Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1946 A 2004 VESTIBULARES 2005 -- 24/02/2005 - 11:09 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1946 A 2004 QUESTÕES DE VESTIBULARES 2005 . COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



UEL 2005 – BRASIL PORTINARI E O COMUNISMO



1. Além de píntor, Portinari atuou também na política partidária. Foi membro do Partido Comunista Brasileiro, candidatando-se a deputado e a senador, respectivamente em 1945 e 1947. Analise as frases a seguir e assinale aquela que aponta pressupostos fundamentais dos partidos comunistas.

a) “As paixões humanas só se detêm diante de um poder moral que respeitam. Se falta uma autoridade moral desse gênero, impera a lei do mais forte.”

b) “A contradição entre a produção social e a apropriação capitalista reveste a forma de antagonismo entre o proletariado e a burguesia.”

c) “Os povos democráticos [...] querem a igualdade na liberdade e, quando não podem obtê-la, querem-na ainda mais na escravidão.”

d) “Nem toda a dominação se serve de recursos econômicos, muito menos ainda existem motivos econômicos subjacentes a toda a dominação.”

e) “Quando os maus se associam, os bons têm de se unir; caso contrário, irão caindo um a um, implacavelmente sacrificados numa luta mesquinha.”





ESPM/2005 BRASIL SEGUNDO GOVERNO VARGAS



2. Leia as afirmativas relativas ao governo de Getúlio Vargas, entre 1951 e 1954, e responda:

I. Procurando retomar suas antigas linhas nacionalista e intervencionista, Vargas voltou-se em especial para a petroquímica, siderurgia, transporte, energia e técnicas agrícolas.

II. Em 1952, foi fundado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), diretamente orientado para o propósito de acelerar o processo de diversificação industrial.

III. Entre os adversários civis do governo, estava a maioria dos integrantes do PSD (Partido Social Democrático) onde destacava-se Carlos Lacerda, que a partir do seu jornal Última Hora iniciou violenta campanha antigetulista.

a) Todas as afirmativas são verdadeiras;

b) As afirmativas I e II são verdadeiras;

c) As afirmativas I e III são verdadeiras;

d) As afirmativas II e III são verdadeiras;

e) Todas as afirmativas são falsas.



FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 SUICÍDIO DE VARGAS

3. “...Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida... Cada gota de meu sangue será uma chama imortal em vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória... Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”

“Carta-Testamento de Getúlio Vargas” in Documentos de História do Brasil, organizado por Mary Del PRIORE e outros, São Paulo, Scipione, 1999, pp. 98-99.

A Carta-Testamento de Getúlio Vargas foi publicada pela imprensa brasileira em 24 de agosto de 1954. O suicídio do presidente da República foi um dos episódios mais dramáticos da História brasileira no século passado e ocorreu em meio a uma grave crise política.

Analise tal situação, considerando:

• O panorama da crise política de 1954.

• As características da política de massas do período.

• As conseqüências políticas da morte de Vargas.



UNICAMP 2005 GOVERNO GOULART

4. O Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) se destacaram na oposição ao governo de João Goulart (1961-1964) e no combate ao comunismo. Ambos financiavam dezenas de programas semanais de rádio, como o “Cadeia de Democracia”, opondo-se a emissoras de orientação legalista, como a Rádio Mayrink Veiga, fechada após o golpe militar de 1964.

(Adaptado de René A. Dreifuss, 1964: A conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 149 e de Lia Calabre, A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 50).

a) Por que o rádio era o meio de comunicação mais cobiçado pelos políticos no período apontado no texto?

b) Por que instituições como as mencionadas no texto consideravam João Goulart um presidente comunista?

c) Quais os significados da expressão “orientação legalista”, acima mencionada, no contexto do governo de João Goulart e no contexto do regime militar de 1964?







MACKENZIE 2005 BRASIL GOVERNO MILITAR



5. Considere as características abaixo, relativas ao regime que se iniciou com o Golpe de Estado ocorrido entre 31 de março e 1º- de abril de 1964 no Brasil.

I — Ruptura da normalidade institucional, com a intervenção direta dos militares no estabelecimento e no funcionamento dos três poderes básicos (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a conseqüênte eliminação do Estado de Direito.

II — Imposição de restrições e, até, bloqueio completo da participação do conjunto da população no processo político.

III — Opção por uma forma capitalista de desenvolvimento, com dupla conseqüência: afastamento de todas as manifestações que pudessem ser aproximadas do socialismo e aceitação do papel hegemônico dos Estados Unidos, a principal potência capitalista.

Então:

a) somente I está correta.

b) somente I e II estão corretas.

c) somente I e III estão corretas.

d) somente II e III estão corretas.

e) I, II e III estão corretas.



MACKENZIE 2005 PERÍODO MILITAR



6. Considere as afirmações I, II e III, referentes a governos militares brasileiros.

I — Costa e Silva — Durante o seu governo, foi baixado o Ato Institucional nº 5 — AI-5 — (13 de dezembro de 1968), que representou o endurecimento do regime militar.

II — Garrastazu Médici — Foi a fase mais autoritária da ditadura, caracterizada pela violenta repressão aos que se opunham ao regime e pelo chamado “milagre brasileiro” na área econômica.

III — João Baptista Figueiredo — . Período chamado de abertura política. O general transmitiu, ao final de seu governo, o cargo a José Sarney, presidente eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral.

uestão 59

Assinale:

a) se somente I está correta.

b) se somente II está correta.

c) se somente III está correta.

d) se somente I e II estão corretas.

e) se somente I e III estão corretas.





UNICAMP 2005 2ª FASE BRASIL REGIME MILITAR



7. Em 1970, o Brasil se consagrou tri-campeão mundial de futebol, quando se cantava:

Noventa milhões em ação, pra frente, Brasil do meu coração. (...) Salve a seleção.

Falava-se de um “Brasil Grande", “Brasil Potência”, e distribuíam-se adesivos com a inscrição “Brasil, ame-o ou deixe-o”. Com bandeiras do Brasil na mão, cantava-se repetidamente “Este é um país que vai pra frente". (Adaptado de Elio Gaspari, A ditadura escancarada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002, p. 207-8).

a) Relacione slogans como “Esse é um país que vai pra frente” com o chamado “milagre econômico”.

b) Relacione o slogan “Ame-o ou deixe-o” com a repressão do regime militar instaurado em 1964.

c) Cite e caracterize um movimento de oposição ao regime militar.





FGV ECONOMIA 2005 BRASIL AI-5



8. Tendo como estopim a recusa do Congresso Nacional, na sessão de 12 de dezembro de 1968, em conceder licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por ofender os militares num discurso na Câmara, no qual os responsabilizou pela violência contra os estudantes, o governo editou o mais repressor de todos os Atos Institucionais: o AI-5. (Marcos Napolitano, O regime militar brasileiro: 1964-1985)

Entre outras medidas, o AI-5 permitia ao presidente da República

a) legislar por meio de medidas provisórias e indicar senadores e deputados federais.

b) intervir em Estados e municípios, cassar mandatos e suspender direitos políticos.

c) cassar mandatos políticos apenas com a permissão da Câmara dos Deputados.

d) decretar a pena de morte para quem atentasse contra a segurança nacional.

e) criar uma nova moeda, censurar a imprensa escrita e torturar presos políticos.



MACKENZIE 2005 BRASIL PERÍODO MILITAR TORTURA

9. … que várias vezes seguidas procederam à imersão da cabeça do interrogado, a boca aberta, num tambor de gasolina cheio d’água, conhecida essa modalidade com “banho chinês”. … que, inclusive, ameaçaram de tortura seus dois filhos, que torturaram seu marido também; que seu marido foi obrigado a assistir as torturas que fizeram consigo …

… sofreu violências sexuais na presença e na ausência do marido …

Trechos de depoimentos de vítimas da repressão militar,

no relatório Brasil nunca mais

A respeito da prática da tortura durante o regime militar, é correto afirmar que:

a) era admitida publicamente pelos governos militares, que alegavam não serem os terroristas cidadãos comuns, e que não se conseguiria combatê-los apenas com as leis normais, eficientes para os cidadãos comuns.

b) a Constituição elaborada pelo regime militar permitia, em casos de segurança nacional, o uso de práticas de interrogatório heterodoxas, a fim de garantir a manutenção da ordem e da segurança no país.

c) o regime instalado no Brasil, após 1964, institucionalizou a tortura, na medida em que foram restringidas as garantias civis e constitucionais dos cidadãos, pelo AI-5 . Os presos políticos ficaram completamente à mercê da violência, da atrocidade e do desrespeito aos direitos humanos.

d) o abrandamento do regime militar, após a decretação do AI-5, provocou uma profunda alteração nesse quadro da política brasileira, permitindo a possibilidade da existência da oposição legal, capitaneada pela ARENA — Aliança Renovadora Nacional.

e) casos de tortura e violações aos direitos humanos foram exceções praticadas exclusivamente por militares da chamada linha dura, setor mais ortodoxo das forças armadas, em quartéis do exército, da marinha e da aeronáutica. Não houve participação direta de policiais civis, militares e delegados nessas ações dos órgãos de repressão.



IBMEC 2005 LUÍS CARLOS PRESTES



10. Luís Carlos Prestes foi uma importante figura na história do Brasil, fazendo parte de vários acontecimentos durante o século XX. Sobre sua participação nesses eventos, aponte a alternativa incorreta:

a) o então capitão Luís Carlos Prestes foi um dos comandantes da Coluna Prestes, um movimento de jovens oficiais do exército de oposição ao governo federal, que percorreu mais de 25.000 quilômetros entre 1924 e 1927.

b) Luís Carlos Prestes tomou contato com o marxismo durante seu exílio na Bolívia. Na década de 1930 ingressou no PCB- Partido Comunista Brasileiro, tornando-se uma das figuras centrais do partido nas décadas seguintes.

c) participou da ANL- Aliança Nacional Libertadora, grupo que aglutinava socialistas e comunistas e visava, entre outras coisas, derrubar o governo de Getúlio Vargas. Foi preso em 1936 após o fracasso dos levantes de 1935.

d) após a queda do governo Vargas, Luís Carlos Prestes elegeu-se senador pelo Distrito Federal e participou da Constituinte de 1946. Em 1947 o registro do PCB - Partido Comunista Brasileiro foi cancelado, voltando à clandestinidade.

e) retornou às atividades políticas em 1960, mas com o Golpe Militar de 1964 foi obrigado a viver na clandestinidade até a anistia em 1979. Organizou a luta armada contra o regime ao lado de Carlos Marighela.





FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 BRASIL 1964-85 – UNE

11. “...A UNE reúne futuro e tradição...A UNE é união... A UNE somos nós... A UNE é a nossa voz”. Hino da UNE, Vinicius de Moraes e Carlos Lira. A participação do movimento estudantil na cena política brasileira foi marcante na luta contra o nazi-facismo, na campanha pelo petróleo e, mais recentemente, na campanha pelo impeachment de Fernando Collor de Mello. A respeito da história da UNE, a principal entidade estudantil brasileira, é correto afirmar que:

a) A UNE foi fundada em 1937 por estudantes contrários ao Estado Novo, atuando na clandestinidade até 1945, quando passou a ser reconhecida oficialmente.

b) Apesar do golpe de 1964, a UNE foi poupada da repressão, que só se voltou contra a entidade após o AI-5 de dezembro de 1968.

c) A partir de 1964, a UNE passou a ser controlada por grupos paramilitares e seus congressos eram realizados em áreas militares, como o quartel de Ibiúna, em 1968.

d) Apesar de ter sido declarada ilegal durante a ditadura , a UNE não teve nenhum de seus líderes presos pelo regime militar, que procurava manter o apoio das classes médias.

e) Após mais de dez anos de desarticulação e clandestinidade , a UNE foi restabelecida em 1979 e tornou-se um dos instrumentos de oposição ao regime militar.





FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 BRASIL ELEIÇÕES 1974.

12.

Votação nas eleições de 1974

Senado Câmara Deputado Senado Câmara Deputado

Arena 10.068.810 11.866.482 41% 52%

MDB 14.579.372 10.954.440 595 48$



A tabela acima fornece dados sobre as eleições de 1974. Essas eleições representaram uma importante mudança nos rumos da política brasileira porque:

a) A derrota do partido da situação na Câmara dos Deputados demonstrava o processo de desgaste do regime militar junto ao eleitorado brasileiro.

b) Marcaram o início do bipartidarismo no Brasil e a vitória da oposição nas eleições para o Senado Federal.

c) Apesar da adoção da Lei Falcão, que impedia os candidatos de discursar e expor suas idéias no rádio e na televisão, a oposição saiu-se amplamente vitoriosa.

d) A campanha pelo voto nulo, levada à frente pela oposição, mobilizou milhões de brasileiros que demonstraram seu descontentamento com a ditadura.

e) Pela primeira vez desde a introdução do bipartidarismo, a oposição conseguiu uma votação maior que o partido do governo nas eleições para o Senado.



FGV ECONOMIA 2005 BRASIL PLANOS CRUZADO E COLLOR

13. As recorrentes crises econômicas que atingiram o Brasil nos últimos 30 anos foram respondidas de formas diversas, como por meio do Plano Cruzado (1986) e do Plano Collor (1990), que decretaram as seguintes medidas, respectivamente:

a) estabelecimento de uma meta inflacionária de 10% ao ano e congelamento dos tributos e das tarifas públicas; a moeda volta a se chamar cruzeiro e todos os investimentos de curto e médio prazos foram bloqueados por 2 anos.

b) congelamento dos preços por 2 meses, aumento das tarifas públicas e a criação do gatilho salarial; criação do cruzado novo, congelamento dos gêneros de primeira necessidade e bloqueio de todos os depósitos em caderneta de poupança.

c) congelamento geral de preços e a criação de um gatilho salarial a ser ativado quando a inflação atingisse 20%; congelamento de preços e salários pela média dos últimos 12 meses e o aumento da remuneração da caderneta de poupança.

d) congelamento dos preços por um ano, além de um abono salarial de 8% para todas as categorias profissionais; retenção, por 18 meses, de todos os valores acima de 50 mil cruzados novos nas contas correntes e nas cadernetas de poupança.

e) aumento tributário para automóveis, bebidas e cigarros e congelamento do preço de alimentos e tarifas públicas; extinção dos investimentos financeiros de curto prazo e adoção de dois índices inflacionários: um para o setor público, outro para o privado.





MACKENZIE 2005 PLANO REAL



14. Em junho de 1994, o então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciou à nação um amplo programa de estabilização da economia. Entre as principais características do Plano Real, estão corretas:

a) o confisco, por 18 meses, de recursos depositados em contas bancárias e em cadernetas de poupança e o congelamento de preços e salários.

b) a reforma monetária, com equiparação do valor da moeda nacional ao dólar, a elevação da taxa de juros, a redução do déficit público e a privatização de estatais.

c) a suspensão do pagamento da dívida externa, a contenção dos gastos públicos e limitações aos reajustes de preços e de salários, gerando inflação zero.

d) o controle da inflação por meio do congelamento de preços, a reforma monetária com aumento real de salários e a abertura do mercado interno a investidores estrangeiros.

e) a exclusão econômica e social da maior parte da população, a concentração de rendas, a redefinição dos gastos públicos, sprivilégio das áreas de segurança e transportes.

Resolução

PUC SP 2005 DEMOCRACIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

15. A idéia de democracia surgiu em Atenas, Grécia, no século V a.C.. Foi, séculos depois, retomada em documentos históricos, como a Declaração de Independência dos Estados Unidos (1776) e a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, escrita durante a Revolução Francesa (1789-1799). Hoje, a democracia existe em boa parte do mundo ocidental, inclusive no Brasil. Sobre a atual democracia brasileira, pode-se afirmar que é

a) diferente da praticada em outros países ocidentais, porque os brasileiros são menos rebeldes e mais cordiais.

b) semelhante à praticada na Grécia antiga, porque nem todos podem participar da escolha do Presidente da República.

c) diferente da proposta na Independência dos EUA, porque a condição econômica da população brasileira é precária.

d) semelhante à proposta na Revolução Francesa, porque considera a liberdade um direito fundamental de todos.

e) diferente de todos os modelos democráticos já experimentados, porque o clima tropical facilita as relações pessoais.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui