Usina de Letras
Usina de Letras
168 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->O JARDIM DO ÉDEN -- 20/11/2001 - 01:01 (LINDAMAR C. CARDOSO DE MELLO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O JARDIM DO ÉDEN

História vivida.

Félix, jovem bonito e muito inteligente, trocava tudo o que tinha, por uma saúde que tanto almejava.
É um dia terrivelmente frio, de um inverno impiedoso, chovia sem parar a quase três dias. Se não fosse a companhia de suas duas grandes amigas, Félix estaria morrendo de tédio, pois mais uma vez se encontrava acamado, por causa de uma forte gripe.
Tamira e Cristina, são duas amigas de infância e estudam juntas com Félix desde os primeiros bancos escolares.
- Félix, você tem que se cuidar um pouco mais!... Vejo você quase sempre com gripe, isso não é normal, sendo você tão jovem, tem que fazer alguma coisa pra mudar esse quadro. Acho que vem se alimentando mal, comendo coisas que não lhe são saudáveis, tem que pensar mais na sua saúde.
- Tamira, você gosta de implicar comigo!... Me dá um tempo, tá??? Você acha que gosto de ficar aqui fechado nesse quarto, enquanto todos estão lá fora se divertindo e cuidado da vida? Sei que algo deve estar errado comigo, mas não sei o que! Sei que não é normal, quase todos os invernos eu fico assim. Essa febre doida, essa falta de vontade de nada. E ainda por cima, tenho que ouvir seus sermões, me deixa tá, gata?
- Me desculpe, amigo, não estou lhe criticando, porém acho que ela tem razão. Penso que deve procurar um médico e fazer uns exames para saber o que você tem. Não é nada normal, você estar sempre doente, ainda mais, que não lhe vejo fazendo loucuras, como os nossos amigos!!!
- Está vendo Félix !?... Não sou eu que implico, não sou só eu que estou vendo que algo está errado, também a Cristina pensa assim... Vamos lá amigo, eu e ela lhe damos a maior força.
Vamos procurar um médico e saber qual é a opinião dele.
- Parem de me amolar, vamos estudar pois sabemos muito bem que isso é passageiro!
Estão se esquecendo que amanhã vamos ter duas provas bem difíceis? Eu hoje estou bem melhor e amanhã estarei em forma como sempre, posso garantir isso para as minhas gatinhas.
O assunto foi esquecido, pois de fato tinham que estudar muito, aquelas provas eram muito importantes, pois delas dependia a formatura de ambos. Félix era ótimo em Química e Física, porém não era a mesma coisa com a Tamira e nem com a Cristina. O assunto foi encerrado, esqueceram de todos os outros problemas e só se dedicaram o dia todo aos estudos de Química e Física.
Mas, Tamira, que tinha um amor secreto por Félix, quando voltou pra sua casa, ficou pensando em como fazer para ajudar o seu grande e querido amigo, Félix.
- "Tenho que fazer Félix ir ao médico, isso o mais rápido possível. Ele fica magoado quando se toca nesse assunto, porém sinto que algo ruim está acontecendo com Félix, vejo em seus olhos uma grande tristeza que vem do fundo de seu ser. Assim que essas provas benditas, que estão nos torturando terminarem, eu juro que vou levá-lo ao médico, nem que for à força!!!"
A mesma coisa estava pensando a Cristina, ela também achava que seu amigo tinha receio de consultar os médicos.
- "Por que será que uma pessoa tão esclarecida como o Félix, se recusa a consultar um médico? Será que tem medo? Mas do quê? Se tem alguma doença é muito mais fácil curá-la sabendo do que se trata! E também penso, que se tratando uma doença no início dela, tudo é mais simples e rápido. Assim que ficarmos livres dessas provas e as férias chegarem, vou me juntar à Tamira e arrastar o Félix para uns exames. Ele que nós aguarde!!!"
Félix também estava preocupado, ele sabia e sentia que algo nele não estava correto, pois às vezes, sentia calafrios e coisas estranhas, sem saber dizer o que. Ele procurava esconder de todos, principalmente de seus pais, pois não queria que eles se preocupassem com seus problemas. Porém, Félix sabia que algo anormal com sua saúde estava lhe acontecendo, pois tinha dias que era preciso fazer grandes esforços para se levantar da cama e ir para o Colégio.
Sua falta de animo e coragem estavam lhe tirando o sossego. Sua vontade era ficar deitado olhando para o vazio, sem pensar em nada, não queria ver e nem falar com ninguém. Todas as vezes que pegava uma gripe, se sentia como um trapo velho, parecia que estava caindo num buraco profundo e que dali não tinha volta. Tinha horríveis pesadelos, como se estivesse flutuando no ar e depois despencava caindo bem fundo. Isso tudo lhe deixava mais abatido, pois queria saber qual o motivo de toda essa perturbação.
Os três realizaram as provas e foram muito bem. Sem dúvidas que o Félix obteve a maior nota, porém Tamira e Cristina também alcançaram as notas desejadas.
Como sempre, Félix se recuperou rápido e em poucos dias já estava fazendo planos para as férias, pois ele adorava acampar em lugares ermos e bem afastados das cidades. Ele se sentia fazendo parte da natureza, nada lhe era mais agradável do que essa vida ao ar livre, junto ao verde, aos pássaros e ao sons de pequenos bichos.
Dessa vez, também Tamira e Cristina planejavam irem juntas com seu amigo Félix para o meio da floresta. Apesar do rigoroso inverno, eles se aventuraram a essa louca viagem.
Passaram dias preparando; barraca, sacos de dormir, comidas, agasalhos e tudo mais que iriam utilizar no acampamento.
Se fosse somente o frio, teriam conseguido superar, porém a chuvinha de inverno persistia em cair, deixando tudo triste e sem condições de umas férias divertidas e feliz. O acampamento durou pouco, logo voltaram. Não passou de uma semana chata e sem graça alguma. Como nada os deixava triste, terminaram os últimos dias de férias, fazendo plano para as férias de fim de ano.
Foram cinco meses de grandes dificuldades, estavam os três se preparando para enfrentarem um vestibular, que estava bem próximo. Félix estava bem melhor de saúde, por esse motivo, elas haviam esquecido que tinham planejado leva-lo ao médico. Estudaram pra valer. Cada qual escolheu sua faculdade e com grande sacrifício e muita garra entraram na faculdade escolhida.
Até que enfim as tão esperadas férias estavam aí.
No começo, Tamira ficou aborrecida pois teria que se separar dos amigos para viajar com seus pais, como fazia todos os anos. Tamira, Cristina e Félix combinaram entre eles, que essas férias seriam diferentes, eles iriam viajar juntos para um lugar bem distante e desconhecido.
Há tempos eles vinham planejando, que assim que entrassem para a faculdade, iriam viajar os três juntos para um lugar bem lindo, pois mereciam depois de um ano tão difícil, comemorar a grande vitória.
Depois de muita discussão, resolveram que iriam para um lugar chamado Jardim do Éden. Esse lugar fica no Sul da Argentina, perto das Cordilheiras dos Andes. Nesse lugar, até no verão existe neve e assim eles poderiam esquiar e ver uma natureza bem diferente daquela que existe no Brasil e que eles estavam acostumados a ver. Os preparativos foram imensos; primeiro foi convencer cada pai e mãe de deixarem os três fazerem essa viagem sem eles por perto. Depois foi o que deveriam levar num lugar onde a temperatura era sempre abaixo de zero.
Por fim todos estavam bem preparados e equipados para o que der e vier.
Foram dez dias no Paraíso, eles adoraram e aproveitaram tudo o que tinham direito.
Além dos três, eles encontraram-se com outros colegas, que lá também foram passar as férias e se divertiram pra valer. O frio era rigoroso, mas as acomodações do Hotel, não deixavam ninguém pensar que fora, estava uma temperatura bem abaixo de zero.
Durante o dia, eles andavam e excursionavam por todos os cantos possíveis e imaginários. Não houve lugar algum que eles não ficaram conhecendo. A natureza do lugar era magnífica, rica em beleza em todos os aspectos.
Fora nesse clima de beleza e romantismo que Tamira e Félix se entregaram ao amor.
Ambos se amavam em silêncio, tinham medo que esse amor pudesse afastá-los e não reuni-los, pois eram amigos desde a infância e não queriam que nada denegrisse essa pura amizade.
Cristina ficou um pouco triste com a notícia, porém foi a primeira a ver que os dois eram almas gêmeas e não quis atrapalhar aquela comunhão. Assim, às vezes, deixava os dois sozinhos para felizes se amarem e saia com os outros colegas para passeios e diversões.
Os dias passaram como relâmpagos nessa felicidades sem fim. Porém, o dia do retorno já estava previsto e não houve como modificá-lo. O Jardim do Éden, marcara para sempre aquelas vidas.
O amor de Félix e Tamira era muito grande, porém não teve o poder de parar com o mal que progredia dentro de Félix. Foram felizes por um bom tempo, pois até se esqueceram que havia uma espada em cima da cabeça de Félix. Mas, o dia da tragédia estava marcada com grande tristeza e agonia. Félix perdia peso a olhos vistos, porém não ouvia e nem atendia ninguém.
Depois de uns anos passados, ele criou coragem e fez os exames que todos os seus amigos e parentes tanto lhe pediam para fazer. Foi uma tragédia, esses exames abalaram a todos, principalmente a seus pais e sua querida noiva. Félix estava com uma infecção e não sabiam a causa e nem porque. Mais outros exames foram feitos, sua vida virou de pernas para o ar. Sua vida que era antes só para Tamira, seus estudos e pesquisa, passou a ser de laboratório e consultórios, até que chegassem a uma conclusão e a um diagnóstico definitivo.
Por fim, esse dia chegou, Félix estava contaminado com o vírus HIV. Suas imunidades estavam abaladas e sua saúde e vida estavam comprometidas com uma terrível doença, AIDS.
Ninguém podia acreditar, muito menos Félix. Como, quando, onde ele havia se contaminado?
Ninguém tinha a resposta.
Mais uma tonelada de exames foram feitos e até diagnósticos diferentes foram citados.
Félix com todo esse vai e vem, estava se acabando aos poucos e com ele, seus amigos, familiares e sua noiva. Ela passou a fazer vários exames também. Tamira nada tinha, ela não havia sido contaminada, apesar de ter tido inúmeras relações sexuais com seu noivo.
Ela estava doente de tristeza, por ver seus sonhos, dia a dia, desmoronando e se acabando. Por uma iluminação de Tamira, depois dela ter pedido inúmeras vezes que consultasse outros médicos e fizesse outros exames, em outros laboratórios, ela conseguiu levar Félix. Aí foi constatado que a doença de Félix, era a agonia por um diagnóstico errado. Ao invés de AIDS ele tinha Leucemia. Também uma terrível doença, muito grave, porém com grandes possibilidades de cura.
Mas, havia um enorme problema, essa doença havia se agravado muito, com tantos exames, tantos médicos, tantos remédios e tantos transtornos, por causa do diagnóstico errado.
Assim, feito e refeitos os exames atuais, mostraram que ele tinha um esperança de ficar bom, fazendo assim um transplante de medula.
A vida de Félix estava virada, de trás pra frente e de dentro pra fora, tudo era uma agonia e sofrimentos sem fim. Nada mais lhe era normal, ele entrou numa terrível depressão, passou a não querer nada e nem ver ninguém, nem seus queridos amigos, os quais lhe dedicavam uma grande afeição. Aos pouco se deixou consumir pelo desanimo e solidão. As únicas pessoas que conseguiam se aproximar dele, eram seus pais e sua Tamira, que também estava muito deprimida e triste de ver seu noivo se acabando aos poucos.
Quando se aproximavam dele, ele ficava olhando-os como se não os visse. Seu olhar era vidrado e parado. Às vezes, ao olhar para sua mãe, conseguia verter algumas lágrimas, que lhe deixavam o rosto todo molhado.
Desse modo, aos pouco foi definhando, não sentia mais prazer em nada. Nem o amor de Tamira lhe animava. Mal tocava na comida e nos líquidos que lhe eram oferecidos. A todos parecia que Félix já não mais se encontrava dentro de seu corpo, ou melhor, que sua alma não mais estava ali. Com toda essa apatia, conseguiu contrair uma forte gripe, que em pouco tempo se transformou em uma pneumonia, que lhe atacou os dois pulmões. Nada nem ninguém conseguiu salvá-lo. Em poucos dias, ele veio a falecer de uma parada respiratória. Foram quinze dias de muita luta e agonia, tomando sangue, plasma, soro, oxigênio, remédios infinitos, tudo foi em vão, ele se foi.
Quando ainda conseguia falar algumas poucas palavras, ele se despediu de todos, disse que estava indo embora, pois completara sua pequena jornada entre seus queridos pais e sua amada Tamira. Pedira a eles que fosse seu corpo cremado e que suas cinzas fossem levadas para o Jardim do Éden, onde escolhera para repousar eternamente.
Quando tudo chegou ao fim, seus últimos desejos foram cumpridos. Foi Tamira que quis levar suas cinzas para o Jardim do Éden. Deposito-as num lindo jardim que lá existe, o qual Félix não cansava der elogiar de tão belo e bem organizado que era. Suas cinzas permanecerão até o infinito, no mais lindo jardim, lugar onde os dois se amaram pela primeira vez e trocaram declarações de amor, jurando se amarem por toda vida.

Os nomes foram trocados, para que não haja constrangimentos.

Lindomar C. Cardoso de Mello.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui