Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HANTAVIROSE: o elo perdido entre ratos e maus políticos? -- 11/08/2004 - 22:24 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



"Ao fechar o cerco à capital do país, a hantavirose faz mais do que matar suas vítimas: revela a existência de um campo minado, o desastroso efeito-rato." (Pedro Pedreira)







Concordem ou não as autoridades, ainda faltam conhecimento e explicação em torno da hantavirose, a doença que há algum tempo passou a assustar o Distrito Federal, tão agressiva a ponto de dizimar quase a metade das pessoas que se contaminam.



As ocorrências deixaram de ser episódios isolados, supostamente vinculados a algum foco de contaminação na periferia, desde quando começaram a surgir novos casos por todos os lados, vitimando moradores de áreas urbanas e bairros nobres.



Com a palavra, as autoridades, especialmente as da área de Saúde.



Mas enquanto não se anunciam versões mais completas e consistentes, abre-se a oportunidade para análises mais amplas.



Quando se associa o surto da doença com o fato de Brasília ser o cenário de gigantesco processo de avanço desordenado da população sobre áreas praticamente virgens – inclusive reservas ambientais -- torna-se inevitável uma reflexão por essa ótica.



Talvez ninguém saiba dizer com precisão qual é, hoje, a extensão das áreas invadidas por legiões iludidas com a promessa ou expectativa de um lote. Nem o tamanho exato dessas populações, desordenadas na ocupação mas orquestradas no ataque.



O Governo do DF chama para si o controle da ocupação do solo, exibindo fiscais fardados e vistosos programas para atuar nessa área. Mas o perfil político de certos homens públicos instalados no poder sugere o contrário, passando a incrível impressão de que piscam veladamente um olho para os invasores, mas em público mostram oficialmente o outro olho, com o qual fingem fiscalizar a bagunça.



Talvez fosse mais eficaz perguntar se não são os festivais de invasões que controlam a carreira de alguns homens públicos do DF, rendendo-lhes votos, sempre muitos votos... Tudo bem arrematado por leis ecologicamente duvidosas e economicamente escandalosas, produzidas por estranhos políticos que gostam de legislar a toque de caixa na calada da noite.



Então, enquanto os pesquisadores se debruçam sobre os enigmas da doença ainda recente nos anais da saúde pública, os ambientalistas ficam convidados a se pronunciar. Afinal, grandes contingentes humanos estão indo para perto do rato silvestre, o propagador da doença. Como essas populações levam para o cerrado mais detritos do que saneamento, perfeitamente natural supor que a população de roedores esteja expandindo-se nas mesmas proporções dos invasores, mas um esbarrando no território do outro.



Essas pessoas avançam porque descobrem que, transpondo os limites do direito de propriedade e as fronteiras da higiene, podem realizar o sonho do lote próprio, ainda que poluindo o ambiente e espalhando sujeira pelas matas. Os ratos silvestres descobrem na aproximação dos moradores inesgotáveis reservas de alimentos bem ali nas fronteiras do seu habitat natural.



A partir desse quadro, o resto é fácil imaginar. Basta relacionar variáveis biológicas, como a combinação de alimento farto, superpopulação de roedores silvestres e seus possíveis deslocamentos migratórios.



Então, se já era sabido que sempre houve muitos ratos em Brasília, agora se suspeita que eles estão cercando a capital. Com isso, fecha-se um perverso elo estabelecendo ligação entre impacto ambiental, fenômeno eleitoral e desolação no hospital.



Enquanto eleitores iludidos e roedores insaciáveis seguem ávidos um em direção ao outro, as urnas agradecem e populistas notórios se perpetuam, solenemente alheios ao campo minado que vão deixando para trás...



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui