Usina de Letras
Usina de Letras
105 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50571)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UM LIVRO ESPECIAL-PERFIL DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS- -- 11/06/2004 - 14:27 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
UM LIVRO ESPECIAL

-PERFIL DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS-

(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).







Mário Ribeiro Martins*

(mariormartins@hotmail.com)





O novo livro do Dr. Juarez Moreira Filho “PERFIL DA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS” é de significação profunda e bela. A bem da verdade, é o livro que faltava no contexto da literatura tocantinense.



Não poucas vezes, os alunos, os intelectuais, os professores e o público em geral, deslocam-se para o Espaço Cultural de Palmas, em cuja Biblioteca Pública “JAIME CÂMARA”, fica a sede da Academia Tocantinense de Letras, procurando informações sobre os Patronos e Titulares da Academia.



Uma luta inglória. Existem os nomes dos Patronos das Cadeiras e de seus Titulares, mas pouquíssimas informações sobre a vida de cada um.



Juarez Moreira Filho, tal como o fizera Humberto Crispim Borges, em Goiás, com o seu “Retrato da Academia Goiana de Letras” resgatou todas as informações acadêmicas.



Enfrentou uma enorme luta, de que sou testemunha, para construir a verdadeira história da Academia Tocantinense de Letras. Telefonemas, Cartas, etc, foram dirigidos aos parentes de Patronos e Titulares para completar a biografia de cada um.



Seu trabalho é gigantesco, porque faz um levantamento completo da Academia. Uma história completa, que vai desde a primeira Ata, passando pelas biografias completas de todos os Patronos e de todos os Titulares, indo do Patrono da Cadeira 01(Joaquim Teotônio Segurado) até o Patrono da Cadeira 40(Boaventura Cardeal dos Santos) e do Titular da Cadeira 01(José Wilson Siqueira Campos) até o Titular da Cadeira 40(Gilberto Correia da Silva).



Como Presidente da Academia, teve ele o privilégio de presidir a solenidade de posse de seis cadeiras, inclusive da última que faltava para preencher o quadro completo da Academia, que é de 40(quarenta) membros titulares. Muito justíssimo, porque ele foi um dos fundadores da Academia, ao lado de Liberato Póvoa e Ana Braga.



Junto com a biografia de cada um dos Patronos, foi colocada uma Cadeira especial muito bem desenhada. Ao lado da biografia de cada um dos Titulares, foi colocada um bico de pena. Trabalho magistral que só um dos fundadores da Academia poderia ter feito.













*Mario Ribeiro Martins é Procurador de Justiça, Escritor e autor do DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO REGIONAL DO BRASIL, via INTERNET, com mais de DEZ MIL BIOGRAFIAS(10 mil), no seguinte endereço: http:/www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=3763&cat=Ensaios . Caixa Postal, 90, Palmas, Tocantins 77001-970.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui