Usina de Letras
Usina de Letras
207 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5452)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BÓIA-FRIA -- 09/09/2004 - 17:42 (Diógenes Pereira de Araújo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BÓIA-FRIA



Bóia-fria, sabem, é o trabalhador que leva comida de casa para comer no local do trabalho.



Há muitos desses na atividade agrícola: cortadores de cana, apanhadores de frutos...



Os anônimos bóias-frias são fracos em renda, mas são fortes em tolerância: suportar privação e sofrimento. Fazer o quê?



Wanderley Cordeiro de Lima foi um desses. Agora é maratonista com medalha, de bronze, mas poderia ser de ouro, não houvesse sido barrado, conforme é do conhecimento geral. Famoso e admirado, revelou-se, sobretudo, um caráter de valor.



O inusitado da intrusão provocou sentimentos de impotência e frustração nos telespectadores.



A ocasião faz o homem, diz-se; faz não, revela!, seria melhor dizer.



O comportamento de Wanderley deu uma amostragem da índole do brasileiro: pacífico, tolerante, compreensivo. Pretendeu dar seu buquê ao intruso.



A imprensa divulga haver muita violência no Brasil.



A miséria empurra muita gente para a criminalidade e/ou para a mendicância.



Admira-me não haver ainda mais criminalidade e/ou mendicância, ante a grandeza da miséria; enquanto isso os meios de comunicação: "compre isto, compre aquilo..." Quanto mais eficaz a propaganda, maior a sensação de privação do pobre.



Pergunta-se: Que forças impedem este país de subir ao pódio do desenvolvimento social e econômico?



Há impedimentos internos e externos. Os meios de comunicação talvez pudessem nos ajudar a conhecê-los; o discernimento e o empenho de todos e de cada um os poderiam coibir. Há homens por trás, usufruindo de um consumismo máximo. Entre esses não há bóias-frias.



Diógenes Pereira de Araújo

www.poemanet.com

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui