Usina de Letras
Usina de Letras
44 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62317 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10400)

Erótico (13576)

Frases (50700)

Humor (20050)

Infantil (5472)

Infanto Juvenil (4792)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140836)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6219)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->`ANTONIO OLINTO`-UM UBAENSE. BIOGRAFIA -- 14/03/2004 - 10:14 (RICARDO NACIF NJAIM +) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ANTONIO OLINTO(ANTONIO OLYNTHO MARQUES DA ROCHA),NASCEU EM UBÁ EM 1919 E FOI BATIZADO NO PIAU,MINAS GERAIS. ESTUDOU FILOSOFIA E TEOLOGIA NOS SEMINÁRIOS CATÓLICOS DE CAMPOS, BELO HORIZONTE E SÃO PAULO. PUBLICOU ENTÃO SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIA, "PRESENCA". SEU LIVRO "JORNALISMO E LITERATURA" FOI ADOTADO EM CURSOS DE JORNALISMO EM TODO BRASIL. DA MESMA ÉPOCA É SEU LIVRO DE ENSAIOS "O DIÁRIO DE ANDRÉ

GIDE". CRÍTICO LITERÁRIO DE O GLOBO AO LONGO DE 25 ANOS, COLABOROU EM JORNAIS DE TODO O BRASIL E DE PORTUGAL. TEVE PUBLICADOS NA DÉCADA DE CINQUENTA QUATRO VOLUMES DE POESIA E DOIS DE CRÍTICA LITERÁRIA.

NOMEADO ADIDO CULTURAL EM LAGOS, NIGÉRIA, PELO GOVERNO PARLAMENTARISTA DE 1962, EM QUASE TRÊS ANOS DE ATIVIDADE FEZ CERCA DE 120 CONFERÊNCIAS NA ÁFRICA OCIDENTAL,PROMOVEU UMA GRANDE EXPOSICÃO

DE PINTURA BRASILEIRA SOBRE MOTIVOS AFRO-BRASILEIROS, COLABOROU EM REVISTAS NIGERIANAS,ENFRONHOU-SE NOS ASSUNTOS DE NOVA ÁFRICA INDEPENDENTE E,COMO RESULTADO ESCREVEU UMA TRILOGIA DE ROMANCES - "A CASA DA ÁGUA", "O REI DE

KETO" E "TRONO DE VIDRO"- HOJE TRADUZIDOS PARA DEZENOVE IDIOMAS E COM MAIS DE TRINTA EDICÕES FORA DO BRASIL. SEU LIVRO "BRASILEIROS NA ÁFRICA"

DE PESQUISA E ANÁLISE SOBRE O REGRESSO DOS EX-ESCRAVOS BRASILEIROS AO CONTINENTE AFRICANO TEM SIDO,DESDE SUA PUBLICACÃO EM 1964, MOTIVO DE TESES, SEMINÁRIOS E DEBATES.

EM 1968 FOI NOMEADO ADIDO CULTURAL EM LONDRES, ONDE DESENVOLVEU UMA ATIVIDADE INCESSANTE, ATRAVÉS DE CONFERÊNCIAS E UM MÍNIMO DE 100 EXPOSICÕES AO LONGO DE CINCO ANOS.

MEMBRO DO `PEN CLUB` DO BRASIL, AJUDOU A ORGANIZAR TRÊS CONGRESSOS DO PEN INTERNACIONAL NO BRASIL: EM

1959, 1979 E 1992. PASSOU A PARTICIPAR TAMBÉM DAS

ATIVIDADES DO `PEN INTERNACIONAL`, COM SEDE EM LONDRES, TENDO SIDO ELEITO, NO COMECO DOS ANOS 90, PARA O CARGO DE VICE-PRESIDENTE INTERNACIONAL. NA QUALIDADE DE VISITING-LECTURER`VEM DANDO CURSOS DE CULTURA BRASILEIRA NA UNIVERSIDADE INGLESA DE ESSEX. CONHECEU EM 1955 A ESCRITORA E JORNALISTA ZORA SELJAN COM QUEM SE CASOU.

RECEBEU EM 1994 O "PRÊMIO MACHADO DE ASSIS", POR CONJUNTO DE OBRAS, DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, A MAIS ALTA LÁUREA LITERÁRIA DO BRASIL.EM

31 DE JULHO DE 1997, FOI ELEITO PARA A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS NA CADEIRA NÚMERO 8, SUCEDENDO O ESCRITOR ANTONIO CALLADO. FOI ELEITO PARA O CARGO DE TESOUREIRO NAS GESTÕES DE 1998,1999 E 2000 E TAMBÉM DIRETOR DAS PUBLICACÕES DOS MESMOS ANOS. TEM UMA BIBLIOTECA EM BUCARESTE COM SEU NOME: BIBLIOTECA ANTONIO OLINTO.

FOI NOMEADO POR ATO DO PREFEITO DO RIO DE JANEIRO, SR. CÉSAR MAIA, PARA O CARGO DE DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO DE DOCUMENTACÃO E INFORMACÃO CULTURAL, DA SECRETARIA DAS CULTURAS, DIRIGIDA PELO DR. PAULO ALBERTO MORETZSOHN MONTEIRO DE BARROS, O SENADOR ARTUR DA TÁVOLA. ENCONTRA-SE ATÉ OS DIAS DE HOJE NESSE SETOR E NA SUA GESTÃO JÁ INAUGUROU DUAS BIBLIOTECAS EM COMUNIDADES CARENTES, COMO MANTEVE AS 23 BIBLIOTECAS MUNICIPAIS EM PRÉDIOS FIXOS.

EM 2003 FOI CONVIDADO PARA SER O PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DAS COMEMORACÕES DO CENTENÁRIO DE ARY BARROSO, QUE FOI CELEBRADO COM VÁRIAS COMEMORACÕES PELO PAÍS E PELO EXTERIOR. PARA HOMENAGEAR ARY BARROSO, ANTONIO OLINTO LANCOU NA ABL O LIVRO "ARY BARROSO, A HISTÓRIA DE UMA PAIXÃO", QUE ESTÁ SENDO APRESENTADO EM VÁRIAS CAPITAIS E EM SUA TERRA NATAL, UBÁ.

A ACADEMIA UBAENSE DE LETRAS E CIÊNCIAS TEM COMO PATRONO ANTONIO OLINTO E É DENOMINADA AINDA "CASA DE ANTONIO OLINTO" .O ATUAL PRESIDENTE É O MAESTRO MARUM SALLUM ALEXANDER,PRIMEIRO SECRETÁRIO DE CULTURA DE UBÁ,SECRETARIA ESTA CRIADA EM 2003,PELO PREFEITO DR. ANTONIO CARLOS JACOB COMO PARTE DAS COMEMORACÕES DO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE ARY BARROSO, COM A PRESENCA DE ANTONIO OLINTO.

ANTONIO OLINTO FOI JUSTAMENTE HOMENAGEADO NO UBÁ TÊNIS CLUBE, EM JULHO DE 2003 NA ANUAL E TRADICIONAL "FESTA DO UBAENSE AUSENTE."

VISITA PERIODICAMENTE SUA TERRA NATAL,UBÁ E A TERRA NATAL DE SUA MÃE, PIAU.



RNNnnr



ET. É CLARO QUE FALAREMOS SOBRE ELA EM ARTIGO PRÓPRIO. TRATA-SE DA SECRETÁRIA DE ANTONIO OLINTO, BETH ALMEIDA,PESSOA TAMBÉM DE NOSSO MELHOR RELACIONAMENTO QUE APRENDEMOS A RESPEITAR E ADMIRAR CADA VEZ MAIS, POR SEU ZELO, POR SUA CULTURA E POR SUA CAPACIDADE EM FAZER AMIGOS.BETH É SEMPRE MUITO BEM VINDA A UBÁ.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui