Usina de Letras
Usina de Letras
214 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->HORA DE PURIFICAR OS PARTIDOS -- 22/12/2005 - 20:05 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HORA DE PURIFICAR OS PARTIDOS

“Esta é a hora da purificação do partido dos trabalhadores”.
Palavras de muita sabedoria de dona Maria de Souza ditas em um encontro de Fé e Política, realizada na PUC-BETIM, no ano a apuração do escândalo do mensalão em 2005.
Eu discordo Dona Maria.
Não é o partido que precisa ser purificado.
Ele precisa ser exorcizado porque ele é muito maior que esta casta de ladrões e corruptos que também adquiriram o gosto de massacrar pobre.
Pobres como a senhora que não precisa ser purificada.
O partido dos trabalhadores não é esta ralé que realmente sofreu durante a ditadura e não soube tirar do sofrimento o motivo para ser diferente.
Aprenderam com seus algozes que é preciso ficar por cima e manter o poder mesmo se for preciso fazer o militante de escada. Voltaram do exílio como líderes capazes de convencer operários, estudantes, intelectuais e artistas, a maioria se elegeu ou assumiu algum cargo de confiança na esfera de todos os governos.
As dívidas de campanha não são recentes, muitos simpatizantes e filiados se doaram de corpo e alma ao longo destes anos e alguns literalmente quebraram.
Alguns dos eleitos não foram purificados.
De eleição em eleição o partido foi se consolidando e a militância chamada “doente” ganhando força de mobilização.
O grande milagre aconteceu, a utopia se tornou realidade.
O país agora é dos trabalhadores.
A alma do povo e do partido estava purificada.
Por pouco tempo.
Agora o soluço de milhares, as lágrimas de pobres militantes como dona Maria de Souza teima em nos mostrar que o milagre não aconteceu e que utopia foi uma grande mentira.
Agora o cinismo de alguns, a falta de vergonha, a constatação do roubo, a coragem de se declarar inocente diante de tantas evidências teimam em nos dizer que o sonho virou pesadelo.
O partido dos trabalhadores não é esta quadrilha que pensou poder controlar, corromper e incriminar os inocentes que com dignidade ainda doam suas vidas pelo ideal de uma estrela.
É hora de purificar o partido dos trabalhadores?
Ainda não.
É hora de limpar, de varrer a poeira da corrupção herdada dos governos passados, caçar mandatos, mandar para a cadeia os que roubaram o dinheiro que a cobiça e a falta de escrúpulos fizeram faltar quando alguém morreu por falta de um remédio ou para ser usado em prol dos milhões de pobres que colocaram a estrela na alma.
Fechada as grades.
Agora sim, dona Maria de Souza é hora de purificar o PT.
É hora de olhar nos olhos de cada dono de mandato, de cada trabalhador nos órgãos do governo, de cada militante filiado ou simpatizante e dizer.
Nós somos o PT.
Livre.
De alma lavada.
Nós somos o Brasil.
Somos o povo que mais do que nunca sabe que o pesadelo novamente pode se transformar em sonho.
Somos a estrela guia que há milhões de anos brilhou e que agora voltará a iluminar os corações dos que acreditam que a utopia não foi uma mentira.
Este texto foi escrito porque o PT é a bola da vez.
Porque alguns dos seus filiados não souberam fechar os ouvidos ao canto da sereia,
E se deixaram ofuscar pelo brilho do vil metal e amaram mais o verde das cédulas do que o verde da natureza.
Escrevi depois de participar de um encontro de Fé e Política onde pessoas e simpatizante de outros partidos não tem coragem de comparecer porque dizem que o papel da igreja é somente cuidar da alma.
A direita achou que ia detonar de vez a pedra do seu sapato.
Todos os partidos precisam passar por este processo de purificação.
É uma afronta ao eleitor consciente ficar ouvindo políticos que já foram cassados, que renunciaram depois de tantas falmacutaias para que pudessem novamente se candidatar e por má fé ou falta de conhecimento dos eleitores voltaram com força total como paladinos da justiça.
Ficar vendo donos de currais eleitorais que manipulam eleições com dinheiro do povo querendo crucificar um único partido como se todo o dinheiro roubado da nação se resumisse há estes três anos.
A lei é muito simples.
Quem rouba é ladrão e precisa ser punido.
É só isso.
Se esta lei estivesse sendo aplicada desde que a democracia chegou ao poder ninguém estaria sentindo saudade da ditadura.
Ninguém estaria com vergonha de ser honesto.
Se o eleitor tivesse consciência e coragem para dizer não aos afagos dos corruptos esta era a hora de fazer sua própria lei, proibindo no voto a reeleição de todos que lá estão.
Começar do zero, do nada que é hoje o congresso nacional.
Purificar o eleitor talvez seja a melhor solução para que nenhum partido e nenhum dono de mandato se sintam acima da lei, acima dos homens e acima de Deus.

INCLUSÃO:
Como podem ver, a sacanagem na política nunca vai ter fim, este texto foi escrito em 2005 e hoje, mesmo não sendo militante de nenhum partido, dói ver um sarney ser absolvido de tantas falcatruas única e exclusivamente porque o partido dos trabalhadores não teve a coragem de governar com o povo e com a moralidade.
Continuo acreditando que ainda dá tempo de recuperar, com todos os erros, o governo de hoje ainda é melhor opção para os pobres.
O PT ainda não soube ou não teve coragem de separar o Joio do Trigo.
Quando tiver esta coragem, aí sim, seremos um país de primeiro mundo, sem esta calhorda que durante séculos roubaram a dignidade de quem trabalha.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui