Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CARTA A GILBERTO FREYRE NETO -- 28/11/2004 - 10:59 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Palmas, Tocantins, 28 de novembro de 2004.

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).



Prestimoso amigo

GILBERTO FREYRE NETO

(Rua Dois Irmãos, 320, Apipucos, Recife, Pernambuco, 52071-440).





Estou lhe enviando, pelo Correio, para o endereço da Fundação Gilberto Freyre, uma página de um livreto meu, já esgotado, sobre GILBERTO FREYRE, contendo uma foto que não encontrei na Galeria de Fotos da Fundação. Talvez você tenha a dita foto em algum lugar e não apareceu na Galeria.



Mas se não tiver, tenho a foto, em seu estado original e, se você desejar, posso doar para a Fundação. Essa foto tem uma história interessante que lhe conto agora.



Antes da construção da Barragem de Tapacurá, o Recife sofreu uma grande enchente, entre o fim da década de 60 e o início da década de 70(eu mesmo andei de barco na Avenida Conde da Boa Vista até as imediações do antigo Colégio Marista).



Pois bem, andando eu pela Avenida Rosa e Silva, depois que as águas baixaram, passei na frente de uma casa onde havia uma montanha de livros velhos, todos “ensopados” pela enchente. Dei uma revirada neles e encontrei um que me interessou, mas praticamente imprestável, de tão molhado.



Era o DICIONÁRIO BIOGRÁFICO DE PERNAMBUCANOS CÉLEBRES, de 1882, do autor Francisco Augusto Pereira da Costa que foi um dos fundadores da Academia Pernambucana de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, onde foi recebido pelo Barão do Rio Branco, sendo saudado pelo Conde de Afonso Celso.



Dentro desse Dicionário estava a foto a que me refiro absolutamente molhada. Coloquei atrás da geladeira e quando ela secou, levei a um antigo fotógrafo da Rua da Matriz que conseguiu retirar as principais manchas.



No fundo da foto está escrito: Primeira Turma de Bacharéis em Ciências e Letras, do Colégio Americano Batista Gilreath, no anno de 1917. Da esquerda para a direita Gilberto Freyre, Tertuliano Cerqueira, Antonio Neves Mesquita, Manoel Dias e Fernando Wanderley.



Quem foram eles? Gilberto Freyre, seu avô, um dos maiores sociólogos e antropólogos do mundo. Em 1950, foi considerado pela UNESCO, em Paris, na França, um dos “oito maiores especialistas do mundo em Ciências Humanas”. Tertuliano Cerqueira tornou-se Médico e Pastor Batista. Antonio Neves Mesquita fez-se Pastor Batista e o maior historiador do evangelismo brasileiro, autor do livro HISTÓRIA DOS BATISTAS EM PERNAMBUCO. Manoel Dias destacou-se como Professor do Colégio Americano Batista, na Rua Dom Bosco. Fernando Wanderley tornou-se Médico e membro da Igreja Batista da Capunga.



Antes de publicar o livreto e ainda estudante no Recife, estive pessoalmente com seu avô, daí ele ter dito em um de seus escritos nos jornais da época(FOLHA DE SÃO PAULO) “pena que não me tenha ouvido outras vezes e eu lhe teria contado coisas mais de interesse para o seu estudo”.



Como já tenho 61 anos de idade e os meus herdeiros não irão conservar a dita foto, seria de bom alvitre que ela ficasse num lugar público. Sobre Gilberto Freyre, além de ter publicado um livreto, em 1973, pela Imprensa Metodista de São Paulo, publiquei também o artigo QUEM FOI GILBERTO FREYRE? na INTERNET, no seguinte endereço: www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=mariorm, ou então em www.mariomartins.com.br ,já lido por centenas de estudantes e pesquisadores, conforme as visitas registradas no texto.







Com especial estima,







Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e escritor

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario.

Fones: (063) 215 44 96. Celular: (063) 99779311.

Caixa Postal, 90,

Palmas, Tocantins, 77001-970.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui