Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SUPERSTIÇÕES, MODALIDADES DE FÉ -- 11/08/2004 - 16:06 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

""Superstição"... que palavra estranha esta! Se a gente acredita no bom Deus, isto se chama "ter fé", mas se a gente acredita em astrologia ou na sexta-feira 13, o nome muda para "superstição!"". (Sofia Amundsen, em "O Mundo de Sofia", de Jostein Gaarder).



"Superstições: por que perduram tanto?



COMO você provavelmente sabe, há muitos que ainda acreditam que cruzar com um gato preto no caminho dá azar e que receiam passar debaixo de uma escada. Muitos também acreditam que sexta-feira 13 é dia de azar e que o 13.° andar de um prédio é um lugar arriscado. Mesmo sendo irracionais, tais superstições perduram.



Pense: por que alguns carregam um pé-de-coelho ou batem na madeira para afastar o azar? Não é porque, sem evidência sólida, acreditam que tais atos trarão boa sorte? O livro A Dictionary of Superstitions observa: “A mente supersticiosa crê que certos objetos, lugares, animais ou ações dão sorte e que outros dão azar.” — Veja Gálatas 5:19, 20. (Sexta-Feira 13 -- 10/08/2004 - 22:46 - Ðon Cuervo).



"Irracionais?" "Sem evidência sólida?" Para que evidência? Não foi o mais influente apóstolo cristão que disse que a fé é "a certeza da existência das coisas que não são vista"?



Da mesma forma que uns crêem que há um deus no céu que os protege, outros crêem que um pé de coelho pode lhes dar sorte. E não podemos duvidar de que o pé de coelho possa beneficiar tais pessoas. A fé que colocam no pé de coelho as leva a agir com segurança em busca do sucesso que imaginam lhes advirá desse objeto.



Assim atua a fé em todos os campos, independentemente da busca de "evidência sólida" ou de racionalidade. E os fiéis estão sempre repetindo: "graças a deus, ..."; "se não fosse deus..."; "se deus quiser..."; "deus", "deus", "deus", etc., etc., etc.; "meu pé de coelho"; "meu trevo-de-quatro-folhas"; etc.; etc.; etc. Qual a evidência de realidade de uma coisa ou de outras? O pé de coelho e o trevo-de-quatro-folhas, pelo menos, são concretos e visíveis.



VEJA MAIS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui