Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Modelo Tradicional X Modelo Cognitivo -- 28/07/2006 - 20:09 (Isabela Fani Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Modelo Tradicional X Modelo Cognitivo


Falando sobre educação e mudanças, venho abordar dois temas polêmicos que é a Educação Tradicional e a Educação Moderna, de acordo com o livro de Terezinha Carraer, Aprender Pensando: Contribuições da Psicologia Cognitiva Para a Educação . O primeiro é sobre o modelo tradicional de ensino, que trata o conhecimento como um conteúdo, coisas, fatos e informações que o professor deve, apenas, transmitir aos alunos.

Nesse caso o aprender se torna uma demonstração do que foi ensinado. Nesse caso, as conseqüências desse modelo são desastrosas, como: o papel dominante do educador que dirige a aprendizagem do educando; a ênfase em respostas corretas; o “conhecimento” se transforma em acúmulo de fatos e informações isoladas; a utilização de problemas que não incentivam a aluno a solucionar através do pensamento; livros expositivos e informativos que não estimulam o raciocínio do aluno; testes e exercícios sem reflexão e apenas repetição, ou seja, tudo que não faz com que o aluno gaste seus neurônios, desenvolva suas habilidades e seu cérebro.

Há, ainda, uma falsa consciência quando se fala sobre ensino e aprendizagem, os educadores atuais acreditam ser modernos em sua filosofia educacional, mas, na verdade, o que fazemos é aceitar o modelo tradicional. Acreditam ser bons professores, mesmo que os alunos não entendam os assuntos “ensinados”. Ao pensarmos ser possível ensinar bem sem que se haja aprendizagem, a responsabilidade do fracasso escolar passa a ser do educando, que recebe adjetivos como: “burro”, lento, desmotivado, incapaz... O resultado é um grande número de crianças sadias mentalmente e emocionalmente classificadas com deficiências.

Já a educação moderna, que abrange o modelo cognitivo, vem exatamente para afirmar que não há conhecimento se ninguém aprendeu. Ser educador não consiste em passar a matéria, sua responsabilidade está em auxiliar o aluno a descobrir e aprender.

O modelo cognitivo envolve a aprendizagem, a linguagem, o raciocínio, a memória, a percepção e o pensamento.

Segundo o livro citado, o modelo cognitivo do conhecimento, em sua forma básica, consiste de muitas idéias, apenas as mais importantes das quais serão apresentadas como:

a) O conhecimento da criança é uma representação mental, que é individual, o que é bom para ele pode ser ruim para mim e vice-versa, ele vai construir seu próprio significado.

b) O ensino é visto como um convite à exploração e à descoberta ao invés de transmissão de informações e de técnicas. Começando onde o aluno se encontra e nos termos dele. Nosso conhecimento é individualizado e personalizado.

Quando uma matéria é ensinada e não é aprendida, o que se foi transmitido foram apenas dados, mas quando a matéria é entendida e fixada através de associações mentais, esses dados nunca vistos se tornam informações.

De acordo com o que foi exposto até agora, mais importante do que fornecer a resposta correta ao aluno é fornecermos a oportunidade e os meios para que o aluno pense. O professor deve ser o mediador entre o conhecimento a ser ministrado e os alunos, para que haja realmente conhecimento, para que os alunos aprendam raciocinando.

Vale lembrar que o dever de educar não abrange só a escola, os professores e os métodos, mas também, os pais através de seus exemplos e da ajuda dada aos filhos; o governo através de muitas mudanças como a valorização do educador e do povo, e os meios para que os professores possam ser, realmente, mediadores. Que Deus consiga iluminar e abrir os olhos, em especial, do nosso governador Aécio Neves!

Comentários e sugestões: ifanni@ig.com.br.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui