Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta de um Escritor Frustrado. -- 06/08/2012 - 21:06 (Giovanni Salera Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CARTA DE UM ESCRITOR FRUSTRADO

A literatura hoje está um fiasco !!! Eu ando desiludido demais com o cenário atual do mundo das Letras !!! É triste ver que a arte da escrita está ameaçada, severamente ameaçada !!!
Todos nós sabemos que o surgimento da escrita foi um marco decisório na história da humanidade. Desde que os egípicios e sumérios começaram a registrar suas idéias e emoções nas pranchas de argila e nos papiros o rumo da civilização humana deu um salto extraordinário. De lá pra cá, o ensino da escrita foi valorizado como base para a construção do saber. Assim, o domínio da leitura e da escrita tornou-se fundamental para a formação do espírito crítico de qualquer cidadão.
Todas as sociedades que evoluíram só alcançaram esse status por meio da valorização do saber erudito e acadêmico. Mas, é com tristeza que vejo como esses séculos de conhecimentos acumulados com tanto esmero e sabedoria está indo por água abaixo.
Eu sou da época em que se ensinava caligrafia nas escolas. Lembro-me que era preciso dominar bem a caligrafia para poder ingressar no curso Normal, que hoje é o equivalente ao Segundo Grau. Havia até mesmo a exigência de teste de caligrafia nos exames de admissão no Ginásio, o que a meu ver era algo muito bom.
Desde sua origem, as Letras sempre foram tratadas como uma arte nobre, uma espécie de prática sagrada que deveria ser exercida com dedicação para engrandecer o homem, tanto em nível pessoal como social.
Infelizmente essa fase em que o domínio da arte da escrita era um meio de elevar o intelecto e abrir portas para a ascensão social já passou.
Esse mundo tecnológico da internet e, principalmente, com o avanço das redes sociais a arte de escrever tornou-se algo vazio e sem graça. Hoje ninguém pensa mais, ninguém se preocupa com o conteúdo; todo mundo anda cheio de informação, mas perdido nas idéias e nas reflexões.
Eu sou a favor dos avanços tecnológicos, pois é visível a melhora que eles trazem para nossa vida. Contudo, não admito essas parafernálias eletrônicas tão desejadas na atualidade. Na verdade, eu detesto esses modos de comunicação com uso de celulares, ipads, tabletes e tudo mais que aparece por ai. Essas coisas não passam de lixo eletrônico que só atrapalha a arte da escrita e a difusão do pensamento crítico e inteligente.
Agora, ninguém mais se dá ao trabalho de pensar um pouco. O hábito de escrever está em desuso. E para piorar tudo virou moda essa idéia de liberdade de pensamento. Hoje qualquer um cria um blog e após escrever meio dúzia de idiotices já se acha um escritor.
Na era virtual tudo é muito rápido, curto e sem sentido. Esse “internetiquês” que circula nos celulares, Facebook, MSN, Orkut etc. é algo medíocre, que rebaixa o intelecto humano.
Lembro-me com orgulho que escrever um texto era tão valorizado com o trabalho de um pintor ou escultor. Atualmente, ninguém se preza mais a dominar um lápis e um papel. Agora o que se fala é teclar, teclar e teclar ... nada mais que isso.
É com tristeza que eu vejo como o computador está extinguindo o valor da arte da escrita !!!

Brasília – DF, 31 de Julho de 2011.

José Mário

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Ilha de Marajó – PA, Julho de 2011.

Giovanni Salera Júnior
E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui