping», onde há três cines, e compramos o bilhete que valia pra qualquer um dos filmes. Mas, ao passar em frente ao cinema onde estava passando o filme da formiguinha, tive que entrar, por insistência dela, Mecinha, e vê-lo até ao fim.

Ela ficou muito satisfeita.

Já há tempos ninguém tinha sossego, por causa de suas caçadas no jardim, atrás de embuás (gongolôs), lagartas, lagartixas, calangos, cavalos-de-pau, gafanhotos, louva-deus e até pequenas aranhas e quantos outros insetos possam aparecer nas paredes, na calçada, nos canteiros de flores...

Recentemente estivemos em Salvador, e sabem qual foi o seu primeiro desejo? Conhecer o Zoológico.

- Mas nós já estamos no Zoológico, filha.

- Não, papai, eu quero ver é os macacos de verdade.

- Tá bom.

Fomos e passamos meio dia por lá, vendo e conversando com zebras e tigres, preguiças e raposas, tartarugas e cobras, sem esquecer os veados.

Agora, em casa, ninguém tem mais sossego, pois Mecinha quer, a toda hora, brincar com insetos e outros bichos. Fala deliciosamente em possuir gatos, cachorros, cavalos... Achamos que ela, se continuar, irá ser veterinária ou coisa que o valha. É um Deus nos acuda. Ninguém no mundo gosta mais de animais do que ela, está visto.

Mas deixemos Mecinha de lado, por enquanto, e voltemo-nos para a escritora.

Rejane Machado promete outros livros para crianças: «Histórias de Bichos e Gentes» e «O Médico das Flores». O público infantil é virgem e por isto o melhor do mundo. Ele precisa ser formado com boas histórias, não de «exemplo e proveito», mas bem humoradas, bem contadas, para alegrar e adoçar a vida, humanizando a educação, antes que a televisão, com suas xaropadas e gororobas, o envenene. Quem não gosta de festa e de brincadeiras?

Rejane Machado de Freitas Castro é professora de Literatura, com mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Filologia Românica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E desde 1958 que colabora com artigos para jornais como o «Diário de Notícias», «Jornal do Brasil» e outras publicações culturais. Na literatura entreou na coletânea de «Contos» (Liv. São José, Rio, 1969) e prosseguiu com «Dimensão das Pedras (Ed. Cátedra, Rio, 1973). É essencialmente contista, mas escreveu um romance, «Informação a um Desconhecido», que espera ser publicado brevemente por editora carioca. Uma curiosidade: A apresentação ou prefácio é meu, o que não acrescenta nada ao livro mas aumenta nossa amizade.

Na literatura, como na vida, existem coisas gratificantes assim.



______________________

*Francisco Miguel de Moura é escritor brasileiro, mora em Teresina.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui