Usina de Letras
Usina de Letras
153 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13261)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50609)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Segurança Pública: Ela existe? -- 23/10/2007 - 15:34 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ex-Blog do Cesar Maia 23/10/2007

CERCO DE HELICÓPTERO E POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA! E-mail enviado por policial civil que participou da última operação! Termos alterados por este Ex-Blog para não identificá-lo!

1. As imagens de um helicóptero cercando dois delinquentes, em carreira desabalada morro abaixo, e metralhando-os, só não foi mais forte porque o som foi cortado para a edição na TV. Foi uma ação certa ou errada? Depende. A pergunta deveria ser: foi uma ação coerente com a política de segurança pública adotada?

2. Para simplificar, deve-se comparar dois tipos de política -polares- de segurança pública. Uma delas focaliza os bandidos e entende que deve-se eliminar -prender, se puder, ou abatê-los. É a política de confronto. Entende que só a repressão direta aos bandidos, desintegra o narcovarejo e normaliza o mercado de drogas, trazendo-o para os padrões de uma grande cidade européia ou norte-americana. As drogas acompanhadas de armas pesadas produzem o pânico por seu uso específico no narcovarejo no ERJ.

3. A eliminação de quem as porta liquidaria este tipo de rede de oferta e o pânico que produz, pela percepção que gera de um quadro de guerra com suas imagens subsequentes.

4. De certa maneira foi essa a política de segurança pública adotada entre 1995 e 1998 no ERJ, liderada pelo general Cerqueira e que independente de julgamentos reduziu o número de homicídios, mudando este índice de patamar, ao aumentar o número de mortes e desaparições de delinquentes. Não draguem o rio Morto, diziam. A percepção na época era que finalmente os bandidos estavam correndo e com medo da polícia.

5. A atual equipe -com a cúpula originária da policia federal e com experiência em "inteligência policial"- assumiu este ano e sinalizou que estava introduzindo uma política de segurança pública em base a "inteligência". Como se sabe, a "inteligência policial" é -pode-se dizer, o inverso da "investigação policial". Esta trabalha em cima do "dado" conhecido, ou seja, o delito ocorrido, e busca identificar os responsáveis. A "inteligência" trabalha com o "dado negado", e -principalmente através de infiltrações- procura identificar os elementos básicos da gang- e surpreendê-los com uma ação que atinja sua medula, seja sua logística, seja sua cabeça.

6. Por isso, a atual equipe alardeia tanto que está identificando os paióis e os depósitos de drogas, e ao final das ações, mostra o que recuperou. Mesmo que até aqui os números de apreensões de armas e drogas não sejam diferentes dos anos anteriores, as ações progressivas, poderão no futuro demonstrar o acerto da política adotada.

7. O que está desorientando as forças policiais do ERJ, é o zig zag das ações realizadas. Ou seja: às vezes os policiais acham que a política de segurança tem o foco na inteligência; às vezes acham que o foco é o confronto. Essa desorientação, no mínimo, reduz a produtividade policial. A última operação foi exemplo disso. Monta-se uma ampla operação para desativar um grande paiol e encontrar drogas. O resultado -nesse sentido- foi pífio. Mas há a possibilidade de se encontrar documentos com informações importantes para a desmontagem futura. Como as apreensões tem sido pífias, estes documentos são apresentados à imprensa justificando o que foi feito.

8. No entanto, em cada operação dessas, o viés percebido tanto pelos policiais como pela imprensa, é a política de confronto. Com isso se perde a orientação e se sinaliza para as forças policiais, para os delinquentes, e para a opinião publica, com fatos -e fotos- divergentes. O esforço para eliminar aqueles dois ou três delinquentes que fugiam do helicóptero foi desproporcional e desperdício (num quadro em que a DRE diz que são 30 mil na RMRJ). O que prevaleceu nestas operações desde o cerco (?) ao Alemão até a caça de helicóptero?

9. E policiais de maior experiência começam a se perguntar: a) qual a política de segurança pública? b) há política de segurança pública? Ou voltamos ao pantanoso campo do pragmatismo?



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui