Usina de Letras
Usina de Letras
155 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->BAHIANA COM H -- 25/02/2022 - 23:31 (Dalva da Trindade S. Oliveira (Dalva Trindade)) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

BAHIANA COM H

 

Nascer na Bahia, amar todos os seus relevos diversos, ricos e deslumbrantes nos seus mais de 400 municípios, com as suas histórias, seus segredos, beleza pessoal, os seus costumes, o seu povo, a sua religiosidade, a espiritualidade, as inúmeras manifestações culturais, a sua culinária é ser um privilegiado sem palavras para agradecer esta bênção.

 

Ter uma Capital que foi escolhida para ser instalado o primeiro Governo Geral do Brasil (com Tomé de Souza) em frente à lindíssima Baía de Todos os Santos (com a maravilhosa Ilha de Itaparica logo no horizonte) abençoada por Nossa Senhora da Conceição (da Praia) e Nosso Senhor do Bomfim ( na Colina) é para ter muito orgulho deste Estado.

 

Gostam do mar?

Pôxa, temos as águas mornas, verdes ou azuis, do Oceano Atlântico banhando todo o extenso litoral do Estado (até além do local onde Pedro Álvares Cabral ancorou suas caravelas) com lindas e extensas praias de areia fina e branca!

Salvador e a sua área Metropolitana é uma incansável rota de lugares paradisíacos com Encontros das Águas de rios com o mar com muitos Hotéis, Pousadas e Resorts.

 

Permita-nos, por amor (maior ainda do que foi aqui demonstrado) escolher ser Baiana ou BAHIANA. Pois o H da Bahia representa a nossa Honra, o Heroísmo do nosso povo, a conhecida Hospitalidade, a Hilariedade de um povo que supera a adversidade com humor e alegria, a Habilidade em tantas formas de arte e profissões e a nossa Humanidade com as pessoas do mundo inteiro, que visitam a Bahia o ano todo.

 

BAHIANA com H que, nascida na Chapada Diamantina (com muito amor), desde criança viveu e conviveu na Soterópolis, passeando, morando estudando e trabalhando, fincando um marco nessa terra para estar até hoje em frente ao mar, ainda se arvora o direito afetivo de ser um pouco Soteropolitana ou Salvadorense.

***

Em tempo: “Soterópolis”, que os dicionários dão como “helenização” do nome da capital do Estado da Bahia.

Em sua versão “grega”, Salvador se transforma em “Soterópolis”, que, segundo Caldas Aulete, vem de soter (“salvador”) + polis (“cidade”). Além de “soteropolitano”, existe a forma “salvadorense. ”

Fonte: Nossa Língua Curiosa

 

Dalva da Trindade S. Oliveira

(Dalva Trindade)

18.10.2021

 

*Foto das 3 Marias, no Bairro de Ondina - Salvador. A Índia, a Africana e a Européia, todas voltadas na direção do seu Continente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui