Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil 1964 a 2004 Questões Julho 2004 -- 09/08/2004 - 08:36 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Brasil 1964 a 2004 QUESTÕES DE VESTIBULARES



REVOLUÇÃO DE 1964



MACKENZIE JULHO 2004

Historiador José Murilo de Carvalho

Folha de São Paulo- 04/04/2004

1. O desenlace deveu-se a ações, omissões e erros de cálculo de agentes políticos de todos os matizes, cujo grau de lucidez parecia reduzir-se à medida que aumentava a radicalização política. Mas a radicalização estava longe de ser generalizada. O texto discute o fato de que o golpe de 1964 não foi uma necessidade histórica, já que a radicalização não era geral, fato que pode ser constatado por meio:

a) do forte dispositivo militar, organizado pelo General Assis Brasil, em apoio ao Presidente Goulart, que impedia o golpe.

b) das pesquisas feitas pelo IBOPE, demonstrando que 64% dos eleitores identificavam-se com os partidos tradicionais e 50% com o PTB, sendo que o candidato preferido nas eleições era o moderado Juscelino Kubitschek e não Brizola ou Lacerda.

c) da disposição, manifestada publicamente pelo Presidente Goulart, de aceitar a condenação à CGT e à indisciplina dos marinheiros como recurso para garantir a governabilidade.

d) do controle, pelo governo, das massas rurais e do amplo apoio das classes médias às reformas de base.

e) da aplicação do Plano Trienal, que controlou eficazmente a taxa de inflação, permitindo amplas negociações com o FMI.



ATOS INSTITUCIONAIS 1 E 5

2 UNESP JULHO 2004 .

( Folha de S.Paulo, "Confiança, apesar de tudo". Editorial, 01.04.1964.)

Apesar de tudo, pode o povo brasileiro confiar numa solução dos problemas ora presentes. Não hão de destruir o Brasil aqueles que procuram solapar as bases em que devem assentar-se as instituições. Nem os que, a pretexto de deter a vaga subversiva, na verdade a engrossam. Não temos o direito de iludir-nos. (...) Avançou- se demais, nos desafios a todo instante lançados à consciência da nação. Desafiada tem sido esta, na sua estruturação jurídica, por uma série de decretos flagrantemente inconstitucionais que o

Executivo assina como se não mais existisse o Legislativo e como se contasse com a complacência do Judiciário. Desafiadas foram, mais recentemente, as Forças Armadas, feridas naquilo que têm de fundamental: a disciplina e a hierarquia. Nesse editorial, o jornal defende e justifica o Golpe Militar de 1964. A respeito do Golpe e de seu contexto, responda:

a) A quais fatos políticos o jornal se refere ao falar em desafio à "hierarquia" das Forças Armadas e a "decretos flagrantemente inconstitucionais"?

b) Em abril de 1964, logo após o golpe, o governo militar impõe um primeiro Ato Institucional. A ele se seguirão outros, até que o Ato Institucional n.º 5 (AI-5), de 1968, "fecha" completamente o regime. Explique o conteúdo desses dois Atos Institucionais, o AI-1 e o AI-5.



Brasil Nunca Mais - Um Relato para a História

MOVIMENTO ESTUDANTIL 1968 MACKENZIE JULHO 2004

3(...) O movimento estudantil funcionou, assim, como principal portavoz dos descontentamentos da sociedade frente ao regime militar. Em 28 de março de 1968, foi morto, no Rio, o estudante secundarista Edson Luís Lima Souto, sob disparos efetuados por policiais que reprimiam uma manifestação pacífica em defesa do restaurante universitário “Calabouço”, em vias de ser fechado. Os acontecimentos descritos provocaram um célebre protesto contra a morte de Edson Luís, contra a política econômica vigente e contra as medidas restritivas à liberdade de manifestação. Identifique-o nas alternativas abaixo.

a) Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em São Paulo.

b) Passeata dos Cem mil, no Rio de Janeiro.

c) Uma série de greves do ABC paulista, lideradas pelo novo sindicalismo.

d) A Campanha das “Diretas Já”, em várias capitais brasileiras.

e) O Comício da Central do Brasil, no Rio de Janeiro.



4. UNESP JULHO 2004

O General Golbery do Couto e Silva, desde os anos 1950, preocupava-se com espionagem política. Pouco antes do Golpe Militar de 1964, o Ipes (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) reuniu milhares de fichas e dossiês de pessoas, material que seria levado para um órgão de espionagem política criado por Golbery três meses depois do Golpe e que iria atuar durante os anos do Regime Militar. Como foi chamado esse órgão de espionagem política do Regime Militar de 1964?

a) Departamento de Ordem Política e Social (Deops).

b) Delegacia de Ordem Política e Social (Deops).

c) Agência Nacional de Informação (ANI).

d) Polícia Federal (PF).

e) Serviço Nacional de Informações (SNI).



BRASIL 1968

5. UNESP JULHO 2004 .

Na expressão que foi consagrada no título de um livro do jornalista brasileiro Zuenir Ventura, 1968 foi "o ano que não terminou". Esta data marca um momento especialmente agitado, em que sobretudo os jovens saíram às ruas questionando a hipocrisia de governos e de antigos valores, as estruturas de poder, a opressão social e, preconizando temas sobre a liberdade, o amor livre e a "imaginação no poder", dando um novo sentido à idéia de revolução. A respeito do cenário mundial em 1968, responda:

a) Como se refletiram no Brasil as agitações de 1968?

b) Como se caracterizaram e quais os principais alvos dos revolucionários de 1968 na França e nos Estados Unidos?



GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

FGV JULHO 2004

6. Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil entre 1994 e 2002. A respeito desse período, é correto afirmar:

a) Estabeleceu-se uma nova Constituição para o Brasil e uma nova política econômica denominada Plano Real.

b) Teve início com o impeachment de Fernando Collor de Mello, afastado da Presidência sob acusações de corrupção.

c) Estabeleceu-se um governo social democrata com a aliança entre o PSDB e a maioria dos partidos de esquerda do Brasil.

d) Foi aprovada a Emenda Constitucional que permitiu a reeleição do Presidente da República Federativa do Brasil.

e) Caracterizou-se pela reversão do processo de privatizações de empresas estatais que marcara os governos anteriores.



ECONOMIA BRASILEIRA 1980 2000



MACKENZIE JULHO 2004

7.

Entre 1980 e 2000, a renda “per capita” nacional cresceu tão somente 0,36% como média anual, bem abaixo do que se verificou no período anterior (1960/1980), quando a renda “per capita” aumentava em média 4,58% anualmente. Além de certa estagnação na evolução da “renda per capita”, assistiu-se ao predomínio de uma forte oscilação nas atividades econômicas, acompanhadas de um longo regime de hiperinflação (1979/1994).

Assinale a alternativa INCORRETA quanto às conseqüências desse quadro econômico.

a) O crescimento do desemprego e a precarização do trabalho.

b) A redução da mobilidade social.

c) A informalização do mercado de trabalho.

d) A metropolização da pobreza.

e) O declínio drástico da exclusão social.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui