Usina de Letras
Usina de Letras
281 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->LIVROS RAROS -- 08/02/2005 - 16:43 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LIVROS RAROS

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



(BIBLIOTECA DE MÁRIO MARTINS)

(Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970)

(mariormartins@hotmail.com)



Nota: Estes livros são considerados raros, não pelas datas em que foram publicados, mas pela dificuldade de encontrá-los hoje(2005).





ABRANCHES, DUNSHEE. A ESFINGE DO GRAJAÚ. São Luis(Ma): Alumar, 1941.



ACEVEDO, CRISTOBAL DE. COLEÇÃO DOS PRÊMIOS NOBEL DE LITERATURA. Rio de Janeiro: Editora Delta, 1963.



AGASSIZ, LUIZ et AGASSIZ, ELIZABETH CARY. VIAGEM AO BRASIL(1865-1866). Tradução de Edgar Sussekind de Mendonça. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1938.



ALENCAR, CLAUDOVINO. O CABO E A NORMALISTA. Brasília(DF): SE, 1972.



ALMEIDA, HORÁCIO DE. CATÁLOGO DE DICIONÁRIOS PORTUGUESES E BRASILEIROS. Rio de Janeiro: CBAG, 1983.



ALMEIDA, LUCIANO MENDES DE(DOM). MEMBROS DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.



ALMEIDA, VICTOR COELHO DE. GOIAZ(Usos, Costumes, Riquezas Naturais). São Paulo: Revista dos Tribunais, 1944.



AMARAL, AZEVEDO. O ESTADO AUTORITÁRIO E A REALIDADE NACIONAL. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1938.



ANDRADE, NAIR LEAL DE. HISTÓRIA E HISTÓRIAS DA CANG. Goiânia: Kelps, 1990. Referência à Colônia Agrícola Nacional de Goiás, em Ceres.



ARAÚJO, CARLOS. MILAGRES NA CHAPADA-ROMANCEIRO DA CHAPADA DIAMANTINA. São Paulo: Scortecci, 2005.



ARAÚJO, VIVALDO J. HISTÓRIA DA TERRA BRANCA. Goiânia: Kelps, 2000.



ARRAIS, MONTE. O ESTADO NOVO E SUAS DIRETRIZES. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1938.



ASCH, SHOLEM. O APÓSTOLO. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945. Tradução de Godofredo Rangel.



ASSUMPÇÃO, ALÍPIO XAVIER. PEQUENA HISTÓRIA DOS BATISTAS NO PARANÁ. Prefácio de José dos Reis Pereira. Curitiba(PR):Editora Lítero-Tecnica, 1976.



AUDRIN, JOSÉ MARIA(FREI O.P). ENTRE SERTANEJOS E INDIOS DO NORTE. Prefácio de Afonso Arinos de Melo Franco. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1947.



AUDRIN, JOSÉ MARIA(FREI O.P). OS SERTANEJOS QUE EU CONHECI. Prefácio de Alceu de Amoroso Lima. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1963.



AYRES, FRANCISCO. KRISHNAMURTI. São Paulo: EGEPSA, 1947.



BENEVIDES, CLEUSA. PARANATINGA. Palmas: Gráfica Pollo, 2005.



BENSON, GEORGE. A AGRICULTURA SOB O COMUNISMO. Rio de Janeiro: GRD, 1963. Tradução de Heloisa de Carvalho Tavares.



BERRY, EDWARD G. OS BATISTAS EM BRASILIA. Brasilia(DF): SE, 1963.



BICHARA, IVAN. CARCARÁ(Romance). Prefácio de Antonio Carlos Villaça. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1988.



BLAKE, AUGUSTO VICTORINO ALVES SACRAMENTO. DICCIONARIO BIBLIOGRAPHICO BRAZILEIRO. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1883.



BLOCH, JOSEPH W. PEQUENA HISTÓRIA DO MOVIMENTO TRABALHISTA NORTE-AMERICANO. São Paulo: SE, 1950.



BORGES, HUMBERTO CRISPIM. RETRATO DA ACADEMIA GOIANA DE LETRAS. Goiânia(GO): Oriente, 1977.



BRAGA, HENRIQUETA ROSA FERNANDES. MUSICA SACRA EVANGELICA NO BRASIL.Rio de Janeiro: Kosmos, 1961.



BRANDÃO, CARLOS RODRIGUES. CAVALHADAS DE PIRENÓPOLIS. Goiânia(GO): Oriente, 1979.



BRASILIENSE, ELI. UM GRÃO DE MOSTARDA. Goiânia(GO): Gráfica do Diário da Manhã, 1969.



BRITO, ITAMAR SOUSA. HISTÓRIA DOS BATISTAS NO PIAUÍ-UM SÉCULO DE LUTAS E VITÓRIAS. Rio de Janeiro: JUERP,2003.



BUCK, PEARL S. A PROMESSA(Romance). São Paulo: Livraria José Olympio, 1946. Tradução de Rachel de Queiroz.



BUNYAN, JOÃO. A PEREGRINA. São Paulo: Imprensa Metodista, 1944.



CACCIATORE, OLGA G. DICIONARIO BIOGRAFICO DE MUSICA ERUDITA BRASILEIRA. São Paulo: Forense, 2005.



CAIADO, LEOLÍDIO. ARAPOEMA. Goiânia(GO): Oriente, 1975.



CÂMARA, DOM JAIME DE BARROS(ARCEBISPO DE BELÉM DO PARÁ). APONTAMENTOS DE HISTÓRIA ECLESIÁSTICA. Rio de Janeiro: Vozes, 1942.



CAMPOS, BERNARDINO GRANJA. CHÃO QUENTE(Romance). Goiânia(GO): Oriente, 1976.



CAMPOS, JOSÉ. UM BRASILEIRO NA UNIÃO SOVIÉTICA. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1953.



CAMPOS, JOSÉ WILSON SIQUEIRA. GOIÁS E O EMERGENTE ESTADO DO TOCANTINS. Brasília(DF), SE, 1978.



CAMPOS, JOSÉ WILSON SIQUEIRA. PROJETO PARA UM NOVO MAPA DO BRASIL. Palmas(TO): Jornal O Estado do Tocantins, 2001.



CAMPOS, RINALDO. O DITADOR DO CERRADO. Santa Maria(RGS): SE, 1994. Apesar do livro ter sido censurado e apreendido em 15.09.1994, em fevereiro de 1996, já se encontrava na 4ª Edição. O autor, em 1998, era Assessor Parlamentar do então Deputado Estadual Raul Filho, na Assembléia Legislativa do Tocantins.



CANTÚ, CÉSARE. HISTORIA UNIVERSAL. São Paulo: Editora das Américas, 1953.(Coleção com 32 volumes).



CAPELLI, ESSE(Saulo Falcão Campelo). BREVES ANOTAÇÕES SOBRE A BIBLIA. Brasilia(DF): Ipiranga, 1999.



CASTRO, ALOYSIO DE. DISCURSOS LITTERARIOS. Rio de Janeiro: Editora Vecchi, 1942.



CASTRO, ONILDO DE. O JULGADO DE PILAR-RESGATE HISTÓRICO. Brasilia(DF): Grafisa Editora, 1996.



CAVALCANTE, MARIA DO ESPIRITO SANTO ROSA. O DISCURSO AUTONOMISTA DO TOCANTINS. Goiania: UCG, 2003.



CECILIO, ANYSIO. BERÇO DA VIDA E CAMINHO DA VERDADE. São Paulo: Comercial Safady, 1957. Livro totalmente escrito em Árabe. O autor nasceu em Trípoli(Síria) em 1892 e morreu em Anápolis(Goiás) em 1968.



CHAGAS, AMÉRICO. MONTALVÃO. São Paulo: SE, 1962.



CHAGAS, AMÉRICO. O CHEFE HORÁCIO DE MATOS. Salvador(Ba): EGBA, 1963.



CHAUD, ANTÔNIO MIGUEL JORGE. IMIGRANTES EM CATALÃO. Goiânia(GO): SE, 1996.



CHINIQUY, CARLOS(PADRE). CINQUENTA ANOS NA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. São Paulo: Livraria Independente, 1947. Tradução de Waldemar W. Wey.



CINTRA, SEBASTIÃO OLIVEIRA. GALERIA DAS PERSONALIDADES NOTÁVEIS DE SÃO JOÃO DEL-REI. São João Del-Rei(MG): FAPEC, 1994.



CLEMENTINO, IVAN. CAÇATINGA. Brasília(DF): EBRASA, 1972.



COSTA, ARTUR DE SOUZA. LANÇAMENTO DAS OBRIGAÇÕES DE GUERRA. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1943.



COSTA, FRANCISCO AUGUSTO PEREIRA DA. DICCIONARIO BIOPHAPHICO DE PERNAMBUCANOS CELEBRES. Recife(PE): Typographia Universal, 1882.



COUSIN, ALMEIDA. CEM ANOS DE MEMÓRIAS. Rio de Janeiro: Editora Cátedra, 1975.



CUNHA, EUCLYDES DA. OS SERTÕES. Rio de Janeiro: Laemmert & Cª., 1905.



DEUS, ANTONIO DE(Antonio de Deus Teles Filho). A REDENÇÃO DE EVA(Estudos sobre Clarice Lispector). Anápolis(GO): Gráfica Anapolina, 1987.



DUARTE, LUIZ VITAL. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO COMUNISMO NO BRASIL. Olinda(PE): SE, 1984.



ESCRICH, HENRIQUE PERES. O MÁRTIR DO GÓLGOTA. São Paulo: Editora Paulicéia, 1945.



FERREIRA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLLANDA. PEQUENO DICIONÁRIO BRASILEIRO DA LINGUA PORTUGUESA. São Paulo: Civilização Brasileira, 1951.



FERREIRA, DILMAR. GOIÂNIA E SUA VIDA. Goiânia: Editora CINCO DE MARÇO, 1969. Prefácio de Zoroastro Artiaga.



FERREIRA, JOAQUIM CARVALHO. PRESIDENTES E GOVERNADORES DE GOIÁS. Goiânia(GO): Editora da UFG, 1980.



FERREIRA, WILSON CASTRO. AINDA FLORESCE A JABITICABEIRA. Campinas(SP): Caminho Publicações, 1990.



FILHO, JOÃO DE SOUZA RIBEIRO(J.S.Ribeiro Filho). DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES CARIOCAS. Rio de Janeiro: Brasiliana, 1965.



FILHO, JUAREZ MOREIRA. RISOS & LÁGRIMAS(MEMÓRIAS). Goiânia, Editora Bandeirante, 2004.



FRALETTI, PAULO. POEMAS DE HUMOR E DE SARCASMO. São Paulo: Gráfica Ramos, 1979.



FRANCO, AFONSO ARINOS DE MELO. UM ESTADISTA DA REPÚBLICA(Afrânio de Melo Franco e seu Tempo). Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar, 1976.



FRANCO, FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO. DICIONÁRIO DE BANDEIRANTES E SERTANISTAS DO BRASIL. São Paulo: Comissão do IV Centenário, 1954.



FRANCOVICH, GUILHERMO. FILÓSOFOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro: Presença, 1979.



GARDNER, GEORGE. VIAGEM AO INTERIOR DO BRASIL. Tradução de Milton Amado. Belo Horizonte(MG): Editora Itatiaia, 1975.



GEBRAN, GINÉS. LIÇÕES DE LÓGICA. Santos(SP): Oficina Tribuna de Santos, 1985.



GIFFONI, ORSINI CARNEIRO. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES MÉDICOS. São Paulo: Nobel S.A, 1972.



GINSBURG, SALOMÃO L. UM JUDEU ERRANTE NO BRASIL(Autobiographia de Salomão Ginsburg). Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1925. Tradução de Manoel Avelino de Souza.



GODINHO, DURVAL DA CUNHA. HISTÓRIA DE PORTO NACIONAL. Goiânia(GO): SE, 1988.



GOULART, JOÃO. DESENVOLVIMENTO E INDEPENDÊNCIA. Estado da Guanabara: Serviço Gráfico do IBGE, 1963.



HARTNESS, ANN. BRASIL: OBRAS DE REFERÊNCIA(1965-1998). Brasília: Briquet de Lemos, 1999.



HOMEM, BENEDITO MACHADO. CARRILHÃO. Sabará(MG): IBGE, 1966.



HOOK, SIDNEY. OS HERÓIS ATRAVÉS DA HISTÓRIA. São Paulo: Editora Universitária Ltda, 1945. Tradução de J. C. Ribeiro Penna.



HUBBARD, ETHEL DANIELS. ANA DE AVA. Rio de Janeiro: Casa Publicadora Batista, 1944. Tradução de Emma Morton Ginsburg.



JANUS. O PAPA E O CONCÍLIO. São Paulo: Livraria Acadêmica, 1930. Tradução de Rui Barbosa.



JAYME, JARBAS. ESBOÇO HISTÓRICO DE PIRENÓPOLIS. Goiânia(Go): Imprensa da UFG, 1971. 2 VOLUMES.



JAYME, JARBAS. FAMÍLIAS PIRENOPOLINAS(ENSAIOS GENEALÓGICOS). Pirenópolis, Goiás, SE, 1973. 7 VOLUMES.



JÚNIOR, FRANCISCO DE BARROS. CAÇANDO E PESCANDO POR TODO O BRASIL(ARAGUAIA E TOCANTINS). Prefácio de Agenor Couto de Magalhães. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1952.



JÚNIOR, JOSÉ DA CUNHA BASTOS. LINEAMENTOS DA HISTÓRIA DOS BATISTAS NO ESTADO DE GOIÁS. Anápolis(G0): Gráfica Anapolina, 1988.



KRUSE, HERMANN. GOYAZ- DAS WAHRE HERZ BRASILIENS. São Paulo, Riedel & Co., 1936.



LEÃO, URSULINO. MAYA(ROMANCE). Rio de Janeiro: Irmãos Pongetti, 1949



LEITE, UBIRAJARA BEROCAN. ALAGOANOS INTRÉPIDOS. Goiânia: SE, 1992.



LÉRY, JEAN DE. VIAGEM À TERRA DO BRASIL. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1960. Tradução de Sérgio Milliet.



LIMA, GUIMARÃES. GOIÁS LIBERTADO(O Livro Branco da Campanha Democrática). Rio de Janeiro: Artes Gráficas, 1947.



LIMA, GUIMARÃES(José Júlio Guimarães Lima). O CASO MICHEL. Rio de Janeiro: Artes Gráficas, 1943.(Trata-se de um inventário que se transformou em escândalo da Justiça Goiana em Anápolis e em que se envolveu o então Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Desembargador Dario Délio Cardoso).



LÔBO, JOSÉ. GOIANOS ILUSTRES. Goiania(Go): Oriente, 1974.



LLORCA, BERNARDINO(S.J). NUEVA VISIÓN DE LA HISTORIA DEL CRISTIANISMO. Barcelona(Espanha): SE, 1955.



LOPES, LUCIANO. CRISTO E SUA FILOSOFIA. Rio de Janeiro: SE, 1945.



LOWELL, JOAN. TERRA PROMETIDA. Tradução de Ligia Junqueira. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1957.



MACEDO, NERTAN. ABÍLIO WOLNEY-UM CORONEL DA SERRA GERAL. Goiânia: Legenda Editora, 1975.



MACHADO, OTHON XAVIER DE BRITO. OS CARAJÁS. Prefácio de Francisco Jaguaribe Gomes de Mattos. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1947.



MARQUES, CÉSAR AUGUSTO. DICIONÁRIO HISTÓRICO-GEOGRÁFICO DA PROVÍNCIA DO MARANHÃO. Maranhão: Tipografia do Frias, 1870.



MARTINS, MÁRIO DE SOUZA. O QUADRO DOS DEZOITO. Goiânia(GO): Editora Única, 1985.



Martins, Mario Ribeiro. CORRENTES IMIGRATÓRIAS DO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1972.



Martins, Mario Ribeiro. SUBDESENVOLVIMENTO: UMA CONCEITUAÇÃO ESTÁTICA E DINÂMICA. Recife: Acácia Publicações, 1973.



Martins, Mario Ribeiro. SOCIOLOGIA DA COMUNIDADE. Recife: Acácia Publicações, 1973.



Martins, Mario Ribeiro. GILBERTO FREYRE, O EX-PROTESTANTE(Uma Contribuição Biográfica). São Paulo: Imprensa Metodista, 1973.



Martins, Mario Ribeiro. MISCELÂNIA POÉTICA. Recife: Acácia Publicações, 1973.



Martins, Mario Ribeiro. HISTÓRIA DAS IDÉIAS RADICAIS NO BRASIL. Recife: Acácia Publicações, 1974.



Martins, Mario Ribeiro. BREVE HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO(Co-autoria com Zaqueu Moreira de Oliveira). Recife: Acácia Publicações, 1974.



Martins, Mario Ribeiro. ESBOÇO DE SOCIOLOGIA. Recife: Acácia Publicações, 1974.



Martins, Mario Ribeiro. FILOSOFIA DA CIÊNCIA. Goiânia: Editora Oriente, 1979.



Martins, Mario Ribeiro. GILBERTO FREYRE, EL EX PROTESTANTE. Tradução de Jorge Pinero Marques. Argentina: Libreria Y Editorial, 1980.



Martins, Mario Ribeiro. SOCIOLOGIA GERAL & ESPECIAL. Anápolis: Editora Walt Disney, 1980.



Martins, Mario Ribeiro. PERFIL LITERÁRIO. Rio de Janeiro: Editora Arte Moderna, 1981.



Martins, Mario Ribeiro. LETRAS ANAPOLINAS. Goiânia: Editora O POPULAR, 1984.



Martins, Mario Ribeiro. JORNALISTAS, POETAS E ESCRITORES DE ANÁPOLIS. Goiânia: Editora O Popular, 1986.



Martins, Mario Ribeiro. ENDEREÇÁRIO CULTURAL BRASILEIRO. Anápolis: Editora Anapolina, 1987.



Martins, Mario Ribeiro. CADEIRA 15(Perfil Biográfico). Anápolis: Editora Anapolina, 1989.



Martins, Mario Ribeiro. ESTUDOS LITERÁRIOS DE AUTORES GOIANOS. Anápolis: Fica, 1995.



Martins, Mario Ribeiro. ESCRITORES DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1996.



Martins, Mario Ribeiro. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE GOIÁS. Rio de Janeiro: Master, 1999.



Martins, Mario Ribeiro. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DO TOCANTINS. Rio de Janeiro: Master, 2001.



Martins, Mario Ribeiro. CORONELISMO NO ANTIGO FUNDÃO DE BROTAS. Goiânia: Kelps, 2004.



Martins, Mario Ribeiro. RETRATO DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2005.



Martins, Mario Ribeiro. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Goiânia: Kelps, 2007.



Martins, Mario Ribeiro. DICIONÁRIO GENEALÓGICO DA FAMÍLIA RIBEIRO MARTINS. Goiânia: Kelps, 2007, em co-autoria com Filemon Francisco Martins.



Martins, Mario Ribeiro. MISSIONÁRIOS AMERICANOS E ALGUMAS FIGURAS DO BRASIL EVANGÉLICO. Goiânia: Kelps, 2007.



Martins, Mario Ribeiro. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE MEMBROS DA ACADEMIA EVANGÉLICA DE LETRAS DO BRASIL. Goiânia: Kelps, 2007.



MATA, ALÍPIO NUNES DA. AQUI ESTÁ O PÃO DO ESPÍRITO. Salvador(Ba), SE, 1958.



MELATTI, JÚLIO CÉZAR. INDIOS E CRIADORES(A SITUAÇÃO DOS KRAHÓ NA ÁREA PASTORIL DO TOCANTINS). Rio de Janeiro: I.C.S, 1967.



MELO, DÍDIMO DE. O DENTISTA E O BATOTEIRO. Anápolis(GO): SE, 1951.



MELO, FLORO DE ARAÚJO. O TRABALHO DA MULHER NA HISTÓRIA. Rio de Janeiro: Gráfica Borsoi, 1987.



MELO, LUIS CORREIA DE. DICIONÁRIO DE AUTORES PAULISTAS. São Paulo: Comissão do IV Centenário, 1954.



MENDONÇA, EDÍZIO. BARRA DO MENDES-UMA HISTÓRIA DE LUTAS. Salvador(BA: SECTUR, 2003.



MENEZES, DIOGO DE MELO. GILBERTO FREYRE. Prefácio de Monteiro Lobato. Rio de Janeiro: CEB, 1944.



MENEZES, RAIMUNDO DE. DICIONÁRIO LITERÁRIO BRASILEIRO. Rio de Janeiro: LTC, 1969.



MONTEIRO, OFÉLIA SÓCRATES DO NASCIMENTO. GOIAZ-CORAÇÃO DO BRASIL. São Paulo: Typographia Paulista, 1933.



MORAES, WALFRIDO. JAGUNÇOS E HERÓIS. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1963.



MOURA, IGNACIO BAPTISTA. DE BELEM A SÃO JOÃO DO ARAGUAIA-VALE DO RIO TOCANTINS. Rio de Janeiro: Garnier, 1910.



NETO, ADOLFO GRACIANO DA SILVA. A ROMEIRA DO MUQUÉM. Goiânia(GO): SE, 1980.



NETO, SILVEIRA. INSTITUIÇÕES REPUBLICANAS MINEIRAS. Belo Horizonte(MG), Editora Lemi, 1978.



NÓBREGA, VANDICK L et MEDEIROS, WALTER. O IDIOMA DO BRASIL. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1965.



NUNES, LUIZ GONZAGA. GENEALOGIA DA FAMILIA NUNES. Belo Horizonte(MG): Rona Editora, 1985.



OITICICA, JOSÉ. MANUAL DE ANÁLISE LÉXICA E SINTÁTICA. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1958.



OLIVEIRA, ALBERTO DE. OS CEM MELHORES SONETOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1951.



OLIVEIRA, BETTY ANTUNES DE. ANTONIO TEIXEIRA DE ALBUQUERQUE- O PRIMEIRO PASTOR BATISTA BRASILEIRO(1880). Rio de Janeiro: SE, 1982.



OLIVEIRA, HAROLDO CÂNDIDO DE. INDIOS E SERTANEJOS DO ARAGUAIA. São Paulo: Melhoramentos, 1948.



ORIEBIR, SNITRAM M. CORRENTES IMIGRATÓRIAS DO BRASIL. Recife(PE), SE, 1972.



PALACIN, LUIS GOMES. CORONELISMO NO EXTREMO NORTE DE GOIÁS-O PADRE JOÃO E AS TRÊS REVOLUÇÕES DE BOA VISTA. São Paulo, Edições Loyola, 1990.



PASSOS, GUIMARAENS. DICIONÁRIO DE RIMAS. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1956.



PATERNOSTRO, JÚLIO. VIAGEM AO TOCANTINS. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1945.



PEREGRINO, UMBERTO. IMAGENS DO TOCANTINS E DA AMAZÔNIA. Rio de Janeiro: Companhia Editora Americana, 1942.



PEREIRA, ARMANDO DE ARRUDA. DIÁRIO DE VIAGEM DE SÃO PAULO A BELÉM DO PARÁ DESCENDO O ARAGUAIA. São Paulo: Graphica Paulista, 1935.



PIMENTEL, SIDINEY. O MENINO DOURADO. São Paulo: Comercial Safady, 1979.



RAMOS, CORNÉLIO. LETRAS CATALANAS. Goiânia: Oriente, 1972.



RAND, W. W. DICCIONARIO DE LA SANTA BIBLIA. New York: American Tract Society, 1890.



REIS, REGINA AUGUSTA. A CATEDRAL DE PORTO NACIONAL. Goiânia(GO): UCG, 1983. Este livro foi o resultado de tese apresentada pela autora no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Católica de Goiás, sob a orientação dos professores Edgar Graeff e Gustavo Coelho, em dezembro de 1983. A autora faleceu de acidente no dia 08.11.1984.



REZENDE, IRIS. PEDRO LUDOVICO-A SAGA DA CONSTRUÇÃO DE GOIÂNIA NO CORAÇÃO DO BRASIL. Brasília(DF): Gráfica do Senado, 2001.



RIBEIRO, ROBERTO FEIJÓ. DICIONÁRIO DAS MANIAS, FOBIAS E ATRAÇÕES. Fortaleza(CE): Editorial Cearense, 1986.



RODRIGUES, LYSIAS A. ROTEIRO DO TOCANTINS. Goiânia(GO), Editora Líder, 1978.



ROHDEN, HUBERTO. ESPLENDORES DA FÉ. Rio de Janeiro: EPASA, 1949.



ROHDEN, HUBERTO. EM ESPIRITO E VERDADE. Rio de Janeiro: EPASA, 1949.



SANTANA, JOÃO GABRIEL. GENEALOGIA SEBASTIANENSE. São Paulo: SE, 1976.



SANTOS, ISAIAS BATISTA DOS. LIÇÕES QUE O MINISTÉRIO ENSINA. Rio de Janeiro: JUERP, 1981.



SAYÃO, LÉA. MEU PAI, BERNARDO SAYÃO. Brasília(DF): SE, 1964.



SILVA, FRANCISCO AYRES DA. CAMINHOS DE OUTRORA(DIÁRIO DE VIAGENS). Goiânia(GO): Oriente, 1972.



SILVA, HERMANO RIBEIRO DA. GARIMPOS DO MATO GROSSO. São Paulo: Saraiva, 1954.



SILVA, IGNÁCIO XAVIER DA. O CRIME DO CORONEL LEITÃO-SEDIÇÃO NA COMARCA DE BOA VISTA DO TOCANTINS, DO ESTADO DE GOIÁS, 1892-1895. Goiás Velho, Gráfica Popular, 1935.



SILVA, INNOCENCIO FRANCISCO DA ET ARANHA, BRITO. DICCIONARIO BIBLIOGRAPHICO PORTUGUEZ. Lisboa: Imprensa Nacional, 1883.



SILVA, JOSÉ TRINDADE DA FONSECA(Cônego). LUGARES E PESSOAS(Subsídios eclesiásticos para a História de Goiás). São Paulo: Escolas Salesianas, 1948.



SILVA, SAMUEL AURELIANO DA et Xavier, Odiva Silva. CAMPOS BELOS-SUA HISTÓRIA, SUA GENTE.Brasilia(DF): Editora Ser, 2004.



SILVEIRA, JOSÉ PEIXOTO DA. VERSOS ESQUECIDOS E VÁRIOS INÉDITOS. Goiânia(GO): Unigraf, 1980.



SIQUEIRA CAMPOS, JOSÉ WILSON. PROJETO PARA UM NOVO MAPA DO BRASIL. Palmas(TO): Jornal O Estado do Tocantins, 2001.



SOROKIN, PITIRIM A. A CRISE DO NOSSO TEMPO(Panorama Social e Cultural). São Paulo: Editora Universitária, 1945. Tradução de Alfredo Cecílio Lopes.



SOUZA, ANTONIO LOUREIRO DE. BAIANOS ILUSTRES. São Paulo: IBRASA, 1979.



TAPAJÓS, VICENTE. DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE HISTORIADORES, GEÓGRAFOS E ANTROPÓLOGOS BRASILEIROS. Rio de Janeiro: Editora do Livro, 1991.



TAPIE, PÈRE MARIE HILÁRIO. CHEZ LES PEAUX-ROUGES-FEUILLES DE ROUTE D’UN MISSIONNAIRE DANS LE BRÉSIL INCONNU. Paris: Librairie Plon, 1926.



TAUNAY, VISCONDE DE. GOYAZ. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1931.



TELES, GILBERTO MENDONÇCA. A POESIA EM GOIÁS. Goiânia: Editora da UFG, 1964.



TELES, JOSÉ MENDONÇA et OLIVEIRA, ALÍRIO AFONSO DE. IMPRENSA GOIANA- DEPOIMENTOS PARA A SUA HISTÓRIA. Goiânia(GO): CERNE, 1980.



TIPPLE, ARCHIBALD. BANDEIRANTES DA BIBLIA NO BRASIL CENTRAL. Goiânia(Go): Aplic, 1972.



TOURNIER, REGINALDO. LÁ LONGE, NO ARAGUAIA. Rio de Janeiro, SE, 1928.



VASCONCELOS, ADIRSON. A MUDANÇA DA CAPITAL. Brasília: SE, 1978.



VARGAS, GETULIO. A NOVA POLÍTICA DO BRASIL. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1938. 10 volumes.



VAZ, GERALDO COELHO. VULTOS CATALANOS. Uberaba(MG): Editora Zebu, 195.



VEIGA NETO, JOSÉ DA. ANTOLOGIA GOIANA. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1944.



VELLASCO, ALARICO. MEU PRIMOGÊNITO(Discursos e Escritos Vários). Rio de Janeiro: SE, 1953.



VIDAL, BARROS. PRECURSORAS BRASILEIRAS. Rio de Janeiro: Noite Editora, 1940.



WALSTON, LORD. PROBLEMAS AGRÍCOLAS DOS PAISES SOCIALISTAS. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1964. Tradução de Waldir da Costa Godolphim.







REVISTAS E OUTRAS RARIDADES PERTENCENTES

A MÁRIO MARTINS





REVISTA TRIMESTRAL DE HISTORIA E GEOGRAPHIA OU JORNAL DO INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAPHICO BRASILEIRO, FUNDADO NO RIO DE JANEIRO EM 1838, DEBAIXO DA IMMEDIATA PROTECÇÃO DE S. M. I., O SENHOR D. PEDRO II. 2º TRIMESTRE DE 1848. Rio de Janeiro: Typ. de João Ignácio da Silva, Rua da Assembléa, 91. Tomo X, vol 10. 1848. Esta revista traz a viagem do Dr. Rufino Teotônio Segurado, pelos rios Tocantins e Araguaia, entre 04.04.1847 e 06.02.1848. Esta viagem está comentada na INTERNET, no seguinte endereço:

www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mariorm



REVISTA DO INSTITUTO HISTORICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO, FUNDADO NO RIO DE JANEIRO EM 1838. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1910. Tomo LXXIII, Parte I. Esta revista traz a viagem do Dr. Fritz Krause à região central do Araguaia em 1908. Sua biografia se encontra no DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL- LETRA F, via INTERNET, no seguinte endereço:

www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mariorm



REVISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO RIO GRANDE DO SUL. SOB OS AUSPÍCIOS DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO. PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL. Porto Alegre: Imprensa Oficial, 1943. Ano II. Março. Nº 6. Esta revista tinha como Diretor, Damaso Rocha e Secretário, Corrêa da Silva. Colaboram neste número: Roberto Lira, César Salgado, Raul Barbosa, Hélio Mariante, Paulo de Carvalho, Edgar Maranghelli e Antonio Teixeira.



REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GOIÁS. Goiânia(GO): Oriente, 1975. Ano I. Dezembro. Nº 4. Esta revista tinha como Diretor, Colemar Natal e Silva e Secretário, Luiz Gonzaga de Faria. Colaboraram neste número: Humberto Crispim Borges, Basileu Toledo França, Dalísia Martins Doles, Augusto Fleury Curado, Altamiro de Moura Pacheco e Pedro Ignácio Schmitz.



ANUÁRIO ACADEMIA DE LETRAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro: Continente Editorial, 1978. Ano I. Nº 1. Esta revista tinha como Diretor Modesto de Abreu e Secretário Dina Britto. A revista tem duas partes: Anuário e Antologia. No anuário apresenta os nomes dos membros efetivos, honorários e correspondentes, bem como seus patronos. Na antologia apresenta a produção literária de muitos confrades.



A BIBLIA SAGRADA traduzida em portuguez por Antonio Pereira de Figueiredo, segundo a Vulgata Latina. Rio de Janeiro: Sociedade Bíblica Britannica e Estrangeira, 1939. Edição approvada em 1842 pela rainha D. Maria II, com a consulta do Patriarcha Arcebispo eleito de Lisboa.



AUTOS DA DEVASSA CONTRA OS INDIOS MURA DO RIO MADEIRA E NAÇÕES DO RIO TOCANTINS(1738-1739). Estes Autos contra os Índios foram expedidos pelo Governador do Estado do Maranhão e Grão-Pará João de Abreu de Castelo Branco(governou de 1737 a 1747), por entender que estes índios estavam atacando as embarcações(algumas carregadas de ouro) que se dirigiam a Belém do Pará. Este documento foi descoberto no Arquivo Histórico Ultramarino de Portugal, pelo funcionário Jorge Fernandes do Nascimento e trazido ao Brasil pelo Dr. João Renôr Ferreira de Carvalho. O extermínio oficial dos índios não foi permitido pelo Rei de Portugal Dom João V, conforme decisão do dia 10.03.1739, em Lisboa. O fato é que, em 1786, estes grupos indígenas praticamente não mais existiam.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui