Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VESTIBULARES 2005 GABARITOS -- 24/02/2005 - 11:40 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA VESTIBULARES 2005 - COMPILADOS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL GABARITOS



HISTÓRIA ANTIGA





1 b 2 c 3. B 4.b 5. C 6 d 7 A





Resolução 8

a) Como o próprio texto revela a economia grega baseava-se na agricultura , havendo também intensa atividade de comércio marítimo ..

b) O trabalho era exercido predominantemente por escravos .



9E 10C 11A



Resolução 12

a) O principal órgão da República Romana era o Senado , com funções legislativas e de política externa, e que era formado por senadores com mandato vitalício.

b) O Helenismo é a cultura grega que se expandiu para o exterior . Os gregos influenciaram os romanos em diversos aspectos . Por exemplo , muitos dos deuses romanos eram deuses gregos apenas com o nome modificado . A escultura e arquitetura romana também foram influenciadas pelos gregos assim como a filosofia e a literatura .



13



RESPOSTA 14.



a) O proletariado romano , sem condições de emprego foi sustentado pelo Estado , através da chamada política de “pão e circo” . Os recursos eram provenientes das conquistas e da tributação sobre as regiões dominadas .

b) A proposta dos irmãos Graco visava a distribuir terras para os plebeus , porém ia contra o interesse da elite , que era grande proprietária de terras . Com a permanência no campo inviabilizada pelo fracasso da Reforma Agrária e pelo trabalho escravo, só restava à plebe permanecer nas cidades , porém sem grandes oportunidades de trabalho , o que levou à política de pão e circo .





15 E 16d



HISTÓRIA MEDIEVAL GABARITO





1. E 2. B 3 A 4 E 6 E 7 B



Resolução 8

a) A partir do século XI na Europa Medieval ocorreu o renascimento comercial e urbano , que levou ao crescimento das cidades e em função da grande influência da Igreja em todo o período a construção de grandes catedrais góticas era um símbolo da importância da cidade .

b) A Igreja Católica , exercendo predomínio total sobre a religiosidade da população européia , expressava através da arte gótica a majestade divina diante da inferioridade humana .A preocupação era com o mundo espiritual , sendo expressada a sua grandiosidade pelo espaço , arcos ogivais , vitrais e arquitetura rebuscada .



Resolução 9

a) Na época medieval as igrejas foram construídas em dois estilos . Românico e Gótico . O estilo gótico, era o mais rebuscado , destacando-se pela verticalização da construção, os vitrais coloridos e uso do arco ogival.

b) A Igreja Católica foi muito agressiva durante a Idade Média , sendo as Cruzadas o fato mais marcante desta expansão , através da ação militar de ordens de monges como os Templários , Hospitalários e Cavaleiros Teutônicos . Na Europa surgiram ordens mendicantes , e outras como os dominicanos , franciscanos e mais tarde os jesuítas .



10 B 11 A



HISTÓRIA MODERNA GABARITO



1 A 2 E 3 E 4 D 5 C



Resolução 6

a) Os espanhóis ao contrário dos portugueses preocuparam-se em construir cidades planejadas, com uma ocupação mais racional do espaço urbano, visando facilitar a circulação, melhorar as condições de saneamento e ao mesmo tempo melhor controlar a população urbana.

b) A Reconquista foi o processo de luta dos cristãos ibéricos contra os muçulmanos que haviam dominado a Península Ibérica no período de expansão do Império Islâmico .

c) As edificações mais significativas são as da igreja e os prédios da administração colonial



7 E 8 A 9 A 10 E



Resolução 11

a) O texto aborda a atuação do Tribunal do Santo Ofício (ou Inquisição) , que ocorreu na Europa e também na América Colonial Espanhola, como reação da Igreja Católica à Reforma Protestante

b) A inquisição acusava as pessoas dos mais variados motivos como bruxaria , judaísmo , idéias heréticas , etc.



12 C 13 C



Resolução 14

a) Os cercamentos representaram o processo de delimitação das propriedades rurais na Inglaterra , decorrente do processo de apropriação privada da terra , no desenvolvimento do capitalismo .

b) “Utopia” representava para Morus uma sociedade igualitária e justa e caracterizou alguns livros publicados na época que expressavam o mesmo desejo .



15 A 16 C 17 E 18 D 19 B 20 B



Resposta 21

a) Por que para o rei a produção têxtil significava receita na forma de tributos , a burguesia receita na forma de lucros e para o povo significava a possibilidade de trabalho.

b) A indústria têxtil foi a que primeira atividade industrial que se destacou no início da Revolução Industrial inglesa e teve grande importância pela sua complexidade envolvendo diversos setores como a fiação , a tecelagem , o tingimento , além da própria produção no campo que também foi otimizada com a introdução de máquinas para plantio e colheita .



22 E 23 C 24 B



Resolução 25

a) A Revolução Industrial , iniciada na Inglaterra , representou o domínio da produção fabril , inicialmente com base nas máquinas a vapor movidas a carvão e que produziu um excepcional aumento da capacidade de produção de manufaturados , viabilizando o mercado de consumo de massa . .

b) O nacionalismo , verificado no período representou a exacerbação do sentimento nacional, e que teve desdobramentos militaristas e expansionistas .

c) O nacionalismo na literatura brasileira expressou-se pelo indianismo, na prosa com José de Alencar e na poesia com Gonçalves Dias.



HISTÓRIA SÉCULO XIX GABARITO



1. D



Resposta 2

a) Napoleão ao invadir a Espanha fez exatamente aquilo que Robespierre havia afirmado . Invadiu o país com “missionários armados” , destituiu o rei e colocou José Bonaparte em seu lugar , porém a monarquia espanhola e a população não aceitaram pacificamente a invasão, ocorrendo forte e longa resistência que acabou inviabilizando a permanência das tropas francesas no país.

b) O melhor exemplo na época atual é o caso da invasão norte-americana no Iraque , que apesar da substancial diferença de poderio militar e da fácil e relativamente rápida vitória , tornou-se um atoleiro para o exército americano que não consegue controlar a insurgência após o término dos combates , ao ponto do número de mortos em atentados e rebeliões , após o final da guerra , ser superior ao ocorrido nos próprios combates .



3 A 4 D



Resolução 5

a) A Declaração dos Direitos do Homem foi produzida no contexto da Revolução Francesa em sua fase inicial . Embora genérica , ela é favorável às idéias defendidas na época pela burguesia .

b) Segundo Hobsbawn coloca a Declaração por ser favorável á burguesia não era democrática e por defender a propriedade privada também não pode ser considerada igualitária .



6 B



RESPOSTA 7



1. As duas classes privilegiadas o clero e a nobreza e o povo representado pelo camponês .

2. Eram os privilégios concedidos pelo Estado Absolutista às elites que não pagavam impostos e ainda recebiam rendimentos do governo entre outros privilégios .

3. A Revolução foi liderada pela burguesia e pelos jacobinos . Na fase radical , ocorrem as transformações mais significativas como o fim da escravidão , o sufrágio universal masculino , a distribuição de terras aos camponeses , o Terror .



Resolução 8

a) O Código Civil Napoleônico (1804) conciliou os princípios do Direito Romano com as conquistas burguesas da Revolução Francesa, assegurando a igualdade

jurídica e a propriedade privada.

b) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão era de inspiração iluminista e portanto tratava dos direitos em caráter geral, enquanto o Código Civil tratava especificamente das relações do homem e cidadão no Estado Francês.



9. E





Resolução 10

a) A principal razão que levou ao início do processo de emancipação das colônias ibéricas foi a desarticulação das monarquias espanhola e portuguesa decorrente da expansão napoleônica . No contexto ideológico o Iluminismo e a Revolução Industrial , colocaram em crise o Antigo Sistema Colonial, , questionando o absolutismo , base da opressão metropolitana .

b)Na América Espanhola já havia uma subdivisão anterior de vice reinos e capitanias gerais , e apesar da tentativa de Simon Bolívar de criar uma unidade continental, prevaleceram os interesses das elites criolas locais que conduziram a luta de independência . No Brasil o processo representou um acerto entre a família Bragança, tendo o trono ficado com o filho de D. João VI , o que contribuiu para manter a unidade territorial .



Resolução 11

a) Bolívar , herói venezuelano, foi uma das grandes figuras no processo de libertação das colônias espanholas do domínio colonial . No texto , Bolívar se refere a este processo , criticando a fragmentação que dele resultou .

b) Como uma “meia espécie” entre os “legítimos proprietários do país” (os índios) e os “usurpadores espanhóis” (os colonizadores). Porém os “criollos” é que efetivamente lideraram o processo de emancipação .



12 C 13 C 14 C 15 E 16 E



Resposta 17



a) A doutrina Monroe, a América para os americanos, indica que os americanos não iriam tolerar a intervenção dos países europeus nas américas , particularmente após a derrota de Napoleão com a constituição da Santa Aliança , no contexto do Congresso de Viena , como reação à independência dos países latino-americanos à dominação colonial européia .

b) No governo de Teodoro Roosevelt (1901-1909), a doutrina Monroe foi complementada com uma estratégia diplomática mais agressiva , o chamado Big Stick , que envolvia a intervenção norte-americana em alguns países da América Latina, não mais para defender contra uma eventual invasão européia , mas para proteger os interesses econômicos americanos , já que o país havia se transformado em uma grande potência econômica mundial .



18 D 19 C



HISTÓRIA SÉCULO XX GABARITO







1 A



Resolução 2

a) Revolução Mexicana.

b) O documento assinala que no caso mexicano , tanto a ditadura porfiriana como a democracia madeirista faziam as mesmas coisas , ou seja, enganar a população com promessas .



3 B 4 D 5 B



Resolução 6

a) A República de Weimar existiu no período da História Alemã entre o término da Primeira Guerra Mundial e a ascensão do nazismo (1919-1933). Os graves problemas enfrentados pelos republicanos , decorrentes da derrota na guerra e das imposições do Tratado de Versalhes , permitiram a ascensão de idéias radicais de direita e de esquerda , destacando-se o nazismo .

b) Foi o tratado assinado entre a Alemanha e os vencedores da Primeira Guerra Mundial. A expressão “paz imposta” reflete a natureza do Tratado que não foi resultado de uma negociação, mas de uma imposição dos vencedores sobre os vencidos, com condições extremamente duras sobre os alemães , entre outros .



7 E 8 C 9 B 10 E 11 C



Resolução 12

a) O rádio é um instrumento de informação da população ao divulgar o noticiário do cotidiano e é um eficiente instrumento político na divulgação das ações governamentais e busca do apoio popular para as medidas adotadas .

b) Os EUA tiveram em 1929 uma grave crise econômica , que começou com o crack na Bolsa de Valores e gerou falências e milhões de desempregados por todo o país e acabou se espalhando pelo mundo . Em 1932 começou o processo de recuperação com o chamado New Deal , pelo presidente Roosevelt e sem dúvida alguma o rádio foi um eficiente instrumento para granjear o apoio da população ao processo de recuperação , que foi bem sucedido . Os EUA , por volta de 1935 já haviam recuperado totalmente sua capacidade produtiva , eram o maior mercado consumidor do mundo e em 1939 teve início a Segunda Guerra Mundial . Sem dúvida alguma , nesta sociedade com população de elevado poder aquisitivo e cultural , os meios de comunicação , rádio, televisão e cinema tiveram papel fundamental em sua expansão .





13 B 14 A



Resolução 15

a) Os americanos desde o início queriam deixar claro a ruptura com os padrões ingleses . Os símbolos de certa forma expressavam a influência do Iluminismo

b) Os principais motivos do rompimento foram a instituição de diversas taxas sobre os colonos , a partir da vitória inglesa na Guerra dos Sete Anos contra a França e o fato dos ingleses não terem admitido a entrada de representantes dos colonos no Parlamento Inglês.

c) Os EUA tornaram-se , desde o final da Primeira Guerra Mundial a economia mais poderosa do planeta e esta dominação consolidou-se definitivamente após a Segunda Guerra Mundial , com a transformação do dólar em padrão monetário internacional .



16 E 17 A 18 D 19 C .20 B 21 A 22 D



Resolução 23

a) A região de Darfur, situada a oeste do Congo, apresenta importantes jazidas de petróleo, daí a importância de evitar o alastramento de conflitos que possam ameaçar a estabilidade da produção local .

b) O conflito do Congo , assim como inúmeros outros em andamento na África , origina-se da grande diversidade tribal que caracteriza o continente , e que foi ignorada durante o processo de colonização e permaneceu mesmo durante o processo de descolonização .

c) Na Nigéria, além da oposição entre cristãos e muçulmanos, que dominam a porção setentrional do país, existem inúmeras disputas étnico-tribais. A exemplo de outras regiões africanas existe uma multiplicidade de diferentes grupos étnicos que buscam sua autonomia .



Resposta 24 ;

O texto 1 refere-se à barreira que separa Israel e a Cisjordânia , estando associada a um conflito histórico entre judeus e palestinos , de diferenças religiosas e étnicas que permanece sem solução . O muro está sendo construído pelos judeus com a finalidade de dificultar a entrada de terroristas palestinos em território judaico.

O texto 2 refere-se ao Muro de Berlim, erigido em 1961 para impedir a fuga de berlindenses orientais para o lado ocidental , expressando um momento da Guerra Fria , o confronto ideológico entre capitalismo e comunismo .



25 b 26 C 27 E 28 C 29 D 30 A



Resolução 31

a) O Cáucaso, situado no sudoeste da Rússia, na fronteira da Europa com o Oriente Médio (Ásia), localizado entre os mares Negro e Cáspio, é uma de muitos conflitos devido á existência de diversos grupos étnicos e religiosos , havendo disputas territoriais e luta por independência política . A região do Mar Cáspio é uma grande bacia petrolífera , daí sua grande importância econômica para a Rússia e esta atividade levou á construção de diversos oleodutos que cruzam toda a região .

b) A Rússia , procura evitar a todo custo a independência da Tchechênia e de outras repúblicas pois se permitisse a independência iria enfraquecer-se muito econômica e politicamente , hipótese impensável para quem já foi uma superpotência mundial . Os oleodutos cruzam a região em direção à Europa, daí ser vital manter o controle da região pelos russos .

ão

Questão 2

Resposta 32



A Tchetchênia é uma das repúblicas russas com população majoritariamente muçulmana e que , desde o fim da URSS em 1990 vem tentando inutilmente alcançar sua autonomia em relação á Federação Russa . Para impedir que a independência ocorresse , o governo russo enviou tropas para a região , que entraram em conflito armado com grupos guerrilheiros . Os combates cessaram após uma verdadeira ocupação da Tchechênia pelo exército russo , porém persiste uma situação de guerra de guerrilhas desde o fim dos combates e que se agravou com a realização por parte dos guerrilheiros tchechenos de uma série de atentados contra edifícios e prédios públicos em Moscou , sendo o de maior gravidade o que ocorreu em Beslan em setembro de 2004 quando morreram centenas de crianças . A situação na região permanece inalterada , com o governo russo reprimindo os separatistas sob as vistas grossas dos países da União Européia e dos EUA .

Do ponto de vista físico a Tchetchênia apresenta relevo acidentado, originado por dobramentos modernos e marcado por montanhas elevadas e pontiagudas. Seu clima é predominantemente temperado seco, com baixas temperaturas no inverno e nas áreas de elevadas altitudes. A região é rota de passagem de oleodutos que conduzem petróleo dos poços da região do Cáspio e portanto de grande importância econômica e estratégica .







33 B 34 B 35 C

Resposta 36

a) O Japão foi forçado a desarmar-se e a adotar uma Constituição pacifista, em razão de sua derrotas na Segunda Guerra Mundial . Porém , apesar de derrotado , reconstruiu sua economia rapidamente com o apoio americano e tornou-se hoje uma grande potência econômica . Já a Índia conquistou sua independência da Inglaterra e em razão das rivalidades políticas , religiosas e étnicas com o Paquistão foi obrigada a desenvolver um considerável poderio militar , inclusive na área nuclear . A China por sua vez , também consolidou-se como nação após o final da Segunda Guerra Mundial e adotando a ideologia comunista , desenvolveu-se de modo independente à URSS , e no contexto da Guerra Fria , também tinha como inimigo os EUA , daí o grande desenvolvimento na área militar , estimulado por conflitos regionais como a Guerra da Coréia .



37 E 38 A 39 C 40 B 41 C 42 A 43 B 44 A 45 A 46 C 47 C 48 D



Resolução 49

.

a) Nas últimas décadas, a metodologia de previsão meteorológica teve um avanço expressivo, em razão principalmente do avanço da informática , com o uso de supercomputadores capazes de realizar bilhões de cálculos por segundo , além das informações obtidas por uma grande rede de satélites e radares metereológicos que permitem a realização de previsões com elevado grau de precisão .

b) As previsões são essenciais pois permitem direcionar com precisão a atividade agrícola que é substancialmente dependente do clima , além de outros setores industriais que podem ajustar suas produções a uma maior ou menor demanda decorrente de variações climáticas esperadas . Para as nações as previsões são de igual importância em razão da necessidade de previsão face a eventos metereológicos negativos como furacões , inundações , e outros que podem causar graves danos sociais e que podem ter seu efeito minimizado caso previstos com antecedência . O caso recente do terremoto no Pacífico e o subsequente tsunami que afetou diversos países e causou quase 200.000 mortos é exemplar neste sentido .





Resolução 50

a) O texto se refere ao Fórum Mundial de Davos , realizada anualmente na Suiça e que reúne governantes dos países desenvolvidos e convidados como o texto assinala , especialistas , empresários e eventualmente governantes de países menores. O fórum é considerado como uma instituição de aprimoramento do Capitalismo , a partir da visão predominante dos países desenvolvidos. O outro evento mencionado é o Fórum Social Mundial , organizado em contraposição a Davos, por diversas ONGs e que apresenta uma postura crítica em relação ao Capitalismo , coloca-se contra os malefícios da globalização e é simpático às causas sociais . .

b) O evento busca discutir diversas questões relativas às desigualdades sociais geradas pelo atual modelo de desenvolvimento econômico , a crítica à globalização e ao neoliberalismo , a busca de um modelo alternativo de desenvolvimento , o fortalecimento da sociedade civil , a preservação do meio ambiente , predominando um discurso de esquerda . O último encontro foi realizado em Porto Alegre em janeiro de 2003 , reunindo milhares de pessoas de dezenas de países . Agora em janeiro de 2005 novo encontro será realizado no mesmo local .



51 A 52 A 53 C 54 E 55 E 56 D



Resolução 57

a) O avanço tecnológico nos setores de informática e telecomunicações tornou possível o contato rápido e a baixo custo entre os empresários e investidores em todo o mundo , permitindo que o capital especulativo possa ser transferido rapidamente para q ualquer lugar do planeta em busca da melhor rentabilidade e com a mesma rapidez seja repatriado .

b) A política usualmente mais adotada é o estabelecimento de taxas de juros mais elevadas do que nos países mais desenvolvidos, atraindo os capitais especulativos pela possibilidade de maiores lucros. Os efeitos negativos residem no aumento do déficit público pois o Estado é obrigado a desviar parte de sua arrecadação para o pagamento de juros elevados , recursos que são desviados de aplicações que poderiam gerar crescimento e empregos além do risco destes capitais , em um ataque especulativo , poderem regressar para o país de origem , podendo provocar uma crise financeira interna de graves proporções.





RESPOSTA 58

A constituição da Alca representa para o Brasil a possibilidade de livre acesso ao mercado americano, abrindo imensas possibilidades em termos de expansão econômica pelo crescimento das exportações . Porém esta integração tem o seu grande risco representado pela possibilidade de a indústria nacional sucumbir à concorrência dos produtos manufaturados americanos e canadenses , de alta qualidade e preços competitivos , gerando um retrocesso que pode levar a uma situação de dependência econômica que não interessa de maneira nenhuma ao Brasil .



59 B 60 B 61 D 62 A 63 C 64 D 65 C 66 A 67 E 68 A 69 A 70 B 71 C

72 D 73 E



ATUALIDADES CONTEMPORÂNEA - GABARITO



34

1 D 2 B 3 C 4 B 5 C



Resolução 6

a) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o acesso da população de uma determinada região aos bens considerados mínimos para se manter um padrão de vida de acordo com a ONU e é composto de três indicadores : renda per capita (corrigida pelo poder de compra), nível de escolaridade e expectativa de vida.

b) O Brasil, no contexto da América Latina é a maior economia , mas como o quadro indica , também possui o maior índice de concentração de renda da região e um dos piores do mundo e por esta razão ao apresentar uma grande parcela da populaçao de baixa renda , os indicadores de renda per capita , escolaridade e expectativa de vida acabam sendo inferiores aos dos demais países o que explica a má posição do Brasil no IDH , apenas superior ao da Colômbia .



7 A





Resolução 8

a) Dentre os tipos de uso e ocupação de solo apresentados na tabela, o algodão é a única cultura temporária , portanto o replantio a cada safra aumenta o período de exposição do solo sem cultura à chuva , vento , aumentando portanto a porcentagem de erosão .

b) O solo manejado incorretamente tende a se degradar , pois sua capacidade natural de renovação que é extremamente lenta , não se ajusta ao ciclo de culturas , daí sua rápida degradação se for utilizado de maneira incorreta tecnicamente .

c)Os rios podem ser assoreados por ação da erosão , que carrega solo para seu leito , causando perda de massa na área agrícola e levando á formação de vossorocas. A água escorrendo na camada superficial sem proteção também carrega nutrientes , causando o empobrecimento do solo .



9 A 10 E 11 C 12 E 13 C 14 E 15 E 16 A 17 B 18 E 19 D 20 B 21 C 22 C 23 D





BRASIL COLÔNIA GABARITO



1 E 2 C

Resolução 3

a) As feitorias eram entrepostos comerciais litorâneos, sem o estabelecimento de população contínua , estabelecidos com a finalidade de escambo com os indígenas ;

b) A produção foi a de Cana-de-açúcar. O feitor era o responsável pelo controle direto sobre o trabalho dos escravos na lavoura.



4 B 5 E 6 A 7 E 8 D 9 B 10 D



Resolução 11

a) Por diáspora colonial pode-se entender a dispersão forçada e aleatória , pelas áreas coloniais , dos negros africanos das mais diversas tribos e culturas .

b) Os africanos , proibidos de praticar seus costumes no Brasil , pela prática do sicretismo , conseguiram preservar seus valores na religião , através da umbanda e do candomblé , além de inúmeras outras influências na alimentação, música , etc .

c) A decorrência mais perversa da prática da escravidão negra que ainda persiste é a desigualdade social que ainda afeta grande parte da população negra , pela forma como ocorreu a abolição .







Resposta 12

a) . A região norte , secundária do ponto de vista econômico , permaneceu em segundo plano durante a maior parte do período colonial . Apenas em 1621 foi criado o Estado do Maranhão . A região do Vale Amazônico sofreu a incursão de algumas expedições estrangeiras , que foram dominadas pelos portugueses e houve a constituição de alguns núcleos de missões religiosas , sendo que os jesuítas forma expulsos no governo de Pombal.

b) A região norte do Brasil não teve importância econômica significativa no período colonial . Como atividade periférica havia a atividade de coleta de produtos da floresta . Somente durante a segunda metade do século XVIII passou a ter uma atividade econômica mais significativa com a produção de algodão no Maranhão , em razão da Revolução Industrial Inglesa e dos problemas de produção nos EUA com o processo de independência .



13 C 14 C 15 E 16 B 17 D 18 B 19 B 20 B 21 D 22 E 23 E 24 E 25 D 26 D

27 A



Resolução 28

a) Quilombo era comunidades formadas por escravos fugitivos e que representaram a forma mais significativa de resistência dos negros à escravidão no Brasil Colonial .

b) Como o próprio texto assinala , as relações com os moradores na vizinhança do Quilombo eram pacíficas . Porém , com a sociedade colonial em geral o quilombo era considerado uma ameaça a ser combatida e eliminada .

29 E





BRASIL 1808 A 1830



1 D 2 B 3 C 4 A 5 A 6 C 7 C

Resposta 8

a) José Bonifácio no texto condena enfaticamente o comércio de escravos e declara-se a favor de sua abolição , e também da escravidão , porém de forma gradual ;

b) José Bonifácio que apesar de ter uma concepção de sociedade mais avançada pela sua permanência na Europa tinha plena consciência de que uma oposição acirrada à escravidão resultaria na perda de apoio da elite agrária da época que era significativamente conservadora e portanto em razão de seus projetos políticos justifica-se o teor moderado de seu texto. O conservadorismo da elite agrária fica evidenciado pela grande resistência ao final da escravidão que só ocorreu praticamente ao término do período imperial e cujo processo contribuiu para o próprio fim do regime monárquico.





BRASIL 1830 – 1889 GABARITO



1 A 2 B 3 B 4 C 5 A 6 A 7 D 8 C 9 D 10 C 11 A 12 E



BRASIL REPÚBLICA VELHA GABARITO



1 C 2 D 3 C 4 C 5 B 6 D 7 D 8 C 9 A 10 E 11 C 12 C 13 A 14 E 15 C



BRASIL 1930 – 1945 GABARITO





RESPOSTA 1

a) Durante a República Velha (1889-1930), prevaleceu a chamada Política dos Governadores, associada à chamada Política do Café com Leite que expressava a alternância no governo federal de representantes de São Paulo e Minas Gerais , os Estados mais poderosos . Esta hegemonia provocou descontentamentos de oligarquias de outros Estados , que tornaram-se mais fortes com a falência do modelo econômico baseado na proteção ao café . Esta situação de crise ocorreu de modo mais significativo no final dos anos 1920 com a formação da Aliança Liberal, que liderou a Revolução de 1930.

Rb) São Paulo foi derrotado pela Revolução de 1930 e Vargas nomeou um interventor não-paulista para governar o estado. A Revolução Constitucionalista de 1932, expressou este infonformismo paulista com uma situação secundária em termos políticos no plano federal , do Estado mais importante em termos econômicos da Federação .Por esta mesma razão, apesar da derrota ocorreu uma composição política entre o regime varguista e o empresariado paulista, que acabou atendendo aos interesses dos paulistas .



2 A 3 D 4 D



RESPOSTA 5



1. O cartaz se refere à indústria de base no período varguista . O texto refere-se ao início da República Velha e aborda a necessidade da industrialização em geral e da indústria de bens de consumo em particular .

2. Capitais gerados a partir da economia cafeeira acabaram sendo deslocados para a nascente industrialização . As atividades ligadas ao café acabaram estimulando o surgimento de certas atividades industriais . A política de desvalorização cambial na República Velha , para proteger as exportações de café , acabou encarecendo as importações , estimulando uma industrialização de substituição de importações . O mesmo efeito foi provocado pelas duas guerras mundiais ao interromper temporariamente as importações . Volta Redonda em particular foi criada pela ação de Vargas para aderir aos americanos no esforço de guerra contra a Alemanha .



RESPOSTA 6



1. Refere-se às candidaturas à presidência em 1929 , Júlio Prestes candidato da situação com uma política de continuidade em relação ao governo anterior de Washington Luís , mantendo a hegemonia paulista . Getúlio Vargas , candidato de oposição , rompendo com a política do café com leite e propondo anistia e reforma eleitoral , além de uma plataforma social .

2. As eleições ocorreram em meio à crise gerada pelo crack na Bolsa de Nova York em 1929 , que afetou o Brasil principalmente na queda dos preços e redução da exportação de café e no plano político enfraquecer a oligarquia cafeeira paulista .

3. O novo governo adotou medidas de proteção aos preços do café, que incluíam a compra e queima dos estoques e outras de financiamento , e restrição a novos plantios . Quanto á classe trabalhadora urbana , a questão trabalhista deixou de ser uma questão de polícia e Vargas inicia a adoção de uma série de leis trabalhistas que irá culminar na CLT .





Resposta 7

a) Conjuntura política: Estado Novo, dentro da Era Vargas. Nesse período, o governo exaltava a importância do trabalho intenso para o crescimento do país .

b) As duas letras criticam o espírito de “malandragem” presente em certos meios populares cariocas , que era contrário ao trabalho e valorizam o esforço diário do trabalhador sério , que era justamente o que a propaganda do governo varguista queria ressaltar .





BRASIL 1946 A 2004 GABARITO



1 B 2 B



Resolução 3

Vargas como um grande representante do populismo , adotou políticas de massa como a elevação do salário mínimo em 100% , e particularmente em seu segundo governo o nacionalismo representado pela criação da Petrobrás , do BNDE e outras que levaram a forte oposição dos setores liberais , liderados pela UDN particularmente de Carlos Lacerda . Com o atentado a Carlos Lacerda e a divulgação de que havia sido praticado por elementos ligados a Vargas , sua situação ficou insustentável .

Após a sua morte a oposição conservadora acabou recuando , sobrevivendo o populismo com JK, Jânio e Jango .



Resolução 4

a) Porque o rádio na época era o meio de comunicação de maior penetração entre as camadas populares e mesmo na classe média , por ser barato , e pela televisão ainda não estar difundida .

b) Porque João Goulart, em sua prática política como presidente estava adotando medidas simpáticas aos partidos de esquerda , além de um discurso populista veemente , apoiando inclusive movimentos de rebeldia das baixas patentes das Forças Armadas que foram decisivos para a sua queda .

c) “orientação legalista “ , significa apoiar o governo qualquer que ele seja . No caso de João Goulart significava apoiar seus discursos e sua medidas de caráter radical e no caso do regime militar de 1964 significava o aposto ou seja apoiar um regime ditatorial de direita .



5 C 6 D



Resolução 7

a) O slogan caracteriza o governo Médici o qual se destacou pela ênfase ao nacionalismo e a busca de apoio da população usando como justificativa o chamado “milagre econômico” , um período de grande expansão do PIB , porém com bases frágeis .

b) A expressão “Ame-o ou deixe-o”, veiculada pelo governo, queria expressar que na opinião do governo os opositores que não concordavam com o regime deveriam deixar o país .

c) A oposição mais agressiva contra o regime militar foi exercida pelos organizações guerrilheiras de esquerda que chegaram até a fase de luta armada .



8 B 9 C 10 E 11 E 12 E 13 D 14 B 15 D







5

6



ATUALIDADES 2005 GABARITO





Resolução 1

a) A tabela demonstra a grande expansão do rádio nas residências permanentes que ocorreu de modo generalizado em todo o país e particularmente nas regiões Norte , Nordeste e Centro Oeste que tinham em 1970 percentuais inferiores a 50% e no até 2000 equiparam-se às demais . Pelo percentual alcançado , fica claro que o uso do rádio incluir grande parte das residências na área rural , com a exceção daqueles locais de difícil acesso, particularmente na região Norte devido à sua grande extensão territorial que impede que os sinais alcancem determinadas regiões mais distantes .

b) Os processos de urbanização e de industrialização produziram o deslocamento de significativa parcela da população rural para as cidades . Com o aumento do poder aquisitivo da população , associada à maior oferta de bens de consumo durável produzidos no país , pelo processo de substituição de importações iniciado nos anos 1940, além do barateamento de seu custo, possibilitou a que os bens básicos de consumo como geladeira, fogão, televisão e rádio se tornassem comuns nas residências permanentes , espalhando-se por todo o país , inclusive pelas áreas rurais , também beneficiadas com a melhora da infra estrutura de transportes , energia elétrica , entre outros.



2 C 3 C 4 C 5 D 6 B 7 D 8 C 9 E 10 D 11 E 12 A 13 B 14 A 15 E



RESPOSTA 16



O quadro mostra que a área central desvalorizada face à deterioração urbana está perdendo população . A periferia consolidada apresenta índice de crescimento normal pelo deslocamento da classe média em busca de apartamentos mais baratos e pela formação de loteamentos populares e as fronteiras urbanas estão sendo ocupadas intensivamente pela população mais pobre , em loteamentos clandestinos , a maioria sem qualquer infra-estrutura e ameaçando os manaciais .



17 B 18 D



Resolução 19

a) O principal parceiro comercial do Brasil são os EUA , com o qual o Brasil enfrenta várias restrições em suas exportações , por exemplo com o suco de laranja e açúcar .

b) Várias práticas são adotadas pelos países desenvolvidos sendo a mais comum a concessão de subsídios para os produtores locais , que permite que eles possam continuar com seus custos elevados , vendendo seus produtos abaixo do custo de produção . Além disso são comuns o estabelecimento de cotas de importação ou de sobretaxas por intermédio das quais o produto exportado fica mais caro ao entrar no país , ou tem limites de exportação fixados e que não podem ser ultrapassados .

Questão 72

20 E 21 A 22 C 23 D 24 B 25 C 26 D 27 D 28 B 29 C 30 B 31 A 32 C 33 D

34 B 35 A 36 D 37 B 38 B 29 E 40 A 41 C 42 C 43 B 44 C 45 C 46 C 47 E 48 B



49 E



Resposta 50



a) A China , apesar de continuar sendo um país comunista , vem surpreendendo pelo seu intenso crescimento econômico particularmente nas duas últimas décadas , tornando-se um dos principais produtores de manufaturados , principalmente produtos eletrônicos . Esta produção vem sendo feita através de indústrias transnacionais nas chamadas Zonas Econômicas Especiais , criadas pelo governo chinês em diversas regiões e que permitem a produção nos mesmos moldes dos países capitalistas , com custo muito baixo de mão de obra que é abundante no país .

O Brasil tem grande interesse em se aproximar da China em face ao imenso potencial representado pelo mercado interno de um país de mais de 1 bilhão de habitantes onde a maioria ainda reside na área rural e tem baixo padrão de consumo . O Brasil já vem apresentando crescimento nas exportações para a China por exemplo com soja e minério de ferro havendo grande potencial na exportação de carne bovina e de frango . Por outro lado , existem riscos para a economia brasileira com a concorrência dos importados chineses . Neste sentido o Brasil reconheceu recentemente o status de economia de mercado para a China o que irá dificultar para o país colocar barreiras na entrada de determinados produtos . Portanto a aproximação precisa ser feita com a necessária cautela dada a grande agressividade chinesa na exportação de seus produtos.



Resposta 51

a) O conjunto de atividades a que o texto se refere é o agronegócio, agroindústria ou agribusiness. Trata-se de um conjunto de atividades econômicas agrícolas que em função do avanço tecnológico integram-se com atividades industriais e de serviços , gerando uma forte integração entre campo e cidade e aumentando o valor agregado dos produtos agrícolas . O agronegócio está espalhado pelo Brasil , destacando-se por exemplo a produção de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, , na região de Araçatuba e Ribeirão Preto , com diversas usinas e a produção de soja em Mato Grosso e Goiás , em diversas cidades , como Rio Verde , Sapezal e Sorriso, na região do cerrado .

b) A biotecnologia vem sendo utilizada com cada vez mais intensidade . A própria produção de soja no cerrado brasileiro é resultados de intensas pesquisas feitas pela Embrapa . Os riscos associados a esta tecnologia estão associadas à contaminação do solo e dos recursos hídricos, em razão da erosão e do uso de agrotóxicos , além de efeitos ainda não definidos pelo cultivo das sementes transgênicas em crescente expansão .O aumento da mecanização gera diminuição do uso do trabalho braçal , mas em contrapartida gera maior oferta de trabalho em outras áreas mais técnicas e melhor remuneradas .





Resposta 52

a) O centro oeste brasileiro fica a grande distância do litoral , é uma região imensa , e vem apresentando crescente produção de produtos agrícolas de exportação como o algodão e a soja, justificando a instalação de um porto seco para facilitar o escoamento deste produto rumo ao exterior .

b) A distância em relação aos portos de Santos e Paranaguá , aliado às más condições das estradas e ao elevado custo do frete , vem levando os produtores à busca de rotas alternativas , com a utilização de hidrovias e o escoamento por outros portos , por exemplo no Maranhão , reduzindo-se desta forma o custo de transporte e permitindo maiores condições de concorrência dos produtos brasileiros no mercado internacional .



Resposta 53 sta 53

a) O avanço do desmatamento na Amazônia brasileira no período mais recente é evidente e está relacionado à expansão da fronteira agrícola , e à construção de diversas estradas na região amazônica como a Belém Brasília e a grande demanda no mercado exterior por madeira nobre , uma mercadoria cada vez mais escassa e valorizada . Ressalte-se ainda à intensa atividade de exploração mineral na região , seja através de grandes projetos como Carajás e Trombetas , seja por outros menores e até clandestinos .

b) O Estado acabou colaborando para este processo através da concessão de incentivos , através de órgãos como a Sudam , sem o necessário acompanhamento do impacto ambiental dos projetos aprovados e sem definir regras claras de ocupação da área . Este processo vem sendo minimizado atualmente pela criação de reservas , que já ocupam parte substancial da Amazônia .

54 D 55 C 56 E 57 B

Resolução 58

a) No período entre 1900 e 1970 a população brasileira caracterizou-se por um elevado índice de natalidade e pela diminuição das taxas de mortalidade o que resultou em um elevado crescimento demográfico. Além disso , até 1930 a imigração também foi um fator importante de crescimento populacional

b) A partir da década de 1970, começou a ocorrer uma significativa mudança no comportamento da população agora majoritariamente urbana que começou a reproduzir um comportamento já observado em países europeus e nos EUA , e passou a exercer controle sobre o número de filhos , reduzindo substancialmente a sua quantidade que caiu para uma média de seis para apenas dois por casal . Para isto também contribuiu a disponibilidade de meios mais práticos de controle da natalidade , principalmente a pílula anticoncepcional e a ampla divulgação dos meios de controle por parte do governo e de inúmeras organizações .

c) item anulado pela Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp).



Resolução 59

a) A partir da década de 1950 o Brasil , com a expansão da indústria automobilística no governo Juscelino Kubitschek fez a opção pelo desenvolvimento do transporte rodoviário em detrimento das demais modalidades de transporte mais baratas . O transporte ferroviário foi abandonado.

b) A partir dos anos 1970, em decorrência principalmente da elevação dos preços do petróleo ocorridas em 1973 e 1979 e em função da grande dependência do Brasil de importação do petróleo , onerando a Balança Comercial tiveram início estudos para a utilização mais intensa de outros meios de transporte .

c)O transporte ferroviário teve início no Brasil para atender às necessidades de escoamento da produção de café . Não foram feitos estudos adequados da implantação das ferrovias que praticamente limitaram-se a seguir o caminho das fazendas de café principalmente pelo Estado de São Paulo . Com a crise do café a partir de 1930 , o movimento cafeeiro caiu consideravelmente e as ferrovias mal planejadas não tiveram, condições de buscar outras alternativas de faturamento que mantivesse uma rentabilidade adequada , cessando a expansão e mesmo investimentos na manutenção .Teve início um longo processo de abandono , que , mesmo após o processo de privatização na década de 1990 , resultou em vias sucateadas em grande parte . O transporte ferroviário de passageiros no Brasil praticamente se extinguiu . Apenas o transporte de carga está sendo reativado principalmente em determinadas áreas , como o transporte de minério de ferro .



Resolução 60

a) O Proálcool foi criado em meados da década de 1970 , em meio à crise do petróleo , para diminuir a dependência brasileira deste produto . Na época o governo criou subsídios para a indústria e para os produtores para estimular o aumento do uso de carros a álcool . Nos dias de hoje , em função da situação política instável no plano internacional , particularmente com a intervenção americana no Iraque e problemas em outras áreas produtoras , o petróleo novamente está apresentando uma elevada cotação média , o que se constituiu em um novo estímulo ao uso de combustíveis alternativos , e com a vantagem de que , graças ao avanço tecnológico , a indústria automobilística colocou á disposição do consumidor veículos bi-combustíveis que podem ser abastecidos tanto por gasolina como por álcool . Desta vez não há subsídios governamentais . Acresce a isto uma crescente demanda pelo álcool no mercado externo , que irá ampliar de forma sustentada a procura pelo produto no Brasil, beneficiando os produtores .

b) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos, representam uma forma de concorrência desleal com os produtores dos países subdesenvolvidos, pois impedem a competição . Os produtores locais podem manter seus preços artificialmente abaixo do custo de produção , impedindo a entrada de produtos agrícolas provenientes de países onde os custos de produção são menores . Com isso os países sub-desenvolvidos que possuem na atividade agrícola sua principal fonte de receitas são fortemente prejudicados , gerando internamente , queda de renda e desemprego.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui