Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->História do Século XX - Questões de Vestibulares 2004 -- 31/01/2004 - 11:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XX QUESTÕES DE VESTIBULAR 2004 - PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL . EMAIL eleal92@hotmail.com













PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



1. FUVEST 2004 8. A Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), foi o primeiro conjunto de acontecimentos que abalou seriamente o domínio colonial e a existência de impérios europeus no século XX.

Tendo por base o texto, explique:

a) A associação entre o colonialismo europeu e a Primeira Guerra.

b) A relação entre a Primeira Guerra e a destruição do Império Russo.



2. UFRJ 2004 - " A mesma velha trincheira , a mesma paisagem Os mesmo ratos, crescendo como mato, Os mesmos abrigos, nada de novo Os mesmos e velhos cheiros , tudo na mesma Os mesmos cadáveres no front , A mesma metralha, das duas às quatro Como sempre cavando, como sempre caçando A mesma velha guerra dos diabos " ( soldado inglês )

" Estamos tão exaustos que dormimos , mesmo sob intenso barulho . A melhor coisa que poderia acontecer seriam os ingleses avançarem e nos fazerem prisioneiros . Ninguém se importa conosco . Não seremos substituídos . Os aviões lançam projéteis sobre nós . Ninguém mais consegue pensar . As rações estão esgotadas - pão , conservas , biscoitos , tudo terminou ! Não há uma única gota de água . É o próprio inferno " ( soldado alemão) .

Fonte : Marques , Ademar Martins et al ( org.) História contemporânea através de textos . SP. Contexto , 2000, pp 118 e 120 .

Os fragmentos apresentam o depoimento de dois soldados , um inglês e outro alemão , durante a Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918) .

a) Identifique duas características que estejam presentes em ambos os textos e expressem os sentimentos dos combatentes nessa fase da Primeira Guerra

b) Cite duas consequências geopolíticas da Primeira Guerra para a Europa entre 1918 e 1939 .



REVOLUÇÃO RUSSA



3. UNESP 2004. O retorno a uma semi-economia de mercado provocou o reaparecimento da moeda e, durante o ano de 1921, renasceu o mercado propriamente dito. A desnacionalização de empresas começou respectivamente pelo pequeno e grande comércio, atingindo, mais tarde, a indústria leve. As cooperativas foram devolvidas aos seus antigos acionistas e, no final do ano, permaneciam nas mãos do Estado apenas os setores economicamente estratégicos, o crédito e a indústria pesada. (Martin Malia. Entender a Revolução Russa.) O trecho apresentado refere-se a um momento da Revolução Russa, no qual

a) o Estado soviético implementa a Nova Política Econômica, procurando superar as dificuldades econômicas

e sociais advindas do Comunismo de Guerra. b) o partido bolchevista promove um processo de abertura política, instaurando um regime político democrático e pluripartidário.

c) o governo leninista, enfraquecido pela guerra civil, é obrigado a fazer concessões à tradicional nobreza czarista.

d) o Estado soviético aplica uma política de planificação econômica e de coletivização de terras denominada de Planos Qüinqüenais.

e) o conflito entre facções dentro do Estado resulta na oposição do partido bolchevista ao ideário socialista.



4. . FGV 2004 - “Come ananás, mastiga perdiz. Teu dia está prestes, burguês”

Vladimir Maiakóvski, trad. de Augusto de Campos. Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 82.

“Come Ananás... é um exemplo de poesia de luta. Jornais dos dias da Revolução de Outubro noticiaram que os marinheiros revoltados investiam contra o palácio de inverno cantando esses versos. É fácil compreender sua popularidade: o dístico incisivo, de ritmo tão martelado, à feição de provérbios russos, fixava-se naturalmente na memória e convidava ao grito, ao canto.” Schnaiderman, B. et al. Maiakóvski – Poemas, São Paulo, Perspectiva, 1992, p. 19. A poesia citada foi elaborada no contexto

A) da resistência russa ao avanço das tropas de Napoleão no início do século XIX.

B) dos ataques russos à cidade de Stalingrado, tomada pelos nazistas em 1942.

C) dos grupos contrários a Mikhail Gorbatchov em 1991.

D) da revolução socialista na Rússia, em 1917.

E) da invasão russa ao Afeganistão, em 1979.



5. PUC 2004 - . É bastante comum a comparação entre a Revolução Mexicana (1910) e a Revolução Russa (1917) porque ambas foram movimentos

A) liderados por operários e, ao seu final, implantaram regimes de caráter socialista e igualitário.

B) que envolveram operários e camponeses, com nítido predomínio numérico destes, e originaram-se de problemas sociais.

C) incentivados por países estrangeiros e, ao seu final, trouxeram forte dependência econômica externa dos dois países.

D) que buscavam a derrubada da monarquia nos dois países e resultaram em regimes republicanos e ditatoriais.

E) relacionados aos conflitos da Primeira Guerra Mundial e, ao seu final, desembocaram em fracasso das propostas renovadoras.



6. Na medida em que o Governo Provisório consolidar os progressos da Revolução, será preciso apóia-lo; na medida em que aquele governo se tornar contra-revolucionário, será inadmissível que se o sustente. Relatório de Josef Stálin à Conferência Bolchevique, em 29 de março de 1917 No trecho do relatório citado, o autor faz referência:

a) às causas políticas da revolta dos marinheiros do encouraçado Potemkim, o maior navio de guerra da Rússia.

b) ao governo que emergiu da Revolução de Fevereiro (março pelo calendário ocidental), que derrubou o regime czarista.

c) à ação dos Sovietsapós o Domingo Sangrento, responsável pela organização de greves e manifestações em toda a Rússia.

d) à dissolução do governo provisório pela Duma, assembléia de representantes dos soldados, camponeses e operários russos.

e) à Revolução Bolchevique, liderada por Vladimir Ilitch Ulianov Lênin, que implantou o Socialismo e criou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.



REVOLUÇÃO MEXICANA



7. FUVEST 2004 “O sangue dos mártires da revolução fertilizando a terra” (Mural pintado em1927) . O mural mostra um cadáver sepultado de perfil e acima da terra um grande milharal e o sol .



Neste mural, o pintor mexicano retratou a morte de Emiliano Zapata. Observando a pintura, é correto afirmar que Rivera

a) foi uma rara exceção, na América Latina do século XX, pois artistas e escritores se recusaram a relacionar arte com problemas sociais e políticos.

b) retratou, no mural, um tema específico, sem semelhanças com a situação dos camponeses de outros países da América Latina.

c) quis demonstrar, no mural, que, apesar da derrota armada dos camponeses na Revolução Mexicana, ainda permaneciam esperanças de mudanças sociais.

d) representou, no mural, o girassol e o milharal como símbolos religiosos cristãos, próprios das lutas camponesas da América Latina.

e) transformou-se numa figura única na história da arte da América Latina, ao abandonar a pintura de cavalete e fazer a opção pelo mural.



NEW DEAL



8. UNESP 2004. Encontrando-se o Estado em situação de poder calcular a eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma responsabilidade cada vez maior na organização direta dos investimentos. (J. M. Keynes. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1936.) O ponto de vista de Keynes opõe-se a uma teoria econômica que predominou na política governamental dos Estados Unidos da América nos anos imediatamente anteriores à crise de 1929. Baseando-se nestas informações, responda.

a) A que teoria econômica Keynes se opunha?

b) Exemplifique, com duas medidas implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para superar os efeitos sociais da crise econômica de 1929.



SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



9. . PUC 2004 - A viagem levou uns vinte minutos. O caminhão parou; via-se um grande portão e, em cima do portão, uma frase bem iluminada (cuja lembrança ainda hoje me atormenta nos sonhos): ARBEIT MACHT FREI — o trabalho liberta. Descemos, fazem-nos entrar numa sala ampla, nua e fracamente aquecida. Que sede! O leve zumbido da água nos canos da calefação nos enlouquece: faz quatro dias que não bebemos nada. Há uma torneira e, acima, um cartaz: proibido beber, água poluída (...). Isto é o inferno. Hoje, em nossos dias, o inferno deve ser assim: uma sala grande e vazia, e nós, cansados, de pé, diante de uma torneira gotejante, mas que não tem água potável, esperando algo certamente terrível acontecer, e nada acontece, e continua não acontecendo nada. LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988. p. 20 . A descrição acima — de um prisioneiro chegando a Auschwitz — revela angústia e horror. Os campos de concentração nazistas eram

A) lugares de reabilitação de doentes mentais, criminosos comuns e prisioneiros políticos, adversários do Nazismo.

B) instalados apenas na Alemanha e, neles, foram alojados, durante a Segunda Guerra Mundial , judeus, homossexuais e comunistas.

C) lugares de execução sumária e imediata de inimigos nacionais alemães e de pessoas que se recusavam a trabalhar.

D) instalados para acolher os imigrantes que, vindos da Europa Oriental, tentavam penetrar no território do Terceiro Reich sem autorização.

E) lugares onde os considerados “indesejáveis” eram submetidos a humilhações, trabalhos forçados ou execuções em massa.



10. UFRJ 2004 - "Somos uma raça superior e devemos governar com dureza [...] Arrancarei deste país tudo o que puder . Não vim para espalhar a bem-aventurança [...] Não viemos para distribuir o maná [vantagens] . Viemos para criar as bases da vitória . Somos uma raça superior que precisa lembrar que o mais humilde operário alemão é, racial e biologicamente , mais valioso que a população daqui " . Fonte : Adap. De Erich Knoch , Comissário do Reich na Ucrânia em março de 1943 . in Shirer , Willian L. Ascensão e Queda do III Reich . RJ, Civilização Brasileira , 1967 , vol 4 . p. 13 .

O texto permite identificar alguns valores que permeavam a ação alemã na Segunda Guerra Mundial (1939-1945) .

a) Identifique no texto dois valores da ideologia nazista

Cite duas razões que levaram o Brasil a participar da Segunda Guerra Mundial .



PÓS SEGUNDA GUERRA



11. FUVEST 2004 A Segunda Guerra Mundial fez emergir interesses e aspirações conflitantes que culminaram em relevantes mudanças nos quinze anos posteriores (1945-1960). Entre esses novos acontecimentos, é possível citar:

a) o início dos movimentos pela libertação colonial na África e a divisão do mundo em dois blocos.

b) a balcanização do sudeste da Europa e o recrudescimento das ditaduras na América Latina.

c) a criação do Mercosul e a expansão dos comunistas no Oriente Médio.

d) os conflitos entre palestinos e judeus e o desaparecimento do império austro-húngaro.

e) o desmantelamento da União Soviética e a dominação econômica dos Estados Unidos.



12.. UFSCAR 2004 -. Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por grandes transformações. Leia as cinco afirmações seguintes e responda.

I. O centro da cultura artística mundial, e conseqüentemente do mercado de arte, desloca-se de Paris para Nova Iorque, levando ao florescimento explosivo

de uma arte americana, que se constitui um fenômeno importante na história da arte nos meados do século XX.

II. O controle imperialista das potências européias na Ásia e na África passa a ser contestado por processos de independência dos povos dominados,

desencadeando a consolidação de novos Estados nacionais.

III. Os EUA e a União Soviética se destacam como as duas grandes potências mundiais, que delimitam suas áreas de influência econômica e política, travando conflitos bélicos indiretos e disputando avanços no campo científico e tecnológico.

IV. Os governos autoritários na América Latina democratizam-se e há revoluções proletárias e camponesas, permitindo a consolidação de Estados que propiciam a redução da pobreza e a socialização dos meios de produção entre diferentes classes sociais.

V. A imigração de judeus para o Oriente Médio, a organização do Estado de Israel e a confrontação entre judeus e palestinos muçulmanos (fixados anterior-

mente no território) desencadearam conflitos religiosos e territoriais que perduraram ao longo do século XX.

Estão corretas as afirmações:

a) I, II e III, apenas. b) I, III e IV, apenas. c) II, III, IV e V, apenas. d) I, II, III e V, apenas. e) I, II, III, IV e V.





GUERRA FRIA



13. UNICAMP 2004 24. Ao analisar a política internacional entre as décadas de 1950-70, o historiador Eric Hobsbawm afirmou:

O confronto de superpotências dominava e, em certa medida, estabilizava as relações entre os Estados em todo o mundo. Entretanto, as superpotências não controlavam uma das regiões de tensão do Terceiro Mundo: o Oriente Médio. Vários dos aliados americanos se achavam diretamente envolvidos - Israel, Turquia e o Irã do xá. Além disso, a sucessão de revoluções locais, como a do Irã em 1979, provou que a região era e continua sendo socialmente instável. (Adaptado de Eric Hobsbawm, A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 351).

a) Quais as superpotências envolvidas na Guerra Fria?

b) O que foi a Revolução do Irã em 1979?

c) O que é a ONU e qual seu papel no cenário internacional?



14.. PUC 2004 - A Queda do Muro de Berlim, em 1989, encerrou simbolicamente

A) a primazia da ONU na resolução de conflitos internacionais, uma vez que a derrubada do muro deu-se pela ação de populares e não por uma resolução diplomática internacional.

B) o esforço multilateral de busca de uma saída pacífica para os confrontos entre alemães ocidentais e orientais, que surgiram no decorrer da Segunda Guerra Mundial e persistiram após a queda do regime nazista.

C) a perseguição a cristãos e muçulmanos no centro e no leste da Europa, uma vez que qualquer forma de religiosidade foi proibida na região, desde o final da Segunda Guerra Mundial, pelos novos governos comunistas.

D) o isolamento entre duas metades de uma cidade, Berlim, e um país, a Alemanha, que foi estabelecido ao final da Segunda Guerra Mundial, para proteger os descendentes de judeus que sobreviveram ao nazismo.

E) a bipolarização estratégica entre as superpotências Estados Unidos e União Soviética, que nasceu ao final da Segunda Guerra Mundial e que representava profundas diferenças ideológicas e políticas entre os dois Estados.



DESCOLONIZAÇÃO



15. UNICAMP 2004 Mapas extraídos de H. L. Wesseling, Dividir para dominar: a partilha da África, 1880-1914. São Paulo: Revan/Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ,

1998, p. 462-463.

a) A que processo histórico os mapas acima se referem?

b) Quais os interesses dos europeus pela África, nesse período?

c) Caracterize o processo de descolonização da África.



16. MACKENZIE 2004 - Amilcar Cabral foi um dos pouquíssimos pesquisadores negros africanos que se formaram em Portugal,

chegando ao grau de doutor. Morreu, assassinado, em 1973, por agentes portugueses, nove meses antes de ser proclamada a independência da Guiné-Bissau. Num trabalho para a UNESCO, ele diria:

Cultura, fator de libertação? Não. Libertação, fator de cultura. Carlos Guilherme Mota

Acerca do processo que teve em Amilcar Cabral um dos seus principais ideólogos, é correto afirmar que:

a) ao contrário do que aconteceu na Guiné-Bissau, a independência de São Tomé, Moçambique e Angola ocorreu sem que houvesse um movimento de caráter revolucionário.

b) suas causas não se relacionam com o declínio da Europa após a 2ª Guerra Mundial e com a ascensão do nacionalismo africano.

c) após a 2ª Guerra, tanto a URSS quanto os EUA, por diferentes razões, assumiram posições contrárias ao colonialismo e em defesa da autodeterminação dos povos.

d) as colônias ultramarinas portuguesas, em razão da pouca repressão empreendida pela Metrópole, foram as que mais precocemente conquistaram sua independência.

e) o Pan-africanismo destruiu todas as formas originais de organização das sociedades africanas, evitando a fragmentação econômica, cultural e administrativa dos territórios coloniais.



17. UFRJ 2004 - "[...] antes de 1961 as Forças Armadas não eram abertamente atingidas no seu prestígio . [...] A partir daí , porém, da queda da Índia , e sobretudo , à medida em que as guerras da África se iam prolongando , as Forças Armadas descobriram , n]ao sem espanto por parte de muitos militares , que pela primeira vez viam claro, o seu divórcio real da Nação . As Forças Armadas são então humilhadas , desprestigiadas, apresentadas ao país como responsáveis máximos do desastre " .

Fonte : " O movimento das Forças Armadas e a Nação ", texto clandestino . Apud Serrano , Carlos e Munanga , Kabengele . A revolta dos colonizados . São Paulo , Atual, 1995 , p. 68 .

Entre 1961 e 1975 , as lutas de libertação nas diversas colônias portuguesas na África e na Ásia levaram o governo de Portugal a mobilizar um exército numeroso e a investir cerca de 43% de seu orçamento na guerra. Apesar de todo esse empenho , as forças pró-independência das colônias , ganhavam cada vez mais espaço .

a) Identifique no texto dois elementos que tenham contribuído para que setores expressivos das Forças Armadas se colocassem contra o governo português , desencadeando a chamada Revolução dos Cravos .

b) Explique uma diferença entre o processo de independência das colônias inglesas e o das colônias portuguesas na África.



AMÉRICA LATINA PÓS 45



18. FUVEST 2004 9. “Os militares latino-americanos já provaram ser a maior força coesiva de que se dispõe para assegurar a ordem pública e apoiar governos resolutos na tentativa de manter a segurança interna. As Forças Armadas da América Latina, atuando em conjunto com a polícia e outras forças de segurança, ajudaram a pôr cobro a desordens e greves, a conter ou eliminar terroristas e

guerrilhas e desencorajar todos os que se sentiam tentados a apelar para a violência a fim de derrubar o governo.” Relatório do Comitê de Negócios Estrangeiros do Congresso dos Estados Unidos, 1967.

Tendo por base as afirmações do Relatório, responda:

a) A que situação histórica se refere o texto? Dê um exemplo.

b) Qual o papel atribuído aos militares pelo Comitê?

Explique sua resposta.



19. UNICAMP 2004 . Os processos dominantes de contra-reforma agrária no continente latino-americano foram responsáveis por uma dinâmica progressiva de concentração da riqueza e, especificamente, da terra. Processos de desagregação social provenientes da excessiva acumulação de miséria resultaram na exclusão de contingentes consideráveis, tornando ‘exilados internos’ cidadãos sem oportunidades de integração produtiva no mercado de trabalho formal. Grande parte deles são provenientes de uma expulsão estrutural do campo, cada vez mais fechado ao acesso à terra ou a políticas de reprodução da agricultura, sobretudo alimentar, o que circularmente atinge o abastecimento do mercado interno nacional de consumo basicamente popular. (Adaptado de Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro e Jorge Atílio Silva Iulianelli (orgs.), Narcotráfico e Violência no Campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 23).

a) Explique como a intensificação da concentração de terras se colocou como obstáculo à agricultura camponesa na América Latina.

b) Dificuldades de manutenção das famílias camponesas no campo têm reforçado o estabelecimento da prática de cultivo de plantas narcóticas como um agronegócio (narcoagronegócio). Por que o narcoagronegócio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da América Latina?

c) Cite dois países da América do Sul onde o cultivo da coca (Erythroxylum coca) é tradicional entre os camponeses.



20. UNESP 2004 - Observe o gráfico sobre a participação do açúcar e do turismo na economia cubana e assinale a alternativa que justifica as causas da evolução dos dois produtos representados.

Participação do açúcar e do turismo na economia de Cuba em US$ milhões

1990 1997 1999

Açúcar 4.313,8 976,3 452,6

Turismo 327,4 1.333,1 1.948,2

Fonte : Escritório Nacional de Estatísticas de Cuba , 2001



a) Grave crise econômica após a extinção da URSS; parceria com grandes redes hoteleiras européias; riqueza em recursos paisagísticos.

b) Substituição da cana-de-açúcar por outros produtos agrícolas; parceria com redes hoteleiras asiáticas; riqueza em recursos minerais.

c) Desenvolvimento da pecuária de corte; parceria com redes hoteleiras japonesas; riqueza em recursos marinhos.

d) Grave crise econômica após a extinção da CEI; parceria com redes hoteleiras tailandesas; riqueza em recursos pedológicos.

e) Grave crise econômica após a extinção da Rússia; parceria com redes hoteleiras mexicanas; riqueza em recursos pesqueiros.



ÁSIA PÓS 45



21. Considerando-se a China atual, avalie os cinco itens seguintes.

I. Existência de grande mercado consumidor e potencial aumento do consumo per capita.

II. Predomínio da população urbana, elevando a oferta de trabalhadores e diminuindo os custos da mãode-obra.

III. Expansão industrial em zonas econômicas especiais, com a presença de investimentos estrangeiros.

IV. Controle total do Estado sobre a agricultura e crescente expansão da mecanização no campo.

V. Localização privilegiada junto às economias de crescimento acelerado do sudeste asiático.

Assinale a alternativa que contém as três características que melhor representam a situação da economia chinesa, na atualidade.

a) I, II e III. b) I, III e V. c) III, IV e V. d) II, III e V. e) I, II e IV.



EUA PÓS 45



22. FUVEST 2004 “No continente europeu, a força armada já deixou de ser instrumento das relações internacionais. Os EUA exercem o poder num mundo em que as leis internacionais não são confiáveis e onde a promoção de uma ordem liberal ainda depende da posse e do uso de meios militares.”

Robert Kagan, Folha de S.Paulo, 23/03/2003.

Tendo por base o texto, no qual o autor, ideólogo do governo Bush, explica a necessidade da guerra contra o Iraque, é correto afirmar que

a) os EUA decidiram atacar o Iraque conforme as regras internacionais vigentes desde a Segunda Guerra.

b) os embates entre a União Européia e os EUA, antes da guerra do Iraque, foram depois superados pela plena aceitação da política de Bush na Europa.

c) as intervenções no Afeganistão e no Iraque demonstraram que o presidente norte-americano pretende fazer dos EUA a única potência mundial.

d) o Conselho de Segurança da ONU apoiou a política de intervenção armada do presidente norte-americano no Iraque.

e) a ordem liberal criada, após a Segunda Guerra, pela Europa e EUA se baseou nas relações diplomáticas para a manutenção da paz mundial. Diego Rivera



23. FUVEST 2004 3. Apresente e explique uma característica

a) dos primórdios da industrialização na Europa.

b) dos novos espaços industriais europeus.



24. UFRJ 2004 - A Geografia do Poder Mundial - A geografia do poder mundial estuda a distribuição dos recursos naturais , do poder econômico , político e militar no âmbito internacional . Nos dias atuais , os especialistas reconhecem que um único Estado Nacional agrega vários elementos desse poder : os Estados Unidos da América .

a) Cite dois desses elementos

b) Explique como esses elementos permitem o exercício de poder global pelos Estados Unidos.



25. UFSCAR 2004 . A industrialização norte-americana começou no nordeste do país e se espalhou pela região dos Grandes Lagos, com setores como o siderúrgico, o naval e o automobilístico.

Esse foi, durante muito tempo, o padrão espacial predominante nos Estados Unidos. Contudo, com a revolução técnico-científica e informacional, novos padrões de distribuição industrial foram produzidos, gerando um processo de descentralização e de reorganização territorial da atividade produtiva. Considerando o processo descrito, responda.

a) Quais tipos de indústrias caracterizam o novo padrão industrial americano?

b) Onde se localizam essas indústrias e quais fatores justificam tal localização?



26. PUC 2004 “A revolução militar é movida pelos EUA fundindo: planejadores do Pentágono, o complexo industrial-militar americano e a tecnologia do Vale do Silício. Os EUA são responsáveis por 40 a 45% dos gastos militares de 189 países do mundo”. KENNEDY, Paul. Poderio bélico dos EUA não garante segurança. Folha de S. Paulo, 12 de setembro de 2002. Considerando-se essa informação é INCORRETO afirmar que

A) as guerras são inerentes à política internacional dos estados modernos; a força militar é argumento decisivo em última instância.

B) o uso da força militar organizada como meio de defesa do território e da sociedade é um dado da soberania nacional no mundo moderno.

C) os EUA usam seu poderio militar como meio de persuasão na política internacional, alegando a defesa de sua nação e dos valores da liberdade.

D) a força militar, embora represente um meio não político de se fazer política internacional, sempre foi utilizada pelas potências, após decisão política na ONU.

E) as atuais ações dos EUA em relação ao Iraque são uma demonstração nítida do uso da força militar como meio presente e aceito de se fazer política internacional.



27. PUC 2004 - As lutas por direitos civis nos Estados Unidos na década de 60 (século XX) tiveram, entre suas características centrais, a

A) ausência de mulheres e a manutenção do caráter patriarcal da sociedade norte-americana.

B) defesa dos interesses das grandes corporações industriais e o questionamento da legislação trabalhista.

C) união entre os movimentos ambientalista e gay e a escolha do arco-íris como símbolo comum desses dois grupos.

D) proposta de saídas pacíficas para os conflitos internos americanos e a insistência numa política internacional belicosa.

E) mobilização dos negros norte-americanos pela busca da ampliação de seus direitos e pelo fim das leis raciais segregacionistas.



28. FGV 2004 - Em 1992, milhões de brasileiros saíram às ruas exigindo o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Apesar das dificuldades do termo em inglês, os manifestantes logo aprenderam que se tratava de um mecanismo legal para o afastamento do presidente e a perda do mandato presidencial. Na verdade, o mundo todo acompanhara, alguns anos antes, a renúncia de um presidente ameaçado por um pedido de impeachment registrado no Congresso de seu país. Essa situação refere-se a:

A) Salvador Allende, que renunciou à presidência do Chile em 11 de setembro de 1973, diante das acusações de corrupção que eram apuradas pelos deputados chilenos.

B) John Kennedy, que renunciou à presidência dos Estados Unidos em 22 de novembro de 1963, devido às acusações de que seu governo mantinha estreitas ligações com a máfia norte-americana.

C) Ronald Reagan, que renunciou à presidência dos Estados Unidos em 14 de abril de 1986, após as repercussões negativas provocadas pelos bombardeios da força aérea norte-americana na Líbia, o que levou a oposição a formular o pedido de impeachment do presidente.

D) Richard Nixon, que renunciou à presidência dos Estados Unidos em 8 de agosto de 1974, acusado de envolvimento no escândalo Watergate, no qual se configurava a montagem de espionagem eletrônica ao oposicionista Partido Democrata norte-americano.

E) Jânio Quadros, que renunciou à presidência do Brasil em 25 de agosto de 1961, para escapar da aprovação do seu impeachment devido às suas declarações de apoio ao regime cubano de Fidel Castro.



EUROPA PÓS 45



29. MACKENZIE 2004 - Grã Bretanha e Irlanda são duas ilhas , embora próximas e unidas pela mesma língua , estão mais distantes do que parece . Nem todos são súditos da Rainha , nem professar a mesma religião . Nessa diferença , encontram-se motivos de um conflito que opõe católicos e protestantes há muitas gerações , até a atualidade . Acerca desse conflito assinale a alternativa incorreta :

a) Em 1801 , o reino Unido anexou a região e ofereceu aos irlandeses uma participação pequena no governo , desagradando grande parte da população católica . Após mais de um século de reivindicações , a parte sul da ilha , atual Irlanda , conseguiu a independência contudo , a tensão permaneceu na irlanda do Norte

b) Os católicos , que representam 42% da população , não aceitavam o poder da maioria protestante , que detinha a supremacia econômica e política , com o apoio da Coroa Britânica . Nas eleições para o Parlamento do Ulster , os protestantes sempre obtinham maioria e excluíam os católicos do governo . Foi contra esse domínio que os católicos lutaram por muitas gerações

c) A maioria do Ulster , desejosa de separar-se do Reino Unido , almejava juntar-se à Irlanda ; contudo com a oposição do governo britânico , surgiram movimentos armados , como o Exército Republicano Irlandês - IRA . Esse fato deixou o século passado marcado por violentos conflitos entre católicos e protestantes

d) A maior tensão na ilha ocorre na parte sul que, por não ter conseguido a independência , como a parte norte , organiza atentados promovidos pelo IRA , grupo que representa a maioria anglicana , mantém grande parte das cadeiras do Parlamento e deseja a expulsão dos católicos , além da independência política .

e) Em reação aos atos terroristas promovidos pelo IRA , o Reino Unido interveio na província em 1972 , retirando a sua autonomia e fechando o parlamento . Porém em 1998 , após a assinatura de um acordo , devolveu-se os direitos suprimidos por meio da eleição de um Parlamento e de um governo com representação proporcional de protestantes e católicos .



30. . O capítulo mais recente dos conflitos de fragmentação da antiga Iugoslávia ocorreu na província de Kôsovo, habitada por 90% de muçulmanos e por uma minoria sérvia. De origens remotas, os conflitos religiosos, étnicos e políticos entre cristãos e muçulmanos, marcaram, nas últimas décadas, a região.

Dentre as origens mais remotas desses conflitos, podemos destacar:

a) a conquista da região balcânica, em 556, pelos califas Árabes Omar, Otman e Ali promoveu, ao longo de séculos de dominação muçulmana, a conversão forçada de grande parte da sua população ao Islamismo.

b) o fim do domínio do Império Turco Otomano, nos territórios europeus balcânicos da Albânia, Bósnia, Kôsovo e Sérvia, promoveu, no século XIV, o acirramento dos conflitos políticos, religiosos e étnicos entre os seus habitantes.

c) a fragmentação religiosa da Arábia, levada a contento pelos xiitas, em 632, fez com que considerável parcela de muçulmanos descontentes emigrasse para regiões da Península Balcânica, gerando guerras religiosas contra os cristãos ortodoxos sérvios.

d) a conversão, no final do século XIX, de parte da população da região de Kôsovo ao Islamismo desencadeou os conflitos religiosos entre os cristãos da Bósnia-Herzegóvina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Monte Negro e Sérvia contra os muçulmanos.

e) a derrota dos sérvios, pelo Império Turco Otomano, na Batalha de Kôsovo, em 1389, marcou o declínio da Sérvia medieval. Os sérvios assistiram à maciça imigração de albaneses para a região, estimulada pelos otomanos, com a condição de se converterem ao Islamismo.



ORIENTE MÉDIO PÓS 45



31. FUVEST 2004. No livro Xogun(James Clavel, 1986), ficção ambientada no século XVI, existe uma passagem na qual o navegador inglês Blackthorne, recém-chegado ao Japão, fez um mapa-mundi na areia, tentando explicar ao líder Toranaga o lugar de onde veio, o caminho que percorreu, cruzando o Oceano Atlântico, passando pelo extremo sul do continente americano, cruzando o

Oceano Pacífico, até chegar à ilha do Japão. Blackthorne conta a Toranaga que conseguiu um portulano português, uma espécie de mapa secreto, para poder passar pelo estreito de Magalhães. Toranaga quis continuar a conversa, pois ficou impressionado com a importância dos portulanos e com o tamanho diminuto do Japão. Percebeu imediatamente que Blackthorne tinha informações interessantes a ele. Inspirando-se na passagem relatada,

a) explique como a localização geográfica continua sendo conhecimento estratégico para a geopolítica contemporânea.

b) associe o texto e a explicação à situação atual da Palestina.



32. UNICAMP 2004. Para responder a esta questão, leia o trecho abaixo e observe o mapa a seguir:

Indispensável à vida, a água é fonte de poder. O controle dos poços, dos oásis e dos cursos de água tem sido objeto de conflitos políticos e militares na região da bacia do rio Jordão, desde a antiguidade. (Adaptado de Philippe Le Preste. Ecopolítica

Internacional. São Paulo: SENAC, 2000, p. 444).

a) Qual a vantagem obtida pelo Estado de Israel na Guerra dos Seis Dias (1967)

no que diz respeito à disputa pelo controle das águas do rio Jordão frente aos

países vizinhos?

b) Quais são os fatores que explicam a escassez de água na bacia do rio Jordão?

c) Dentre os territórios ocupados por Israel na Guerra dos Seis Dias, quais são

aqueles que ainda não foram total ou parcialmente devolvidos?

Adaptado de www.mw.pro.br/mw/mw.php



URSS PÓS 45



33. . FATEC 2004 Devido à crise política e econômica, a União Soviética foi extinta em 1991. Em seu lugar, em dezembro do mesmo ano, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), integrada em parte por países que participaram da antiga URSS. O presidente da

Rússia, Boris Ieltsin, seguindo a cartilha do Fundo Monetário Internacional a partir de 1992, efetuou a mudança da economia planificada para a economia de mercado.

Essas mudanças levaram a Rússia

a) à recessão econômica, à inflação, ao desemprego e à criminalidade.

b) ao desenvolvimento de uma próspera economia de mercado sustentada pelo capital americano.

c) à criação de uma nova economia, nem capitalista, nem socialista, que elevou a qualidade de vida dos russos.

d) à recessão econômica inicial, superada pela gradativa transformação da Rússia em país modelo de desenvolvimento econômico, para os países vizinhos.

e) à recessão econômica e ao desemprego no início; mas, com a ajuda dos organismos internacionais, houve a recuperação econômica já a partir de 1995, com a implantação das medidas sugeridas pelo COMECON.



34. MACKENZIE 2004 - Sirocenqo, 1938 Raul Martínez, 1968 No primeiro pôster, lê-se: “Vida longa a Stálin”. O cartaz estampa a felicidade do povo com seu líder. Os soldados sorrindo, as moças desfilando, uma grande alegria.

E Stálin sempre imponente, o “comandante ideal”.

No segundo, está a imagem do líder cubano Fidel Castro. É um cartaz comemorativo do assalto ao quartel

de Moncada, ocorrido em 26 de julho de 1953, quando um grupo de jovens nacionalistas tentou o ataque

para iniciar uma rebelião popular contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

Esses dois personagens da História Contemporânea apresentam em comum:

a) as perseguições a que foram submetidos pelo MI-5.

b) a Nova Política Econômica.

c) o acordo Antikomintern.

d) o uso do culto à personalidade.

e) a crença na Revolução Permanente.





CAPITALISMO



35. UNICAMP 2004. Apesar de importantes diferenciações, o crescimento das atividades de turismo, recreação e lazer nas últimas décadas tem sido muito intenso em todo o mundo, com indicadores de que esse dinamismo irá continuar e se acentuar ainda mais nos próximos anos. Cada vez mais existe uma relação direta entre o turismo, recreação e lazer e outros setores econômico-sociais, como a agropecuária, a indústria e os serviços em escalas diferenciadas. (Adaptado de Adyr Balastreri Rodrigues, Apresentação, em Adyr Balastreri Rodrigues, Turismo, Modernidade, Globalização. 2 ed., São Paulo: HUCITEC, 2000, p. 163).

a) Quais as principais razões que explicam um crescente contingente de turistas no mundo?

b) O fenômeno do turismo influencia os lugares, às vezes, com pequenas transformações, outras vezes, redefine sua dinâmica de maneira intensa e irreversível. Aponte duas modificações espaciais produzidas pelo turismo urbano.

c) Indique três atividades do setor terciário que se ampliam com a dinamização do turismo urbano.



36 . UNIFESP 2004 - Embora o terreno ideal do socialismo-comunismo tenha desmoronado, os problemas que ele pretendeu resolver , permanecem: o uso descarado da vantagem social e o desordenado poder do dinheiro, que muitas vezes dirige o curso mesmo dos acontecimentos. E se a lição global do século XX não servir como uma vacina curativa, o imenso turbilhão vermelho pode repetir-se em sua totalidade. (A. Soljenitsin. The New York Times, 28.11.1993.) Do texto, depreende-se uma

a) crítica ao neoliberalismo e a crença na história como um campo aberto de possibilidades.

b) admiração pelo socialismo e a convicção de que o futuro histórico pertence ao comunismo.

c) hostilidade para com o socialismo e uma visão otimista quanto ao futuro do capitalismo.

d) incompreensão com relação ao capitalismo e ao socialismo e cegueira com relação ao futuro.

e) aceitação do capitalismo e a aceitação conformista da tese que sustenta o fim da história.



GLOBALIZAÇÃO



37. FUVEST 2004 - ,1. Considerando a rede mundial de computadores, inovação tecnológica contemporânea das mais importantes, explique as afirmações.

a) A integração econômica global é facilitada, pelo uso das mesmas técnicas…

b) … contudo, integrar não significa incluir a todos.



38. UNESP 2004. No mundo pós-guerra, instituições internacionais foram criadas para gerir a comunidade dos países e, uma delas, criada em 1957 com apenas seis membros conta, atualmente, com quinze. Numa ampliação considerada histórica, a partir de 2004 dez novos países integrarão esta Instituição. Assinale a alternativa que identifica tal Instituição e o antigo bloco ao qual pertencia a maioria destes novos países que passarão a integrá-la.30

a) Organização Mundial do Comércio; OIT.

b) União Européia; ex-bloco socialista.

c) Organização das Nações Unidas; COMECON.

d) Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; G-8.

e) União Européia; OPEP.



39. FGV 2004 - . “A nova lei agrícola dos EUA (Farm Bill) prevê mais de US$ 412 bilhões em subsídios aos agricultores norte-americanos nos próximos 10 anos. A nova lei entra em vigor em outubro de 2002 e se estenderá até 2008. Os subsídios anuais à agricultura norte-americana superarão os US$ 41 bilhões anuais, o dobro de 2001.” Fonte: www.sof.org.br/noticias

Com base em seus conhecimentos sobre a inserção do Brasil no mercado internacional, pode-se afirmar que esta política do governo dos Estados Unidos:

A) afeta diretamente as negociações para a formação da ALCA, pois o Brasil concorre diretamente no mercado como grande exportador agrícola.

B) não afeta as negociações para a formação da ALCA, já que a produção agrícola dos Estados Unidos não é suficiente para o próprio mercado interno.

C) afeta as negociações, na medida em que esta política dos Estados Unidos rompe com a idéia de equilíbrio das finanças públicas e da estabilidade monetária.

D) não afeta as negociações porque o Brasil concorre no mercado como exportador de produtos tropicais, como a soja, a laranja e a cana-de-açúcar.

E) afeta as negociações porque a ajuda econômica interna aos Estados Unidos diminui a disponibilidade de capitais para os países emergentes, como o Brasil.

40. UFRJ 2004 - Considerando os dados em bilhões de dólares dia , as transações financeiras em 2001 , atingiram a US$ 700 bilhões , o PIB mundial US$ 120 bilhões , o faturamento das 100 maiores empresas multinacionais US$ 20 bilhões e as transações comerciais US$ 17 bilhões .

Explique a grande diferença entre o valor das transações financeiras e o da circulação de mercadorias na economia mundial contemporânea .



41. PUC 2004 - “Em março os ciganos voltaram. Desta vez traziam um óculo de alcance e uma lupa do tamanho de um tambor... Sentaram uma cigana num extremo da aldeia e instalaram o óculo de alcance na entrada da tenda. Mediante pagamento... o povo se aproximava do óculo e via a cigana ao alcance da mão. ‘A ciência eliminou as distâncias’... ‘Dentro em pouco o homem poderá ver o que acontece em qualquer lugar da terra, sem sair de sua casa.’ ” (Gabriel GARCÍA MÁRQUEZ, Cem Anos de Solidão, p. 8)

Considerando a previsão da personagem pode-se afirmar que

A) as imagens de satélites artificiais possibilitam visões regulares do planeta, logo dos territórios dos países, porém, a maior parte dos países (como o Brasil, por exemplo) não têm acesso a elas.

B) os satélites produzem imagens da Terra e elas são acessíveis à maioria dos países, entretanto, elas não permitem visualizar com qualidade as áreas muito edificadas como as cidades, que são os lugares mais plenos de acontecimentos.

C) com os satélites, o planeta está quase em sua integralidade sob o olhar humano. As imagens são regulares e oferecem, entre outras possibilidades, a de acompanhar a evolução de lavouras e de prospectar minerais.

D) os satélites baratearam a ponto de permitir que quase todos os países os tenham (como os da América do Sul, por exemplo),fazendo do uso das imagens o principal instrumento de vigilância cotidiana dos territórios e, em especial, das fronteiras.

E) embora as imagens de satélite representem um avanço na monitoração da Terra, devido às enormes distâncias de onde elas são obtidas, há a impossibilidade de captar vários aspectos importantes da dinâmica da superfície terrestre em geral.



42. . UFRJ 2004 - Expressões como " um mundo sem fronteiras " ou " fronteiras permeáveis" são constantemente empregadas para descrever a irrelevância das fronteiras internacionais frente à expansão global das redes de telecomunicações e dos fluxos financeiros . No entanto, o controle sobre a circulação de bens e pessoas nos pontos de entrada dos territórios nacionais é cada vez mais rigoroso , sugerindo que os limites entre as nações são ainda barreiras importantes .

Apresente um tipo de situação em que

a) a circulação de pessoas seja rigorosamente controlada

b) a circulação de mercadorias esteja sujeita a forte vigilância.



43. UFSCAR 2004 - . Leia o texto.

Durante milênios, a história do homem faz-se a partir de momentos divergentes, como uma soma de aconteceres dispersos, disparatados, desconexos. Já a história do homem de nossa geração é aquela em que os momentos convergiram, o acontecer de cada lugar podendo ser imediatamente comunicado a qualquer outro, graças ao domínio do tempo e do espaço à escala planetária. A instantaneidade da informação globalizada aproxima os lugares, torna possível uma tomada de conhecimento imediata [...] e cria entre lugares e acontecimentos uma relação unitária à escala do mundo. (Santos, Milton. A natureza do espaço.) A interpretação desse texto permite-nos afirmar que

a) a sociedade atual, conectada pelas tecnologias de informação, produz um mundo igualitário, já que os lugares estão unidos por relações globais.

b) o avanço da tecnologia informacional, ao alterar a escala do tempo e do espaço, anulou a existência e o papel dos lugares.

c) na sociedade atual cada momento e cada lugar compreendem eventos que são interdependentes, incluídos em um sistema global de informações.

d) a instantaneidade das informações não possibilita a ocorrência de eventos em lugares e momentos específicos.

e) a existência de relações unitárias globais oferece oportunidades a todos os lugares e possibilita maior autonomia a eles.

44 . UFSCAR 2004 . Muro de Berlim na Alemanha e o Muro de Tijuana na fronteira entre EUA e México retratam símbolos de momentos diferentes da ordem mundial.

a) A quais “ordens mundiais” os muros pertencem?

b) Como podemos compreender a existência do Muro de Tijuana no contexto da globalização e do neoliberalismo?



45. PUC 2004 . Na Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancún (México) no ano de 2003, o Brasil e mais 19 países em desenvolvimento protagonizaram um movimento contra a política de subsídios agrícolas, desenvolvida pelos países europeus e pelos EUA, que beneficia os agricultores desses países desenvolvidos. A respeito desse desacordo no comércio mundial é correto afirmar que

A) a reivindicação do fim dos subsídios pretende fazer valer no mercado internacional a maior produtividade nos negócios agropecuários dos países em desenvolvimento, o que se deve à tecnologia mais avançada empregada no processo produtivo.

B) os países em desenvolvimento optaram por ser exportadores de commodities (produtos agropecuários, minérios, madeiras

etc.) em função desse comércio ser mais valorizado no mercado internacional, por causa da escassez de terras agrícolas nos países desenvolvidos.

C) o combate aos subsídios agrícolas vem de setores cada vez mais minoritários no interior dos países em desenvolvimento ,visto que a maioria deles, o Brasil inclusive, está abrindo mão dos commodities e especializando-se em bens industriais, com alto valor agregado.

D) os enormes subsídios agrícolas aos agricultores dos países desenvolvidos são uma forma de protecionismo (“fechamento”) de seus mercados internos, o que contraria a abertura muitas vezes exigida dos mercados dos países em desenvolvimento.

E) a participação modesta (e cada vez menor) dos países em desenvolvimento no mercado internacional não está relacionada às políticas protecionistas dos países desenvolvidos, mas sim à grande ineficiência produtiva, o que os torna isolados no contexto da globalização.



46. PUC 2004. “Se os parceiros (do Mercosul) souberem valorizar-se reciprocamente... será possível promover uma união que leve em conta alguns fatores... é preciso construir um sentido de urgência e premência comparável ao do europeu: se não nos unirmos, seremos devastados pela ALCA”.

Renato Janine Ribeiro em entrevista para O mundo em português, nº 29, fev. 2002 Indique a alternativa que melhor se ajuste à afirmação acima.

A) O ideal seria fazer do Mercosul uma espécie de prolongamento do Nafta, que, assim como a União Européia, é uma associação de países apenas para o livre comércio.

B) Os parceiros do Mercosul devem buscar uma união que ultrapasse apenas o livre comércio, e que promova a cooperação em outros níveis (política, cultura etc) de modo a poder se relacionar com a ALCA com mais força.

C) Mercosul e ALCA são duas realidades excludentes. Aqueles que insistirem em unir-se em torno do Mercosul serão boicotados pela ALCA cuja organização segue o modelo da União Européia.

D) Uma vez inseridos na ALCA, os países que hoje formam o Mercosul se beneficiarão pelo acesso às tecnologias modernas dos EUA e ao seu mercado, o que permitirá um desenvolvimento sem igual a esses países.

E) Tanto NAFTA quanto Mercosul são acordos de livre comércio, assim como outros existentes na América. Na prática, a criação da ALCA busca otimizar todos os acordos do continente, eliminando a divisão desnecessária entre blocos econômicos.

.



GUERRAS PÓS 45

47. FUVEST 2004 O aumento do número de mortes de soldados das forças de ocupação do Iraque, mesmo após o anúncio do final da guerra pelo governo dos Estados Unidos, deve-se à

a) participação tardia da Rússia, que procurou salvaguardar seus interesses geopolíticos na região.

b) reação da população iraquiana, que não aceita a presença de estrangeiros no país.

c) redução do efetivo militar norte-americano para cortar as despesas com a ocupação.

d) ação da inteligência norte-americana, que conseguiu isolar os dirigentes procurados, sem destruir as cidades.

e) maior vulnerabilidade da população em função da ausência de governo local.



TERRORISMO

48. MACKENZIE 2004 - As explosões de bombas na Embaixada dos Estados Unidos, em Nairobi e Dar es-Salaan, em 8 de agosto de 1998 e os atentados de 11 de setembro de 2001, ao World Trade Center e ao Pentágono, aterrorizaram e desviaram a atenção do mundo ocidental para os grupos radicais islâmicos fundamentalistas e para o Islão. Noam Chomsky Sobre o Islão e a suas relações com grupos terroristas, é correto afirmar que:

a) no Islão, o código moral e as normas de comportamento são definidos pelo Corão e a Guerra Santa, contra o mundo ocidental, é pregada por grande parte dos islâmicos fundamentalistas.

b) segundo a tradição islâmica, a palavra Islão significa “pregação religiosa politeísta e idolatria anual às divindades na cidade de Meca”, prática defendida pelos fundamentalistas islâmicos.

c) os conflitos entre os norte-americanos e os fundamentalistas têm suas raízes na pretensão da ONU de organizar, no Islão, um Estado centralizado, nos moldes do Estado de Israel.

d) todos os integrantes do fundamentalismo islâmico condenaram as ações terroristas contra os EUA e os conflitos podem ser atribuídos às políticas de Osama bin Laden e George W. Bush.

e) os fundamentalistas não aceitam a defesa, por parte de alguns líderes do Islão e dos americanos, do direito de livre escolha religiosa e da conversão dos não islâmicos à religião muçulmana.



CULTURA

49. FGV 2004 - . “Estoy aqui de passagem/ Sei que adiante/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira, manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy loco por ti de amores.” Soy loco por ti, América, Gilberto Gil/Capinam, 1968. A década de 1960 foi marcada por uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é correto afirmar:

A) A contestação foi essencialmente econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968, movimentos contrários a qualquer culto a personalidades.

B) A vitória da Revolução Cubana não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel Castro.

C) A juventude estudantil brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.

D) A América Latina tornou-se uma das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.

E) Liberdade sexual, contracultura, revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram elementos da contestação dos anos sessenta.



ECOLOGIA

50. PUC 2004 “Relatórios internacionais, entre eles o do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente...afirmam que já foi ultrapassado o limite da sustentabilidade planetária em matéria de recursos naturais, de energia, de ocupação de solos e exploração do mar, etc... já estamos mais de 20% além da capacidade de reposição da biosfera, com o déficit aumentando ano a ano...” NOVAES, Washington. Uma nova estratégia. no site http://www.riomaisdez.gov.br Assinale a afirmativa INCORRETA sobre a questão da sustentabilidade do planeta.

A) Se a maioria dos habitantes da Terra passar a consumir como boa parte dos norte-americanos, aumentará o risco para a sustentabilidade, já que o consumo per capita das populações dos países pobres é muito inferior.

B) Estima-se que, até meados do século XXI, mais 2,5 bilhões de pessoas se somarão aos atuais 6,1 bilhões de habitantes e espera-se que com qualidade de vida aceitável, o que pode implicar maior sobrecarga sobre a biosfera.

C) A resistência dos EUA em ratificar o compromisso de diminuição da emissão de “gases estufa” (Protocolo de Kyoto) pode vir a agravar as possibilidades de reprodução da Biosfera.

D) O resultado da Rio + 10 (Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável) não é animador, pois metas de longo prazo não foram atingidas e os compromissos assumidos na Rio 92 ficaram longe de ser cumpridos a contento.

E) O risco da sustentabilidade do planeta vem crescendo com a diminuição acelerada do número de pessoas que vivem com menos de U$2 por dia (avaliados atualmente em 800 milhões), o que está implicando aumento de consumo .



DEMOGRAFIA

51, UNESP 2004 Os gráficos representam duas tendências mundiais.27Analise-os e assinale a alternativa que está relacionada com o constante aumento do número de pessoas com 65 anos ou mais.

Média do número de filhos por mulher

EUA Rei.Un. França Canadá Japão

80-85 3,3 2,8 2,9 3,6 2,0

95/00 2,0 1,7 1,6 1,6 1,5

Aleman Itália Brasil

80-85 2,5 2,6 6,2

95/00 1,3 1,2 2,3

% da população do mundo desenvolvido com 65 anos ou mais

1960 1990 2000 2010 2020

9,2 13,3 14,7 16,7 23,8

Fonte : Centro de Estudos Internacionais e Estratégicos , 2001 .

a) Diminuição da expectativa de vida e do número médio de filhos por mulher em todos os países.

b) Aumento da expectativa de vida e alta taxa de fertilidade por mulher, no período 1995-2000, no Japão, Alemanha e Itália.

c) Aumento da expectativa de vida e diminuição da taxa de fertilidade por mulher em todos os países.

d) Diminuição da expectativa de vida e da taxa de fertilidade por mulher nos países desenvolvidos.

e) Aumento da expectativa de vida e queda na taxa de fertilidade por mulher exclusivamente no Canadá, Alemanha e Brasil, no período 1960-2000.



URBANIZAÇÃO

52. UNESP 2004. A tabela seguinte contém dados das regiões metropolitanas com mais de 10 milhões de habitantes em 2000, números que são uma fonte de constante preocupação para a ONU, visto que em 1950 apenas Londres e Nova Iorque atingiam este total. As projeções indicam que, em 2015, 23 áreas metropolitanas

terão mais de 10 milhões de habitantes. Analise a tabela e, utilizando seus conhecimentos geográficos, assinale a alternativa que contém três conseqüências

deste elevado crescimento populacional e os países onde este processo tem sido mais intenso.

Milhões de habitantes no ano 2000 e projeção para o ano de 2015

2.000 2015

Tóquio 26,4 Tóquio 26,4

Cidade do Méxic 18,1 Mumbai Bombaim 26,1

Mumbai –Bombaim 18,1 Lagos 23,3

São Paulo 17,8 Daca 21,1

Nova Iorque 16,6 São Paulo 20,4

Lagos 13,4 Karachi 19,2

Los Angeles 13,1 Cidade México 18,2

Calcutá 12,9 Nova Iorque 17,4

Xangai 12,9 Jacarta 17,3

Buenos Aires 12,6 Calcutá 17,3

Daca 12,3 Nova Delhi 16,8

Karachi 11,8 Manila 14,8

Nova Delhi 11,7 Xangai 14,6

Jacarta 11,0 Los Angeles 14,1

Osaka 11,0 Buenos Aires 14,1

Manila 10,9 Cairo 13,8

Pequim 10,8 Istambul 12,5

Rio de Janeiro 10,6 Pequim 12,3

Cairo 10,6 Rio de Janeiro 11,9

Osaka 11,0

Hanjin 10,7

Hyderabad 10,5

Bancok 10,1



Fonte : ONU 2001 .

a) Aumento do poder aquisitivo, diminuição dos investimentos estrangeiros, aumento da produção industrial; países do Oriente Médio e da América Latina.

b) Diminuição da população economicamente ativa, aumento do setor informal, aumento da população abaixo da linha de pobreza; países da Ásia e da

África.

c) Aumento do trabalho infantil, aumento do setor agrícola, aumento da produção industrial; países da Ásia Meridional e Extremo Oriente Asiático.

d) Diminuição da população economicamente ativa, aumento do setor eletroeletrônico, aumento da escolaridade; países da Europa de Leste e da África.

e) Aumento do número de mulheres, diminuição da produção agropecuária, diminuição da população abaixo da linha de pobreza; países da Europa

Ocidental e Austrália.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui