Usina de Letras
Usina de Letras
107 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->RASGANDO A CARTEIRINHA (DE FILIAÇÃO EM PARTIDO POLÍTICO) -- 16/02/2006 - 21:33 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Partidos Políticos registrados no TSE

PMDB PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO PTB PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO
PDT PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA
PT PARTIDO DOS TRABALHADORES
PFL PARTIDO DA FRENTE LIBERAL
PL PARTIDO LIBERAL
PC do B PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
PSB PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
PSDB PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA
PTC PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO (ANTIGO PRN)PSC PARTIDO SOCIAL CRISTÃO
PMN PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL
PRONA PARTIDO DE REEDIFICAÇÃO DA ORDEM NACIONAL
PRP PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA
PPS PARTIDO POPULAR SOCIALISTA- (ANTIGO PCB)PV PARTIDO VERDE
PT do B PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL
PP PARTIDO PROGRESSISTA
PSTU PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO
PCB PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO
PRTB PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO
PHS PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE
PSDC PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO
PCO PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA
PTN PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL
PAN PARTIDO DOS APOSENTADOS DA NAÇÃO
PSL PARTIDO SOCIAL LIBERAL




RASGANDO A CARTEIRINHA


Estes são os partidos registrados no TSE, não sei se está faltando algum, se tiver eu acho que não tem nenhuma importância, porque fazer parte desta lista não acrescenta nada a nenhuma instituição.
Sinceramente não sei para quê e porque pobre se filia a partido político. Quando alguém se filia a uma torcida organizada de um teime de futebol, a um fã clube de alguma artista ou a uma instituição de caridade (religiosa ou não) ainda é aceitável pois, a emoção e a paixão são os motivos que leva alguém a se filiar.
O que o pobre espera de um partido político ao se filiar?
O que ele ganha?
O que ele sente?
Emoção?
Paixão?
Algum partido consegue despertar emoção e paixão em alguém?
Algum partido merece o amor e a paixão de alguém?
Quantos analfabetos mal conseguiram rabiscar seu nome em uma ficha de filiação iludido por um candidato esperto ou a um outro iludido achando que conseguindo filiar muitas pessoas vai ganhar notoriedade dentro do partido.
Então para que serve ser filiado?
Para ser intimado a sair pelas ruas em uma passeata de apoio a um sacana que o visita de dois em dois anos?
Para ser convocado a participar de uma plenária ou convenção que irá escolher o candidato que já está escolhido há muito tempo?
Isto eu posso falar e cadeira, pois quando a utopia me fez acreditar que trabalho comunitário e popularidade colocam voto na urna eu fui candidato a vereador três vezes sem nunca ter participado de uma reunião dos partidos pelos quais fui candidato.
O controlador de marionete indica quem ele quer.
Graças a Deus as minhas filiações duraram exatamente do momento da minha candidatura até a apuração dos votos, nunca mais voltei à sede de nenhum partido.
Então para que ser filiado?
Para que serve a carteirinha?
Que direitos ela traz á pessoa?
Nenhum, somente traz aborrecimentos o prazer de ser um boneco de brinquedo do político profissional.
Vou voltar ao tempo de jovem, aos anos setenta para lembrar que os partidos acima enumerados são filhos de dois partidos, um que morreu ou ganhou identidade nova ilegal e outro que mudou de nome legalmente. MDB e ARENA se diziam inimigos, mas tudo indica que eram casados e geraram muitos filhos e estes filhos geraram os netos. Alguns herdaram o DNA completo, com todos os erros falcatruas, outros assimilaram um pouco de cada, e uns dois ou três são filhos bastardos que pegaram apenas um pequeno quinhão do espolio.
Outro dia li um artigo dizendo que o PMDB precisa voltar.
Todos os dias eu leio a frase: Fora PT.
Vou tecer alguns comentários, que na minha modesta opinião, acho pertinente em um ano que o destino do nosso pais está novamente na berlinda.
ARENA: este foi o nome mais sugestivo que um partido poderia ter, os romanos jogavam os pobres na arena para serem comido pelos leões, para alegria da elite e isto acontece até hoje, graças a este partido que deixou seus ensinamentos para seus herdeiros que souberam como nunca matar o sonho e a ilusão do seu povo.
MDB – Movimento Democrático Brasileiro, que movimento foi este, que democracia é esta aonde poucos são donos de tudo e muitos são herdeiros da miséria?
Eu acho que o PFL é neto comandado por avó que vai passando o poder de pai para filho.
PC, não o que precisava morrer, mas o que ainda acredita que um comunismo onde ninguém tem direito algum é melhor para os pobres.
Ora, isto já é realidade aqui.
PC do B, filho bastardo do PC e neto do casal acima citado.
PSDB, este pensa que será como o filho pródigo recebido com anel no dedo (faixa) e com festa, querendo retornar à casa que deixou toda bagunçada, não porque quis, mas expulso pelo voto do povo e depois de patrocinar a maior farra de privatização e terceirização beneficiando centenas de apadrinhados e acha que chegou a hora de retornar.
Espero que não tenha nenhum eleitor (pai) com saudade esperando sua volta.
Verde, este é de deixar vermelho de raiva, foi criado para defender a ecologia, toda vez que uma erva daninha fica sem espaço no partido de origem e precisa crescer é acolhido para ganhar credibilidade para ser eleito.
PTB este é único que não é filho do casal acima citado, os seus caciques afirmam que ainda é o mesmo fundado pelo ditador que suicidou e que todas as conquistas e direitos trabalhistas de hoje são as mesmas, e eles tem toda razão.
Nenhuma.
Nada foi conquistado, o trabalhador brasileiro continua mais escravo do que nunca.
PMDB, este apenas acrescentou o P no nome do pai, não sei se P de partido ou de aProveitador, parece que assimilou tão bem a briga dos pais que preferiu ficar todos estes anos em cima do muro e espertamente pulando para o lado que consegue chegar ao poder, exatamente como fazem todos os seus irmãos, a diferença é que se acha o irmão mais rico e quer mandar em todos os outros.
Alguns estão dizendo que o PMDB precisa voltar.
Voltar de onde, se nunca esteve em lugar algum?
Sempre ficou na surdina esperando a hora de ocupar o lugar de alguém que morreu ou que foi preciso ser cassado.
Voltar para quê?
PT, este é a bola da vez, filho rebelde, conseguiu ocupar lugar de destaque entre os irmãos e alguns de seus partidários assimilaram depressa demais os ensinamentos dos ancestrais e meteram a mão pela cumbuca querendo ser iguais aos pais. Filho que não quis ir para a escola e aprendeu com a vida o caminho das pedras que leva ao poder.
Teve a ousadia de tomar a herança dos irmãos mais ricos e agora o estão querendo jogar para fora.
É muito jovem.
Tem muito a aprender.
Precisa de tempo.
Citei apenas alguns porque aos outros não passam de meros comerciantes, muito embora todos são mestres nesta arte.
É urgente se fazer uma faxina, fechar de vez os partidos de aluguel e aprovar o mais rápido possível a lei de fidelidade partidária para que acabe a dança das cadeiras e o troca-troca de legenda. É importante que esta lei deixe bem claro que o cidadão só perderá o mandato se o partido conseguir provar que a sua atitude foi contra os interesses do povo e não simplesmente por não concordar com uma diretriz que quer aprovar leis para beneficiar poucos ou para garantir maior visibilidade política.
Quando tivermos esta lei funcionando e somente a falta de compromisso com o povo for o motivo para perda de mandato, talvez valha a pena se pensar em uma carteirinha de filiado.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui