Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil Período Vargas 1930/45 Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 12:21 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL GOVERNO VARGAS QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 . PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL

INTEGRALISMO



1. FUVEST 2004 Com respeito à Ação Integralista no Brasil, na década de 1930, é correto afirmar que

a) foi uma cópia fiel do fascismo italiano, inclusive nas cores escolhidas para o uniforme usado nas manifestações públicas.

b) foi um movimento sem expressão política, pois não tinha líderes intelectuais, nem adesão popular.

c) tinha como principais marcas o nacionalismo, a base sindical corporativa e a supremacia do Estado.

d) elegeu católicos, comunistas e positivistas como antagonistas mais significativos.

e) foi um movimento financiado pelo governo getulista, o que explica sua sobrevivência.



ESTADO NOVO GERAL



2. MACKENZIE 2004 Considere as seguintes afirmativas.

I. Na Constituição de 1937, o poder Legislativo era composto pelo Presidente da República, pelo

Conselho Nacional e pelo Parlamento Nacional, que viria substituir a Câmara dos Deputados.

II. O DASP, Departamento Administrativo do Serviço Público, tinha como função racionalizar e modernizar

a administração pública, porém, sem mudar o caráter paternalista para o recrutamento.

III. O DIP, Departamento de Imprensa e Propaganda, era o órgão encarregado do controle ideológico,

tendo o poder de exercer a censura nos meios de comunicação – rádio, cinema e imprensa.

IV. A autonomia sindical foi sacrificada com a adoção de uma política trabalhista influenciada pela concepção corporativista adotada pelos norte-americanos durante a década de 30.

É correto afirmar, sobre o Estado Novo, que:

a) apenas II e III são verdadeiras.

b) apenas IV e II são verdadeiras.

c) apenas I e III são verdadeiras.

d) apenas III e IV são verdadeiras.

e) apenas I e IV são verdadeiras.



3. MACKENZIE 2004 - Getúlio Vargas pôde, em 1937, inaugurar um novo governo, conhecido como Estado Novo. Sobre esse período, é correto afirmar que:

a) era caracterizado pelo exercício da democracia e das liberdades civis, em repúdio às idéias comunistas que ameaçavam a nação, dada a intenção desses grupos revolucionários de chegar ao poder por meio de um golpe.

b) diante da ameaça comunista, o Parlamento, as Assembléias Estaduais, assim como as Câmaras Municipais, passaram a legislar e a intervir em diversos assuntos da política nacional.

c) ocorreu a imposição de uma Constituição autoritária, influenciada pelas doutrinas fascistas que vigoravam em algumas nações européias, o que representou o início de um período de ditadura.

d) dentro do novo regime, graças à subordinação das corporações sindicais ao Estado, que passou a controlar a ação dos trabalhadores, houve a conquista de direitos trabalhistas, resultado da boa vontade das elites empresariais.

e) a conjuntura econômica internacional contribuiu para a consolidação do Estado Novo, que, diante da crise que ainda persistia no setor cafeeiro, aumentou o seu papel interventor, buscando solucionar o problema das exportações nacionais.



POLÍTICA EXTERNA



4. FGV 2004 - Sobre a política externa desenvolvida pelo governo brasileiro durante o Estado Novo (1937-1945), é correto afirmar:

A) Um dos objetivos centrais da política externa do período foi a procura de recursos, em forma de capital e tecnologia, para promover a industrialização do país. A estratégia adotada foi a da barganha com Estados Unidos e Alemanha.

B) A prioridade da política externa do período foi a de encontrar mercados para os produtos brasileiros de exportação, especialmente o café, de forma a contornar os efeitos da crise econômica deflagrada em 1929. A estratégia adotada foi a do alinhamento incondicional com a Alemanha.

C) Para atender ao seu principal objetivo — a obtenção de recursos externos para promover a industrialização do país — Vargas optou desde 1939 pelo alinhamento incondicional aos Estados Unidos, então maior potência ocidental.

D) O alinhamento incondicional aos Estados Unidos foi a estratégia adotada para garantir um novo mercado consumidor para o café brasileiro. Em troca do apoio às proposições norte-americanas nos organismos internacionais, o Brasil obteve isenção de taxas alfandegárias para o café exportado para os Estados Unidos.

E) As relações diplomáticas nesse período caracterizaram-se pelo alinhamento incondicional à Alemanha, em função da convergência ideológica que aproximava a ditadura varguista do nazismo alemão.



SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



5. PUC 2004. O “Zé Carioca”, criado pela Disney em 1942, no filme “Alô, Amigos!”, representaria o “brasileiro típico”: alegre, brincalhão, amigável, receptivo aos estrangeiros. A criação dessa personagem relaciona-se, entre outros fatores,

A) ao período ditatorial do Estado Novo e à busca, pelo governo americano, de ampliar, pela propaganda, o apoio dos brasileiros ao governo Vargas.

B) à tentativa de incrementar a indústria do entretenimento no Brasil e ao esforço dos norte-americanos de se identificarem à tranqüilidade brasileira.

C) ao contexto da Segunda Guerra Mundial, com a entrada do Brasil no conflito, e à política de boa vizinhança do governo Roosevelt.

D) à seqüência de vitórias brasileiras em batalhas no norte da Itália e ao interesse norte-americano de obter auxílio brasileiro na Guerra.

E) ao cansaço dos brasileiros em relação aos personagens cômicos nacionais e à vontade de conhecer a produção cultural norte-americana.



ESTADO NOVO DECADÊNCIA



6. PUC 2004. 1930: Vamos deixar como está para ver como fica.

1945: Vamos deixar como está para ver como eu fico.

Máximas e mínimas do Barão de Itararé. Rio de Janeiro: Record, 1987. p. 67 . As frases, atribuídas pelo humorista Barão de Itararé a G. Túlio Vargas, são evidentemente uma brincadeira com o nome do Presidente da República e com as diferenças políticas entre 1930 e 1945. As alusões à posição de Vargas em 1930 e em 1945 referem-se, respectivamente, à

A) ausência de uma proposta de reformulação constitucional e à tentativa de manter-se na Presidência num contexto de redemocratizações.

B) aliança com a política café-com-leite e à candidatura presidencial, por via direta, de Vargas.

C) manutenção do modelo econômico de base agro-exportadora e à política industrialista voltada à busca da auto-suficiência nacional.

D) reiteração da proposta federalista da Primeira República e à defesa de um Estado em que o poder estivesse centralizado nas mãos do Presidente.

E) dependência econômica em relação à Inglaterra e aos Estados Unidos e à tentativa de consolidar um Estado Nacional autônomo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui