Usina de Letras
Usina de Letras
80 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62201 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4762)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O DUENDE E O PESCADOR PREGUIÇOSO -- 01/10/2006 - 10:28 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



O DUENDE E O PESCADOR PREGUIÇOSO
 
 
Maria Hilda de J. Alão.
  
 
Numa aldeia distante morava um pescador que era muito preguiçoso. Todos os dias a sua mulher gritava para ele sair da cama e ir trabalhar. Muito contrariado ele saía, tomava o café, pegava a vara de pescar e o cesto e lá ia ele para a beira do rio. Sentava numa pedra, acendia um cigarro de palha e fumava, fumava e depois dormia até quase a hora do almoço quando voltava para casa de mãos vazias. A mulher ficava brava, reclamava dizendo:

- Tunico, ocê num traiz um pexe prus nossus fios cume, homi? U qui ocê faiz lá na bera du riu?

- Muié, us pexes num apareci. Achu qui elis têm medu di mim. – respondeu o Tonico.

- Ocê é um malandru, issu é qui é a vredadi. – disse a mulher nervosa.

Um duende, invisível, ouvia a conversa. Ficou com pena da mulher e resolveu ajudar o malandro para ver se ele tomava jeito. Quando Tonico se dirigia para o rio o duende apareceu para ele na forma de um velho com uma flauta na mão.

- Bom dia, nobre pescador. – disse o velho.

- Uai, eu num cunheçu ocê! Dindonde ocê vem? – perguntou ao velho.

- Eu sou dessas bandas. Moro não muito longe daqui. Vê esta flauta? Ela é mágica. Você toca e os peixes saltam da água para a margem do rio. Depois é só pegar e colocar no cesto. Ela é sua.

- Si ela é milagrera, pru qui ocê ta mi dano. U certu era vendê. – questionou o Tonico.

- É porque eu apostei com um amigo que a flauta pesca mais que o anzol. Eu não quero perder a aposta. – foi a resposta do velho.

- Ta certu, eu vou fingi qui creditu. – resmungou.

- Logo mais eu volto para ver quantos peixes você pescou com a flauta e com o anzol. – disse o velho se afastando.

- Qui mundu cumpricadu. Frauta qui pesca, nunca vi dissu.

O Tonico sentou na pedra e tocou, tocou, tocou a flauta e nada de peixe saltar da água. Então ele, rindo, exclamou:

- Eita véio burru! Vou amostrá prele qui o anzor é bem mió.

Pegou a vara de pescar, ajeitou o anzol, pôs a isca e lançou na água do rio. Na primeira puxada veio um dourado de bom tamanho, numa outra puxada veio um piau três pintas. Ele foi se entusiasmando e quando se deu conta tinha o cesto cheio de lambaris, barbados, traíras e tantos outros peixes do rio. Estava feliz.

Nossa! Ele ria e pulava de contentamento. A sua mulher não ia acreditar. Ele venceu a flauta do velho com aquele anzolzinho.

Neste momento de euforia surgiu o velho da flauta e foi logo dizendo:

- Viu como a flauta pesca melhor do que o anzol? Olha aí quanto peixe. Eu ganhei a aposta. – disse o velho.

- Ocê num ganhô nada. Esta tar di frauta num pesca nadinha di nada. Qué vê? – e tocou a flauta na presença do velho e não aconteceu nada.

- Viu, viu! Essa pexarada é fruitu du meu trabaiu cum u anzor – disse orgulhoso o Tonico devolvendo a flauta para o velho.

De repente ouviu um barulho seguido de um clarão e uma fumaça verde e, no lugar do velho, apareceu uma criaturinha pequena de cara avermelhada.

Tonico, assustado, perguntou:

- Cadê u véio? Eli istava aqui inda gorinha.

- Não existe velho, Tonico. Só eu, o duende do rio. Todos os dias eu observo você sentado nesta pedra deixando a preguiça tomar conta do seu corpo, enquanto sua mulher trabalha para dar comida para suas crianças. De hoje em diante você será um outro homem. Será responsável e trabalhador. Também não vai se lembrar de nada que aconteceu aqui.

E tirando um pó do bolso da camisa, o duende jogou no ar pronunciando umas palavras mágicas. Tonico voltou para casa feliz da vida e com o cesto carregado de peixes. Realmente, depois daquele dia o Tonico se transformou num outro homem. Acordava cedo, ajudava na roça e depois ia pescar e sempre trazia peixes. Nunca mais o cesto ficou vazio.

O duende, do outro lado do rio, sorria feliz com a transformação do homem e, não resistindo, deu um grito, longo como rio, que ecoou pela mata:
- A preguiça é a mãe da pobrezaaaaaaaaaa...!
 
01/10/06.
(histórias que contava para o meu neto)
  


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 2138 vezesFale com o autor