Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Gabarito Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 12:37 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
GABARITO QUESTÕES DE VESTIBULARES HISTÓRIA 2004 . Prof. Edson Pereira Bueno Leal





HISTÓRIA ANTIGA



1 B 2 C 3 C

Resolução 4

a) existência de governos constituídos e legislação

b) Esparta e Atenas

c) A democracia em Atenas abrangia apenas a classe dos cidadãos , que representavam apenas pequena parte dos moradores da cidade .

5 A 6 B 7 C 8 D 9 C 10 C

Resolução 11

a) Para o autor, a religião constitui um instrumento de dominação e de controle do Estado sobre as camadas populares.

b) A religião romana era politeísta e antropomórfica. Outra característica era a forte influência da religião grega.

12 C



HISTÓRIA MEDIEVAL



Resolução 1

a) Os persas.

b) A ocupação da Europa Ocidental pelos “bárbaros” germânicos acentuou o processo de ruralização que levaria ao feudalismo. Além disso, as instituições

feudais da concessão do feudo e o "comitatus" são de origem germânica.

4 B

Resolução 5

a) refere-se à época medieval na Europa

b) o texto apresenta uma justificativa para a divisão da sociedade em estamentos , sem possibilidades de mobilidade social, situação característica do período .

6 C 7 D 8 C

Resolução 9

a) Formada em 1358 a Liga Hanseática agrupou todas as cidades costeiras ao longo da Alemanha Setentrional e da Renãnia , com o objetivo de integração comercial

b) O crescimento econômico e comercial ocorrido a partir do século XI, estimulado pelas Cruzadas

c) Por que havia um costume segundo o qual o servo que tivesse passado um ano e um dia na cidade não poderia mais ser reclamado pelo seu antigo senhor.

10 E 11 B 12 D 13 B

Resolução 14

a) Para os humanistas da Renascença, a “Idade Média” corresponderia ao período de obscurantismo (ou “Idade das Trevas”) que se interpôs entre a Idade Antiga (ou Clássica) e a Idade Moderna (a época do Renascimento).

b) A criação das universidades medievais e o pensamento pré-renascentista nas obras de Dante Alighieri, Giovanni Bocaccio e Francesco Petrarca.

Podemos ainda acrescentar a arquitetura gótica , a filosofia de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino e o trabalho científico de Rogério Bacon.



HISTÓRIA MODERNA



1 D 2 E

Resolução 3

a) No século XVII o império português já estava em retração ocasionada a partir da União Ibérica . Portugal em 1640 retoma sua autonomia praticamente com o Brasil como sua principal fonte de exploração colonial , destacando-se ainda a costa africana notadamente quanto ao tráfico de escravos .

b) A produção de açúcar e o tráfico negreiro

c) A voracidade do Estado Português em arrecadar divisas para manter os dispêndios da corte sempre foi problema, causando inúmeras revoltas locais da qual a principal foi a Inconfidência Mineira .

4 A 5 B 6 D

Resolução 7

a) Para os incas, o ouro e a prata tinham um valor puramente estético e honorífico. Na visão dos conquistadores espanhóis, porém, o ouro e a prata tinham um valor econômico intrínseco, uma vez que constituíam a base do sistema econômico europeu da época.

b) Intervencionismo, metalismo, balança comercial favorável, protecionismo, regime de monopólios e exploração do Sistema Colonial.

8 A

Resolução 9

a) Justificação da escravização dos negros africanos a partir da maldição de Noé sobre seu filho Cam .

b) Várias guerras de religião ocorreram na Europa neste período : Lutas entre católicos e protestantes na França ; Reforma Anglicana e Revolução Puritana na Inglaterra ; Guerra dos Trinta Anos entre católicos e protestantes na Alemanha que depois se transformou em um conflito entre Habsburgos e Bourbons . Na América do Norte a colonização inglesa foi estimulada pela Reforma Protestante .

10 C 11 A

Resolução 12

a) Antes da invenção da imprensa, os conhecimentos eram transmitidos pela Igreja, por meio da atuação dos copistas nos mosteiros.

b) Perda do monopólio cultural pela Igreja e difusão de novas idéias e conhecimentos científicos.

Resolução 13

a) O antropocentrismo , o hedonismo, o naturalismo, o individualismo, as influências bizantina e sarracena e a valorização da cultura clássica.

b) Nas cidades, desenvolveu-se, junto às práticas comerciais, a mentalidade burguesa. Associado aos interesses comerciais, o conhecimento científico se desenvolveu em função de diversos aspectos favoráveis:

• o desenvolvimento das universidades.

• os contatos com o mundo bizantino e muçulmano;

• a autonomia que a cidade adquiriu em relação aos feudos.

c) Em decorrência da intensa atividade comercial que se propagava das cidades italianas, no mar Mediterrâneo, para o norte da Europa.

14 A 15 C 16 B

17 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato deverá identificar, entre outras, as seguintes conseqüências: perda de terras pelas camadas mais pobres do campesinato; migração dos lavradores expropriados para a cidade ou para áreas rurais não atingidas pelos cercamentos; transformação do camponês sem terras em jornaleiro ou assalariado; enriquecimento dos lavradores mais abastados, conhecidos como yeomanry, que arrendavam terras, principalmente entre 1450 e 1607.

b) O candidato deverá identificar, segundo a tabela, que o período de maior incidência dos enclosures foi entre 1608 e 1729. Do mesmo modo, o candidato terá de relacionar tal período com as revoluções de 1640 e de 1688. Estas revoluções resultaram na redução da autoridade da monarquia, no declínio da antiga aristocracia e na formação de uma nova ordem política mais atenta aos interesses da chamada burguesia. Na revolução gloriosa (1688) temos a consolidação da monarquia constitucional (consagração da superioridade da lei sobre a vontade do soberano) e a declaração de direitos (entre eles o de liberdade individual e o da propriedade privada).

O candidato poderá também afirmar que, entre 1608 e 1729, foram estabelecidas leis que defendiam a propriedade privada e retiravam dos camponeses seus direitos tradicionais sobre a terra: as leis de 1646 aboliram os direitos feudais, concedendo aos nobres direitos de propriedade individual sobre suas posses; as leis de 1660 e 1670 impediam aos camponeses tradicionais a confirmação de seu acesso às terras que usavam.



18 E 19 E 20 E 21 E

Resolução 22

a) Expressa os ideais do iluminismo , a liberdade , a cidadania , o modelo republicano , os EUA como uma terra de oportunidades

b) Ambos os processos possuem em comum o ideal republicano e a crítica ao Antigo Regime, seja ao absolutismo ou ao colonialismo . O apoio francês à independência americana , agravou a crise financeira francesa , contribuindo para acelerar a Revolução de 1789 . Os ideais do Iluminismo são um ponto em comum .

23 A 24 D 25 E 26 D



HISTÓRIA GERAL SÉCULO XIX



Resolução 1

a) Absolutismo monárquico (ou Antigo Regime).

b) Através da participação efetiva da sociedade na política e de sua resistência à opressão exercida pelo Estado absolutista.

Resolução 2

a) o museu é um local destinado à preservação do passado em todos os seus sentidos , mediante a organização de acervos variados

b) por que o confisco foi feito junto aos setores considerados expressão do Antigo regime pelos revolucionários ou seja, a Monarquia Absolutista , a Igreja e a Nobreza e representa ainda colocar á disposição do povo , bens antes privilégio das elites

c) O museu ao preservar de variadas formas momentos relevantes do passado de uma Nação , tem papel relevante na construção da identidade nacional.

3 E 4 D

Resolução 5

a) Doutrinas: liberalismo e nacionalismo. Instituições: igualdade perante a lei (igualdade civil) e governos escolhidos pelos cidadãos.

b) Início do processo de independência das colônias, devido à intervenção napoleônica na Península Ibérica. No caso do Brasil, houve a transmigração da Família Real Portuguesa. Na América Espanhola, a imposição de José Bonaparte como rei da Espanha levou as colônias a criar Juntas Provisórias de Governo, precursoras de sua independência.

6 B

7 gabarito oficial UFRJ

a) O candidato deverá responder que o perfil sexual dos fugitivos corresponde, aproximadamente, ao desequilíbrio sexual que caracterizava os escravos a bordo dos navios negreiros que aportavam na América entre os séculos XVI e XIX.

b) O candidato deverá explicar que a Revolução Haitiana é, no contexto da história ocidental, a única que redundou na tomada do poder pelos ex-escravos e seus aliados.

8 gabarito oficial UFRJ

a) O candidato deverá considerar um dos seguintes motivos :o interesse de empresários e do governo norte-americano em intervir no comércio açucareiro de Cuba, responsável à época por quase metade da produção mundial de açúcar; a importância estratégica de Cuba por resguardar o acesso ao Mar do Caribe ; o desejo dos EUA de reduzir a presença européia na América .

b) O candidato poderá identificar: a opção pela neutralidade, ou seja, a não interferência norte-americana nos conflitos internos europeus ; a sinalização feita aos países da Europa para que esses, por sua vez, respeitassem a América Latina como área preferencial de influência norte-americana .



9 A 10 E 11 A

Resolução 12

a) a Guerra de Secessão com a vitória do Norte industrial , permitiu a unificação do território americano com base no trabalho livre e no estímulo à atividade industrial , consolidando o Capitalismo no país ;

b) A agricultura paulista foi beneficiada pela interrupção de fornecimento de algodão americano para a Inglaterra durante a Guerra de Secessão , porém por um curto período de tempo .

13 D 14 C 15 B 16 B 17 B

Resolução 18

a) Utilização do ferro e carvão (e também do vapor) na 1ª Revolução Industrial e do aço e petróleo (e também da eletricidade) na 2ª Revolução Industrial.

b) Consolidação dos Estados burgueses capitalistas e criação de novos impérios coloniais (neocolonialismo).

19 C



HISTÓRIA GERAL SÉCULO XX



Resolução 1

a) As disputas coloniais entre as potências industrializadas acirraram as tensões entre elas, contribuindo para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

b) As derrotas sofridas pela Rússia ao longo da Primeira Guerra Mundial agravaram as contradições internas do Império Russo e enfraqueceram o regime czarista, criando condições para a Revolução Russa de 1917.

2 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato poderá identificar uma das seguintes características: o sofrimento da guerra, o tédio, o desespero e a indignação com as condições adversas (miséria, fome).

b) O candidato poderá citar duas das seguintes conseqüências geopolíticas: o desmembramento dos impérios austro-húngaro (surgimento da Áustria, Hungria, Tchecoslováquia, Polônia e Iugoslávia) e turco-otomano (surgimento, entre outros, da Turquia); a perda de parcelas do território alemão para a França, Polônia, Bélgica, Dinamarca e Lituânia; a perda de territórios da Rússia para a Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia, Ucrânia e Polônia; o surgimento da Albânia.



3 A 4 D 5 B 6 B 7 C

Resolução 8

a) Ao liberalismo.

b) Investimentos estatais na construção civil para a geração de empregos e o Ato de Ajuste Agrícola (AAA). Outras medidas: abandono temporário do padrão-ouro; leis trabalhistas, instituição do salário mínimo, protecionismo alfandegário e repatriação dos capitais norte-americanos .

9 E

10 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato poderá identificar no texto os seguintes valores: a defesa dos alemães enquanto uma “raça superior” (arianismo; racismo); a opção por uma prática de governo autoritária; o direito dos alemães de saquearem as riquezas dos países sob seu domínio; o direito de explorarem a mão-de-obra local; o ódio ao estrangeiro (xenofobia).

b) O candidato poderá citar, dentre outras, as seguintes razões: o afundamento de navios brasileiros por naus do Eixo na costa nacional; a pressão de grandes manifestações populares favoráveis à entrada do Brasil na guerra; a pressão norte-americana para que o Brasil se posicionasse ao lado dos Aliados; a percepção de membros do governo Vargas e de empresários brasileiros das possíveis vantagens comerciais de se aliar aos Estados Unidos e, portanto, ao lado das forças anti-Eixo.



11 A 12 D

Resolução 13

a) Estados Unidos da América e União Soviética

b) Foi uma revolução islâmica que derrubou o regime ocidentalizado do Xá Mohamed Reza Pahlevi e que resultou na implantação de um Estado teocrático fundamentalista , liderado pelo aiatolá Khomeini e fortemente anti-americano .

c) A ONU - Organização das Nações Unidas foi criado ao término da Segunda Guerra Mundial e tem como objetivo principal promover a paz mundial .

14 E

Resolução 15

a) ao neocolonialismo ou partilha da África e da Ásia

b) O Neocolonialismo ocorreu basicamente pela busca de matérias primas para a indústria em desenvolvimento e de mercados consumidores para garantir a venda dos produtos industrializados . Capitais excedentes europeus foram aplicados em alguns setores como transportes, energia elétrica , abastecimento de água , etc .

c) A descolonização da África ocorreu como consequência natural do final da Segunda Guerra Mundial , com a criação da ONU e no contexto da Guerra Fria onde EUA e URSS por razões diversas acabaram apoiando os pleitos de libertação . Na África o processo ocorreu por via pacífica e violenta , porém a libertação do domínio colonial levou a um quadro de inúmeras guerras civis , muitas delas ainda em curso atualmente .

16 C

17 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato poderá identificar, no texto, duas razões para que setores expressivos das Forças Armadas se colocassem contra o governo português, entre as quais: a perda de prestígio das Forças Armadas, o divórcio entre estas e a nação, a humilhação a que se consideravam submetidas e o fato de terem sido apresentadas ao país como as responsáveis máximas pelas derrotas nas lutas contra as independências das antigas colônias.

b) O candidato poderá explicar uma diferença do processo de descolonização nas colônias portuguesas e inglesas na África, considerando que: a Inglaterra reconheceu desde o final da década de 50 e na década de 60 a independência em quase todas as suas áreas coloniais (com exceção da Rodésia do Sul), enquanto Portugal só o fez a partir de 1974, após um longo processo de luta armada; a presença de uma maior participação política dos nativos nas colônias inglesas permitiu que o processo, mesmo sendo fruto de conflitos, pudesse se definir majoritariamente por vias de negociação, enquanto que nas colônias portuguesas a falta de espaço político contribuiu para um confronto militar prolongado em todas elas; os gastos militares do governo português com as guerras na África foram maiores que os gastos ingleses.



Resolução 18

a) Situação histórica: Guerra Fria, com a instalação de um governo socialista em Cuba; participação das esquerdas nos movimentos populistas da América Latina; e reação conservadora por parte das forças armadas locais, com respaldo dos Estados Unidos, para a implantação de ditaduras militares conservadoras. Exemplo: queda de João Goulart no Brasil, em 1964.

b) O Comitê citado atribui aos militares um papel repressivo para a manutenção do status quo – ou seja, da ordem socioeconômica capitalista e do poder das classes dominantes. A resposta se explica pelo próprio texto.

Resolução 19

a) A concentração de terras tem origem histórica no modelo colonial agrário exportador baseado em grande propriedades e que relegou a segundo plano a agricultura de subsistência . As pequenas propriedades não tem escala para concorrer com a agricultura comercial , além dos problemas de infra-estrutura e a falta de apoio governamental.

b) O narcoagronegócio é uma alternativa para os agricultores pois além de ser um cultivo tradicional , é altamente rentável e tem mercado seguro , muito mais atraente que a agricultura de subsistência

c) O cultivo de coca é tradicional entre os camponeses do Peru , Bolívia e Colômbia na América do Sul ,

20 A 21 B 22 C

Resolução 23

a) Nos seus primórdios, a industrialização européia concentrou-se na Inglaterra, localizando-se junto a porção centro-sul, próximo às fontes de energia como jazidas de carvão. Empregava numerosa mão-de-obra, a maioria com pouco preparo para o trabalho, não havendo preocupação com os direitos trabalhistas. Esse processo espalhou-se depois para outros países do continente, como França, Bélgica e Alemanha.

b) Os novos espaços industriais europeus caracterizam- se ora pela aglomeração espacial, ora pela concentração de tecnologia (os chamados tecnopolos). Como exemplos, podemos citar a região Renana na Alemanha, um local de aglomeração, ou o vale do Pó na Itália e o vale do Sena na França. Junto a essas aglomerações encontram-se também os chamados tecnopolos, como em Frankfurt (Alemanha) e nas proximidades de Paris (França). A modernização do parque industrial europeu inclui além do estabelecimento de tecnopolos, o surgimento de novas áreas industriais como Irlanda, Finlândia, Sul da Espanha e Sícilia.

24 gabarito oficial da UFRJ

a) Os Estados Unidos contam com vários elementos de poder global: extenso território aberto para dois oceanos; população numerosa e qualificada; grande capacidade produtiva instalada; moeda nacional como padrão internacional; enorme poderio militar; grande produção e difusão de informações.

b) A diversidade de recursos naturais, facilitada pela grande extensão territorial; a facilidade de circulação de mercadorias devido à abertura para o Atlântico e o Pacífico; a numerosa e qualificada população, responsável pela constituição de mercado interno amplo e seletivo e pelo dinamismo da capacidade produtiva nacional; o dólar, como padrão monetário internacional, confere aos Estados Unidos o papel central no mercado financeiro global e influencia as políticas internas e externas dos outros estados nacionais; o poderio militar confere capacidade de intervenção em qualquer parte do planeta; o controle sobre a produção e difusão de informações na mídia internacional, tanto econômicas como políticas e culturais.



Resolução 25

a) A indústria de tecnologia de ponta que, além de utilizar menor volume de matéria-prima, utiliza mão-de-obra menos numerosa e de maior qualificação profissional, portanto uma produção de maior valor agregado em relação à indústria tradicional, destacando-se a pesquisa tecno-científica, informática, robótica, biotecnologia, comunicação, material bélico, química fina, aeroespacial, dentre outros setores, que se destacam pelo uso do sistema produtivo associado ao toyotismo.

b) O maior destaque para a indústria de tecnologia de ponta está na região do Sun Belt, desde a Califórnia, na Costa Oeste, região de São Francisco (Vale do Silício) e Los Angeles, até o Texas, região de Austin, Dallas, e Houston, que foram impulsionados pelo complexo industrial militar a partir da Segunda Guerra Mundial e pela criação de universidades e grandes centros de pesquisas fornecedores de mão-de-obra de alta qualificação profissional.

26 D 27 E 28 D 29 D 30 E

Resolução 31

a) O conhecimento estratégico, mais especificamente o controle sobre uma localização geográfica, define a importância do espaço na geopolítica contemporânea. Entendendo a geopolítica como uma geografia permeada pelo interesse ideológico do Estado, esse conhecimento justifica o domínio sobre determinados espaços ou localização geográfica.

b) No caso da Palestina, palco do conflito entre israelenses e árabes palestinos, a questão do espaço está relacionada aos principais pontos de tensão. Destacam-se o status de Jerusalém, cidade estratégica e de grande importância por guardar locais considerados sagrados para islamismo, o judaísmo e o cristianismo e que Israel não quer repartir ; o controle sobre os mananciais hídricos, na Cisjordânia e nas Colinas de Golã, reivindicadas por palestinos e árabes, respectivamente; as fronteiras defensáveis, sobretudo na visão da segurança israelense; a questão dos refugiados palestinos, cuja situação é fundamental para a estabilidade da situação demográfica regional e cujo retorno os israelenses não concordam .

Resolução 32

a) Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967 ocupou as colinas de Golã na Síria , a nordeste , controlando as nascentes do rio Jordão e a Cisjordânia a leste , pertencente à Jordãnia , controlando a margem direita do rio Jordão , passando a contar com isso com novas áreas fertéis e viabilizando a ampliação de colônias.

b) a região por onde corre o rio Jordão tem clima árido , com chuvas escassas e o rio de curso perene , corre em uma falha geológica , tendo por isso grande importância estratégica .

c) As Colinas de Golã , pertencentes à Síria continuam sob controle israelense . A Cisjordânia e a Faixa de Gaza também não foram devolvidas para a Jordãnia , embora parte tenha passado para o controle da Autoridade Nacional Palestina .

33 A 34 D

Resolução 35

a) a grande disponibilidade dos meios de transporte , a existência , nos países desenvolvidos de uma imensa classe média com grande poder econômico , a maior longevidade que permite a ampliação do turismo na terceira idade , osa grandes investimentos no setor e a grande infra-estrutura de apoio criada em alguns países .

b) O turismo exige uma eficiente estrutura urbana para agir como fator de atração com grande oferta de transportes , hospedagem , segurança , equipamentos de lazer e eventos , que acabam beneficiando também o morador da cidade . Contribuiu também para a manutenção e recuperação de áreas de interesse histórico , muitas delas antes abandonadas .

c) O setor terciário tem grande relação com o turismo através dos serviços de transporte , hospedagem , alimentação , agências de viagem , entre outros.,

36 A

Resolução 37

a) A integração econômica global ocorre em diversos níveis: o comercial e o financeiro, sendo a integração pela internet de fundamental importância, pois agiliza e imediatiza o processo de negociações e a obtenção do lucro financeiro nos diversos mercados mundiais.

b) A dinamização das atividades econômicas com o advento da ampliação das redes imateriais no entanto não é extensiva a todas as regiões ou a todas as camadas sociais. As regiões de infra-estrutura mais precária tornam-se, assim, cada vez mais distantes das economias mais dinâmicas, ao mesmo tempo em que camadas sociais menos favorecidas são relegadas, tanto no centro como na periferia do sistema, à condição de exclusão digital e, por extensão, econômica e social. É necessário portanto , por parte da sociedade , a organização de programas de inclusão que beneficiem esta parcela da sociedade .

38 B 39 A

40 gabarito oficial da UFRJ

A grande diferença em valor se deve à abertura dos mercados nacionais aos fluxos financeiros internacionais e à fluidez e aceleração da circulação de capitais permitida pelo desenvolvimento da informática, enquanto a circulação de mercadorias está ainda submetida às restrições protecionistas impostas pelos Estados Nacionais.



41 C

42 Gabarito oficial da UFRJ

a) O controle da circulação nas fronteiras internacionais é rigoroso em situações em que as pessoas são: classificadas como pertencentes a grupos étnicos, religiosos, políticos e sociais indesejados; imigrantes não-documentados; suspeitas de ação terrorista.

b) A vigilância nos pontos de entrada com relação à circulação de mercadorias é maior em situações que envolvem: drogas ilícitas; armas; material biogenético; material atômico; alimentos; produtos sujeitos a controle fito-zoo-sanitário.



43 C

Resolução 44

a) O Muro de Berlim foi símbolo da Ordem Mundial Bipolar (1945–1989), em que predominavam disputas estratégicas e ideológicas sob a liderança das duas superpotências, EUA e ex-URSS. O Muro de Tijuana é um dos símbolos da Nova Ordem Mundial, do mundo multipolar, que caracterizou a década de 1990, em que se destacaram disputas comerciais e preocupações econômicas e sociais.

b) O Muro de Tijuana constitui uma barreira física construída pelos EUA para dificultar a entrada de imigrantes ilegais pela fronteira com o México. Para o neoliberalismo, a globalização caracteriza-se pela necessidade de livre circulação de capitais e mercadorias numa situação em que o comércio mundial beneficiaria a todos que dele participassem de forma aberta. O Muro de Tijuana contraria a idéia de uma globalização equilibrada, uma vez que as crescentes desigualdades entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos estimulam as imigrações ilegais, como as que ocorrem nos EUA, originárias do México.

45 D 46 B 47 B 48 A 49 E 50 E 51 C 52 B



BRASIL COLÔNIA



1. B 2 E 3 D

Resolução 4

a) com a colonização foram introduzidos os métodos de cultivo europeus , visando à exportação , ignorando-se completamente as práticas de cultivo utilizadas pelos povos locais consideradas como atrasadas e ineficientes . A monocultura e a exploração em grandes propriedades foram consequências dessas ações

b) Esse processo de colonização revelou-se predatório e além da grande concentração fundiária resultou em grandes áreas improdutivas , afetadas pela erosão e pelo desmatamento generalizado .

5 E 6 C

Resolução 7

a) Rio de Janeiro (Baía da Guanabara). Para o autor – um francês – a região não fora descoberta pelos portugueses, pois o governo francês não aceitava a partilha do Novo Mundo entre Portugal e Espanha, tal como fora estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas (1494).

b) Organização da Confederação dos Tamoios (contra os portugueses) e fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro por Estácio de Sá.



8 D 9 E 10 D 11 C 12 E

Resolução 13

a) Esgotamento do ouro de aluvião, aliado ao baixo 7nível técnico da mineração praticada no Brasil.

b) Deslocamento do eixo econômico, do Nordeste para o Centro-Sul, e dinamização do mercado interno brasileiro.



2 D 15 B 16 C 17 B

Resolução 18

a) Necessidade de ocupar o litoral da Colônia, tanto para fins de exploração econômica como de defesa. Para tanto, seria preciso intensificar o povoamento da terra pelos portugueses – até então reduzidos a uma escassa população predominantemente masculina.

b) Para as mulheres de vida “errada” (prostitutas), o casamento na Colônia “remediaria suas vidas”, ou seja, dar-lhes-ia respeitabilidade. Quanto aos homens, o casamento com mulheres portuguesas, ratificado pela Igreja, “remediaria suas almas”, já que deixariam de viver promiscuamente ou em concubinato com as mulheres indígenas.

19 A



BRASIL PERÍODO MONÁRQUICO



Resolução 1

a) o texto relata casos de escravos que usando os meios legais através de requerimentos pleiteavam a liberdade . Se o faziam de forma escrita , havia portanto muitos escravos "letrados " e não " ignorantes "

b) A atuação política dos escravos colocava em questão toda a estrutura de exploração , ameaçando a continuidade do sistema escravocrata e da própria situação de predomínio social dos senhores .

c) A versão tradicional da independência do Brasil, minimiza a participação popular . Porém as guerras de independência , contaram com grande participação popular e pelo texto escravos também dela participaram .



2 B 3 D 4 A

Resolução 5

a) A maioridade de D. Pedro II foi antecipada por uma manobra dos liberais (“Golpe da Maioridade”). Com ela, pretendiam afastar o regente conservador Araújo Lima e assumir o governo, com o apoio do imperador. O pretexto utilizado foi a preservação da unidade do Brasil, ameaçada por movimentos revolucionários e separatistas.

d) A primeira quadrinha (e não “canção”) expressa a opinião da classe política (os “pais da Pátria”) e, por extensão, da classe dominante, porquanto liberais e conservadores acabaram por se unir em torno da maioridade antecipada de D. Pedro II. Já a segunda quadrinha, de origem realmente popular, explicita o ceticismo das camadas subalternas quanto a eventuais benefícios que o evento poderia lhes trazer.



6 A

Resolução 7 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato poderá identificar um dos seguintes aspectos comuns: do ponto de vista ideológico, não apresentavam diferenças significativas; visavam assegurar a posse do poder e com ele o acesso a prestígio e benefícios; apresentavam identidade de interesses quanto à preservação da grande propriedade fundiária e do regime de trabalho escravo; utilizavam-se dos mesmos recursos políticos como a concessão de favores aos simpatizantes e o emprego da violência aos indecisos e adversários; defendiam a ordem, a estabilidade política, a unidade territorial e o pleno apoio ao Imperador como autoridade máxima do governo central.

O candidato poderá identificar também uma das seguintes diferenças: a defesa predominante entre os liberais do fortalecimento do poder da Câmara dos Deputados; a defesa predominante entre os conservadores de uma política tarifária favorável a baixas taxas de importação; a defesa predominante entre os conservadores das restrições às liberdades e ao exercício da cidadania.

b) O candidato poderá explicar uma das seguintes diferenças: o Imperador brasileiro indicava o Presidente do Conselho de Ministros (nosso equivalente ao Primeiro Ministro), ao contrário do caso inglês em que o Chefe de Governo era escolhido pelo Parlamento; também na experiência do Segundo Reinado, o Imperador poderia dissolver a Câmara de Deputados e convocar novas eleições, caso esta não apoiasse o gabinete de preferência do Chefe de Estado (o Parlamentarismo inglês não previa esses poderes para a Monarquia inglesa); de outro modo, o candidato poderá explicar que, sobretudo, o que distinguiu a experiência brasileira do Parlamentarismo inglês foram as atribuições conferidas ao Imperador brasileiro por meio do Poder Moderador.





8 A

Resolução 9

a) Elevou as tarifas alfandegárias ao mínimo de 30% e ao máximo de 60% para todos os produtos importados;

o Tratado de Comércio e Navegação de 1810 estabelecera uma tarifa de 15% para os produtos britânicos, 16% para os lusitanos e 24% para os de outros países.

b) Insuficiência de capitais nacionais e limitações do mercado interno. Poder-se-íam também considerar o predomínio do trabalho escravo na época e a crença

da maioria dos governantes de então na “vocação agrária do Brasil”.

10 D 11 D 12 E

Resolução 13 gabarito oficial da UFRJ

a) Ambos os gráficos mostram que os escravos constituíam grupos socialmente ativos e capazes de interferir no desenvolvimento de suas vidas, seja por meio da acumulação de pecúlio ou de negociações que poderiam redundar em sua libertação. Alternativamente, o candidato poderá responder que a natureza socialmente ativa dos escravos se expressava por meio da consciência de sua condição jurídica e do encontrar meios de ultrapassá-la.

b) Ao aumentar a demanda por escravos, a expansão cafeeira resultou no aumento dos preços dos mesmos e, portanto, no preço da sua alforria. Isso explica o incremento das freqüências de alforrias obtidas gratuitamente em detrimento das alcançadas via pecúlio.

Resolução 14

a) O tráfico negreiro foi proibido durante a Regência através de uma lei de 1831 , porém continuou a ocorrer sem qualquer repressão por parte do governo brasileiro. Como se dizia era uma lei " para inglês ver" . Porém a Inglaterra , de modo autônomo adotou práticas de repressão por intermédio de sua marinha , chegando até o extremo , através do Bill Aberdeen , quando navios passaram a ser perseguidos e a carga de escravos liberada . Somente em 1850 com a Lei Eusébio de Queiroz o governo brasileiro resolveu proibir definitivamente o tráfico negreiro e a partir desta data ele diminuiu significativamente , tornando-se insignificante , passando a ocorrer o deslocamento interno de escravos do Nordeste para o Centro Sul , par atender ao crescimento da agricultura cafeeira.

b) O texto é descritivo e não analítico , portanto não apresenta uma posição a respeito da escravidão , embora pelo contexto geral deva ser uma crítica à escravidão .

Resolução 15

a) Para os fazendeiros do Oeste Paulista que contrataram trabalhadores estrangeiros em regime de parceria, os colonos europeus não mereciam qualquer consideração, pois economicamente eram menos valiosos que os escravos. Daí o tratamento aviltante que lhes era dispensado e que foi uma das causas do fracasso daquele sistema.

b) Condições de miséria reinantes em seus países de origem e instabilidade resultante dos conflitos políticos europeus no período.

16 A 17 B



BRASIL REPÚBLICA VELHA



1 B 2 D 3 D

Resolução 4 gabarito oficial da UFRJ

a) O candidato deverá explicar o papel dos currais eleitorais na sustentação política da República Velha considerando que os mecanismos do processo (como o voto em aberto) permitiam um maior controle do voto das populações rurais submetidas aos coronéis . Estes, por sua vez, utilizavam-se do seu poder para garantir a eleição dos candidatos do governo que permitiam a reprodução do esquema político vigente no período. Era parte de uma rede de compromissos que começava nos coronéis, passava pelos representantes estaduais e chegava até a definição da Presidência da República.

b) O candidato deverá identificar dois movimentos sociais surgidos na Primeira República que se pensavam alternativos às estruturas políticas vigentes, entre os quais : a Rebelião de Canudos, a Revolta da Armada, a Revolta da Chibata , a Revolta da Vacina, a Rebelião do Contestado, o movimento sindical de base anarquista (que organizou os primeiros congressos operários e também esteve presente nas greves de 1917 e 1918), o Tenentismo ( e seus desdobramentos, como a Coluna Prestes), a atuação dos grupos que fundaram o Partido Comunista do Brasil em 1922.



5 B 6 E 7 B

Resolução 8 :

a) No período citado, a cidade do Rio de Janeiro era a capital federal, representando o principal centro político do país. Além disso, ainda que a produção cafeeira já tivesse se expandido para o estado de São Paulo, e Santos tivesse se convertido em uma importante região portuária, o porto do Rio de Janeiro mantinha um grande papel no escoamento da produção nacional e na entrada dos produtos importados. Por fim, vale lembrar que a capital também concentrava a produção industrial nascente.

b) O prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, recebeu carta branca do presidente Rodrigues Alves para reurbanizar a então capital do Brasil. O projeto incluiu, entre outras medidas: a modernização da zona portuária, por onde transitavam a diplomacia estrangeira e se escoavam produtos agrícolas; a reconstrução do centro da cidade, com a eliminação dos cortiços e o alargamento

das avenidas, sempre acompanhando o estilo das cidades européias, sobretudo Paris.

c) A visão burguesa, alçada ao poder do Estado com a instauração da República, apresentava a reordenação do espaço urbano carioca como expressão da modernidade implantada com a expansão do café, a substituição do trabalho escravo pelo assalariado e pela derrubada da Monarquia. Nesse processo, a “limpeza étnica”, efetuada com o deslocamento forçado da população pobre e mestiça para a periferia da cidade, procurava apagar em parte o passado colonial escravocrata das lembranças das elites da capital.



9 C

Resolução 10

a) A Greve Geral de 1917 foi a primeira grande ação do nascente movimento operário no Brasil que na época tinha como predominante a corrente anarco-sindicalista .

b) O próprio texto indica as formas de repressão : prisão das lideranças operárias ; os jornais operários foram fechados e muitos estrangeiros envolvidos na greve foram deportados .

c) A imprensa tinha o objetivo de conscientizar o operariado para a luta por seus direitos e formar uma consciência de classe , visando à luta contra a burguesia .

11 B 12 B



BRASIL VARGAS 1937-1945



1 C 2 C 3 C 4 A 5 C 6 A



BRASIL 1946 A 1985



1 A 2 B

Resolução 3

a) A solução política foi a adoção do parlamentarismo.

b) O governo Goulart foi caracterizado por uma política de aproximação com os setores de esquerda, tendo como ponto máximo a proposta das “Reformas de Base”. Vale destacar ainda a resistência dos grupos conservadores, inclusive com financiamento externo, às ações populistas de Jango. Esses antagonismos geraram um clima de grande instabilidade política, que desembocaria no Golpe de 64



4 A

Resolução 5

a) o fenômeno é o imperalismo cultural norte-americano

b) considerando a época do texto, o rádio e o cinema

c) No plano internacional o período entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais e no Brasil a Era Vargas .

Resolução 6

a) as duas notícias se referem ao período final do governo João Goulart ( 1961-1964) , cujas medidas populistas e de apoio a movimentos de esquerda culminaram no golpe de 1964 , implantando uma ditadura militar que perdurou até 1985

b) O Diário de Notícias apresenta um texto nitidamente contrário ao governo, destacando a participação de elementos de formação marxista nos principais postos públicos . Já o Jornal do Brasil apresenta um panorama geral dos acontecimentos , sem se posicionar a favor ou contra o governo , mas destacando a articulação golpista em andamento.

7 E 8 D 9 C



BRASIL 1985-2003



1 D 2 C 3 A 4 E

Resolução 5

a) Belém (PA), Manaus (AM).

b) Como características físicas de Belém, poderíamos citar, entre outras, a posição geográfica da cidade, localizada nas proximidades da foz do Rio Amazonas, a leste também da Ilha do Marajó; o clima equatorial superúmido com temperaturas elevadas e estáveis; e a presença da mata equatorial amazônica. Como características econômicas, temos a importante função portuária que a cidade exerce, tanto no mercado interno, quanto nas exportações. Belém é também um importante centro industrial na Região Norte, com produções têxteis, alimentares e de comésticos. A lém disso, a cidade dispõe de um centro metalúrgico produtor de alumínio.

Já Manaus, localizada no vale médio do Rio Amazonas, possui características ambientais semelhantes a Belém (mesmo clima – equatorial – e vegetação – mata amazônica). Nos aspectos econômicos, Manaus, tem como principal destaque a famosa Zona Franca, que concentra atividades industriais e comerciais, atraindo público consumidor de todo o país, além de atender ao mercado nacional. No âmbito local, Manaus é um entreposto comercial que atende às necessidades de consumo da região. 8

6 D

Resolução 7

a) a quebra do monopólio estatal de petróleo possibilitou que outras empresas nacionais e estrangeiras passassem a atuar nos diversos segmentos ligados ao petróleo . Apenas na área de refino de petróleo continua apenas a Petrobrás . Na área de prospecção e exploração existem várias empresas atuando , muitas delas em conjunto com a própria Petrobrás .

b) a Petrobrás reagiu à quebra do monopólio procurando consolidar sua atuação , o que vem acontecendo pois a empresa está prestes a conseguir a auto-suficiência da produção de petróleo no Brasil . No Brasil ainda diversificou suas atividades , buscando novas áreas de atuação .No contexto internacional a empresa ampliou suas áreas de atuação , hoje produzindo petróleo em diversos países do mundo .

c) A bacia de Campos no Rio de Janeiro , na plataforma continental é a responsável pela maior produção nacional de petróleo atualmente e as atividades de refino se concentram em São Paulo que é o maior consumidor e possui quatro refinarias .

8 C



Resolução 9 gabarito oficial da UFRJ

a) No conjunto formado pelas Regiões Sul e Sudeste, o processo urbano-industrial e de modernização do campo criou condições favoráveis para a ampliação da economia de mercado e maior participação do investimento privado na formação do PIB regional.

b) Porque na Região Centro-Oeste se localiza o Distrito Federal, que abriga as instituições governamentais e onde se concentra uma parte significativa dos gastos públicos, que respondem por um terço do PIB regional.



Resolução 10

a) Rio Grande do Sul.

b) Economicamente, critica-se o uso dos transgênicos pelo fato de essa tecnologia ser controlada por poucas empresas multinacionais. Acredita-se que o uso de transgênicos possa tornar a produção muito dependente de poucos fornecedores de sementes e defensivos, possibilitando a formação de práticas como monopólio, oligopólio e cartel.

De ordem ambiental, podemos destacar a diversidade biológica expressiva com desconhecimento dos efeitos ambientais das sementes transgênicas nos diversos ambientes naturais brasileiros, diferentemente dos EUA, onde o ambiente natural, relativamente mais homogêneo, apresenta menos potencial de impacto.



11 A 12 E 13 D

Resolução 14

a) Brasil – rodoviário: desvantajoso por ser poluente e custoso. EUA – ferroviário: vantajoso para o grande volume de carga do país. China – aquaviário: vantajoso, pois é bastante econômico. As hidrovias e as ferrovias apresentam baixo custo unitário, e as rodovias têm custos com manutenção e maiores gastos com energia, principalmente para

grandes volumes de carga a grandes distâncias. Entretanto, apresenta-se mais flexível em relação a maiores declividades e para cargas de menor volume a menores distâncias. As vantagens de custos das ferrovias em relação às rodovias aparecem nos trajetos

de extensão superiores a 500 km. Nesse caso, os altos custos de implantação da rede férrea e o tempo consumido com cargas e descargas são compensados pela economia geral do meio de transporte. Em pequenas distâncias, as vantagens são do transporte

rodoviário, que desloca mercadorias dos pontos de distribuição até os pontos de consumo.

A implantação de redes intermodais tende a reduzir os custos de transporte.

b) O segundo meio de transporte do Brasil é o ferroviário, os EUA usam o rodoviário, e a China, o ferroviário. A opção mais adequada está na China, pela elevada porcentagem do transporte ferroviário e do hidroviário, modalidades menos dispendiosas, considerando-se inclusive que os custos do transporte aquaviário são mais baixos que o ferroviário, o que

revela seu planejamento no setor. 12

Resolução 15

a) Até 2000, o saldo da balança comercial era deficitário, devido à sobrevalorização cambial que prejudicava o desempenho das exportações brasileiras, demasiadamente dependentes de matérias-primas e semi-industrializados (commodities); as importações, por sua vez, eram oneradas pela incorporação de equipamentos e insumos de produção.

Após 2000, o saldo da balança comercial passou a ser superavitário. A desvalorização do real, em 1999, começou a influenciar no melhor desempenho das exportações. As vendas externas passaram a agregar, em maior volume, bens de produção, elaborados

de maior valor agregado, ainda favorecidos pela valorização das commodities.

b) O saldo do agronegócio manteve-se, no período, superavitário, embora o saldo tenha se mantido acima do patamar de 1998, US$ 13,3 bilhões. Houve uma queda entre 1999, US$ 15,7 bilhões, e 2000, US$ 13,6 bilhões, devida à desvalorização das commodities , sobretudo de origem agrícola; ao agravamento da crise internacional, decorrente da elevação dos preço do petróleo e à retração do mercado interno, que restringiu o poder de trocas da economia nacional. A partir de 2000, o saldo dos agronegócios se expandiu mais intensamente, reflexo da redução dos preços, devida à desvalorização da moeda e de

uma estratégia de diversificação de mercados.

Resolução 16

a) Os setores que mais cresceram foram aqueles relacionados à extração de petróleo e gás natural, refino de petróleo e petroquímica. E os setores que menos cresceram foram os relacionados à indústria têxtil, fabricação de aparelhos de material elétrico e de equipamentos de material eletrônico. Os setores relacionados com extração de petróleo e gás natural, refino e petroquímica tiveram crescimento devido às novas descobertas de jazidas na Bacia de Campos, a quebra de monopólio da Petrobras e a criação da ANP (Agência Nacional de Petróleo), que permitiu a realização de leilões entre empresas interessadas e, conseqüentemente, um maior volume de investimentos no setor. Devemos lembrar também a inauguração da primeira fase do gasoduto Brasil-Bolívia e dos investimentos que a Petrobras vem realizando na melhoria da produtividade através de desenvolvimento de tecnologia nacional. Os setores que menos cresceram foram a fabricação de aparelhos de material elétricoeletrônico e indústria têxtil. Este resultado negativo deve-se, em grande parte, à abertura econômica promovida no início da década de 1990, ainda no governo Collor, que reduziu alíquotas de importação, fazendo com que a indústria têxtil nacional enfrentasse dificuldades para competir com os tecidos, principalmente chineses. Este setor esboçou uma reação junto ao governo brasileiro, exigindo tarifas mais altas para os produtos chineses e ameaçando com demissões.

Já a fabricação de material eletroeletrônico sentiu duramente a abertura das importações, pois grande parte do setor não estava preparada para a competição internacional, apresentando defasagem tecnológica.

b) Observamos que o setor petrolífero, através de conquistas tecnológicas de prospecção em águas profundas realizadas pela Petrobras, obteve um grande aumento na produção nacional, levando o país a aproximar-se da auto-suficiência. Podemos exemplificar o sucesso desses investimentos na prospecção do talude na Bacia de Campos e a contribuição para o aumento da produção do gás natural com a exploração na Bacia de Urucu na Amazônia. O aumento da participação do refino do petróleo e petroquímica no PIB brasileiro tem base no aumento da produção, por causa da expansão no consumo e nas exportações de derivados. Os setores de fabricação de equipamentos eletroeletrônicos e a indústria têxtil apresentaram uma redução na participação no PIB, devida à abertura comercial, estabilização monetária entre 1994 e 1998 e incapacidade de competir com países mais adiantados em termos tecnológicos.



Resolução 17

a) os enclaves fortificados representam uma tentativa das classes média e alta de fugir ao ambiente de violência das grandes cidades e buscar uma melhor qualidade de vida em locais separados .

b) os enclaves acentuam a segregação espacial no contexto urbano . Para os filhos destas famílias restringem acentuadamente o convívio social em um período de crescimento da personalidade , com consequências muito negativas em um contexto amplo de cidadania

c) os enclaves fortificados ou condomínios de alto padrão por se instalarem na periferia , alteram o papel destas região no contexto urbano, antes destinadas apenas à população de baixa renda . Há uma mudança substancial em termos de valor de espaço urbano , de oferta de infra estrutura urbana e de comércio e serviços e melhora significativa infra estrutura viária , privilegiando o transporte individual

Resolução 18

a) O analfabetismo (real e funcional) e a pobreza. Podem-se acrescentar a exclusão social (considerada como um todo), a concentração de renda e a

insuficiência de investimentos governamentais no campo da inclusão digital.

b) Sim, pois o conhecimento constitui a base indispensável para que a informação possa ser entendida e decodificada. Ou seja: o conhecimento é o elemento

subjetivo necessário à interpretação da informação recebida, de forma a integrá-la em um conjunto abrangente.

Resolução 19

a) A grande diferença entre os países latino-americanos e asiáticos está no ensino médio e superior .O maior número de pessoas formadas nestes níveis significa a disponibilidade de uma mão de obra mais qualificada para a atividade econômica , justamente um dos problemas da América Latina que possui uma grande quantidade de mão de obra de baixa qualificação .

b) A China tem um maior percentual de pessoas com escolaridade de nível médio , perfil adequado como mão de obra para a industrialização em curso no país . O governo chinês , criou zonas especiais em determinadas regiões do país , que se transformaram em plataformas de exportaçao , atraindo capital externo , transformando o país em um dos maiores exportadores mundiais , situação que não ocorreu no Brasil que possui uma participação insignificante no comércio exterior mundial .

20 D

Resolução 21 gabarito oficial da UFRJ

A estrutura fundiária baseada no binômio latifúndio-minifúndio é responsável pela persistência de relações de trabalho fundadas na parceria e no morador de condição. Essa estrutura dificulta tanto a difusão de relações mercantis e assalariadas, como também limita a introdução de novas tecnologias na área rural. A renda do semi-árido provém, em grande parte, de transferências do governo e é apropriada principalmente pelos grandes comerciantes e grandes proprietários.



22 D 23 E

Resolução 24

a) O abastecimento de água não atinge 80% dos domicílios em nenhuma das regiões brasileiras, com maiores percentuais na Região Sudeste e menores percentuais na Região Norte. A média nacional, com 63,9% dos domicílios com abastecimento de água, por si só demonstra abrangência deficiente desse serviço. O esgotamento sanitário apresenta-se de modo mais precário, considerando-se a média nacional inferior a 50%. Mesmo no Sudeste, a proporção de 53% pode ser considerada baixa, dados os índices de urbanização que apresenta. A falta do serviço de abastecimento de água geralmente é suprida pela busca de fontes disponíveis, como nascentes, rios, poços e minas, caracterizadas pelo baixo padrão sanitário, sendo comuns contaminações químicas ou biológicas. A precariedade no esgotamento sanitário leva à emissão do esgoto in natura a cursos d’água onde não raro também atendem ao abastecimento de uso diário. Também se utiliza o sistema de fossas que, embora não seja ideal, apresenta-se menos impactante do que a emissão do esgoto a céu aberto.

b) As regiões Norte e Nordeste apresentam os piores desempenhos nos dois serviços. A conseqüência mais importante é o risco de contaminação e propagação de doenças, visto que pode haver condições para um processo contínuo de aquisição e disseminação, tanto na aquisição da água quanto na emissão de esgotos num mesmo rio. A epidemia de cólera que atingiu nos últimos anos várias áreas do país, sobretudo a Região Norte, é um exemplo muito ilustrativo dessa realidade.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui