Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉC XIX VESTIBULARES 2005 -- 24/02/2005 - 10:56 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULARES 2005 . COMPILADAS PELO PROF . EDSON PEREIRA BUENO LEAL









1. FUVEST 2005 REVOLUÇÃO FRANCESA A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.

b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna.

c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.

d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa.

e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.





.FUVEST/2005 – 2ª- FASE REVOLUÇÃO FRANCESA



2. “A mais extravagante idéia que possa germinar no cérebro de um político é acreditar que basta a um povo entrar de mão armada num país estrangeiro para lhe fazer adotar as suas leis e a sua Constituição. Ninguém estima os missionários armados, e o primeiro conselho que a natureza e a prudência dão é repeli-los como inimigos.” Robespierre, janeiro de 1792.

a) Por que a ocupação da Espanha pelo exército napoleônico, em 1806, tornou o texto profético?

b) Há no momento atual alguma situação à qual o texto pode ser referido? Por quê?







MACKENZIE 2005 REVOLUÇÃO FRANCESA



3. Considerando o jogo de relações sociais da França pré-revolucionária, podemos afirmar .



a) a França era estruturada em uma sociedade estamental, dividida em três Estados, sendo o Terceiro Estado composto, desde a alta burguesia até as camadas populares, incidindo sobre estas todas as tributações.

b) apesar de a França ter uma sociedade dividida em estamentos, não havia conflitos de classes, pois a Igreja, por meio da teoria do direito divino, garantia a imobilidade social.

c) o povo permanecia obediente ao seu monarca, havendo o respaldo da Igreja, que doutrinava seus fiéis a se submeterem à vontade de Deus, que apoiava uma estrutura social hierarquizada.

d) o povo, que formava o Primeiro Estado, arcava com as pesadas tributações impostas pelo monarca absoluto.

e) a estrutura social francesa denunciava ser a divisão em Ordens correspondente à realidade existente no país, na qual um indivíduo poderia ascender socialmente.



ESPM/2005 REVOLUÇÃO FRANCESA



4. “A revolução vai à guilhotina no espetáculo ‘Arena conta Danton’. A Cia Livre olha para a história da humanidade e constata que o ímpeto de transformação social e política, cultivado pelo menos desde o século XVIII, estaria numa encruzilhada: a ‘ditadura da violência’. A peça é baseada na obra ‘A morte de Danton’ do alemão Georg Büchner, o mesmo autor de ‘Woyzecck’, também já montada no Brasil. Em ‘Arena conta Danton’ personagens e ideais da revolução francesa, como os revolucionários Danton (1760-1794) e Robespierre (1758-1794) giram a roda da história e roçam contradições em meio à sedução da liberdade, da igualdade e da fraternidade.”

(Fonte: Folha de São Paulo, 11/09/2004)

Quanto aos revolucionários Robespierre e Danton, mencionados no texto, aponte entre as alternativas a que explica corretamente sua relação com a Revolução Francesa:

a) Foram líderes girondinos e atuaram no sentido de colocar fim ao que ficou conhecido como grande medo;

b) Foram líderes girondinos e atuaram no sentido de colocar fim ao terror, destacando-se na reação termidoriana;

c) Foram líderes jacobinos que se destacaram por sua moderação durante o governo do diretório;

d) Foram líderes jacobinos que se destacaram durante o governo da Convenção Nacional, tendo estado relacionados ao Terror, fase radical da revolução;

e) Foram revolucionários que lideraram o golpe do 18 Brumário, apoiando Napoleão Bonaparte e o retrocesso que anulou todas as conquistas populares alcançadas durante a revolução.





UFSCAR 2005 REVOLUÇÃO FRANCESA – DECLARAÇÃO DIREITOS DO HOMEM

5. Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789. Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios da nobreza, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. “Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis”, dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que “somente no terreno da utilidade comum”. A propriedade privada era um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável. Os homens eram iguais perante a lei e as profissões estavam igualmente abertas ao talento; mas, se a corrida começava sem empecilhos, pressuponha-se como fato consumado que os corredores não

terminariam juntos. A declaração afirmava (posição contrária à hierarquia da nobreza ou absolutismo) que “todos os cidadãos têm o direito de colaborar na elaboração das leis”; mas “tanto pessoalmente como através de seus representantes”. E a assembléia representativa que ela vislumbrava como o órgão fundamental de governo não era necessariamente uma assembléia democraticamente eleita, tampouco, no regime que estava implícito, pretendia-se eliminar os reis. (Eric Hobsbawm.)

a) Qual o contexto histórico que produziu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e, segundo o autor, qual a classe social beneficiada por ela?

b) Qual a principal idéia que o autor defende no texto?







REVOLUÇÃO FRANCESA ENEM 2004



6. Algumas transformações que antecederam a Revolução Francesa podem ser exemplificadas pela mudança de significado da palavra “restaurante”.

Desde o final da Idade Média, a palavra restaurant designava caldos ricos, com carne de aves e de boi, legumes, raízes e ervas. Em 1765 surgiu, em Paris, um local onde se vendiam esses caldos, usados para restaurar as forças dos trabalhadores. Nos anos que precederam a Revolução, em 1789, multiplicaram-se diversos restaurateurs, que serviam pratos requintados, descritos em páginas emolduradas e servidos não mais em mesas coletivas e mal cuidadas, mas individuais e com toalhas limpas. Com a Revolução, cozinheiros da corte e da nobreza perderam seus patrões, refugiados no exterior ou guilhotinados, e abriram seus restaurantes por conta própria. Apenas em 1835, o Dicionário da Academia Francesa oficializou a utilização da palavra restaurante com o sentido atual.

A mudança do significado da palavra restaurante ilustra

a) a ascensão das classes populares aos mesmos padrões de vida da burguesia e da nobreza.

b) a apropriação e a transformação, pela burguesia, de hábitos populares e dos valores da nobreza.

c) a incorporação e a transformação, pela nobreza, dos ideais e da visão de mundo da burguesia.

d) a consolidação das práticas coletivas e dos ideais revolucionários, cujas origens remontam à Idade Média.

e) a institucionalização, pela nobreza, de práticas coletivas e de uma visão de mundo igualitária.



FGV 2005 REVOLUÇÃO FRANCESA



7. Caricatura mostra um clérigo e um nobre montados nas costas de um camponês .

HISTOIRE: une terre, des hommes. França: Magnard.

A caricatura mostra a situação das camadas sociais na sociedade francesa de antes da Revolução de 1789.

2.1 Que grupos e que relações sociais estão representados na caricatura?

2.2 Antes do movimento revolucionário, quais eram as principais críticas do povo em

relação às camadas dominantes?

2.3 Que classe social liderou a Revolução e que transformações ocorreram no período

mais radical do processo revolucionário?





FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 PERÍODO NAPOLEÔNICO



8. A Revolução Francesa foi marcada por uma série de reviravoltas políticas. Em novembro de 1799, o general Napoleão Bonaparte liderou um golpe de Estado que pôs fim ao Diretório, inaugurando uma nova fase da História francesa.

a) Quais eram as características do Código Civil estabelecido por Napoleão?

b) Em que medida o Código Civil chocava-se com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789?





FUVEST 2005 INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS LATINO-AMERICANAS –

9. Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira?

a) Na Europa, por volta de 1900, era o regime político da maioria dos países.

b) O Brasil adotou esse regime político por intervenção direta dos demais países da América espanhola.

c) Os Estados Unidos e o Canadá adotaram simultaneamente o regime referido.

d) Como regime político, apareceu no mundo ocidental, pela primeira vez, no século XVIII.

e) As ex-colônias espanholas da América adotaram tal regime político antes de sua ex-metrópole.









FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA .

10. Na América Latina, as primeiras décadas do século XIX caracterizaram-se pela emancipação política da maior parte das colônias ibéricas.

a) Que fatores explicam a coincidência do surgimento de movimentos de emancipação em todo o subcontinente?

b) Como se explica o contraste entre a América espanhola, que se fragmentou em diversos países, e a América portuguesa, cuja unidade foi mantida após a independência?



UNICAMP 2005 INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA

11. Eu considero o estado atual da América como quando arruinado o Império Romano. Cada desmembramento formou um sistema político, conforme os seus interesses e situação. Nós, que apenas conservamos os vestígios do que em outro tempo fomos, e que por outra parte, não somos índios, nem europeus, e sim uma meia espécie entre os legítimos proprietários do país e os usurpadores espanhóis. (Adaptado de Simon Bolívar, Carta da Jamaica de 1815 , em Escritos Políticos. Campinas: Ed. Unicamp, p.61).

a) Quem foi Bolívar e qual sua importância nos processos de Independência das colônias hispano-americanas? A qual processo político Bolívar se refere?

b) De que maneira BoIívar se refere aos criollos no texto? Qual o papel político dos criollos nas independências das colônias espanholas?









FGV ECONOMIA 2005 EUA GUERRA DE SECESSÃO



12. As eleições presidenciais de 1860 nos Estados Unidos foram vencidas por Abraham Lincoln, nortista e líder do Partido Republicano. Nem todas as unidades da federação aceitaram o resultado eleitoral, e alguns estados sulistas criaram os Estados Confederados da América. Era o início da Guerra de Secessão, resultado das inúmeras divergências entre os estados do Norte e do Sul. Entre essas divergências, pode-se apontar

a) a questão fundiária, na qual o Sul defendia o acesso à terra para negros libertos, e o Norte defendia o acesso apenas por meio da compra.

b) a questão bancária, em que o Sul defendia a criação de um banco emissor nacional, e o Norte, a formação de bancos regionais e particulares.

c) a proposta antagônica para a política alfandegária, em que o Norte defendia o protecionismo, enquanto o Sul apoiava o livre-cambismo.

d) a questão da escravidão, na qual o Sul defendia a imediata abolição dessa instituição, e o Norte queria o fim gradual do escravismo.

e) a defesa do Homestead Act pelo Norte e pelo Sul, apesar de que, na visão do Norte, essa lei só deveria atender aos homens recém-libertos da escravidão.





FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 CONGRESSO DE VIENA



13. Entre 1814-1815, representantes das nações européias reuniram-se no chamado Congresso de Viena. As principais discussões desses encontros giraram em torno:

a) Da adoção do Código Napoleônico por todos os Estados europeus, como forma de modernizar as instituições sociais e adequá-las ao desenvolvimento capitalista do período.

b) Da reorganização da Europa após as guerras napoleônicas, procurando garantir à burguesia os avanços conquistados após anos de revoluções.

c) Da definição de fronteiras e governantes europeus a partir da idéia de legitimidade, isto é, a restauração do poder e das divisões territoriais anteriores à Revolução Francesa.

d) Da necessidade de banir definitivamente os princípios fundamentais do Antigo Regime, tais como a desigualdade jurídica, a dominação aristocrática e o absolutismo.

e) Da implementação do Parlamentarismo como a única forma de garantir a dominação aristocrática e a restauração das dinastias destronadas pelas revoluções.





13 13 C

MACK/ENZIE 2005 ECONOMIA FINAL SÉCULO XIX



14. A partir de meados do século XIX, as nações capitalistas passaram a exercer novas formas de dominação sobre as áreas periféricas. Esse processo passou a ser denominado de

a) Militarismo. B) Corporativismo c) Neocolonialismo d) Monopolismo, e) Protecionismo.







66

FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

15. “As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século. As estradas de ferro se espalhavam por todo o mundo (...) O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico. O automóvel, o telefone e o cinema se popularizavam, mudando a face das cidades.” BRENER, J., Jornal do século XX, São Paulo, Moderna, 1998, p. 24. O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas:

a) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização das máquinas a vapor e de matérias-primas como carvão e ferro.

b) Pela Revolução Agrária Européia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.

c) Pelo Período Entre-Guerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências européias.

d) Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.

e) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.



15 67

MACKENZIE 2005 IMPERIALISMO SÉCULO XIX



16. A expansão imperialista do século XIX foi um novo passo no processo de mundialização da ordem capitalista, depois das cruzadas, da expansão ultramarina, da colonização, etc. As populações africanas e asiáticas foram tragadas e incorporadas a uma ordem essencialmente européia. Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo

Considerando o fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta.

a) A busca por mercados consumidores de manufaturados e fornecedores de matérias-primas determinou que a dominação imperialista fosse realizada por meio de alianças com as elites locais.

b) A doutrina científica conhecida como darwinismo social oferecia respaldo para a ocupação dos novos territórios, apesar de os intelectuais europeus serem contrários a essa prática de dominação.

c) Assim como no século XVI, defendia-se que era necessário levar a verdadeira fé cristã aos infiéis, sendo as nações capitalistas responsáveis pela expansão espiritual, que efetivamente ocorreu sem resistências.

d) As nações imperialistas afirmavam que os europeus estavam envolvidos em uma “missão humanista”, que consistiria em melhorar as condições de vida dos nativos, sem entrar em choque com as culturas locais.

e) Caberia ao homem branco europeu cumprir sua “missão civilizadora” e levar aos povos primitivos os benefícios provenientes das sociedades industrializadas e detentoras de modernas tecnologias.







FUVEST 2005 2 FASE IMPERIALISMO AMERICANO SÉCULO XIX



17. “De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a doutrina Monroe, graças à extensão do poder norte--americano e às transformações sucessivas do espírito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt” Barral-Montferrat, 1909.

a) Qual a proposta da doutrina Monroe?

b) Explique a razão pela qual a doutrina se “converteu em arma de combate sob a liderança de Teodoro Roosevelt”. Exemplifique.







UNIFESP 2005 CAPITALISMO SÉCULO XIX



18. “Em meados da década de 1890, em meio à terceira longa depressão em três décadas sucessivas, difundiu-se na burguesia uma repulsa pelo mercado não regulamentado, em todos os grandes setores da economia”. O autor (Martin Sklar, 1988) está se referindo à visão dominante entre a burguesia no momento em que o capitalismo entrava na fase

A) globalizada.

B) competitiva.

C) multinacional.

D) monopolista.

E) keynesiana.











FGV ADMINISTRAÇÃO 2005 EMENDA PLATT



19. A emenda Platt, definida pelo Congresso norte-americano em 1901, estabelecia:

a) A não interferência dos Estados Unidos nos assuntos internos das Repúblicas do Caribe.

b) A incorporação de Cuba como um dos componentes da federação norte-americana.

c) O direito de intervenção político-militar norte-americana em Cuba.

d) O fim da escravidão e a adoção do princípio dos direitos humanos em Cuba.

e) A independência de Cuba e a renúncia da Espanha ao controle de sua ex-colônia.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui