Usina de Letras
Usina de Letras
52 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS -- 25/08/2004 - 10:45 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”



(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).







MÁRIO RIBEIRO MARTINS*

(da Academia Goiana de Letras e

da Academia Tocantinense de Letras).











Não é sem razão que Liberato Póvoa é considerado o mais importante nome da literatura tocantinense, tanto no campo jurídico, como literário propriamente dito.



Acaba de lançar no mercado editorial brasileiro uma verdadeira preciosidade. Trata-se da “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”. Um extraordinário presente para tantos quantos queiram conhecer, de forma agradabilíssima, a história deste mais novo Estado da Federação.



Texto de significação profunda e bela, o livro revela o talento multiforme do autor, em que também o seu cabedal de experiências, como ser humano polivalente, especialmente em termos das diferentes facetas da vida, se faz presente de forma impressionante.



Nunca ninguém conseguiu, em cerca de 130 páginas, retratar tão bem a história do novo Estado do Tocantins. Devidamente ilustrado e com capítulos curtos, fáceis de serem compreendidos, o livro apresenta uma leitura agradável, tanto aos olhos quanto ao coração.



Dificilmente haveria alguém capaz de ler a primeira página, sem querer chegar à última página, de uma só sentada. De uma felicidade total, foi o autor que soube resumir os capítulos, dando ao leitor, exatamente aquilo que ele precisa- uma visão panorâmica da vida social, política e econômica do Tocantins.



É impressionante como o autor soube descrever as antigas aspirações do povo do norte de Goiás, suas lutas e dificuldades, o Tocantins como um antigo mar, os seus primeiros habitantes, até alcançar o último capítulo do livro que tem o expressivo título “PALMAS, A CAPITAL DO FUTURO”.



Tem-se, na “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”, um conjunto de idéias e pensamentos, de agradável sensibilidade, em que o autor consegue transportar, para a frieza da letra e do papel, todas as suas emoções e seus sentimentos, que são verdadeiramente grandes.



Talvez por isso, no momento em que se observa a capa do livro com o seu azul lindíssimo e na contra-capa, o hino oficial do Tocantins, fica a impressão de que há um jorrar de energia, de vida, de força, amor e esperança. É que Liberato Póvoa, como é carinhosamente conhecido, encarna e sintetiza tudo isso, naquela magnitude que lhe é peculiar.



Ler a “HISTÓRIA DIDÁTICA DO TOCANTINS”, especialmente na atual conjuntura brasileira, quando este Estado se consolida, é sentir o pulsar da vida, da existência e do amor sublime, é receber na própria alma, a magnitude de uma mensagem, que não possui apenas o sentimento poético, mas também a energia espiritual, moral, intelectual, social e humana, de quem gosta da vida.











*Mário Ribeiro Martins

é Procurador de Justiça e Escritor.

(mariormartins@hotmail.com)

Home Page: www.genetic.com.br/~mario

Site: www.mariomartins.com.br

Fones: (063) 215 4496 e (063) 99779311.

Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins, 77001-970.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui