Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Fórum de Mumbai e o PT -- 10/01/2004 - 14:29 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




O Fórum de Mumbai e o PT

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



No período de 16 a 21 de janeiro acontecerá o quarto Fórum Social Mundial. E Mumbai, na Índia, será o centro das atenções do planeta. Um megaevento para discutir os problemas que afligem a humanidade.



As três primeiras edições, realizadas em Porto Alegre, colocaram a capital gaúcha na mídia internacional e reavivaram um pensamento que parecia estagnado após a derrocada do socialismo real, simbolizado pela queda do muro de Berlim em 89.

Cogita-se que a metrópole indiana receberá cerca de 75 mil pessoas dispostas a discutir, novamente, se um outro mundo é possível. E os gaúchos estarão atentos, pois, embora distante, somos todos um pouco Fórum Mundial.



Os participantes do FSM compõem um leque muito vasto do pensamento ideológico de esquerda. É um evento de esquerda, na concepção mais tradicional do termo, que pretende fazer um contraponto a economia liberal globalizada.

No último encontro, houve uma grande polêmica: Lula, recém eleito presidente, deveria ir ou não ao Fórum Econômico.

Um dos organizadores do Fórum Social defendeu publicamente que o presidente Lula não deveria ir a Davos. E Lula, como sabemos, participou dos dois encontros.

Se os olhos da esquerda internacional estavam voltados para Porto Alegre com o Fórum Social, no ano que passou voltaram-se para o Brasil, pois estava em curso uma inusitada experiência de um partido de esquerda na condução do governo sob a liderança de um ex-metalúrgico.



Lula assumiu com amplo apoio popular e comprometido com as mudanças. Em que pese o controle da inflação e a estabilidade cambial, após o primeiro ano do PT no governo, concluímos que houve uma continuação da política econômica anterior. As reformas foram contestadas por uma parte considerável do movimento sindical. A imprensa divulgou amplamente alguns contratempos burocráticos com a gestão da coisa pública. E, por fim, parcos avanços sociais.

No âmbito da política interna do partido do presidente, houve as expulsões dos parlamentares, a baixa de um deputado na Câmara Federal e os desligamentos de históricos companheiros. Todos descontentes com as políticas de governo.



Em Mumbai, como em Porto Alegre, haverá os testemunhos. Personalidades mundiais analisam a conjuntura atual. Então, certamente, teremos vários depoimentos acerca das políticas implementadas pelo governo brasileiro aos participantes do fórum da Índia. A esquerda, como fiadora do PT no Brasil, fará um “julgamento” desse primeiro ano de governo. E essa avaliação é importante para Lula, para o PT e para os brasileiros.



Restará saber se a expressão “Congratulation PT” estará nos programas do Partido dos Trabalhadores no corrente ano.







Abaixo dois contos.

O seqüestro de Tutankhamon



Esquentou o tempo na sauna



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui