Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->f. É imoral o uso do biquini? -- 16/05/2002 - 23:21 (Jactâncio Futrica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
DR. PELÓPODAS RESPONDE

________________________________________________
Quadro diário de perguntas e respostas na TV
* obs: Dr. Pelópodas é médico, filósofo e consultor da revista Chamego
_________________________________________________



Consulente_ Dr. Pelópodas, é imoral o uso do biquini?

Doutor_ Fernanda, minha florzinha do Abaeté, esta é uma questão que vem torturando o espírito de nossas meninas através dos tempos e que, por sinal, jamais foi abordada de maneira franca e corajosa por nenhum mestre, educador, ou teórico... Mas aqui estou, sereno, para tomar em minhas mãos esta árdua tarefa e chamar a mim a grave responsabilidade de descascar este abacaxi.

Amo profundamente esta juventude linda da grande faixa leste do Brasil, e seria mesmo capaz do sacrifício de minha própria vida para vê-la no caminho certo; imagine bem... este imenso exército de almazinhas confusas, marchando resolutamente, coeso, rumo à conquista da Verdadeira Doutrina!

Em tempos passados, Fernanda, os pés estavam bem afeitos ao solo; hoje porém, ninguém sabe absolutamente onde está pisando. A tirania da moda transformou o jovem num cretino, e o mundo inteiro caminha pra se tornar um enorme asilo de alienados, caso não tomemos, já, aquilo que eu chamo de ‘uma atitude de homem’... A minha avó na sua juventude não tinha nenhuma dúvida quanto à melhor maneira de se cobrir. Será que o mundo evoluiu desde então? _ O que são, por exemplo, essas musiquetas modernas, cacarejadas por fantoches afetados e efeminados, comparadas à arte de um Bach, um Vicente Celestino, um Sinhô? O que é o jovem de hoje?.. tão erotizado e leviano (bigodeado pelos embaixadores do materialismo, desde o berço até o túmulo) em comparação ao robusto e longevo camponês de costumes puros _ o ancestral homem de bem... Por isso, Nanda morena, muito cuidado com o que tentam te empurrar pela TV. Rejeite falsificações: hoje em dia a indústria anda fazendo milagres! Qualquer sonso metido a artista pode ser transformado em astro pela mídia, da noite pro dia: até ontem, um bunda-suja; hoje, um modelo para as massas. Assim é a era da informação. Atualmente, qualquer aborto da natureza facilmente emplaca como unanimidade nacional, idolatrado cegamente pela ralé e pela elite. Basta aparecer duas ou três vezes na TV... Há alguns anos a Rede Globo transformou um filhinho de papai drogado, lá do cu das Alagoas, em presidente da república. Tenho informações de que agora é a TV Record que planeja fabricar o novo chefe supremo da nação: o debilóide Tiririca; vice, o retardado Raul Gil.

A subserviência espiritual do moderno Homo sapiens é um treco inacreditável! minha menina brilhante... A mídia anda infestada de empolgadinhos perigosamente alienados _ muitos deles portadores de graves patologias _, mas tidos na conta de verdadeiros gênios da atualidade. E eu te pergunto: quantas vezes na sua vida ouviste uma simples menção ao nome de Alexandre Yersin, esse fabuloso herói da Humanidade? _ Com certeza esta é a primeira e última vez! Mas fique sabendo que todos os seus ídolos, todos os seus professores de mau-exemplo, não valem um fio de cabelo desse cara... Uma horda de monstros inconjuráveis _ oriundos das mais tétricas copulações _ despontam como os novos deuses pop do amor. E a coisa não pára por aí; não há limites para a ironia!.. Mas seja uma moça distinta; saiba diferenciar aquilo que sai da boca de um possesso daquilo que sai da boca de um homem de coração.

Mas voltemos ao começo: será ou não será o biquini o típico pretexto da safadinha cínica, quando não o disfarce de uma prostituta enrustida? _ Pois bem, minha Nandinha xoxoza, chega de preâmbulos! Os requisitos básicos pra que uma jovem escolha adequadamente os trajes que deseja usar, são três: a boa educação, o senso de ridículo e a vergonha na cara.

A boa educação impele a mulher a revelar gentilmente os seus encantos, compartilhando-os com o próximo. Ou, em outras palavras: uma vez dentro dum biquini, a mulher deve requebrar gostoso e fazer de tudo pra agradar a vista e desopilar o fígado deste pobre animalzinho faminto chamado homem. Isto vale somente, é lógico, pras mui formosas. Pras outras, o que vale na hora de escolher o seu traje de banho é um outro dom, igualmente louvável, porém raríssimo _ e que geralmente só se adquire à custa de muita disciplina e porrada na cara: o bom senso ou, mais propriamente, o senso de ridículo. Já no século V a.C., o poeta e filósofo ateniense Proxonomplênedes definia magistralmente o senso de ridículo como “a arte de transformar a feiúra em mistério, e o nojo em encantamento”... A essas mulheres eu imploro _ pelo seu próprio bem _ que só usem trajes de banho (seja maiô ou ceroula) pra tomar um banhozinho de mangueira nos fundos do quintal: eu garanto que é um programa fantástico!.. muito mais divertido do que ficar pagando mico à beira-mar. Você, mocréia querida e estimada, experimente se deitar no canto da parede da cozinha pra ver como é fresquinho, e fique ali lendo a Bíblia enquanto espera o Sol despontar pelo basculante. Aí besunte o corpo com baba de quiabo e continue quietinha, saboreando aquela limonada supimpa! e aquele maravilhoso sanduíche de manteiga e mortadela. Em alguns minutos você estará na posse dum estupendo bronzeado, daqueles que só os bon vivants milionários costumam exibir. Na segunda-feira você poderá se gabar com as coleguinhas de que passou o fim de semana na Ilha de Paquetá ou na Praia da Laje.

E finalmente, o 3o. requisito da moça elegante... Trata-se duma virtude um tanto arcaica, encontrada hoje em dia somente nos dicionários ou nos programas de atrações exóticas da TV: a vergonha-na-cara. Esta diz respeito à assiduidade do uso _ pra que a liberdade de se usar o biquini não se transforme num vício, e pra que este vício não venha a custar às mais afoitas um preço alto demais: a perdição e a sarjeta moral.

Fernandinha, minha seda rara [o doutor dá uma lenta lambida no ar, em direção às pernas da moça], o requebrado duma morena, assim como tu, já deve ter causado muito acidente de trânsito!.. mas também já livrou muita gente do suicídio; pode crer! Mas lembre-se: embora os pecados possam ser consumidos pela fé, pela misericórdia e pelo jejum, não há perdão para um biquini cor de abóbora! Por isso, acima de tudo, guarde bem: não importa a moda, não importa o dia, não importa a hora: biquini cor de abóbora, nem morta! E não se iluda, meu biscuizinho de jenipapo: não importa quantas horas você possa ficar se esturricando, seminua na areia da praia; saiba que o verdadeiro Sol na vida de uma mocinha é a oração, e que uma mulher sem vergonha é como uma árvore sem Sol...

Seja forte. Pense em mim!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui