Usina de Letras
Usina de Letras
136 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Reflexões Usineiras (5) -- 06/09/2001 - 19:47 (José Pedro Antunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Por que não tentarmos compreender o porquê do alto nível de alguns textos publicados no usina ? Em outras palavras, por que não nos voltarmos para as exceções, já que o grosso mesmo acaba escorregando pela famigerada "via de regra".



Que os leitores não insistam em se reconhecer pessoalmente no que digo, para o bem e para o mal. Falo àqueles com quem habitualmente dialogo em aberto ou por e-mail. Sabem que costumo ser bastante direto no que digo, e leal, não havendo, portanto, razão para melindres de espécie alguma.



De resto, por mais que isso se oculte, entre linhas, à primeira leitura, não é do meu feitio excluir-me das generalizações a que me vejo obrigado e exposto.



Ler e escrever são tarefas de alto risco. Risco a ser, necessariamente, compartilhado. Eu não digito apenas com o indicador, que tampouco vive em riste, como podem crer alguns precipitados.



Reler também é preciso. É o que prometo fazer também com os meus textos mais recentes, especialmente com esta minha série "Reflexões Usineiras", disposto a nunca deixar de refazer, eu mesmo, os meus percursos reflexivos. Quando houver ensejo para tanto, retrato-me, refaço-me, recomponho-me.



Nas próximas edições, passo a perseguir a idéia lançada no parágrafo inicial: buscar compreender o porquê do alto nível de alguns textos no usina . Acho que carecemos de um "paideuma".



A notícia de que o usina foi considerado o melhor site da semana pelo Estadão... Terei lido isso mesmo? Bem, só posso ficar bastante pensativo. Assunto para um dos próximos "Reflexões Usineiras".



_________________________



Uma frase do escritor francês André Gide: "Não sabia que era impossível. Foi lá, e fez."

_________________________



Dia desses, revi o filme que John Huston fez baseado no romance "Moby Dick", de Herman Melville. Destaco duas frases desse livro fantástico. Quanto à primeira, trato de mantê-la, por razões óbvias e para todos os efeitos, no original:



"There are certain queer times and occasions in this strange mixed affair we call life, when a man takes this whole universe for a vast practical joke, though the wit thereof he but dimly discerns, and more then suspects that the joke is at nobody s expense but his own."



[Herman Melville, "Moby Dick". Chapter 25. Collins Clear-Type Press: London and Glasgow, Fontana Books, 1955. Page 130]



_________________________



"Para a realização de certos empreendimentos humanos, uma desordem bem meditada constitui o verdadeiro método."



[Herman Melville. Trad. Berenice Xavier. SP: Biblioteca Folha, Ediouro. Pág. 417]



_________________________



É claro, elas não ficariam em tão boa companhia nem na secção de frases, e nem nesse bolsão de frases-(mal)feitas que é o quadro de avisos .



Manter sempre teso o arco da promessa é preciso.



O verde nem sempre significa esperança. Penso em quem pensa, lê e escreve com o fígado. Também sou capaz de considerações autocríticas e auto-reflexivas.



_________________________



O canal Eurochanel teve duas noites de nouvelle vague. Na primeira, "Pierrot le Fou" de Jean Luc Godard ganhou o apelido de "O diabo da meia-noite", se é que eu muito não me engano.



Na última seqüência, o personagem de Jean Paul Belmondo sobe ao alto de uma colina, sob o olhar inesquecivelmente terno e atento da personagem vivida por Ana Karina, enrola-se numa fieira de bananas de dinamite, ateia-lhes fogo, e grita:



"Aqui começa a era do homem dividido. Já posso falar sobre mim mesmo."



_________________________



Havia a palavra "esquisito". Um cara meio esquisitão, tá ligado? No último "Reflexões Usineiras" eu falava sobre a esquizofrenia como um fato social. Estava me lembrando. Só isso.



_________________________



SURSUM CORDA!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui