Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA DO SECULO XIX TESTES 2004 -- 30/01/2004 - 11:54 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA SÉCULO XIX QUESTÕES DE VESTIBULAR 2004 . PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL



REVOLUÇÃO FRANCESA

1. UNESP 2004. Compare os dois textos seguintes e responda.

Em todos os lugares havia calma. Nenhum movimento, nem temor ou aparência de movimento no Reino havia que pudessem interromper ou se opor aos meus

projetos. (Memórias de Luís XIV para o ano de 1661.)

Para nos mantermos livres, cumpre-nos ficar incessantemente em guarda contra os que governam: a excessiva tranqüilidade dos povos é sempre o pregoeiro de

sua servidão. (J. P. Marat. As cadeias da escravidão, 1774.)

a) A que regime político predominante na Idade Moderna européia os dois textos, de formas diferentes, se referem?

b) O texto de Marat apresenta uma noção de cidadania elaborada pela reflexão política do Século das Luzes. De que forma a Revolução Francesa do século XVIII

foi a expressão desta nova concepção política?



2. UNICAMP 2004 Fundado em 1793, no auge da Revolução Francesa, o museu do Louvre era a materialização da liberdade, igualdade e fraternidade. O museu foi estabelecido em um palácio real transformado em palácio do povo; sua coleção de pinturas, esculturas e desenhos foi confiscada da Igreja, da Coroa e dos aristocratas exilados e nacionalizada. (Traduzido de Andrew McClellan, A Brief History of the Art Museum Public, em Andrew McClellan (org.), Art and its Publics. Museum Studies at the Millenium Oxford: Blackwell Publishing, 2003, p. 5).

a) O que é um museu?

b) Como se pode considerar o confisco mencionado no texto como um gesto revolucionário?

c) Explique a importância dos museus na construção da identidade nacional.



3. FGV 2004 - . “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção) A fala de Robespierre ocorreu num dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

A) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembléia Nacional.

B) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.

C) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.

D) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.

E) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

4. UFSCAR 2004 -. Marat foi um importante personagem na Revolução Francesa (1789). Seu assassinato teve várias representações. Uma delas foi o quadro de David A Morte de Marat, um símbolo do movimento revolucionário e de grande importância para a história da arte. Em relação a essa obra, é correto afirmar que:

a) David ressaltou características da história pessoal de Marat, ou seja, um revolucionário de origem humilde e camponesa.

b) Marat foi retratado como um símbolo dos radicais girondinos, responsáveis pela expulsão dos montanheses da Convenção e execução de seus líderes.

c) David inaugurou a pintura histórica, mítica e heróica, apresentando a eternidade do personagem.

d) David retratou Marat de uma forma não épica, diferenciando sua obra do idealismo da arte acadêmica aristocrática.

e) David transformou Marat em personagem das tragédias gregas e sua morte em um ato romântico da revolução.



INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA LATINA

5. FUVEST 2004 5. “Os soldados franceses que guerrearam da Andaluzia a Moscou, do Báltico à Síria [...] estenderam a universalidade de sua revolução mais eficazmente do que qualquer outra coisa. E as doutrinas e instituições que levaram consigo, mesmo sob o comando de Napoleão, eram doutrinas universais, como os governos sabiam e como também os próprios povos logo viriam a saber.”

Eric Hobsbawm. A era das revoluções – 1789 – 1848.

Baseando-se no texto, aponte:

a) As doutrinas e instituições referidas pelo autor.

b) Os desdobramentos dessas guerras para a América Ibérica.

6. UNESP 2004. Bolívar, durante os anos de luta pela independência, deixara escritos cantos de louvor à liberdade e prognosticava um porvir que faria da América um exemplo para o mundo. Quinze anos depois, morria doente, desiludido e só. Poucos dias antes de sua morte, escreveu uma carta (...) em que afirmava que nem mesmo os espanhóis desejariam reconquistar a América, tal o caos instalado (...). Nosso destino, dizia ele, era ser governado por pequenos tiranos. (Maria Lígia Coelho Prado, América Latina no século XIX.) As afirmações de Bolívar

a) expressam opiniões pessoais de um líder político favorável ao estabelecimento de governos anti-imperialistas.

b) revelam que o peso da herança do colonialismo era maior do que supunham os heróis da independência.

c) foram negadas pela experiência histórica concreta da América Latina ao longo do século XIX.

d) indicam o descontentamento da elite agrária, prejudicada pela adoção de princípios liberais.

e) aplicam-se somente aos países do Caribe, que não conseguiram atingir estabilidade após a independência.



7. UFRJ 2004 - Considerando os escravos fugidos entre 1730 e 1805 , na Jamaica ( Caribe) , cerca de 75,8% eram homens e 20,1% escravos novos e na Geórgia ( sul dos EUA) , cerca de 81,8% eram homens e 11,6 % escravos novos ( africanos recém chegados de ambos os sexos ).

a) Relacione o perfil sexual dos fugitivos , expresso nos dados acima , com o tráfico atlântico de africanos para a América ;

b) Explique a característica que singulariza a Revolução Haitiana ( 1791) , frente às outras duas grandes revoluções do século XVIII : a Americana ( 1776) e a Francesa ( 1789) .



8. UFRJ 2004 - "Eu me recuso a aceitar que a águia crave suas garras em outras terras " . ( Twain , Mark . Patriotas e Traidores , SP . Fundação Perseu Abramo , 2003 , p. 4 .

Embora igualmente favorável à Guerra Hispano-Americana , no trecho acima, escrito em 1900 , o escritor norte-americano Mark Twain pôs seu olhar crítico sobre as ambições dos EUA no processo que se convencionou chamar Expansão Imperialista .

a) Explique um dos motivos que levaram os EUA a intervir em Cuba , acontecimento que ficou conhecido como a Guerra Hispano-Americana (1898)

b) Identifique uma característica da política externa norte-americana em relação á Europa entre 1898 e 1914 .



9. PUC 2004 . Para responder às duas questões seguintes, leia o texto a seguir:

“O espírito de liberdade, nascido com o homem livre por natureza, tem sido senhor de si mesmo desde que viu a luz do mundo. Suas forças e direitos quanto a ela foram sempre imprescriptíveis, nunca finitos ou passageiros. (...) Desde o exato instante em que um monarca, piloto adormecido no regaço do ócio ou do interesse, nada faz pelo bem de seus vassalos, faltando com seus deveres, rompem-se também os vínculos de sujeição e dependência de seus povos. Este é o sentir de todo homem justo e a opinião dos verdadeiros sábios. (...) nem o juramento de vassalagem que os americanos prestaram ao espanhol, nem a possessão por trezentos anos que este logrou na América são razão suficiente para justificar a dominação.

(...) Habitantes do Peru: se desnaturalizados e insensíveis assistiram, dia-a-dia, com rosto tranqüilo e sereno, à desolação e aos infortúnios de sua desgraçada pátria, acordem agora da penosa letargia em que estiveram submersos, desapareça a penosa e funesta noite da usurpação e amanheça o claro e luminoso dia da liberdade”.

Bernardo de Monteagudo. “Dialogo entre Atahualpa y Fernando VII en los Campos Eliseos”,in Pensamiento político de la emancipación (1790-1825). Caracas, Biblioteca Ayacucho, 1977, p. 69-1.

O texto, de 1809, pode ser caracterizado como:

A) iluminista, devido, entre outras possibilidades, à identificação da liberdade como estado de natureza e à crítica ao isolamento do poder dos reis.

B) positivista, devido, entre outras possibilidades, à valorização da idéia de pátria e ao apelo à ação como forma de alterar a realidade vivida.

C) feudal, devido, entre outras possibilidades, à lembrança da importância dos juramentos de suserania e vassalagem e da subordinação ao rei.

D) moralista, devido, entre outras possibilidades, à rejeição do ócio dos reis e à necessidade de justiça.

E) socialista, devido, entre outras possibilidades, à defesa da autodeterminação dos povos e à conclamação à luta como forma

de libertação.

10 . As expressões “penosa e funesta noite da usurpação” e “claro e luminoso dia da liberdade” referem-se, respectivamente, à

A) unidade e ao federalismo.

B) ilustração e ao direito divino dos reis.

c) monarquia e ao patriotismo.

D) escravidão e ao trabalho livre.

E) colonização e à independência política.



REVOLUÇÕES DE 1830 E 1848

11. UNIFESP 2004 - O movimento revolucionário de 1848, que abalou, mas não destruiu, a ordem social vigente na Europa, pode ser caracterizado como um conflito no qual

a) a burguesia, ou frações desta classe, face ao perigo representado pelo proletariado, não tomou o poder.

b) o campesinato, em luta encarniçada contra a nobreza, abriu espaço para a burguesia tomar o poder.

c) a nobreza, diante da ameaça representada pela burguesia, fez concessões ao proletariado para se manter no poder.

d) o proletariado, embora fosse uma classe já madura e com experiência, ficou a reboque dos acontecimentos.

e) não houve luta de classes, e sim disputas derivadas das tensões e contradições existentes entre ricos e pobres.





GUERRA DE SECESSÃO

12. UNICAMP 2004 . A guerra civil americana afetou diretamente a indústria têxtil inglesa. A carência de matéria-prima levou a Inglaterra a incentivar o cultivo do algodão em várias partes do mundo. Em 1861, chegaram remessas de sementes de algodão a São Paulo distribuídas pela Associação para Suprimento do Algodão de Manchester. Em 1863, foram enviados os primeiros sacos produzidos nas terras do coronel Manoel Lopes de Oliveira. Os relatórios confirmaram a boa qualidade do algodão paulista. (Adaptado de Alice Canabrava, O algodão em São Paulo – 1861-75. São Paulo: T.A. Queiroz Editor, 1984, p. 3-11).

a) Explique por que se pode considerar a guerra civil americana uma experiência decisiva para o capitalismo nos EUA.

b) A partir do texto, quais os vínculos entre a agricultura paulista e a indústria inglesa?

SOCIALISMO UTÓPICO E CIENTÍFICO

13. MACKENZIE 2004 ... criticam, em primeiro lugar, a democracia burguesa que criou e garantiu a existência permanente de uma aristocracia governamental, nunca deixaram de denunciar o sufrágio universal [...] Rejeitaram categoricamente a participação política e boicotaram as urnas. Afirmaram, fundamentalmente, e aqui vai uma conceituação-chave para entendê-los, que a prioridade na luta de classes estaria no campo econômico, e não rejeitaram a política, mas sim a política burguesa. Profetizaram o fracasso do comunismo de Estado e denunciaram o autoritarismo presente em Marx. Caio Túlio Costa50

O fragmento de texto acima relaciona-se com as idéias:

a) fascistas. b) trotskistas. c) nazistas d) anarquistas. e) socialistas.

14.MACKENZIE 2004 Para nós, a autoridade não é necessária à organização social; ao contrário, acreditamos que ela é sua parasita, que impede sua evolução e utiliza seu poder em proveito próprio de uma certa classe que explora e oprime as outras. Enquanto houver harmonia de interesses em uma coletividade, enquanto ninguém quiser ou puder explorar os outros, não haverá marca de autoridade;.... Enrico Malatesta A respeito da doutrina professada por Enrico Malatesta, é correto afirmar que:

a) ambicionava construir uma ciência da natureza humana, não estabelecia distinção entre ciência física e ciência social e identificava a teoria moral, religiosa e política existente como o principal obstáculo à realização das leis da harmonia.

b) afirmava que, após a revolução, os trabalhadores estabeleceriam a ditadura do proletariado e, mais tarde, com o crescimento da produção e da riqueza, o próprio Socialismo daria lugar ao Comunismo, sociedade na qual não existiriam as classes sociais e o Estado.

c) considera que o Estado e a propriedade privada são a fonte de todos os males sociais e devem ser substituídos por uma sociedade de homens livremente associados, sem leis codificadas, sem polícia, sem tribunais ou forças armadas.

d) acreditava que o Estado, a Igreja e a burguesia financeira e industrial seriam extintas lentamente, sem a necessidade de lutas sociais, ao longo do processo histórico de desenvolvimento do Socialismo e de sua transição para a sociedade anarquista.

e) preconiza uma sociedade na qual não haveria luta de classes, porque os ricos não seriam tão ricos e os pobres não seriam tão pobres. O capital e o trabalho deveriam viver em colaboração um com o outro, obedecendo aos princípios da caridade cristã.





IMPERIALISMO/ NEOCOLONIALISMO

15. MACKENZIE 2004 - Como a lei da gravitação universal de Newton , a Teoria da Evolução teve consequências revolucionárias fora da área científica [...] Alguns pensadores sociais aplicaram as conclusões darwinianas à ordem social , produzindo teorias que as transferiram à explicação dos problemas sociais . As expressões " luta pela existência" e " sobrevivência do mais capaz" foram tomadas de Darwin para apoiar a defesa que faziam do individualismo econômico. Flávio de Campos e Renan Garcia - Oficina de História .

O darwinismo social foi utilizado como argumento para justificar , no século XIX o :

a) Colonialismo b) Imperialismo c) Liberalismo d) Socialismo e) Neoliberalismo .



16. O chanceler alemão Otto von Bismarck organizou uma importante reunião, a Conferência de Berlim (1884–1885). Participaram desse encontro representantes de 15 países, além dos Estados Unidos da América. O objetivo desse encontro foi:

a) estabelecer as bases da Política de Alianças.

b) partilhar o Continente Africano.

c) formular o Equilíbrio Europeu.

d) instaurar a Liga do Três Imperadores.

e) organizar os Zollverein.

17.. MACKENZIE 2004 - A história desta pequena ilha da América Central não é muito diferente da de todo o continente. Colônia espanhola desde 1492, conheceu vários movimentos pela independência durante o século XIX. No entanto, a passagem da dominação espanhola para a norte-americana,no caso cubano, é de tal forma explícita que parece caricaturar as relações contemporâneas entre

as Américas. Eduardo Valadares e Márcia Berbel – Revoluções do Século XX

Dentre as inúmeras provas da dominação imperialista norte-americana sobre Cuba, no período imediatamente posterior a sua independência da Espanha, podemos destacar:

a) a Revolução de Fidel Castro.

b) a imposição da Emenda Platt.

c) o bloqueio econômico.

d) o episódio da invasão da Baía dos Porcos.

e) a crise dos mísseis.



SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

18. UNESP 2004. Os historiadores costumam distinguir a primeira Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no século XVIII, de uma segunda Revolução, datada do último quartel do século XIX.

a) Estabeleça duas distinções entre a 1ª e a 2ª Revolução Industrial.

b) Aponte uma conseqüência política da 2ª Revolução Industrial.



UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ

19. UNESP 2004. As unificações políticas da Alemanha e da Itália, ocorridas na segunda metade do século XIX, alteraram o equilíbrio político e social europeu. Entre os acontecimentos históricos desencadeados pelos processos de unificações, encontram-se

a) a ascensão do bonapartismo na França e o levante operário em Berlim.

b) a aliança da Alemanha com a Inglaterra e a independência da Grécia.

c) o nacionalismo revanchista francês e a oposição do Papa ao Estado italiano.

d) a derrota da Internacional operária e o início da União Européia.

e) o fortalecimento do Império austríaco e a derrota dos fascistas na Itália.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui