Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os papéis sexuais (5) -- 25/03/2004 - 09:33 (Ricardo Barreto Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Creio que o autor foi um pouco injusto com o homem mineiro, porque não é só em Minas Gerais que o homem mata a mulher, em outros locais talvez o façam mais do que em Minas. Os mineiros tiveram apenas maior repercussão jornalística e foram usados como bodes expiatórios para todo o Brasil.

Outro ponto que o autor aborda é o da iniciativa da conquista por parte da mulher. Neste caso existe toda uma complexa estrutura psicológica que condiciona homens e mulheres e que foi criada ao longo da história, pois como dizia Simone de Beauvoir: "as mulheres não nascem mulheres, elas são feitas mulheres". Da mesma forma os homens não nascem homens, são feitos homens. Cada um desempenha um papel imposto de acordo com interesses circunstanciais. O homem condicionado a ser o que sempre toma a iniciativa fica perturbado quando os papéis se invertem. A meu ver isto tem uma explicação; muitas vezes o homem toma a iniciativa apenas para mostrar que ele está desempenhando o seu papel, mas no fundo não está muito interessado e tem medo de fracassar na hora da relação. Se a mulher se negar ele sai tranqüilo porque não foi obrigado a provar sua real masculinidade. Mas se for a mulher a tomar a iniciativa como é que vai ficar sua masculinidade ao recusar-se ou não conseguindo uma ereção?

Outro fator importante da perpetuação do machismo, ou seja, da dominação do homem sobre a mulher, decorre de que a educação dos homens é feita pelas próprias mulheres, a mãe. Toda mãe tem verdadeiro pavor que seu filho seja um homossexual por isso, desde pequeno, incute-lhe comportamentos agressivos incentivando-o a lutar para conseguir tudo o que quer, reprimindo-lhe sentimentos de ternura e docilidade, exatamente o contrário do que faz com suas filhas.

Além de tudo isso o menino percebe o poder que o pai tem sobre a mãe, logo vai querer imitar o pai para também conseguir poder sobre as mulheres.

Finalmente o autor reconhece que toda essa discussão sobre machismo e feminismo esbarra numa questão mais grave e mais urgente, a questão da miséria e da ignorância. Não é discutindo esse tema em círculos intelectuais restritos que vamos modificar as relações homem/mulher, a não ser que essas discussões sirvam como base para uma mudança nas relações sociais como um todo, como: mais justiça social, distribuição de renda, reforma agrária, educação, saúde, etc.



(continua)



rbf42@ig.com.br




































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui