Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50638)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS APARÊNCIAS ENGANAM -- 10/10/2004 - 16:21 (BELA DONA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

""As aparências enganam", ouve-se muito. Os que repetem muito essa frase, muitas vezes, fazem uma observação: "só não enganam a Deus". Aí está outro engano. As aparências enganam, não só os homens, mas também os deuses. E não poderia ser de outro modo, uma vez que o conhecimento dos deuses não vai além do de seus mais sábios adoradores.



Olhando para o alto, vemos dois grandes astros, o Sol e a Lua, e também avistamos milhares de outros corpos brilhantes e pequeninos, que chamamos de estrelas. Mas isso é o que parece e, como dizem sempre, "as aparências enganam". E por milhares de anos, as aparências astrais enganaram a todos os homens e também todos os deuses, que, embora alguns sejam considerados oniscientes, não conhecem mais do que seus seguidores.



Deixando de lados os outros deuses, que são numerosíssimos, analisemos o mais famosos deles, Yavé ou Jeová, o deus dos hebreus e dos cristãos. A Bíblia, que dizem ser a palavra do referido deus, fala que ele criou todas as coisas em seis dias e, no quarto dia, "fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas" (Gênesis, 1: 16).



Os teístas podem até dizer que não está escrito que as estrelas são pequenas. Entretanto, não bastando estar isso subentendido na menção de "dois grandes luminares" e "as estrelas", outras palavras, atribuídas ao deus filho, Jesus, segundo os evangelistas cristãos, dizem que ele retornaria um dia à Terra, sendo precedido pela queda das estrelas(Mateus, 24: 29-31). Como "cair" é um fenômeno que só ocorre onde há gravidade, é certo que elas iriam cair na Terra, o que foi confirmado na visão de um apóstolo cristão, que disse ter visto as estrelas caírem "sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes" (Apocalipse, 6: 13). A onisciência do deus filho e do espírito santo que teria inspirado João não deu conta de que, dado as dimensões das estrelas serem milhares ou milhões de vezes o tamanho da Terra, o tal fenômeno é impossível. Isso foi assim, porque os hebreus não tinham conhecimento astronômico para saberem que as estrelas são grandes, sendo elas pequenas também para o seu deus.



Aparentemente, uma pessoa com demência é conduzida compulsivamente por uma força externa para fazerem coisas anormais. Com base nessa aparência, o povo do passado pensava que um louco estivesse conduzido por um demônio, espírito mau em que acreditavam. Por isso, os escritores dos evangelhos afirmaram que Jesus teria curado vários loucos expulsando os demônios que os dominavam. Entretanto, sabemos muito bem hoje que a loucura decorre de defeito físico-químico no cérebro, não existindo nada externo ligado às ações dos loucos.



Esses e muitos outros fatos revelam que as aparências enganam, não só os homens, mas também seus deuses; do que podemos concluir que as divindades são criações dos pensamentos dos homens. Se algum deus existisse de fato, oniscientes como dizem os crentes, não estariam sujeitos a esses enganos.



Vejam com maiores detalhes, texto de outro autor.



Ver MAIS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui