Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Hammer - A Casa do Horror -- 23/04/2004 - 05:34 (Renato Rosatti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
No final dos anos 1950, o desgaste natural do cinema de Horror fez com que o gênero enfrentasse perdas significativas de audiência para a televisão. Nesse momento, a nostálgica produtora inglesa de filmes fantásticos “Hammer”, que entrou em atividade após a Segunda Guerra Mundial comandada por Michael Carreras e Anthony Hinds, surgiu com a idéia de revitalizar o gênero trazendo novamente às telas do cinema os famosos monstros sagrados “Drácula”, “Criatura de Frankenstein”, “Múmia”, “Fantasma da Ópera”, “Lobisomem”, entre outros, os quais haviam sido largamente filmados em preto e branco nas décadas anteriores pelo saudoso estúdio americano “Universal”, com Boris Karloff, Bela Lugosi e Lon Chaney Jr., entre outros.

Porém, dessa vez com fotografia em cores e o vermelho vivo do sangue, foram produzidos uma infinidade de clássicos como “A Maldição de Frankenstein” (57) e “O Vampiro da Noite” (58), lançando atores que se transformaram em ícones absolutos do Horror como Christopher Lee e Peter Cushing, e diretores e roteiristas que se tornaram nomes conhecidos no gênero como Terence Fisher, Val Guest, Jimmy Sangster, Freddie Francis, John Gilling, Roy Ward Baker e Alan Gibson, entre outros.

O primeiro filme do gênero fantástico da “Hammer” foi “Terror Que Mata” (The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment, 55), baseado numa série de TV de 1953, numa história misturando elementos de Ficção Científica e Horror e apresentando um astronauta que ao retornar de uma missão no espaço é dominado por um alienígena e se transforma num terrível monstro ameaçador para a humanidade. A partir daí, vieram dezenas de outros filmes que se imortalizaram dentro da história do gênero e que são cultuados até hoje, várias décadas depois, por uma legião imensa de fãs.

A maior característica de seus filmes era a ambientação com fascinantes cenários góticos, através de imponentes castelos repletos de aposentos imensos, cercados por uma floresta fantasmagórica, com cemitérios particulares e suas lápides de pedra e túmulos envoltos numa névoa sinistra, sem contar as pequenas aldeias de camponeses supersticiosos e constantemente assustados, os laboratórios cobertos de aparelhos elétricos, líquidos borbulhantes e tubos de ensaio, as famílias atormentadas por alguma antiga maldição, e o tradicional modo de vida aristocrático das damas e cavalheiros da época.

E o sucesso dos primeiros filmes do estúdio tem explicação em alguns fatores importantes como a fotografia colorida, a utilização de uma mesma equipe de produção e elenco, e o uso inteligente dos recursos disponíveis diminuindo os custos de produção.

O ápice de consagração da “Hammer” foi durante os nostálgicos anos 60, onde se concentrou a maioria de seus melhores filmes, sendo que de uma forma inevitável suas produções acabaram se desgastando com o passar dos anos, ao apresentar poucas novidades e um uso exagerado de fórmulas repetitivas e clichês exaustivamente explorados, perdendo gradativamente o interesse do público e culminando com uma safra de filmes de menor expressão a partir do início de 1970 até meados dessa década, com o fechamento do estúdio.

O grande rival da “Hammer” era a também famosa “Amicus”, responsável por diversos outros filmes igualmente maravilhosos, se especializando em antologias de várias histórias de horror contadas de forma independente ou amarradas a partir de um tema central, como “A Casa Que Pingava Sangue” (70), com a dupla Christopher Lee e Peter Cushing, e “Asilo Sinistro” (72), com episódios escritos por Robert Bloch.

Para tentar recuperar o prestígio perdido, a “Hammer” procurou algumas alternativas para os rumos de suas produções. A partir de 1970 foi lançada a chamada “trilogia Karnstein”, com filmes baseados na obra literária de Sheridan Le Fanu, iniciando uma nova fase do estúdio, considerada bastante ousada por mostrar pela primeira vez o erotismo de belas mulheres vampiras semi nuas em sensuais cenas de lesbianismo. Vieram então “Camilla, a Vampira de Karnstein / Os Amantes Vampiros” (The Vampire Lovers, 70), dirigido por Roy Ward Baker e com Peter Cushing e a bela Ingrid Pitt, seguido no ano seguinte por “Luxúria de Vampiros” (Lust For a Vampire, de Jimmy Sangster), com a beleza inigualável de Yutte Stensgaard, e “As Filhas de Drácula” (Twins of Evil, de John Hough), com as gêmeas Madeleine e Mary Collinson e o sempre presente Peter Cushing.

Outra alternativa adotada pela “Hammer” foi alterar a tradicional ambientação gótica de seus filmes tradicionais de vampiros transportando as ações para um tempo mais moderno, atualizado com a época da produção, trocando os castelos, as pequenas e isoladas aldeias e as carruagens pelos enormes prédios e automóveis da tumultuada vida urbana da Inglaterra dos anos 70. Surgiram então filmes como “Drácula no Mundo da Mini Saia” (Dracula AD 1972) e “Os Ritos Satânicos de Drácula” (73), que não tiveram a receptividade esperada, contribuindo para que a produtora encerrasse suas atividades poucos anos depois.

Porém, ainda no início dos anos 80, a “Hammer” lançou um programa de televisão chamado “A Casa do Horror”, com a exibição de filmes de duração mais curta em produções típicas para a TV, apresentando interessantes histórias de horror e que até hoje ainda deixam saudades.

Abaixo segue uma listagem com filmes da “Hammer” dentro do gênero fantástico (FC / Horror / Suspense) que foram lançados no Brasil, seja na televisão ou mercado de vídeo VHS ou DVD. No caso de DVD, os filmes estão marcados com um (*). A lista contém o nome nacional, título original, ano de produção e o diretor.



Nome nacional Nome original Ano Direção

Terror Que Mata The Creeping Unknown / The Quatermass Xperiment 1955 Val Guest

O Estranho de Um Mundo Perdido X, The Unknown 1956 Leslie Norman

O Monstro do Himalaia The Abominable Snowman 1957 Val Guest

A Maldição de Frankenstein (*) The Curse of Frankenstein 1957 Terence Fisher

A Usina dos Monstros Quatermass 2 – Enemy From Space 1957 Val Guest

O Vampiro da Noite (*) Horror of Dracula 1958 Terence Fisher

A Vingança de Frankenstein The Revenge of Frankenstein 1958 Terence Fisher

O Cão dos Baskervilles The Hound of the Baskervilles 1959 Terence Fisher

A Múmia The Mummy 1959 Terence Fisher

O Homem Que Enganou A Morte The Man Who Could Cheat Death 1959 Terence Fisher

As Noivas do Vampiro The Brides of Dracula 1960 Terence Fisher

O Monstro de Duas Caras The Two Faces of Dr. Jekyll 1960 Terence Fisher

A Maldição do Lobisomen The Curse of the Werewolf 1961 Terence Fisher

Criaturas da Noite Captain Clegg 1962 Peter Graham Scott

O Fantasma da Ópera The Phantom of the Opera 1962 Terence Fisher

O Beijo do Vampiro Kiss of the Vampire 1963 Don Sharp

A Velha Casa Assombrada The Old Dark House 1963 William Castle

Os Malditos The Damned / These Are the Damned 1963 Joseph Losey

Paranóico Paranoic 1963 Freddie Francis

A Maldição da Múmia The Curse of the Mummy s Tomb 1964 Michael Carreras

O Monstro de Frankenstein The Evil of Frankenstein 1964 Freddie Francis

A Górgona The Gorgon 1964 Terence Fisher

Cilada Diabólica Nightmare 1964 Freddie Francis

Nas Garras do Ódio The Nanny 1965 Seth Holt

A Deusa da Cidade Perdida She 1965 Robert Day

Drácula – O Príncipe das Trevas (*) Dracula – Prince of Darkness 1966 Terence Fisher

Um Milhão de Anos A.C. / 1000 Séculos A.C. One Million Years B.C. 1966 Don Chaffey

A Epidemia de Zumbis (*) The Plague of the Zombies 1966 John Gilling

Rasputin – O Monge Louco Rasputin – The Mad Monk 1966 Don Sharp

A Serpente (*) The Reptile 1966 John Gilling

A Face do Demônio The Witches / The Devil’s Own 1966 Cyril Frankel

E Frankenstein Criou a Mulher Frankenstein Created Woman 1967 Terence Fisher

O Sarcófago Maldito The Mummy s Shroud 1967 John Gilling

Uma Sepultura na Eternidade Five Million Years to Earth / Quatermass and the Pit 1967 Roy Ward Baker

Mulheres Pré-Históricas Slave Girls / Prehistoric Women 1967 Michael Carreras

As Bodas de Satã The Devil Rides Out 1968 Terence Fisher

Drácula – O Perfil Do Diabo Dracula Has Risen From the Grave 1968 Freddie Francis

Jornada do Terror Journey Into Midnight 1968 Roy Ward Baker & Alan Gibson

O Continente Esquecido The Lost Continent 1968 Michael Carreras

A Vingança da Deusa The Vengeance of She 1968 Cliff Owen

Frankenstein tem que ser Destruído Frankenstein Must be Destroyed 1969 Terence Fisher

Gangsters na Lua Moon Zero Two 1969 Roy Ward Baker

O Sangue de Drácula Taste The Blood of Dracula 1970 Peter Sasdy

Horror de Frankenstein (*) The Horror of Frankenstein 1970 Jimmy Sangster

O Conde Drácula (*) Scars of Dracula 1970 Roy Ward Baker

Carmilla – A Vampira de Karnstein / Os Amantes Vampiros (*) The Vampire Lovers 1970 Roy Ward Baker

Quando os Dinossauros Dominavam a Terra When Dinosaurs Ruled the Earth 1970 Val Guest

Sangue no Sarcófago da Múmia Blood From the Mummy s Tomb 1971 Seth Holt & Michael Carreras

A Condessa Drácula Countess Dracula 1971 Peter Sasdy

Criaturas que o Mundo Esqueceu Creatures the World Forgot 1971 Don Chaffey

O Médico e a Irmã Monstro Dr. Jekyll and Sister Hyde 1971 Roy Ward Baker

Nas Mãos do Estripador Hands of the Ripper 1971 Peter Sasdy

Luxúria de Vampiros (*) Lust for a Vampire 1971 Jimmy Sangster

As Filhas de Drácula Twins of Evil 1971 John Hough

Demônios da Mente Demons of the Mind 1972 Peter Sykes

Drácula no Mundo da Minissaia Dracula A.D. 1972 1972 Alan Gibson

O Circo do Vampiro / O Vampiro e a Cigana Vampire Circus 1972 Robert Young

Capitão Cronos Kronos / Captain Kronos / Vampire Hunter 1973 Brian Clemens

Os Ritos Satânicos de Drácula (*) The Satanic Rites of Dracula / Count Dracula and His Vampire Bride 1973 Alan Gibson

A Lenda dos Sete Vampiros The Legend of the Seven Golden Vampires 1974 Roy Ward Baker

Uma Filha Para o Diabo To the Devil a Daughter 1976 Peter Sykes

Mistérios na Bavária The Lady Vanishes 1979 Anthony Page

(*) Em DVD no Brasil



OBS.: Alguns outros filmes que não foram ainda lançados no Brasil: “The Stranglers Of Bombay”, de Terence Fisher (60), “The Full Treatment / Stop Me Before I Kill, de Val Guest, “Shadow of the Cat”, de John Gilling, “Taste of Fear”, de Seth Holt, “The Terror of the Tongs, de Anthony Bushell (todos de 61), “Maniac”, de Michael Carreras (63), “Fanatic Die! Die! My Darling”, de Silvio Narizzano, “Hysteria”, de Freddie Francis (ambos de 65), “Crescendo”, de Alan Gibson (70), “Straight on Till Morning”, de Peter Collinson, “Fear in the Night”, de Jimmy Sangster (ambos de 72), “Frankenstein and the Monster From Hell”, de Terence Fisher (73), “Shatter”, de Michael Carreras & Monte Hellman (74).



“Hammer – A Casa do Horror” – artigo
241 – data: 20/04/04 – site: www.bocadoinferno.com

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui