Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O VALE DAS FURNAS - ILHA DE SÃO MIGUEL-AÇORES. -- 01/05/2004 - 15:56 (Leinecy Pereira Dorneles) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
- O VALE DAS FURNAS :



- O VALE DAS FURNAS, a este da ilha, enorme caldeira e viçoso jardim, num ambiente fantástico, em que o colorido das flores se mistura com uma exuberante vegetação, originária dos mais diversos continentes. Na pitoresca freguesia das Furnas, o PARQUE TERRA NOSTRA, com base nas plantações iniciadas no século XVIII por Thomas Hickling, e prosseguidas no século XIX pela família Praia e Monforte, é uma visão romântica de lagos, caminhos sinuosos, flores exóticas e árvores centenárias, e um lago piscina de água termal.

As Caldeiras são uma área de manifestações vulcânicas diversas , de onde brotam géiseres de água fervente e lamas medicinais, sendo uma das mais espetaculares a caldeira de PERO BOTELHO.

O VALE DAS FURNAS, atravessado por duas caudolosas ribeiras, uma de água fria e outra de água quente, colorida pelo ferro em suspensão, constitui uma das regiões hidrológicas mais ricas da Europa, com as suas vinte e duas fontes termais.

Esta freguesia é, portanto, um importante centro termal onde as águas das ribeiras e lamas sulfuricas das caldeiras são aproveitadas para tratamento de afecções das vias respiratórias, principalmente as de fundo alérgico, afecções reumáticas e a do aparelho circulatório, dispepsias gástricas e gastrites crônicas, depressóes e eretismos nervosos, entre outras.

A tranqûila e romântica LAGOA DAS FURNAS, com o perfil gótico da ERMIDA DE NOSSA SENHORA DAS VITÓRIAS projetada nas suas águas límpidas , e, nas suas mergens, solfataras vulcânicas e as "cozinhas naturais"em que se optem o famoso cozido nas CALDEIRAS ( enterrando no solo, em recepientes hermeticamente fechados e por algumas horas, os condimentos a cozinhar.)



* - LEINECY PEREIRA DORNELES - *

* AÇORES À DESCOBERTA DAS RAÍZES-*
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui