Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil 1946 a 1985 Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 12:18 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BRASIL 1946 A 1985 QUESTÕES DE VESTIBULARES 2004 . PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL







VARGAS 1951-54

1. MACKENZIE 2004 - Durante o governo de Getúlio Vargas (1951-1954), a política econômica era marcadamente nacionalista. A adoção de uma política voltada para os interesses da nação determinou:

a) o choque com os interesses imperialistas, principalmente o norte-americano, já que os países capitalistas, durante a Guerra Fria, se agrupavam sob a direção e de acordo com os interesses dos Estados Unidos.

b) o estremecimento das relações entre Vargas e os EUA. Mas o presidente norte-americano,

Eisenhower, viu-se impossibilitado de não conceder os empréstimos prometidos, para não perder um aliado na América.

c) a falência dos projetos ligados à criação de empresas estatais, que monopolizariam setores importantes da nossa economia, dada a falta de capital estrangeiro.

d) o afastamento, do governo, do movimento trabalhista, que criava obstáculos para a implantação do programa econômico.

e) a retomada de uma campanha liderada pelo próprio presidente, que denunciava a remessa de lucros para o exterior por parte das empresas nacionais.



JUSCELINO KUBTSCHEK 1956-60



2. MACKENZIE 2004 - Acelerar o processo de acumulação, aumentando a produtividade dos investimentos existentes e aplicando novos investimentos em atividades produtoras. A política desenvolvimentista acima citada ficou conhecida como:

a) Plano Salte, implantado durante o governo Dutra.

b) Plano de Metas, elaborado no governo de Juscelino Kubitschek.

c) Plano Nacionalista, executado durante a gestão de Getúlio Vargas.

d) Plano Trienal, elaborado no governo de Jânio Quadros.

e) Plano Qüinqüenal, elaborado por Vargas, em seu primeiro mandato.



JOÃO GOULART 1961-64



3. UNESP 2004. A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, abriu um período de grande instabilidade política: havia aqueles que se opunham à posse do vice-presidente, João Goulart, e os que defendiam o cumprimento estrito da Constituição, que estipulava posse do vice em caso de renúncia ou morte do presidente.

a) Qual a saída política encontrada pelo Congresso Nacional para resolver o impasse?

b) Caracterize o governo Goulart, do ponto de vista político.



4. MACKENZIE 2004 - A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:

a) uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.

b) uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.

c) uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).

d) uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.

e) uma manifestação, de setores conservadores da sociedade brasileira, de revolta contra a tentativa de se derrubar o governo constitucional.



CULTURA BRASILEIRA



5. UNICAMP 2004 . Em um samba da década de 1930, o compositor Noel Rosa dizia: Amor lá no morro é amor pra chuchu.

As rimas do samba não são ‘I love you’.

E esse negócio de alô, ‘alô, boy’, ‘alô, Johnny’

Só pode ser conversa de telefone.

(Noel Rosa, Não tem tradução, Mestres da MPB – Noel Rosa e Aracy de Almeida. Continental/Warner, 1994).

a) Identifique nesse samba o fenômeno cultural criticado pelo autor.

b) Indique dois dos principais meios de comunicação de massa ligados a esse fenômeno cultural.

c) Caracterize o contexto histórico de que esse fenômeno cultural faz parte.



REVOLUÇÃO DE 1964



6. UFSCAR 2004 . Leia as duas notícias seguintes com atenção.

(...) ninguém poderá negar – porque está à vista de todos, porque é público e ostensivo – que os elementos chamados de “formação marxista” não somente

conseguiram infiltrar-se facilmente em todos os postos, como também são os preferidos pelo governo para esses postos, sobretudo os de comando e de

direção. Atualmente, no presente governo, que ainda se diz democrata, a ideologia marxista e mesmo a militância comunista indisfarçada constituem recomendação especial aos olhos do governo. Como se já estivéssemos

em pleno regime “marxista-leninista”, com que sonham os que desejam incluir sua pátria no grande império soviético, às ordens do Kremlin. (...)

(Diário de Notícias, 1º de abril de 1964.)



Ao primeiro minuto de hoje teve início a greve geral em todo o país, por determinação do Comando Geral dos Trabalhadores e em apoio ao Presidente João Goulart, paralisando de imediato os trens da Central do Brasil e da Leopoldina, o Porto de Santos e os bondes da Guanabara, com a adesão de universitários. A decisão da greve foi precipitada pela prisão ontem, no Sindicato dos Estivadores, de vários líderes sindicais pela Polícia Política da Guanabara. A Federação Nacional dos Marítimos, que decretou a greve ontem à noite, denunciou o desaparecimento de quatro estivadores, um líder sindical de Vitória e do Dr. Antônio Pereira Filho, líder dos bancários. O Partido Comunista Brasileiro responsabilizou ontem os grupos radicais pela precipitação da crise política, tachando de imprudente a tática utilizada por líderes extremados. Acha o PCB que tal atitude conduzirá à união do centro com a direita, neutralizando assim a ação dos setores mais moderados da esquerda, e que, no seu entender, levará à deposição do Presidente da

República, com lastro na opinião pública. ( Jornal do Brasil,1º de abril de 1964.)

a) A quais acontecimentos da história brasileira as duas notícias se referem?

b) Identifique diferenças de opinião entre os artigos dos dois jornais, explicando-as, a partir das posições políticas que cada jornal assume no texto.



ATO INSTITUCIONAL N. 5



7. MACKENZIE 2004 - O Ato Institucional nº 5, editado em dezembro de 1968, durante o governo de Costa e Silva, determinava que:

a) na área econômica, seria seguida, em linhas gerais, a orientação do governo de João Goulart, principalmente no setor agrícola.

b) o Congresso Nacional seria colocado em recesso, eliminando, dessa forma, um dos poderes do

Estado, o Poder Executivo.

c) seria alterada a estrutura do Poder Judiciário e retirada do Supremo Tribunal a capacidade de arbitrar o conflito entre as leis.

d) seriam restringidas às liberdades constitucionais dos cidadãos, mas permaneceria, contudo, o direito de habeas-corpus.

e) seriam concedidos, ao Executivo, amplos poderes, inclusive o de poder legislar durante o recesso parlamentar.



GOVERNO MÉDICI



8. FGV 2004 - Durante a Ditadura Militar, a economia brasileira apresentou um desempenho extraordinário no período conhecido como “Milagre econômico” (1969-1973), em que o PIB cresceu a uma taxa média anual de 11,2%. Sobre a política econômica desse período, é possível afirmar:

I. Foi implementada sob a direção do ministro Delfim Netto.

II. Teve como importante resultado uma distribuição de renda eqüitativa.

III. Expandiu o crédito ao consumidor para elevar o consumo interno de produtos industriais.

IV. Foi a solução adotada para enfrentar o aumento drástico do preço do petróleo no mercado externo.

As afirmativas corretas são:

A) I e II B) I, II e III C) II, III e IV D) I e III E) II e IV



GOVERNO GEISEL 1974-1979



9. FGV 2004 - A política econômica do governo chefiado pelo general Médici, executada pelo Ministro da Fazenda Delfim Netto, estava apoiada na atração das multinacionais, nos etímulos governamentais para a grande empresa nacional, nos pesados investimentos estatais na área de infraestrutura econômica, no galopante endividamento externo, no achatamento salarial e na concessão de créditos bancários para o consumo da classe média. A taxa de investimento, entre 1969 e 1973, atingiu 27% do PIB, o que garantiu um acelerado crescimento econômico. No entanto, a maior parte da sociedade não foi beneficiada por essa modernização conservadora e autoritária. O próprio Médici reconheceu esse fato quando, constrangido, afirmou: “A economia vai bem, o povo vai mal”. O chamado “pacote de abril”, conjunto de medidas promulgadas pelo presidente Ernesto Geisel em 1977, representou

A) a institucionalização da ditadura militar, na medida em que criava mecanismos de repressão à oposição, através de uma série de atos institucionais, entre eles o AI-5.

B) a inauguração da política de abertura lenta e gradual, na medida em que estabelecia o voto direto e universal para a escolha de senadores e deputados.

C) a reação do governo às conquistas eleitorais da oposição, na medida em que impunha restrições, como a eleição indireta de um terço dos senadores por colégios eleitorais estaduais.

D) o retrocesso na política de abertura lenta e gradual, na medida em que impunha a censura, até então inexistente, a todos os órgãos de comunicação.

E) o fim da ditadura militar, na medida em que estabeleceu as eleições diretas para todos os cargos de governo, inclusive a presidência da República.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui