Usina de Letras
Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 54260 )
Cartas ( 21653)
Contos (12910)
Cordel (9380)
Crônicas (20759)
Discursos (3161)
Ensaios - (10379)
Erótico (21516)
Frases (44688)
Humor (22104)
Infantil (4581)
Infanto Juvenil (3276)
Letras de Música (5708)
Peça de Teatro (1372)
Poesias (140819)
Redação (2976)
Roteiro de Filme ou Novela (1097)
Teses / Monologos (2645)
Textos Jurídicos (2144)
Textos Religiosos/Sermões (4163)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Ensaios-->O GENERAL- POETA MÁRIO BARRETO FRANÇA -- 05/07/2003 - 23:48 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Patrocine o autor Patrocine o Texto Envie Outros Textos

O GENERAL- POETA MÁRIO BARRETO FRANÇA
(In memoriam)
Filemon F. Martins


Mário Barreto França nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 14 de fevereiro de 1909, neto do grande Jurisconsulto, Filósofo, Professor e Poeta sergipano Tobias Barreto de Menezes.
Pertenceu ao Exército Brasileiro e destacou-se não só como militar, mas também como poeta e cultor das letras, tendo sido membro da Academia Evangélica de Letras e do Cenáculo Fluminense de História e Letras. Colaborador efetivo do Jornal Batista, editado no Rio de Janeiro e de circulação nacional, Mário Barreto França escreveu inúmeros livros de poesias, crônicas, contos e memórias, entre outros “NO JARDIM DO SENHOR”, “SOB OS CÉUS DA PALESTINA”, “DE JOELHOS”, “O LOUVOR DOS HUMILDES”, “UM CAMINHO NO DESERTO” e “RIOS NO ÊRMO”.
Sua poesia é bela, inspirada, profunda e de uma espiritualidade que fala ao coração, agradando ao mais exigente leitor. Porque fala de Deus, fala do Amor, do Bem, da Fé e da Esperança, conforme se observa nos versos a seguir: “Na sinfonia rústica da vida,/os humildes, Senhor,/à voz da natureza agradecida/irmanam seu louvor. É o dueto da Crença e da Verdade,/de Maria e José;/É o canto inspirador da Caridade,/da Esperança e da Fé.”
O Sociólogo e crítico literário Mário Ribeiro Martins no livro “ESCRITORES DE GOIÁS” no capítulo de POETAS DO EVANGELISMO BRASILEIRO, páginas 711 a 714, afirma "que o poeta estudou no Recife, Santos e Niterói, onde bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, tendo sido professor de Português, Matemática, Ciências, Educação Física e como jornalista, era filiado à Associação Fluminense de Jornalistas."
Pertencente à comunidade Batista, seus versos ainda são declamados em incontáveis Igrejas Evangélicas espalhadas pelo Brasil, sendo, portanto, um dos mais conhecidos e amados poetas brasileiros. Sua obra é numerosa, escreveu também: “E OUVIU-SE UMA VOZ DO CÉU”, “COMO AS ONDAS DO MAR”, “VEJO A GLÓRIA DE DEUS”, “MADUREIRA CHOROU NA PRISÃO”, ( Biografia de ex-detento) “PELAS QUADRAS DA VIDA” e “UM SONHO MODIFICOU MEU DESTINO”.
Alfredo Mignac, poeta, dedicando-lhe um soneto, assim se expressou: “A Mário Barreto França, esse poeta insigne da Denominação, recebendo na Bahia a merecida sagração na apoteose sublime da sua poesia evangélica.”
Sonetista de primeira, cultivou como ninguém a arte do soneto, como se vê nestes versos: “Sim, eu sei a injustiça que hei sofrido./Que vontade me vem de protestar!/Mas, domino este impulso e, decidido,/continuo servindo à Pátria e ao lar. Não choro ter, ó Deus, algo perdido,/pois sei que muito mais tens para dar./O que me dói é ver o amor fingido/em ter-se, a qualquer preço, um bom lugar.../Quanta ambição de alguns o peito invade,/pois, para alimentar sua vaidade,/mancham e ofendem de outros a moral./E, nesse anseio de melhor destino,/esquecem de Jesus o nobre ensino:/- “A cada dia basta o próprio mal!”
Trovador magnífico, escreveu trovas primorosas e líricas, como estas: “Saudade, de quando em quando,/provoca mágoas e dores,/pois vai de amores matando/quem vive lembrando amores...” “Fui menino, moço, e, agora/por que mudei tanto assim?/Lembrando os tempos de outrora,/tenho saudades de mim...”
Ainda em vida, recebeu condecorações militares, títulos honoríficos e medalhas do Pacificador, Maria Quitéria de Jesus, Mal. Caetano de Farias e outras distinções.
Participou da Coleção "Nossas Trovas", 1973, "Nossas Poesias", 1974 e "Anuário de Poetas do Brasil," Rio de Janeiro, 1975, 1976 e 1977, 2º volume, organização do saudoso poeta Aparício Fernandes.
Está presente na Enciclopédia de Literatura Brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante, edição do MEC, 1990, com revisão de Graça Coutinho e Rita Moutinho Botelho, edição revista e atualizada, em 2001.

filemon.martins@uol.com.br

Obs.: Sem o registro do e-mail é impossível responder ou entrar em contato. Grato, Filemon Martins.

Comentários

Silvia  - 12/08/2015

Bom dia, ouvi uma poesia cujo título é "Abraço Fraterno" e que a autoria seria de Mário Barreto. É isso mesmo? Onde posso consegui-la na íntegra? Obrigada

Jocilene  - 10/08/2015

Interessante poder saber mais sobre este homem que nos inspira tanto através de suas poesia. Ele consegue atingir várias idades. Homem de grande sabedoria. Minha e uma grande admiradora, e gosta muito de declamar suas poesias. Gostaria de receber os livros deste poeta, para presentear minha mãe.

Efraim Ramos  - 18/05/2015

Gostaria da poesia "A ressurreição de Lázaro" de Mario Barreto França

jonan gregorio da silva  - 16/05/2015

Gostaria de ganhar um livro do grande Poeta Mario Barreto de Franca, sou aposentado e resido no RN,afirmo que ficaeri agradecido,abracos desse aposentado .JONAN. Deixo o meu end. pra facilitar a remessa desse grandioso livro, resido no RN.RUA. Baia de Madureira, 16. nova parnamirim/RN. CEP. 59153-010

Marilene  - 07/05/2015

Queridos, estou precisando muito da poesia de Mario Barreto França, A Heroina de Craonópoçls de Noeme Campelo.alguem pode me ajudar?

Jônatas de Souza  - 19/04/2015

Gostaria muito do poema Só preciso de amor - Mario Barreto França

ana maria  - 18/03/2015

Preciso com urgência da poesia no Calvario

Pr.Moisés Oliveira  - 20/02/2015

Eu também estou precisando da poesia A HEROÍINA DE CRAONÓPOLIS. o meu e-mail é: moshprduol@hotmail.com
A razão deste pedido é que uma irmã já idosa, recitava esta poesia. E agora por causa da doença está esquecendo partes dela. Eu gostaria de gravar pra que ela ouça em seus longos dias.
Pr. Moisés Oliveira

amoes Malheiros vitorio  - 25/10/2014

Ola bom dia gostaria de saber como adquirir o livro que tem a poesia intitulada monólogo do amor

Eliane Maria  - 31/07/2014

Queridos, estou precisando muito da poesia de Mario Barreto França, A Heroina de Craonópoçis de Noeme Campelo.alguem pode me ajudar? Preciso urgente desse poema. Me ajudem por favor

Eliane Maria  - 31/07/2014

Queridos, estou precisando muito da poesia de Mario Barreto França, A Heroina de Craonópoçis de Noeme Campelo.alguem pode me ajudar?

Nathália Rodrigues  - 14/05/2014

Boa tarde, o Senhor sabe em que sites ou lojas posso comprar os livros do Irmão Mário Barreto
Obrigada

evaldo almenara cardoso  - 26/04/2014

Tenho a edição de 1971 do livro de poesias de Mário Barreto França,Sob os céus da Palestina,existe edição mais recente? como consegui-la/

Dircelia  - 20/02/2014

Gostaria de adquirir ou saber onde adquirir o Poema que fala da vidad e Nome Campelo, escrita por Zacarias Campelo, qdo de sua morte. "Na Taba dos Craós/um grande vozerio, faz a tribo acordar em um grande desafio,
porque esta gente má/não nos deixa tranquilos/ e vive sem motivo algum a persegui-los"...... Obrigada pela ajuda!

Elson Luiz da Silva  - 12/01/2014

Gostaria de saber onde adquirir os livros de Mario Barreto França ou baixar eletronicamente.
Grato.

Ivone Trindade  - 17/10/2013

Sou admiradora das poesias de Mário Barreto França. Gostaria de adquirir os livros de sua autoria: "Um Caminho no Deserto" e "Ouviu-se uma Voz do Céu". Preciso presentear a uma pessoa muito especial. Vou aguardar.
Obrigada!

cleiton  - 11/05/2013

Amados, infelismente e vergonhosamente confesso, sou um desconhecedor deste ícone do cristianismo; e isto é uma vergonha. Minha mãe, que tem formacao batista é quem comentou sobre o livro "sob os céus da palestina", e a partir daí, é que passei a buscar informações e ler poemas tão profundos, mas eu gostaria muito de presentear minha mãe com este livro, se alguém souber onde comprar, por favor me avise, ficarei imensamente agradecido. Obrigado.

delson muniz  - 21/04/2013

Salve !

Este remetente está precisando de uma biografia mais desenvolvida do
Prof. Mário Barreto (filólogo), pelo que ele antecipa seus agradecimentos e
fica aguardando as notícias de Vs.Srs., pois, com certeza, muito lhe irá
ajudar.

Anonimo  - 04/04/2013

o livro de poesia de mário barreto frança, primícia da minha seara.

Pr. Oniel Prado  - 27/11/2012

Procuro os livros de Mario Barreto França "Louvor dos Humildes" e "Primícias da minha Seara". Você os tem? Faça contato comigo, por gentileza. pr.onielprado@hotmail.com

Pr. Oniel Prado  - 27/11/2012

Procuro os livros de poemas do autor MARIO BARRETO FRANÇA. Se você os tiver para venda ou doação, faça contato através do email cadastrado, por gentileza.

ISAIAS PINHEIRO  - 10/10/2012

Peço enviar antes do dia do professor para o meu E-mail, a poesia de Mário Barreto França Na estrada da vida ele fez de mim um homem

neuma pereira da silva  - 09/05/2012

SRA. PAULINAhotmail.com
eu tenho o livro primicias de minha seara de mario barreto frança.moro em teresópolis, entre em contato comigo neumanema@

Paulina  - 24/04/2012

Sou Paulina tenho 90 anos e ainda declamo as poesias que aprendi com Mário Barreto França, quando aos 19 anos na Igreja Batista do Méier tive aulas de declamação com o professor Mário Barreto. Hoje com noventa anos guardo na memória suas expressões quando nos orientava a falar em público. Gostaria muito de reaver o livro “SOB OS CÉUS DA PALESTINA” e Primícias da minha seara. Pode me ajudar? Que a paz do Senhor reine em sua vida.

Paulina  - 24/04/2012

Sou Paulina tenho 90 anos e ainda declamos as poesias que aprendi com Mário Barreto França, quando aos 19 anos na Igreja Batista do Méier tive aulas de declamação com o professor Mário Barreto. Hoje com noventa anos guardo na memória suas espreçoes quando nos orientava a falar em público. Gostaria muito de reaver o livro “SOB OS CÉUS DA PALESTINA” e Primícias da minha seara. Pode me ajudar? Que a paz do Senhor reine em sua vida.

joazinho  - 03/04/2012

barbara  - 18/03/2012

Quem puder me ajudar, peço que me envie poesias de M.B.França: Somos Cem, outra que fala sobre a conversão de Saulo e Heroína de Craonópolis. Desde já, obrigada.
Onde eu posso conseguir livros de poesias de Mário B. França? + uma vez, obrigada.

EDNA ULISSES  - 13/03/2012

Eu gostaria de obter a poesia a (Heroína de craonópolis)de Mário Barreto frança que se encontra no livro de poesia SOB O CÉUS DA PALESTINA.

fsLzNHsBleaZ  - 10/03/2012

Prezado Daniel,Seu blog e9 um oe1sis de Alegria, e com certeza praeassi bons momentos navegando por ele. Um abrae7o do Brasil, da Ilha de Florianf3polis.Suas poesias e as do Mestre Tagore, agora, ve3o comigo tambe9m.Leo

isaias Pinheiro  - 21/02/2012

quro a poesia ele fez de mim um homem de mário barreto França. Grato

Vanusia  - 16/02/2012

aprecio muito a poesia de Mario Barreto França. Gostaria de receber as poesias: AS DUAS TAÇAS, A HEROINA DE CRAONOPOLIS, NO GETSEMANI, SANSAO E DALILA, A CONVERSAO DE SAULO. Quem tiver alguma, por favor me envie, ok? obrigada.

liondinauva  - 02/02/2012

precisa urgente da poesia de mario barreto frança. NO GETSEMANI

clenir  - 29/12/2011

onde posso encontrar os livros de mario barreto frança???

lizete belido barreto rocha  - 15/10/2011

Filemon,
Também sou do tempo das declamadoras e tive o privilégio de , aos dez anos, declamar numa Convenção em Macaé, RJ, tendo o poeta como ouvinte. Guardo na lembrança trechos dos poemas, mas ao longo tempo perdi os livros. Eu e minha irmã temos interesse nos textos se for impossível adquirir os livros.
parabéns por seu trabalho.
Lizete Belido Barreto Rocha

paulo moreira   - 05/10/2011

fiquei feliz por esse espaço , gostaria muito de receber as poesias Sansão e Dalila , e os dramas da bençao, aguardo

Eunice de Souza Cruz  - 04/10/2011

Gostaria que me enviassem a poesia Sansão e Dalila de Mario Barreto França. Obrigada.

Marta Matozo  - 02/09/2011

Eu tenho a poesia "As duas mães".

Marta Matozo  - 02/09/2011

É lamentável que a Prefeitura do Recife (sec.de educação) não o reconheceu como poeta pernambucano no ano letivo dedicado aos poetas pernambucanos (2009).

BETA PAIVA  - 28/08/2011

MEU IRMÃO FIQUEI MUITO FEZIZ EM LHE ENCONTRAR,POIS DESDE DOS MEUS 14 ANOS QUE DECLAMO AS POESIAS DE MARIO BARRETO FRANÇA,HOJE ESTOU COM 64 ANOS E SINTO QUE ESSE É O MEU MINISTÉRIO NAS IGREJAS DAQUI DA PARAIBA.PEÇO-LHE POR GENTILEZA QUE ME ENVIE A HEROÍNA DE CRAONOPOLIS E OUTRAS SE FOR POSSÍVEL.AGRADEÇO DESDE JÁ.

Noêmia Oliveira do Nascimento  - 18/07/2011

Gostaria que me enviassem a letra do poema que fala de um prisioneiro .do autor Mário Barreto França.

Cristina Cardoso  - 13/07/2011

Graças a Deus Zilda que você vai me enviar a poesia a HEROINA DE CRAONOPOLIS. Estou bastante feliz. Beijos e braços e Deus continue te abençoando. Estou a disposição, se precisar de alguma poesia.

Cristina Cardoso  - 07/07/2011

sou muito feliz, se você me enviar a pooesia A HEROINA DE CRAONÓPOLIS. BEIJOS.

lucia mesquita  - 01/07/2011

peço que me enviem todas as poesias de Mario Barreto França que tiverem

Gabriela Mello  - 18/06/2011

Estou tentando conseguir o poemeto "Somos Cem" de Mário Barreto França, do livro "Rios no Êrmo". Ele também é encontrado no livro "Primícias da minha Seara". Pode me ajudar? É para ser declamado no culto de Missoes, sobre a Igreja Perseguida.

zilda costa  - 17/05/2011

Tenho as poesias: A heroina de Craonópolis,(Walmir Rocha) Ele fez de mim um homem (Isaias Pinheiro) A conversão de Saulo (Sonia)
Se vocês ainda estiverem interessados, mandem-me os seus emails, que eu envio.
Abraços

sonia  - 21/04/2011

Tenho alguns versos na memória de uma antiga poesia que gostaria de reencontrar. Creio que seja de Mário Barreto França e fala sobre a conversão de Saulo no caminho de Damasco. "Saulo, perseguidor do evangelho sublime" é assim que começa. Poderia me ajudar?

Isaias Pinheiro  - 20/03/2011

Gostaria de receber em meu E-mail, a poesia de Mário Barreto França, NA ESTRADA DA VIDA ELE FEZ DE MIM UM HOMEM

WALMIR RODRIGUES ROCHA  - 03/03/2011

MUITO INTERESSANTE ESTE POETA EVANGÉLICO. GOSTARIA DE ENCONTRAR UMA POESIA DELES QUE FALA DOS ÍNDIOS CRAÔS E COMEÇA ASSIM: "NA TABA DOS CRAÔS UM GRANDE VOZERIO A TRIBO ACORDOU NUM ALTIVO DESAFIO. PORQUE ESTA GENTE MÁ NÃO OS DEIXA TRANQUILOS E VIVE SEM MOTIVO ALGUM A PERSEGUI-LOS? POIS QUE SEJA MALDITA A IMPOSIÇÃO CRISTÃ QUE TENTA OS AFASTAR DO GRANDE DEUS TUPÃ!" - SE PUDEREM ME AJUDAR, AGRADEÇO.

sidronia paranaguá  - 05/12/2010

Gostaria de receber uma poesia de Mario Barreto França que aprendi na juventude e começa assim: A humanidade passa passageira indiferente pela estrada da vida, segue atraída pelo brilho do ouro, pelas glórias passageiras....
Agradeceria muito tê-la para transmitir a nova geração familiar.
Obrigada
Sidronia Paranaguá - Londrina-Pr

Walmir Rocha  - 26/11/2010

gostaria de encontrar uma poesia de Mario Barreto França sobre missões indígenas

zinira da silva kruger  - 19/11/2010

Gostaria de encontrar uma poesia de Mario Barreto frança do livro Rios no Ermo, que co9meçava assi: foi numa vila antiga ia morrendo o dia de sua vellha mãe alguem se despedia.Mãe vou-me embora essa voila mesquinha não cuida outra coisa é só da vida minha....

O que você achou deste texto?       Nome:     Mail:    

Comente: 
Informe o código de segurança:          CAPTCHA Image                              

De sua nota para este Texto Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui