Usina de Letras
Usina de Letras
15 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->CARTA PARA EDIR NOVO - EMBAIXADOR PARA O BRASIL DA CIELI -- 07/01/2001 - 20:51 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caro Edir,

Concordo plenamente com você que o assunto da plagiadora é mais do que desgastante, é também distrativo e negativo. Mas não podemos nos render e nos tornar reféns de pessoas que atuam dessa maneira. Temos que continuar produzindo e mostrando trabalhos que vão sobrepujar esta onda de baixo nível. Fico triste por Marlène Tavares receber mensagens agressivas como a citada, logo eu que me sinto responsável por ela ter colocado seus trabalhos no site Usina de Letras e no Expressões & Letras (http://www.expressoes.com.br). Outros participantes do Usina de Letras têm recebido também tais mensagens que acho imaturas, inconseqüentes, de caráter negativo, infantis e covardes. Todavia, desde que o/a remetente da mensagem não teve a hombridade de se identificar, acho que a mensagem perde toda credibilidade - cai no vazio. Uma pessoa que afirma que não importa se é João ou Mané, para mim, é uma pessoa sem caráter nem característica definida. Eu me importo em ser Fernando Tanajura Menezes - é o nome que carrega a minha identificação, meu caráter e meu pensamento - nele está a carga do que digo, do que falo, do que escrevo. Um anônimo para mim é uma pessoa nula, portanto não é uma pessoa com que a gente possa dialogar e tirar proveito das dicussões das diferenças que exitem neste vasto mundo. Infelizmente não tenho como identificar o remetente de tal mensagem. Sou apenas mais um "usineiro" que, com boas intenções, tenta levantar o nível cultural do seu povo e dá uma parcela mínima para o engrandecimento da nossa Literatura.

Se pretendemos nos tornar um povo sério e levar a sério as coisas da nossa Cultura, não é por este meio que vamos conseguir. Temos que ser adultos, pensar como adultos, agir como adultos e assumir a responsabilidade do que fazemos, pois POESIA [do grego poíesis] é "ação de fazer algo", é "aquilo que desperta o sentimento do Belo", é "o que há de elevado ou comovente nas pessoas e nas coisas", é "o encanto, graça, atrativo" e tudo isso que está acontecendo no Usina não cabe em nenhuma definição citada. As ações de algo feito nestes últimos dias estão carregadas de intimidações, dispersões, negativisvo e ameaças. O mundo pertence a todos e não somente a alguns escolhidos. Cada um tem o direito de se expressar à sua maneira e possibilidade. Já afirmaram e escreveram antes que "o sol nasce para todos". Se alguns são mais brilhantes, mais iluminados e conseguem mais leituras, que maravilha!, pois são abençoados. Que bom que nós estamos em companhia desses semi-deuses! Será este o verdadeiro Olimpo?... Se outros se expressam com mais timidez e limitações, não podemos negá-los só porque não gostamos nem atirá-los ao fosso. Não podemos esmorecer e recuar. Temos que continuar o bom trabalho, SEMPRE!

A propósito de os autores retirarem seus trabalhos do site, acho que é uma saída que não apresenta solução para o problema. Concordo e respeito como uma forma de protesto, mas é uma rendição ao bandido. Os criminosos continuarão soltos, agindo como bem entenderem e de maneira anônima. Sou mais a favor de educar e modificar tais mentes para uma ética correta e uma mentalidade superior. Cabe uma iniciativa dos mantenedores do site para a retirada dos trabalhos que forem comprovados os plágios. Cabe também uma repreensão pública para os plagiadores e para os remetentes de mensagens de caráter ameaçador. Vivemos em uma democracia. A autora em questão não pode ser alijada simplesmente do site, ela também tem voz, contudo ela é responsável por seus atos e deve responder por eles. Ela tem o direito e a obrigação de uma explicação perante a comunidade.

Agradeço a sua atenção e o seu tempo despendido para discussão do assunto.

Aceite um grande abraço fraternal e poético
Fernando Tanajura Menezes

http://tanajura.cjb.net

=========================
Olá Fernando,

Esse assunto está se tornando desgastante e denegrindo a imagem da Usina de Letras e também daqueles que estão sendo plagiados.

Até hoje acreditamos na seriedade da Usina, mas esse tipo de situação tem que ser banida de imediato.

A informação está tomando um rumo que não será nada interessante para a Usina, pois muitos escritores que conhecemos estão retirando seus escritos e isso não é interessante para ninguém.

Precisamos nos Unir para o bem da Literatura.

Mas precisamos de ações urgentes para que nada mais grave possa acontecer, até porque sabemos que o propósito da Usina é Crescer. Infelizmente com escritores se utilizando de escritas de outros, ela só tende a diminuir e cair em descrédito.

Veja o que uma de nossas colegas recebeu:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----Mensagem Original-----
De:
Para:
Enviada em: Sexta-feira, 5 de Janeiro de 2001 19:35
Assunto: Usina de Letras -- Contato do Leitor

Mensagem referente ao texto Carta para uma plagiadora - Cartas.
Tão "pobrezinho" o seu argumento... infantil... Por que não aprende a escrever?
Você pensa que realmente escreve?
Por favor, pense um pouquinho... Você está ocupando um espaço preciosos com baboseiras tão "toscas"
Nem o meu neto, que tem apenas oito anos escreve tão mal assim...
Volta pro escolar, querida!

Alguém que prima pela boa escrita. Não adianta te dizer quem sou, você não me conhece mesmo.
Se sou João ou Mané, pouco importa, né?

Falo para o seu bem... E quem te plagiou tem um tremendo mau-gosto, viu?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Será que você tem como saber quem enviou esse email?

Para mim não passa de uma brincadeira de mal gosto e é por isso que estou escrevendo, pois daqui a pouco a Usina de Letras vai começar a cair em descrédito.

Não podemos deixar isso acontecer, até porque estamos numa dura batalha em prol de nossa Literatura.

Espero que possamos acabar de vez com pessoas que estão brincando com coisa muito séria (deveriam retirar tudo dessa tal... "Gabriella").

Conte conosco naquilo que for necessário para podermos moralizar a ética na Internet.

Edir Novo
Embaixador para o Brasil
CIELI - Comissão Internacional de Ética Literária na Internet

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui