Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930-1964 QUESTÕES JULHO 2004 -- 09/08/2004 - 08:34 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Brasil 1930 – 1964 QUESTÕES DE VESTIBULARES



1. UNESP JULHO 2004

O Integralismo foi um movimento de direita inspirado no fascismo, bastante atuante no primeiro período da Era Vargas, sobretudo entre 1934-1937. Ao fascismo integralista se opunha a chamada esquerda aliancista, que tinha à frente o PCB de Luís Carlos Prestes. A respeito do Integralismo, fazia parte de seu ideário o

a) comunismo. b) antimilitarismo. c) monopartidarismo. d) esquerdismo. e) antinacionalismo.



2. MACKENZIE JUNHO 2004

A respeito da Revolução de 1930, podemos afirmar que:

a) o movimento tenentista dominou o poder, impondo seu ideário, sobretudo após a Revolução Paulista de 1932.

b) a revolução representou uma drástica transformação nas estruturas econômicas e políticas, alterando, profundamente, as condições sociais brasileiras, sobretudo nas áreas rurais.

c) com a extensão da legislação trabalhista ao campo e com a consolidação da reforma agrária, a vida dos segmentos rurais melhorou consideravelmente.

d) o Estado não era a expressão direta da hegemonia de grupos ou classes sociais, mas se converteu num poderoso instrumento de acumulação de capitais e de intervenção na economia.

e) Vargas, após 1930, formou um grupo homogêneo no poder, constituído unicamente da burguesia industrial, e isolou-se, sobretudo, das classes urbanas.





3. MACKENZIE JUNHO 2004

A respeito da Ação Integralista Brasileira (A.I.B.), liderada por Plínio Salgado nos anos 30, tendo por lema Deus, Pátria e Família, assinale a alternativa INCORRETA.

a) Era um movimento muito eficaz na utilização de rituais e símbolos, com elementos ideológicos do nazismo e do fascismo.

b) O recrutamento dos dirigentes era feito entre os profissionais das classes médias urbanas e nos meios militares.

c) Negava a pluralidade dos partidos, defendia o Estado integral, combatia a democracia liberal, o capitalismo financeiro e o comunismo.

d) Os camisas verdes somavam, em estimativas moderadas, 100 mil adeptos e aproximavam-se de Vargas, que via o movimento como um freio para a esquerda, representada pela Aliança Nacional Libertadora.

e) Preservaram, até 1945, a aliança com Vargas, que dividiu o poder com os integralistas, após o advento do Estado Novo.



BRASIL EUA 2 GUERRA MUNDIAL

4. UNESP JULHO 2004 .

No jogo da aproximação entre o Brasil e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, entraram em cena importantes elementos simbólicos para a construção de uma geografia cultural que enfatizasse o poder norte-americano abaixo do equador. O caminho entre as Américas deveria ser uma avenida de mão dupla: os brasileiros tinham de ser convencidos de que o american way of life (jeito americano de viver) era o ideal da democracia, e os americanos acreditariam nos brasileiros como inofensivos amantes do samba e das mulatas.

a) Aponte dois dos "elementos simbólicos" construídos no contexto comentado pela autora.

b) Explique o que foi a "política da Boa Vizinhança", criada no governo de Franklin Delano Roosevelt.







QUEREMISMO



5

UNESP JULHO 2004

Entre fins de fevereiro de 1945, quando José Américo de Almeida rompeu o cerco da censura, e 29 de outubro, com a deposição de Vargas, a sociedade brasileira, em pleno processo de democratização política e mobilizada em dois campos antagônicos, assistiu e participou de um movimento de massa, de proporções grandiosas. (Jorge Ferreira, in O Brasil republicano:

o tempo da experiência democrática.) Esse movimento de massa de que fala o historiador, acontecido imediatamente após a deposição de Getúlio

Vargas, ficou conhecido como

a) queremismo. b) o dia do Fico de Vargas. c) crencionismo. d) getulismo.

e) populismo.



CONSTITUIÇÃO DE 1946

FGV JULHO 2004

6. A Constituição Brasileira de 1946:

a) Manteve o regime presidencialista e o mandato presidencial de cinco anos, sem direito a reeleição.

b) Proibiu explicitamente as atividades sindicais e não reconheceu o direito de greve dos trabalhadores.

c) Garantiu o direito de voto aos analfabetos, mas não implementou o voto secreto.

d) Estabeleceu o bipartidarismo e consagrou o controle do Executivo sobre o Judiciário.

e) Estabeleceu o parlamentarismo e permitiu a livre organização partidária.





VARGAS 51-54

MACKENZIE JULHO 2004

Carta Testamento de Getúlio Vargas

7

Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História. O suicídio do Presidente Vargas ocorreu em 24 de

agosto de 1954; entre as causas do trágico desfecho, destacamos:

a) o apoio da U.D.N. aos projetos nacionalistas e intervencionistas de Vargas, que gerou a oposição do Partido Comunista.

b) o atentado a Carlos Lacerda e os graves problemas econômicos que impediam a continuidade do modelo nacionalista e paternalista.

c) a tentativa frustrada de um novo golpe, liderado por Vargas, para se consolidar no poder.

d) o fracasso de projetos nacionalistas implantados pelo governo Vargas, como a Petrobrás.

e) o forte apoio norte-americano, sobretudo devido ao envio de tropas brasileiras à Guerra da Coréia, fato que atraiu a ira dos nacionalistas.



GOVERNO GOULART

FATEC JULHO 2004

8. "O governo João Goulart nasceu, conviveu e morreu sob o signo do golpe de Estado. Se, em agosto de 1961, o golpe militar pôde ser conjurado, em abril de 1964, no entanto, ele deixaria de se constituir num fantasma para se tornar uma concreta realidade." (Toledo, Caio Navarro de. O governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo: Brasiliense, 1984, p.07.)

Assinale a alternativa em que se encontram os fatos referidos por esse trecho

a) Em agosto de 1961, após a implementação do Plano Trienal, Jango havia sido ameaçado por uma tentativa de golpe, e em abril de 1964, após o Comício das Reformas, foi deposto por grupos de civis e militares.

b) Em agosto de 1961 os militares já se colocavam contra o governo de Jango, demonstrando sua força numa greve nacional, e em abril de 1964 as forças armadas efetivamente o depuseram, assumindo o poder.

c) Em agosto de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, houve um veto de setores militares à posse de Jango, e em abril de 1964 setores militares, e também civis, em nome da ordem e da liberdade, depuseram-no.

d) Em agosto de 1961, com a adoção das reformas de base, Jânio Quadros colocou seu cargo à disposição do Congresso, e em abril de 1964, com a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, os militares se sentiram fortes e capazes de assumir o poder.

e) Em agosto de 1961, após a renúncia de Jânio Quadros, a UDN procurou impedir a posse de Jango, que foi ameaçado de prisão, e em abril de 1964 a direita brasileira, liderada pelo PTB, depôs o presidente, com a ajuda dos militares.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui